Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo F+ Casing semente de passarinho.

Diário de cultivo completo.
Boa noite,
Pessoal, comecei um cultivo com a técnica apresentada pelo Rainspirit. Técnica de Casing com semente de passarinho.
Fiz exatamente o que ele ensina no tópico.
Lavei bem as sementes, fervi, deixei de molho, sequei, esterilizei e inoculei. As sementes criaram micélio rapidamente em +- 2 semanas já estavam todas colonizadas.
foto 3.JPG foto 4.JPG
Fiz o casing composto por vermiculita, fibra de coco, pó de concha e um pouco de esterco
ficou +- assim: 40% vermiculita, 40% fibra de coco, 5% de pó de concha e 15% de esterco.
foto (4).JPG

Depois que todos os vidros de 500ml estavam 100% colonizados eu adicionei as camadas casings nas marmitas. Coloquei uma fina camada do composto no fundo da marmita, coloquei as sementes por cima e finalizei com mais uma camada de composto por cima, adicionei água e tampei com papel alumínio com diversos rasgos para respiração (tampado com micropore). Em +- 1 semana ele já estava colonizado, deixei mais um pouco(já estava me tremendo de ansiedade), depois de 100% colonizado eu fiz o coldshock de 24 horas, após tirar da geladeira eu coloquei a marmita no terrário e foi aí que começaram as minhas dúvidas...
9.JPG8.JPGfoto 2.JPG
Primeira: Quando eu tirei o papel alumínio para coloca-lo no terrário, escorreu alguns pingos d´água do papel alumínio e caiu na marmita colonizada, eu percebi que o bolo não absorveu o micélio(meio que impermeável) esperei uns 3 dias e ele continuou sem absorver água (sou inexperiente e confesso que paciência não se adquiri de uma hora pra outra), porém ao mesmo tempo eu percebi que o bolo estava meio seco então numa tentativa desesperada eu fiz um monte de furos com um garfo(limpo) e borrifei água depois do 4º dia. Fiz tudo certo, terrário, temperatura, umidade( fiquei com medo de ter muita umidade pois coloquei uma bomba de aquário jogando ar dentro de uma garrafa dágua e uma marmita com perlita úmida.
Conclusão, levou mais de 2 semanas para aparecer o primeiro pin, hoje quando cheguei do trabalho notei que as marmitas estão começando a pinar, eu já estava preocupado demais!
Fiz certo em fazer os furos no bolo e borrifar água após retira-lo da geladeira? Isso pode ter atrasado a pinagem ou 2 semanas é normal?
Quanto a umidade, está boa ou está demais?
Estou usando esta bomba de aquário para trocar o ar dentro do terrário de 75 litros, além de possuir 8 furos de 5cm ao seu arredor tampado com lã acrílica
Bomba de AR.JPG de uns 2 dias pra cá, antes de pinar, eu estava deixando a bomba com a vazão minima, agora ela está com a vazão máxima e pensei que isso pode ter ajudado a pinagem.

Estou com mais 2 outros casings em outro terrário, porém eles estão com uma camada de teia cinza em cima deles, pode ser contaminação?5.JPG 6.JPG este terrário não possuí bomba de ar, possuí apenas perlita úmida e os furos ao arredor com lã acrílica. Será que a troca de ar está boa? tenho borrifado água nas paredes a cada 2 dias.
Estou ansioso demais para saber se os cogumelos vão realmente crescer.
segue a foto do primeiro pin 8.JPG
jájá volto com mais dúvidas e mais fotos
 

Anexos

  • 7.JPG
    7.JPG
    152.5 KB · Visualizações: 173
  • 10.JPG
    10.JPG
    174 KB · Visualizações: 144
  • 11.JPG
    11.JPG
    166.2 KB · Visualizações: 137
  • 12.JPG
    12.JPG
    165.8 KB · Visualizações: 152
  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    276.3 KB · Visualizações: 134
Muito obrigado pelo link. Vou tentar manter a bomba sempre com máxima vazão.
Então para ser casing a mistura não pode ter nenhuma matéria orgânica?
 
Agora é só esperar, está bem bonito aquele primeiro casing da foto. Só me preocuparia com o outro q está com uma teia cinza por cima, quase certo que é contaminação, é preciso isolar esse casing dos demais, ou a contaminação vai passar de um para o outro.
Quando pingou a água do papel alumínio em cima do casing e ela não foi absorvida, isso é normal, nada para se preocupar, só não deveria ter ficado estressando o teu micélio furando ele com o garfo.
Isso, com o @Ecuador falou, se há matéria orgânica na mistura então não é mais casing. Casing é só para prover umidade e não matéria orgânica. Você coloco esterco na camada é isso?

Sim!!!! Eles vão crescer!:eba:
 
Muito obrigado pelo link. Vou tentar manter a bomba sempre com máxima vazão.

