Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Bulk - Golden teacher + grama in natura

Diário de cultivo completo.
Após ter sucesso em um flush com casing (primeiro cultivo), decidi pegar os spaws remanescentes para fazer o primeiro bulk.

Material:

2 copos colonizados 100% FAI (spaw)
2,5 copos de pó de fibra de côco
2,5 copos húmus de minhoca
Água suficiente para umidecer sem saturar (+- meio copo)

Procedimento:

Húmus e pó de côco foram misturados e água foi adicionada na intuição, até pingar no máximo uma gota. (Não necessitou muita água. Aparentemente o húmus já é bastante úmido)

A mistura foi ao fogo em banho Maria durante uma hora e meia, com temperatura oscilando entre 65° ~ 70°
IMG_20150717_005932.jpg

[17/julho]
Utilização do material imediatamente após a pasteurização! Bulks montados em travessas de alumínio, da seguinte forma:

[ Procedimentos abaixo realizados com "ferramental" esterilizado com álcool 70° ]

Na parte de baixo - Uma camada fina de vermiculita+pó de côco esterelizada.
No meio - Spaw de arroz quebrado em pedaços médios (achei que pequenos demais poderiam apresentar problema.)
No topo - casing de pó de côco + vermiculita esterelizada e umedecida.

(Não possuo fotos dessa etapa devido ao MEDO súbito de contaminação)

Após confeccionados, os bulks foram para incubadora. Por um "deslize" na temperatura da incubadora durante dois dias, comecei a contar após a normalização do erro. Totalizando 7 dias de incubação (5 com temperatura ideal)

[24/julho]
Bulks retirados da incubadora e realocados no terrário/glovebox.

IMG_20150724_023516.jpg IMG_20150724_023523.jpg note que em um deles está faltando um pedaço de casing (havia acabado o material. Lamentável)

Terrário operando nas condições ideais. Umidade +97%, 12 horas de luz e oxigenação realizada manualmente(abanando bem levemente)

[28/julho]

Ao abrir o terrário para oxigenar me deparo com um intruso. Cobweb? Trichoderma? Smurfs? Não.

Uma grama!
IMG_20150727_234012.jpg IMG_20150727_234115.jpg in natura :O

Fiquei bem surpreso. A pasteurização devia ter dado conta dela. Não encontrei nada relacionado no fórum.

Teria algum problema?
Outra questão, porém fora do contexto: Poderia borrifar água em modo névoa nesse estágio ou as microgotas matariam as primórdias?

Por enquanto é só. O cultivo continua!
 
Pasteurização de 1 hora e meia deveria mesmo ter dado conta de sementes ou raízes...

Problema acho que não há, já que plantas não são competidores ou parasitas dos fungos.

Eu acho que teria deixado a grama crescer, só de curiosidade... Um casing com cogumelos e uma planta no meio, daria uma foto bonita :LOL:

Utilização do material imediatamente após a pasteurização!
Só uma coisa, você esperou o material pasteurizado / esterilizado esfriar né, antes de montar o bulk/casing?
 
Eu acho que teria deixado a grama crescer, só de curiosidade... Um casing com cogumelos e uma planta no meio, daria uma foto bonita :LOL:

Devo concordar. Caso ocorra novamente, deixarei crescer!

Só uma coisa, você esperou o material pasteurizado / esterilizado esfriar né, antes de montar o bulk/casing?

Sim. Porém deixei esfriando fora do banho Maria. (Para não demorar tanto)
 
Problema acho que não há, já que plantas não são competidores ou parasitas dos fungos.

Competidor de certa forma é sim, já que irá remover alguns nutrientes que seria usado pelo fungo. Inclusive o fosforo, é que um elemento importante para a composição da psilocibina. É bom remover.
 
[3/agosto] Fim do primeiro flush. Fiquei um dia ausente, foi o suficiente para nascerem finos(por falta de oxigenação, suponho) e virarem o chapéu.
IMG_20150803_163850.jpg

O rendimento foi inferior ao meu cultivo anterior realizado apenas com casing.
IMG_20150803_173143.jpg IMG_20150803_172939.jpg (me pergunto como nasceu um cogumelo em cima do outro)

[04/agosto] Após 24h de dunk cold sock realizado, realoquei os bulks em outra bandeja de alumínio com fibra de côco umedecida e uma fina camada de casing.
IMG_20150804_222236.jpg

Tive problemas ao mover o bulk de recipientes. Despedaçou um pouco. Alguém recomendaria uma maneira mais efetiva de realizar o dunk? No cultivo anterior apenas escorri a água da bandeja, porém contaminou. Na dúvida da causa ter sido essa, movi os bulks.

Um dos bulks ficou de ponta cabeça, teria algum problema?
 
[5/agosto] Apareceram umas "manchas" brancas na superfície. Estou relutante em acreditar que seja Trichoderma. (Ao abanar o cheiro presente é de micélio, nada podre por enquanto)
IMG_20150805_215620.jpg IMG_20150805_215638.jpg

Arriscam algo?
 
Arrisco dizer que é micélio... de cubensis ou Trichoderma, já não sei :D

Mas o micélio do Trichoderma que eu já vi é um pouco diferente, parece mais aglomerado e menos algodoado que o cubensis (é mais uniforme, como se fosse um monte de bolinhas juntas). E se for Tricho logo irá crescer rápido (1 cm por dia ou mais), e logo irá ficar verde, começando por verde clarinho.
 
Houve um incidente envolvendo o timer e a lâmpada incandescente. A temperatura ultrapassou a letal. )_:

Marcarei como encerrado o cultivo.
 
Back
Top