Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeira tentativa de utilização do milho como substrato para casing

Diário de cultivo problemático.
Olá...
Tenho pouco mais de um ano de conhecimento no cultivo de cubensis, me considero leigo, possuo sexta geração de B+ clonada em ágar, e acredito que ja tenho bagagem de cultivo e observações suficientes para poder iniciar um cultivo maior, saindo da pf-tek com bolos comuns e indo para o casing, tentando outros substratos.
Já realizei testes com substratos alternativos como borra de café, palha, café coado no lugar da água do bolo, e obtive bons resultados, porém sempre tive receio com o milho por conta do maior risco de contaminação.
Em abril, estudei o fórum por um tempo buscando a melhor técnica de esterilização do milho, e me deparei com a fervura por três dias (ainda não sei como faço referências ao link de origem), achei interessante, possuo uma panela de pressão de 40l então fica fácil preparar bastante substrato.
Dia 06/04 inoculei os grãos devidamente esterilizados dentro de copos, não sei se acertei na textura do grão e no ponto de secagem, mas como já disse, me considero leigo.
Vou esperar até dia 15 para abrir e ver como está o micélio.
Tenho duvida se realizo casing somente com o milho colonizado, ou se adiciono mais algum substrato junto, aceito sugestões.
IMG_20180406_083123_994.jpg

Estou com uma caixa organizadora de 56L para usar de terrário, farei a furação essa semana, e esterilizarei com lampada UV, de incubadora possuo uma caixa de isopor com um sistema de lampada de geladeira controlada por termostato esquentando um vaso de barro, que retém o calor e mantem constante pelo controle termostático.
 
Última edição:
Se você nunca utilizou milho, tente só o milho com a camada de casing primeiro, é mais simples.

Se você acrescentar mais coisas ao substrato e contaminar, vai ficar na dúvida se o erro foi no substrato ou em outra parte do processo (tindalização).
 
Obrigado pelo feedback, estava pensando isso também.
Hoje montei minha incubadora, e está tudo a 28ºC controlados :)
Reparei que já tem sinal de micélio nos milhos, sem coloração de contaminantes.
 
Como o @Salaam`aleik disse, faça casing com vermiculita úmida. As chances de contaminação e erro serão bem menores.
Mas como você tem diversos copos de spawn, poderia tentar outras técnicas como um bulk, para comparar os resultados, aumentar o rendimento e dividir seu spawn para o caso de perder uma parte para contaminação.
Boa sorte no cultivo!
 
Caramba leigo e como hahahaha.

Muito bom irmão, espero que seja muito satisfatório seus próximos cultivos (experiencias).
 
Hahahaha, obrigado pelo apoio galera, tenho acompanhado o milho na incubadora, em alguns potes acredito que não acertei na secagem do substrato, acabou acumulando água, outros já estão quase concluindo o desenvolvimento (Apenas frisando que to bem ansioso, pois testei um casing com vermiculita em um bolo pftek normal e vieram dois monstrengos hehehe)...
Quanto aos potes com água, o que recomendam? abrir, secar e esterilizar novamente pra inocular depois? Ou jogo fora pois a chance de contaminar é muito grande?
Agradeço o feedback.
Luz!
 

Anexos

  • IMG_20180422_150409_646.jpg
    IMG_20180422_150409_646.jpg
    486.6 KB · Visualizações: 28
No meu cultivo eu senti a falta de água nos últimos potes que montei então injetei novamente um pouco de água e não tive problemas. Creio que pode retirar esse acumulo de água mas de uma forma cuidadosa pra não danificar os bolos ou contamina-los.
 
Oioi!
Fiz substrato com milho 2x e foi bem satisfatorio.
- Coloco o milho de molho de um dia pro outro (pra despertar os tais endoesporos)
- Cozinho os grãos ate ficarem numa textura "al dente" mas mais puxado pro duro. Escorro o excesso de água.
- Encho os potes deixando sobrar uns 2, 3 dedos de distancia da tampa, e espero esfriar pra inocular.

Colocando os graos escorridos ainda quentes no vidro, ele mantem a umidade e n fica encharcado, da certinho.

Quando cultivo com centeio ou arroz, cozinho os graos no vidro durante a esterelizacao, o q aumenta a chance de acumular agua no pote. Nesse caso, escorro o excesso desenroscando a tampa e virando o conteúdo, sem abrir td pra evitar contaminar. Tem que limpar mt bem qlq coisa q escorrer do vidro ou no ambiente de inoculacao.
 
Assim que tiver tempo vou tentar abrir os potes que realizei para tirar o excesso de água, vou julgar como estão e se precisam voltar para a panela para mais uma rodada de esterilização, mas acredito que perdi parte que ficou muito úmida, pois os grãos ficaram com aparência de "estourados", e como não abri a incubadora nesses dias, lá ficou o milho em contato com a água dentro dos potes.
Tentarei novamente dentro de umas semanas. Dois ou três bolos já estão bem colonizados, então nesse espaço de tempo já posso observar como será o desenvolvimento utilizando o milho, e talvez pensar num Bulk mais pra frente hehehe. Vou tentar secar o milho após a tindalização, ou simplesmente cozinhá-los como a @Priscillocibina me indicou :)
 
No meu cultivo eu senti a falta de água nos últimos potes que montei então injetei novamente um pouco de água e não tive problemas. Creio que pode retirar esse acumulo de água mas de uma forma cuidadosa pra não danificar os bolos ou contamina-los.
Qtos ml de agua vc injetou no copo para ficar com a umidade legal?
 
Então, esfriou bastante aqui na cidade, a incubadora está a todo vapor, possuo 2 bolos colonizados que acho que vão para a geladeira, em menos de duas semanas estarei me mudando, portanto precisarei levar os funguinhos comigo.
Com meus cultivos antigos preparei um outdoor com humus e palha, se sobrar spawn desse milho vou adicionar lá também.
A principio vou fazer somente um casing de 4 litros e aproveitar a frutificação.
Acabei perdendo seis copos (que aparentemente não contaminaram, nem foram colonizados) como possuo mais milho e não achei o aspecto do grão lá a coisa mais saudável, tentarei novamente no próximo mês.
Assim que montar o casing posto umas fotos por aqui :)
 
Fala pessoal, dando continuidade a minha mudança estou vagarosamente desativando meus terrários, porém, com os bolos que já havia colonizado, preparei uma espécie de "casing" mas acabei dando uma bordeada nele. Meio que criei um "círculo" de micélio. Não pretendo ter muitos cuidados com esse casing, até porque em breve desativarei todo meu cultivo, para ativar em seguida. Clonei alguns indivíduos bonitos e passei para ágar sabourad, isolando o micélio para inocular direto nos grãos depois. As fotos que fiz são essas, queria saber se tem aspecto de contaminação / se está saudável.
Com os bolos já desativados eu estou fazendo um composto com terra, húmus, e folhas secas para ver se ainda sobra alguma coisa, ou se ainda frutifica, no pior dos casos uso de adubo para minhas plantas.
 
Ta sem fotos... curiosa pra saber o q é esse circulo de micelios, hehe
 
Colhi alguns cogumelos desse cultivo mas ele contaminou.
Enterrei na horta, se surgir algum camarada posto fotos por aqui, segue cultivo novo em outro tópico.
 
Pena que contaminou!
Poste as fotos!
Boa Sorte no próximo cultivo!
 
Back
Top