Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeira tentativa de Monotube ( B+ )

ZipLoke

Hifa
Cadastrado
03/04/2018
36
15
Olá, há pouco tempo iniciei cultivo com grãos e outros tipos de substratos para entender melhor a forma de crescimento dos cogus, tendo em vista que meus cultivos já obtiveram sucessos, e depois de eu me mudar (aproximadamente um mês, e início do inverno), começaram a declinar, me colocando na situação de precisar inocular todas as minhas seringas e torcer para o micélio se desenvolver e eu poder dar sequencia ao ciclo natural do mesmo.

Respirei fundo, e me esforcei para montar um sistema de aquecimento que suprisse o local que moro, dentro da incubadora, mas deu tudo certo, e os copos estão à 27º ~28ºC constantes. Com calma, esperando o micélio se desenvolver.

Andei dando uma olhada nas seções de bulks e monotubes, e me considerando relativamente experiente no cultivo, resolvi preparar uma caixa organizadora de 53L como monotube, ou como terrário, à princípio a ideia era utilizá-la como terrário, mas como a mesma era grande, já preta, e eu poderia reutiliza-la, resolvi partir para uma técnica nova!

No dia 18/07 percebi que já possuia uns 3 ou 4 copos americanos com pf-teks de fibra de coco parcialmente e totalmente colonizados, e pensando no melhor método de frutificação, já que aqui onde moro, na sala que cultivo não passa de 15ºC durante o dia, pensei em fazer algo maior, que eu pudesse manter o calor com o termostato que possuo. Ainda com a duvida do uso da caixa, pensei em comprar bandeijas para realizar pequenos bulks, e aproveitar a grande caixa para frutificá-los num ambiente mais úmido e controlado.

Ainda estou montando todo o sistema, mas acredito que farei bandejas com os bulks, e colocarei dentro da caixa organizadora servindo como terrário controlado. Para o substrato iria utilizar uma parte de Pó de coco, para meia de vermiculita, e meia de água, mantendo ele com uma umidade amigável. Iria utilizar método de fervura para pasteurizar, e faria a inoculação adicionando as partes quebradas dos bolos que já possuo. Iria envolver a caixa com plástico filme, e um saco de lixo para manter a escuridão.
Após uns 10 dias penso em abrir e dar uma olhada, na sequencia, conforme for realizando, posto os resultados por aqui.
 
Opa beleza , tive problemas com a queda de temperatura por aqui . Para resolver , enchi uma caixa organizadora com água mineral até quase metade e soquei o aquecedor de aquario grudado no fundo e ajustei em 30° , coloquei os bolos numa assadeira de aluminio forrada de vermiculita e puz a mesma flutuando sobre a superfície . Para a troca gasosa liguei o umidificador ultrasonico ajustado para 1hora à cada 3 horas (aqui tá mto seco, 43%) .
Com essa disposição consegui manter 25 ° com pouquíssima variação.
Agora é só aguardar ! Estao nascendo cogus gigantes , porém em menor número...
 
@Speisepilz Ficou top!!
Muito Bom!

Primeiro flush os frutos são maiores e em menores quantidades,
nos próximos vem maior quantidade só que menores.

Então para adicionar fotos tem uma opção do lado de "postar resposta" é "carregar um arquivo".
Tem um método mais fácil que é só selecionar a foto e arrastar aqui pra caixa de texto!

Parabéns pela dedicação!
Abraçoooo
 
Boa noite, hoje acordei cedinho e fui verificar como estavam os copos colonizados, julguei bons, e peguei 6 para realizar pequenos bulks em caixas plásticas pretas, desinfetadas com lâmpada UV e Álcool 70.
Para o substrato usei borra de café (de olho mesmo ), um pouco de calcário, palha de coco moída fina, pó de coco, e vermiculita. Pasteurizado em saco de PP.
Aproveitando o embalo peguei mais alguns copos e fiz o preparo de trigo como bolo de grãos inteiros, e mais a primeira fervura da tindalização do milho, coloquei para esterilizar na PP e amanhã vou inocular com uma seringa de florida, que fiz hoje também, e uma sobra de B+.
 

Anexos

  • IMG_20180722_132322_611.jpg
    IMG_20180722_132322_611.jpg
    62.3 KB · Visualizações: 52
  • IMG_20180722_132322_614.jpg
    IMG_20180722_132322_614.jpg
    79.6 KB · Visualizações: 56
As fotos que deixei faltando...
Caixas que utilizei e mais uns copos pra acomodar os grãos.
Minha caixa organizadora que servirá de Terrario..
Desenvolvimento do micélio nos copos. Esse aí é de B+.
Amanhã inocularei a strain Florida
 

