Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo problemático

Diário de cultivo completo.
Raças
Golden Teather, TKSSS
Inoculação
13/11/2020
Inoculação via
Multi-esporos, Seringa de esporos
Assepsia (Inoculação)
Ar Livre
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PF Tek
Substratos
Arroz integral
Vermiculita
E ai pessoal da comunidade, tudo bem? Devo dizer que andei passeando mundo por aqui nas ultimas semanas. Hehe

Sempre tive muito interesse em plantas de poder num geral e ultimamente minhas atenções vieram para o querido Cubensis. Tenho estudado varias técnicas de cultivo e decidi optar por começar pela PF Tek (farinha de arroz e vermiculita), pois após alguma pesquisa vi que era a mais indicada para cultivos de primeira viagem. Comprei duas seringas de esporos, sendo uma Golden Teather e a outra TKSSS. Fiz a inoculação dia 13/11, seguindo os procedimentos desde o inicio, com o preparo do bolo, esterelização do copos na panela de pressão e inoculação, tudo com o máximo controle de assepsia. Fiz quatro copos no total, dois de cada variedade.
Coloquei os copos na incubadora meio improvisada que fiz, mas consegui manter a temperatura estável em 29ºC e os deixei lá até agora. Mais de um mês depois, notei que nenhum copo esta 100% e dois provavelmente estão com contaminação, pois notei uma coloração esverdeada e uma boa diminuição do micélio na área.

Perdoem meu celular, mas a câmera dele ja teve dia melhores...
Os dois copos com sinais de contaminação:
WhatsApp Image 2020-12-19 at 18.40.21.jpegWhatsApp Image 2020-12-19 at 18.40.21 (1).jpeg
Sendo o primeiro o TKSSS e o segundo o GT


Estado dos outros dois copos:
WhatsApp Image 2020-12-19 at 18.40.21 (2).jpegWhatsApp Image 2020-12-19 at 18.40.21 (3).jpeg
Primeiro o TKSSS quase 90% do copo e o GT com 50% do copo

Agora vou por partes pois tenho varias duvidas (tenham paciência comigo, por favor heheh)

1- Com os copos que sofrerem contaminação, seria possível abrir e pegar uma parte do micélio saudável pra iniciar um spawn de grãos inteiros?
2- Minha primeira ideia era de um terrário para frutificação, mas após ler vários diários sobre monotub, minha duvida é se ele é indicado para cultivadores como eu, com pouquíssima experiencia pratica (o monotub)?
3- Ainda a respeito do monotub, o único mistério que ainda não consegui compreender é sobre o controle climático dele. Se alguém puder me detalhar melhor, vou adorar hehe
4- A respeito da Moe's Outdoor Tek, fiquei em duvida de quais condições climáticas ela realmente suporta, e se é viável um cultivo o ano todo?

Bom, como visto tenho várias duvidas! hehe
Espero que algum dia os mistérios desse cogumelo sagrado sejam menores para a minha compreensão, ou pelo menos á respeito do seu cultivo heheh

Obrigado Desde já!
 
Última edição:
1- Com os copos que sofrerem contaminação, seria possível abrir e pegar uma parte do micélio saudável pra iniciar um spawn de grãos inteiros?
2- Minha primeira ideia era de um terrário para frutificação, mas após ler vários diários sobre monotub, minha duvida é se ele é indicado para cultivadores como eu, com pouquíssima experiencia pratica (o monotub)?
3- Ainda a respeito do monotub, o único mistério que ainda não consegui compreender é sobre o controle climático dele. Se alguém puder me detalhar melhor, vou adorar hehe
4- A respeito da Moe's Outdoor Tek, fiquei em duvida de quais condições climáticas ela realmente suporta, e se é viável um cultivo o ano todo?
1- Não é recomendado, provavelmente a contaminação vai espalhar.
2- 3- Eu recomendo para iniciantes, da uma lida aqui nesse tutorial do @Cebolo
4- Não sei, nunca usei essa técnica.
 
1- Não é recomendado, provavelmente a contaminação vai espalhar.
2- 3- Eu recomendo para iniciantes, da uma lida aqui nesse tutorial do @Cebolo
4- Não sei, nunca usei essa técnica.
Muito obrigado pelas dicas!
Já dei uma olhada no tutorial do @Cebolo, só não entendi bem a respeito da temperatura, se precisa ou não ser controlada nos monotubs

Enfim, agradeço a atenção!
Boas festas
 
Após a confecção, você deve deixar ele colonizar quietinho, num ambiente escuro e com pouca ventilação de preferência, um armário é o ideal, não tem necessidade de controlar a temperatura pois o monotub gera calor e aquece a si mesmo, mas o ideal é que o ambiente esteja entre 20-25ºC.
 
Olá pessoal! Vim com novidades hehe
Sei que dei uma relaxada com esse meu primeiro diário, mas estou aqui com boas novas!

Daqueles dois copos que estavam saudáveis coloquei o TKSSS para frutificar há uns 7 dias, e os lindos pins já estão sorrindo pra mim!

Screenshot_20210119-221516~2.pngScreenshot_20210119-221426~2.png

Muito obrigado pelas dicas! E vou mandando novidades hehe

Feliz ano novo!
 
E aí gente bonita, tudo na paz?

Essa madrugada finalmente rolou a colheita! E veio bem mais farta do que o esperado, afinal achava que iria apanhar mais nesse primeiro cultivo hehe

Segue as mídias da colheita! IMG-20210122-WA0002.jpegIMG-20210122-WA0000.jpegIMG-20210122-WA0004.jpegIMG-20210122-WA0013.jpegIMG-20210122-WA0008.jpeg

Dps de 12 horas de molho na geladeira voltei o bolo pro terrario e agr com o outro copo saudável de GT pra fazer uma companhia
IMG-20210122-WA0025.jpeg


Agradeço demais a ajuda de vocês!
E ainda volto com mais novidades hehe

Tudo de bom, sempre!
 
E aí pessoal, tudo na boa? Voltei bem rápido dessa vez hehe

Vim mostrar o segundo flush do meu TKSSS.
IMG-20210126-WA0045.jpeg
Não veio tão forte quanto o primeiro, entretanto um dia depois do choque térmico ele já estava mostrando os pins.

Como sou novo nisso, queria saber se é normal o segundo vir tão rápido assim, pois eu esperava pelo menos mais uma semana no terrario pra voltar a dar os pins.

IMG-20210126-WA0053.jpegIMG-20210126-WA0050.jpeg

Apenas 27,5g, mas senti um aumento drástico no tamanho e na densidade do fruto.

E de bônus, fiz minhas primeiras seringas com os carimbos da primeira colheita!
IMG-20210126-WA0055.jpeg

Vou dando novidades desse bolo que não para de me surpreender hehe

Obrigado galera! Até mais
 
Back
Top