Mas lembre-se que o substrato precisa de água.

Nem que seja via dunk ou outra técnica. Depois de hidratado o substrato a aeração e a perda de água ajudam a disparar a pinagem.
 
Sim, coloquei esterco.
Minha dúvida é, quando eu retirei a marmita a encubadora eu percebi que ela estava meio seca ( além deu ter umidecido antes de colocar na encubadora), se eu não tivesse feito os furos para que a umidade entrasse, acho que ela nao absorveria a água. Fiz certo com os furos? será que posso fazer os furos nas outras marmitas daqui pra frente para umidece-las antes de irem para o coldshock? ou uso seringas para fazer esta função?
 
Pelo que entendi do que o tup falou, é normal o fato de o micélio não ter absorvido a água que pingou do alumínio.Ainda seguindo o que ele falou ,é melhor não estressar o micélio fazendo furos nele.Se achar que ele está muito ressecado pode hidrata-los via dunk.Ou, já que seu cultivo é um bulk, pode cobri-lo com um casing sem matéria nutritiva,por exemplo:vermiculita ou pó de coco ,entre vários outros ,apesar de já ter lido sobre vários cultivos de sucesso, utilizando o bulk sem casing.
Quanto ao tratamento de calor dado ao substrato bulk ,foi o mesmo do tutorial do RainSpirit ?
Boa sorte e parabéns pelo primeiro cultivo !:)
 
Última edição:
Parabéns pelo primeiro cultivo, fez tudo direitinho mesmo tendo confundindo o bulk com casing hehe. Eu não furaria os bolos não, machuca o micélio, estressa a colonia, abre brecha pra contaminação.
 
Boa noite,
Hoje foi dia de festa, graças aos Deuses tudo ocorreu bem. Consegui fazer minha primeira colheita!
foto 1.JPG foto 3.JPG foto 4.JPG foto 5.JPG foto 2.JPG
Agora minha dúvida ainda continua... Como faço pra umidificar? posso injetar água través de uma seringa? se eu borrifar o bolo não vai absorver, estou tentando descartar a hipótese de ter que colocar uma camada casing umida.
Percebi que eles nasceram bastante nas bordas e pouco no meio, provavelmente por conta do estresse que causei neles quando furei com garfo.

Retirei todos os abortos
foto 1.JPG
Coloquei pra pegar 12 horas de vento
foto 2.JPG

A marmita já está pronta pra entrar pro coldshok de novo.

Meus outros 2 bulks estão querendo contaminar, retirei um pouco desta teia mais amarelada com uma colher e vi que pra tentar reduzir esta quantidade de teia cinza em cima deles era preciso diminuir a umidade e aumentar a ventilação (link que o @Ecuador postou ali em cima), foi o que fiz, preparei um segundo terrário e coloquei uma marmita em cada, acho que coloquei a lã de vidro muito prensada e estava atrapalhando a circulação de ar, agora reduzi bastante a quantidade, deixei só o suficiente pra não entrar sujeira. Vamos ver no que vai darfoto 2.JPG foto 3.JPG foto 3.JPG foto 4.JPG foto 4.JPG

E outra, estou em dúvida sobre esta raça, acho que fiz confusão entre F+ e Australian.

Pelo que entendi do que o tup falou, é normal o fato de o micélio não ter absorvido a água que pingou do alumínio.Ainda seguindo o que ele falou ,é melhor não estressar o micélio fazendo furos nele.Se achar que ele está muito ressecado pode hidrata-los via dunk.Ou, já que seu cultivo é um bulk, pode cobri-lo com um casing sem matéria nutritiva,por exemplo:vermiculita ou pó de coco ,entre vários outros ,apesar de já ter lido sobre vários cultivos de sucesso, utilizando o bulk sem casing.
Quanto ao tratamento de calor dado ao substrato bulk ,foi o mesmo do tutorial do RainSpirit ?
Boa sorte e parabéns pelo primeiro cultivo !:)
Se diz ter colocado as marmitas na encubadora?
 
Última edição por um moderador:
Não. Minha pergunta é :se esterilizou ou pasteurizou o material (vermiculita+pó de coco +pó de concha +esterco)?
 
Não tenho tanta experiência no cultivo de cogumelos para dizer o que deve fazer.Mas pelo que andei lendo aqui no fórum, quando se trata de materiais nutritivos,no seu caso ,o esterco,a melhor escolha é pasteurizar, já que este processo não mata todos os microorganismos presentes no substrato. O objetivo é não matar os microorganismos benéficos pra o crescimento do micélio e absorção de nutrientes, além de protegê-lo contra contaminantes.Basicamente este processo consiste em submeter o substrato a um calor constante de 60 /70 °C durante duas horas.Para melhor eficiência, pode deixar esfriar e no outro dia repetir o processo.Depois deixa esfriar e mistura com o spawn. Para o controle de temperatura o indicado é usar um termômetro culinário (paguei 30 reais no meu ), mas acho que um forno elétrico que mantenha essa faixa de temperatura também deve servir.Se quiser se aprofundar pode começar lendo os seguintes tópicos:
https://teonanacatl.org/comuni...ença-entre-pasteurização-e-esterilização.105/
https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/#post-83652
https://teonanacatl.org/wiki/pasteurizao/
https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-pc-australian.9500/page-11#post-144441
Bons estudos !:)
 
Boa noite, comunidade.