Anexos

  • IMG-20180718-WA0017.jpeg
    IMG-20180718-WA0017.jpeg
    1,005.4 KB · Visualizações: 67
  • Screenshot_20180722-235656.jpg
    Screenshot_20180722-235656.jpg
    447.8 KB · Visualizações: 67
  • Screenshot_20180722-235544.jpg
    Screenshot_20180722-235544.jpg
    588 KB · Visualizações: 67
Última edição:
Hoje acordei cedo novamente, e inoculei o substrato de trigo que preparei ontem, 5 copos com a strain Florida.
Seguem imagens dos copos e de como esta minha incubadora
 

Anexos

  • IMG_20180723_080725_457.jpg
    IMG_20180723_080725_457.jpg
    318.5 KB · Visualizações: 42
  • IMG_20180723_080856_538.jpg
    IMG_20180723_080856_538.jpg
    409.4 KB · Visualizações: 44
Última edição:
E esse e filtro dentro da encubadora @ZipLoke ? Ta com um termostato também?

Vejo a galera aqui usando mais garrafa de vidro do que de plástico.. A condutividade é maior , não é?

Abraço
 
Qual filtro? A Garrafa ali esta!, o vaso de barro também, ambos geram calor...
 
Saquei agora, é um "pote" de barro para reter calor. Desculpa aí a pergunta sem profundidade. Abraços
 
Haushaush, bem capaz, toda pergunta é valida! Tem uma lampada pequena de 20W que é alimentada via termostato... Os equipos geram calor e o vaso retem, cada termostato fica do lado oposto da caixa, pra ter certeza que o calor ta uniforme.
;)
 
Bom dia galera!
Passei mal nessa ultima semana. Então acompanhei pouco meu cultivo. Preparei 0,5kg de milho pra inocular essa semana, esta secando, e hoje dei um check na incubadora!!
Tem copos pinando, já 100% vão pro terrario hoje. Os minitubes que preparei apresentam um micélio bem rizomórfico na parte de cima, pensei em cobrir com camada de vermiculita (aceito sugestões) e já colocar no terrario também.
Nesse momento estou passando UV no terrario para por a água esterilizada.
 
Ta aí...
Ja foram pro terrario!
 

Anexos

  • IMG_20180729_154359_716.jpg
    IMG_20180729_154359_716.jpg
    93.7 KB · Visualizações: 60
  • IMG_20180729_154359_712.jpg
    IMG_20180729_154359_712.jpg
    46.4 KB · Visualizações: 57
Qualidade da foto, infelizmente...
Esta sim, foi pro terrario hoje, já tinha indícios de pinagem dentro do copo por acúmulo de umidade.
 
Fala galera... Segundo dia dos meninos nos terrarios, e a temperatura em na cidade?? Só baixando... To pensando seriamente em fazer o que o @Speisepilz comentou, apesar da minha caixa já ter sido furada então não consigo encher ela ate a metade.
Ta dando 18℃ em média, hoje coloquei garrafas com agua quente limpas dentro do terrario pra dar um help, interessante que antes na incubadora só o vaso não segurava, agora que tirei o termostato e alguns bolos (diminiu volume de quem rouba calor) ta segurando normal.
Mas o termostato de aquário não ta dando conta do fio d'água no Terrario.
Outras sugestões são bem vindas.
No aguardo!
 
Um método rápido fácil e barato, é colocar um soquete e uma lâmpada.

Considerar tamanho do terrário; Potência da lâmpada ( as vezes uma de lede 8,5w ) as vezes as normais de mercurio de 15/20;
Caso não tenha um termostato pra controlar a temperatura automaticamente(liga\des lamp.), vai ter que ficar de olho anotando,
dai só ter um timer.

Prestar bastante atenção em emendas de fios, mexer no terrário só com a energia desligada, isolar bem fios e terminais, etc...

Soquetes que ficam em terrários oxidam muito facilmente com a umidade, ficar atento nisso também; Considerar que lâmpadas de led são eletrônicas, queimam com facilidade também, já vi relatos que usavam fita de led, e conseguiam um aquecimento ideal.

Espero ter ajudado.
Boa Sorte.
 
Estado do tube na incubadora, foto de mais uns copos de pf que foram esterilizados, vou inocular hoje, novamente com a strain Flórida. Tem a foto de um PF que esta no terrario é já está pinando!

Ainda com problemas de temperatura. Vou montar uma caixa de isolamento para o Terrario, vai consistir em uma caixa de isopor para isolar o ambiente. Fora tem feito 9℃. Acredito que o bocal ira suprir Calor, só preciso de mais um termostato.
 

Anexos

  • IMG_20180803_171907_403.jpg
    IMG_20180803_171907_403.jpg
    463.5 KB · Visualizações: 41
  • IMG_20180804_101750_352.jpg
    IMG_20180804_101750_352.jpg
    98.4 KB · Visualizações: 39
  • IMG_20180804_101745_600.jpg
    IMG_20180804_101745_600.jpg
    128.8 KB · Visualizações: 38
Back
Top