Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo de South American

Diário de cultivo completo.
Bom dia Psiconautas!

Iniciei um novo cultivo agora com a Strain South American, meu ultimo diário não foi a lugar nenhum, então resolvi seguir os passos com rigor desta vez.

Strains: South American (comprei carimbos num e-shop)
Técnica: PFTeK
Data de inoculação: 30/09/15
Substrato: Centeio em grão + vermiculita + água = 1/2/1
Seringa: 3ml da Strain preparada no dia anterior.

No preparo inicial eu triturei levemente, antes de tornar pó o centeio e coloquei em água para ferver por cerca de 15 a 20 min afim de higienizar o substrato antes de levar a PP.

Depois levei os 4 copos de whisky a PP, aguardei cerca de 5h para esfriar e inoculei no mesmo dia.
 

Anexos

  • IMG_1167.JPG
    IMG_1167.JPG
    99.6 KB · Visualizações: 47
  • IMG_1168.JPG
    IMG_1168.JPG
    150 KB · Visualizações: 58
  • IMG_1169.JPG
    IMG_1169.JPG
    131.1 KB · Visualizações: 55
Dando continuidade aqui no diário:

Retirei um copo da incubadora que colonizou 100% removi o papel alumínio, pus uma fina camada de vermiculita hidratada e coloquei com o copo e tudo no terrário.
Vcs acham super necessário retirar do copo? achei que assim eu poderia ter mais controle contra contaminantes... não sei, é um teste. Acho que no próximo cultivo eu faço diferente e comparo pra ver no que dá.
Abraço IMG_1187.JPG IMG_1188.JPG
 
Vcs acham super necessário retirar do copo? achei que assim eu poderia ter mais controle contra contaminantes... não sei, é um teste. Acho que no próximo cultivo eu faço diferente e comparo pra ver no que dá.

A desvantagem de não retirar o bolo do copo é que só nasceram cogumelos na parte de cima e, se não houver nada que escureça o copo nasceram cogumelos espremidos na laterais. Você pode da uma estudada na técnica In-Vitro, é mais ou menos isso que você tentou fazer, porém, te aconselho a retirar o bolo do copo e seguir com o cultivo PF que é a tek mais garantida. E pode ficar tranquilo, cuidando da asepicia difícilmente apareceram contaminates.

Acompanhado, boa sorte!
Paz e luz.
 
IMG_1199.JPG O bolo do pires parece bem molhadinho! Tá até pulando um miscélio rizomórfico dele...

IMG_1200.JPG
Já o outra que já estava no terrário há quase um mês parece estagnado... não sei se tem alguma contaminação. Já deixei ele em água gelada por 8h pra ver se entrava em choque, mas nenhum pin apareceu... não sei como faço pra ele pinar.
 
Atualizando aqui
IMG_1784.JPG

Encheu por todo o bolo... parece estar bem nutrido e vindo com força total!

O outro bolo está paradão. E amanha vou colocar outro bolo no terrário, pois agora que colonizou 100%

Abraços
 
Acho que foi o primeiro flush galera desse bolo que colonizou antes... Não notei ele ressecado. É necessário colocar de molho?
Abraço!
 

Anexos

  • IMG_1221.JPG
    IMG_1221.JPG
    85.9 KB · Visualizações: 71
  • IMG_1223.JPG
    IMG_1223.JPG
    175.2 KB · Visualizações: 77
  • IMG_1224.JPG
    IMG_1224.JPG
    149.8 KB · Visualizações: 76
É necessário colocar de molho?

Tem quem faça o dunk antes, e tem quem faça depois do primeiro flush. É o recomendado para hidratar o micélio novamente, e promover um flush mais farto.
Dunk/coldshock são técnicas aleatórias, populares e recomendadas. Mas "necessário" mesmo, só se você constatar algum ressecamento, ou julgar o dunk necessário.
Eu acho que vale a pena esperar uns 3 dias, e só depois dunkar, e deixar na geladeira. Mas tem quem prefere fazer logo após colher o flush.
Além do mais, tem gente que só faz isso depois do segundo flush... tem gente que faz depois de cada flush... tem gente que nem faz... tem gente que injeta água com seringa... tem gente que não leva pra geladeira... tem gente que amarra fitinha do senhor do bonfim... ^^
Vai de pesquisa e um pouco de intuição.
Parabéns pelo flush. Rolou até um cogumelozinho de porcelana. :)
 
Parabéns pelo flush. Rolou até um cogumelozinho de porcelana.
hehehhehe :roflmao::roflmao::roflmao:
Ele ficou tão bonitinho né?!
Pow cara, foi a maior perseverança até abrir mão da minha arrogância, seguir as receitas direitinho e esses lindos brotarem... ainda falta bastante pra melhorar, mas já começou o processo. Vi que os ultimos ficaram bastante pequenos... vou tentar o dunk.
Abraço!
 