Seguem abaixo algumas fotos do meu segundo flush com os bulks em boas condições e as fotos dos bulks que anteriormente estavam apresentando aquelas teias cinzentas por toda sua superfície.
Meu segundo flush com os bulks bons me renderam uns 55g. Já coloquei para outro dunk cold e já começaram a pinar novamente para o terceiro flush!
foto 1.JPG foto 2.JPG foto 3.JPGfoto 4.JPG foto 5.JPG

Aqui seguem as fotos dos bulks que consegui recuperar, este é o segundo flush deles.
foto 1.JPG foto 2.JPG foto 5.JPG
1 dos 2 bulks contaminou, apareceram aqueles vermes das moscas em uma
pequena parte, joguei tudo fora. este foi o ultimo flush que ele me rendeu
foto 3.JPG foto 4.JPG

Aqui abaixo seguem as fotos que fiz de experimento com um bulk composto por:
(tudo foi esterilizado)
500ml de vermiculita
500ml de fibra de coco
250ml de turfa
250ml de esterco
20ml +- de pó de concha
3 colheres usadas em cafeteiras café(como eu não tinha borra de café usada eu fiz com o pó de café novo mesmo, o cheio dos bulks ficou absurdo de bom)
os bulks já começaram a pinar ( 2 semanas depois do cold shok) agora vamos ver como vão ficar os frutos. Achei lindo demais a forma que o micélio se desenvolveu no bulk.
foto 1.JPG foto 2.JPG foto 3.JPG foto 4.JPG foto 5.JPG


Pergunta OFF.
Fiz o teste com 1 grama dos cogumelos secos, estão realmente bons. Ainda vou testar uma dose maior
Estou com uma dúvida. Após ter passado o efeito dos cogu eu fiquei com uma dor de cabeça e este já é o segundo dia que a dor continua. Alguém já sentiu isso?
esta não é a primeira vez que isso me acontece :/. já fiquei uns 3 dias com esta mesma dor...
 
Estou com uma dúvida. Após ter passado o efeito dos cogu eu fiquei com uma dor de cabeça e este já é o segundo dia que a dor continua. Alguém já sentiu isso?

Comigo nunca aconteceu, mas já vi outras pessoas falando disso aqui no CM.
 
Boa tarde,

Seguem algumas fotos do meu terceiro flush. Dei mole de não ter feito o dunk cold nele nos 2 primeiros flushs... A diferença é absurda!

foto 1.JPG Os bulks com maior quantidade de cogumelos(os 2 bulks do meio) receberam dunk cold e os outros n

foto 2.JPG foto 3.JPG

não sei o que acontece com essas fotos, no meu pc estão normais, porém quando faço upload delas aqui elas ficam de lado...
foto 5.JPG
dos 4 bulks, consegui extrair 200g. O meu maior cogu pegou 19g
 

Anexos

  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    96.3 KB · Visualizações: 46
  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    167 KB · Visualizações: 41
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    138.4 KB · Visualizações: 42
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    152.4 KB · Visualizações: 48
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    54.9 KB · Visualizações: 40
  • foto 5.JPG
    foto 5.JPG
    114.1 KB · Visualizações: 46
Boa noite pessoal.
Fiquei totalmente fora da comunidade devido a correria com a faculdade e trabalho. Estou aqui para finalizar este post e compartilhar os conhecimentos que aprendi com este cultivo.
Primeiramente fico muito grato por todos da comunidade em ajudar e nos passar informações e experiências que tiveram através dos resultados obtidos com seus cultivos.
Como descrito acima eu fiz 2 casings com vermiculita e fibra de coco, seguem fotos abaixo. Estes casings me renderam 7 flushs, sempre com cold shock entre os flushs.
Estas fotos abaixo são do 6 flush.
foto 4.JPG foto 5.JPG
Os casings me renderam ótimos frutos, inclusive este com 31,5g no meu 5 flush
foto 1.JPG foto 3.JPG foto 5.JPG
No final do meu 7 flush eu percebi que os casings estavam bem leves, sem comparação com seu peso inicial(Os frutos absorveram quase tudo, creio que eu não chegaria ao 9 flush)

