Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeiro cultivo, possível contaminação?

Maaj

Esporo
Cadastrado
01/04/2021
4
1
29
Olá! Comecei recentemente o cultivo de P. Cubensis e está indo tudo bem. Mas estou com dúvida sobre contaminação em um dos bolos PF Tech. Não parece seguir o padrão de proliferação bacteriana, achei que fosse algo relacionado à própria Vermiculita, já que a cor é parecida. Mas antes de aniversariar os bolos preferi ter certeza perguntando aos mais experientes. Espero que possam me ajudar. Segue as fotos :
 

Anexos

  • IMG_20210827_200737.jpg
    IMG_20210827_200737.jpg
    1,020.3 KB · Visualizações: 17
  • IMG_20210827_200730.jpg
    IMG_20210827_200730.jpg
    997.4 KB · Visualizações: 17
  • IMG_20210827_200722.jpg
    IMG_20210827_200722.jpg
    946.6 KB · Visualizações: 17
Não poderia ser o tal do excremento micelial?

Sim. Mas os metabólitos do micélio são mais comuns quando tem alguma contaminação presente, a colonização levou tempo demais ou calor.

Já devo ter cultivado mais de 50 PFTEK, nunca tive sinal de excremento micelial.

No bulk ja tive, porque não foi feito da maneira ideal.

Assim como já frutifiquei PFTEK que estava contaminado no início.

O cheiro é um bom indicador.
Se tiver cheiro apenas de micélio, tranquilo.
Cheiro de bactéria é azedo e desagradável.
 
Upvote 0
Sim. Mas os metabólitos do micélio são mais comuns quando tem alguma contaminação presente, a colonização levou tempo demais ou calor.

Já devo ter cultivado mais de 50 PFTEK, nunca tive sinal de excremento micelial.

No bulk ja tive, porque não foi feito da maneira ideal.

Assim como já frutifiquei PFTEK que estava contaminado no início.

O cheiro é um bom indicador.
Se tiver cheiro apenas de micélio, tranquilo.
Cheiro de bactéria é azedo e desagradável.
Ah, entendi. Então talvez seja o calor a questão, pq não pude ainda manter a temperatura estável. No dia chega a 32 graus diariamente. Só consigo manter a temperatura em 26-27° até meio dia mais ou menos. Mas vou me atentar ao cheiro no dia do aniversário. Vlw!
 
Upvote 0
Ah, entendi. Então talvez seja o calor a questão, pq não pude ainda manter a temperatura estável. No dia chega a 32 graus diariamente. Só consigo manter a temperatura em 26-27° até meio dia mais ou menos. Mas vou me atentar ao cheiro no dia do aniversário. Vlw!
aqui chega a 35, e os meus foi de boa, parece contaminado, o xixi de micélio acontece algumas vezes mais não se parece com isso. cuidado! não fica cheirando o bolo pra ver se esta com cheiro ruim, alguns fungos pode te levar a uma cirurgia só de respira-los. o ideal é ver se essa mancha aumenta ou diminui, provavelmente melhor descartar, aguarda um pouco pra ver como se comporta.
 
Upvote 0
Back
Top