Boa tarde!

bolo 1 no seu segundo flush tá vindo com força total!
IMG_1240.JPG
Comprei água para injeção e injetei 15ml de água no bolo 1

Bolo 2 no seu primeiro flush
IMG_1244.JPG

Esse outro bolo que já estava no terrário a quase dois meses acho que o que houve com ele foi um overlay. Passou do tempo e vou enterrar num vaso pra ver no que dá... o que vcs acham? Mas antes vou retirar um pedaço e tentar um clone.


Forte abraço!
 

Anexos

  • IMG_1243.JPG
    IMG_1243.JPG
    191.9 KB · Visualizações: 39
  • IMG_1243.JPG
    IMG_1243.JPG
    191.9 KB · Visualizações: 35
Boa tarde!

bolo 1 no seu segundo flush tá vindo com força total!
View attachment 85028
Comprei água para injeção e injetei 15ml de água no bolo 1

Bolo 2 no seu primeiro flush
View attachment 85030

Esse outro bolo que já estava no terrário a quase dois meses acho que o que houve com ele foi um overlay. Passou do tempo e vou enterrar num vaso pra ver no que dá... o que vcs acham? Mas antes vou retirar um pedaço e tentar um clone.

Forte abraço!

Isso, pode enterrar, é bem provável que vai conseguir uma frutificação no ambiente externo.
Mas antes vou retirar um pedaço e tentar um clone. Se estiver se referindo ao bolo colonizado, aí não é clonagem.
 
Entendi, só é clonagem quando retiro uma fatia do proprio fruto, então. Mas há problema em usar ele pra colonizar outros substratos? Vc já fez isso?
 
Mas há problema em usar ele pra colonizar outros substratos?
Quando você enterra no quital, ele coloniza o substrato, que é a terra, pra depois frutificar.
Ou seja, pode usar para colonizar outros substratos.
Mas se você tá se referindo a outros substratos esterelizados, acho que pode até dar certo, mas o risco de contaminação é maior.
Se não quiser simplesmente "enterrar num vaso", tenta fazer um substrato pasteurizado, de preferência bem areado. Você pode usar materiais como fribra de coco, vermiculita, e/ou esterco de cavalo.
Acho que, assim, a probabilidade de transformar esse bolo duro em um monte de chapeludos é maior.
Se decida aí, faça a mágica, e posta as fotos pra gente vê!
 
Última edição:
Gente mais algumas fotos do desenvolvimento que tá bonito...

No bolo 1 abriu uma touceira de cogus lá :roflmao::roflmao::roflmao::roflmao:
IMG_1257.JPG
(Nesse que tinha injetado 15ml de água destilada estéril)

No bolo 2 tbm está bonito mas olhando bem notei o aparecimento de um bolor amarelo esverdeado
IMG_1258.JPG
o bolor
IMG_1260.JPG
Abri um bisturi novinho e extirpei... não sei se vai funcionar.
 
Mais uma colheita:
Segundo flush do bolo1 e primeiro flush do bolo2
IMG_1292.JPG
Fiz alguns carimbos pra doar
IMG_1291.JPG
E o cultivo outdoor deu certo! :p:p:p:p:p No final das contas as coisas deram certo... acho nem vou colher, vou deixar eles passarem todo o ciclo deles no canteiro, vai que daqui um tempo eles continuam aparecendo... iria ser surpreendemente mágico. Aos mais experientes isso é possivel? Os cultivo outdoor perdurar sem enterrar novos bolos? tipo naturalmente?
IMG_1299.JPG IMG_1300.JPG

abraço!
 
Belo cultivo!
Fiz alguns carimbos pra doar
Não sei se é boa ideia doar esses carimbos que estiveram no mesmo ambiente que aquele bolor amarelo. Eu posso estar falando besteira, e se estiver, que alguém me corrija.
 
pode ser @Malahov ! Eu neeeeeem tinha me tocado pra esse detalhe, até pq o bolor estava em outro bolo diferente do bolo que colhi os cogumelos. Vou pegar esses carimbos então e experimentar em outra leva, aí eu volto aqui pra dizer se fora questão de sorte.
 
Última edição:
Pode até desenvolver duende verde :troll:, eu me candidato a cultivar. Se pretender descartá-los é melhor doar pois essa quantidade supre muitos cultivos para quem ainda não possui a strain!

To torcendo por você mano, boa sorte nesse outdoor.
Paz e luz.
 
Parabéns pelo sucesso na micologia, estou acompanhando seu diário. Em questão dos carimbos, eu tomaria cuidado, se for usá-las, faça primeiro um cultivo teste com poucos copos pra ver se não irá desenvolver nenhum contaminante, se der certo, sucesso. E creio que os bolos enterrados, mesmo se morrerem, ainda os frutos esporulam por ali, nas condiçoes certas, eles iram se desenvolver de novo, muita paz e luz ;)
 
Back
Top