Fiz também os Bulks conforme descritos acima, com borra de café, esterco, etc.
Estes Bulks me renderam 6 flush, porém seu peso ainda estava estável, sem grande variação, percebi que com os bulks eu poderia ir sem sombra de dúvidas até o 10 flush, porém eu parei minha produção no 6 flush mesmo. Os Bulks me renderam bons frutos e um rápido crescimento do micélio durante a fase de encubação nas marmitas. Os frutos deste bulk, alguns nasceram deformados, coisa que não aconteceu com o casing. 1 dos Bulks contaminou.
Mantive uma produção de 2 marmitas de casing e 2 marmitas de bulk. No total acho que cheguei a ter uns 100g de cogumelos ressecados, a produção foi realmente muito boa.
Tive que parar com tudo por decisão minha mesmo, meu quarto esta bastante bagunçado, sem espaço e eu não estava conseguindo tempo para me dedicar a eles, como podem ver no 6 flush, todos praticamente com os chapeis abertos.
Aprendi bastante com este cultivo, este foi o meu primeiro com esta técnica de semente de passarinho e que até agora se mostrou a mais fácil e efetiva para mim(já tentei com milho de pipoca e não deu certo e PFtek com pouquíssimos frutos)
As dicas que deixo são as mesmas que todos os experientes deixam e diversos tutoriais.
-A troca de Ar é realmente necessária durante a fase da frutificação (tive 2 bulks em 2 caixas organizadoras com filtros e perlita e quase não houve frutificação, enquanto os casings que estavam no isopor de 72 litros com bomba de aquário davam praticamente o triplo de frutos)
-A camada Casing serve para dar nutrição e também para proteger o micélio(percebi que meus frutos estavam crescendo sempre pelas laterais da marmita e raramente pelo meio, logo, ideia de gênio virei o casing ao contrário, deixando a vermiculita e a fibra de coco virados para o fundo da marmita, conclusão: contaminou :))
-Casing é melhor que Bulk, na minha opinião, é claro. Os bulks dão mais trabalho para quem não sabe pasteurizar(eu não sei), são mais fáceis de contaminar e como eu disse acima muitos frutos nasceram com anomalia, nada demais, porém não com a mesma qualidade de aparência dos casings. Os casings são mais simples e fáceis de manter, menos chances de contaminação e me renderam ótimos frutos. Lembrando que os bulks tinham capacidade de me render mais que 7 flushs, eu que parei com a produção.

Muito obrigado por todo conhecimento que absorvi aqui nesta comunidade, de coração, muito obrigado mesmo!
Talvez eu volte a cultivar no ano que vem, o que tenho de cogumelos secos da ma me manter um pouco mais.
tenho tomado doses de 1,5 gramas( não estou tomando mais por falta de ambiente e preparação psicológica), essas doses estão me dando ensinamentos absurdos, estou com 24 anos, numa fase de transição da molecagem para fase adulta, estou me formando na faculdade e tendo que disputar mercado e tem sido uma fase um pouco perturbadora, estou sempre de bem com muita positividade, porém é uma fase complicada. Por isso também tenho tomados poucas doses, pois não sei ainda como será com algo maior.
Os cogumelos me deixam mais maduro, sério, com um objetivo, foco, sem tempo pra enrolação, me faz agir, me mostra os erros que cometo, onde posso melhor, me mantém de cabeça erguida, sem medo, me transforma em uma pessoa que eu realmente gostaria de ser. Ainda não sei quem sou, sempre fui agitado, porém ele tem me mostrado uma pessoa tranquila, com fortes conceitos familiares, tem me dado paciência, calma e até que eu tenho gostado disso. Não sei se sou o palhaço moleque que sempre fui ou se sou este cara tranquilo e calmo que os frutos tem me mostrado. Só o tempo irá dizer...

Muita coisa tem acontecido com estas doses que tenho tomado. Sempre fui muito cético, sempre li bastante e nunca me deixei levar por este lado espiritual( talvez nem seja espiritual e sim uma ciência que ainda não conhecemos), porém tenho percebido coisas que sóbrio eu não percebia. Consigo sentir mais as pessoas, sentir o que a pessoa realmente quer dizer e passar, parece que sinto a energia das pessoas e inclusive tenho me afastado aos poucos de alguns conhecidos que tenho sentido algo pesado. As vezes tenho um pouco de medo, pois tenho um amigo que ficou internado no hospital psiquiátrico( ele tomada nada, surtou apenas por estresse), hoje em dia ele está melhor, porém sua cabe nunca mais foi a mesma e eu só consegui entender muitos assuntos que conversamos depois de ter passado por algumas experiências com estas baixas doses. Na verdade ele não estava louco...
 
Caramba mano !!!exelente teu Diario
que frutos de primeira vez cara !!!
Parabens mesmo !!
Vc capricho !!! Vencedor !!
Paz Gteach:cool:
 
Back
Top