Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

PRIMEIRO CULTIVO PF TEK TRANSKEI

OgKush20

Esporo
Cadastrado
06/02/2020
17
2
29
Fala rapaziada.
Depois de quase 2 anos visitando o site venho me apresentar. Estou iniciando meu primeiro cultivo e eu to fazendo os cogus frutificarem em pet de 2l. Aniversariei meu primeiro bolo tem 3 dias depois de mais de 2 meses de incubação.
A história é que esterelizei o copo e deixei ele dentro do forno sem mexer, e ficou 1 mês sem inocular. Quando inoculei coloquei apenas 1ml de esporos, por isso demorou tanto.
Agora tenho 2 copos quase 100% Colonizados, esses demoraram 1 mes e 1 semana, mas inoculei 5ml em cada copo de esporos. DETALHE QUE ELES (esporos)FICARAM NA GELADEIRA 1 MÊS E MESMO ASSIM ELES COLONIZARAM MT MAIS RAPIDO QUE O OUTRO.

Meu primeiro bolo colonizado em cima está com o micelio com um aspecto de algodao. Amanha esterilizarei mais vermiculita e jogarei em cima, pelo que vi no forum é umidade msm.
 

Anexos

  • 9a4172aa-8b8f-4d8f-8af3-e3ebaa9c0f3e.png
    9a4172aa-8b8f-4d8f-8af3-e3ebaa9c0f3e.png
    474.6 KB · Visualizações: 33
Parabéns, @OgKush20!!!

Mas só pra não ficar informação conflitante aqui, o fato de você ter inoculado 1ml nos primeiros copos não torna a colonização mais lenta, pode ser até o contrário. Copo com excesso de umidade pode inclusive travar o desenvolvimento do micélio, além de facilitar a vida de bactérias que podem contaminar o cultivo. 5ml é bastante água e você deve ter dado sorte por ter feito um substrato mais pra seco, e ele conseguiu chupar esse excesso de água.
Deixar a seringa hidratando na geladeira por 1 mês é o exato motivo que fez a colonização do segundo copo ser mais rápida, esporos hidratados só precisam achar um substrato nutritivo para começar a se desenvolver. Esporos secos ainda precisam se hidratar e isso pode demorar vários dias antes deles começarem a se desenvolver.


A história é que esterelizei o copo e deixei ele dentro do forno sem mexer, e ficou 1 mês sem inocular.
Aconselho evitar fazer isso, meia duzia de esporos de contaminantes que sobreviveram à esterilização podem colonizar todo o substrato nesse período. Quando a gente inocula logo que o substrato esfria a quantidade de esporos é tão grande que a vida dos contaminantes fica bem mais complicada.
Não subestime a resistência dos esporos, eles são bunkers produzidos pela evolução e preparados pra sobreviver a quase tudo :devilish:
Alguns grãos ainda vão fornecer uma proteção extra pra eles (não é o caso do arroz, que foi o que você usou, certo?).
 
Parabéns, @OgKush20!!!

Mas só pra não ficar informação conflitante aqui, o fato de você ter inoculado 1ml nos primeiros copos não torna a colonização mais lenta, pode ser até o contrário. Copo com excesso de umidade pode inclusive travar o desenvolvimento do micélio, além de facilitar a vida de bactérias que podem contaminar o cultivo. 5ml é bastante água e você deve ter dado sorte por ter feito um substrato mais pra seco, e ele conseguiu chupar esse excesso de água.
Deixar a seringa hidratando na geladeira por 1 mês é o exato motivo que fez a colonização do segundo copo ser mais rápida, esporos hidratados só precisam achar um substrato nutritivo para começar a se desenvolver. Esporos secos ainda precisam se hidratar e isso pode demorar vários dias antes deles começarem a se desenvolver.



Aconselho evitar fazer isso, meia duzia de esporos de contaminantes que sobreviveram à esterilização podem colonizar todo o substrato nesse período. Quando a gente inocula logo que o substrato esfria a quantidade de esporos é tão grande que a vida dos contaminantes fica bem mais complicada.
Não subestime a resistência dos esporos, eles são bunkers produzidos pela evolução e preparados pra sobreviver a quase tudo :devilish:
Alguns grãos ainda vão fornecer uma proteção extra pra eles (não é o caso do arroz, que foi o que você usou, certo?).

Correto. Usei arroz integral, ficou meio mal batido em um liquidificador meia boca que tenho aqui. Estarei essa semana preparando mais uns 3 bolos. Vou inocular os esporos 24h depois da esterilização na panela de pressão.
 
Isso aí, parabéns mano! Creio que se eles vierem com força pode ficar pequena a garrafa , quero ver como vai ser .

Vamos seguir!
 
Back
Top