Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Primeira tentativa, cogumelo está ficando verde escuro.

tiago42

Esporo
Cadastrado
23/09/2020
11
2
31
ae pessoal beleza?Sou novo aqui e essa é a minha primeira tentativa cultivando cogumelos, como eu não sabia nada sobre, eu cultivei o bolo em epoca de frio, ou seja, ele demorou uns 4 meses até ficar todo branco, porque estou sem termostato também, mas finalmente ele vingou, ai fiz todo o lance de colocar vermiculita, argila espandida e talz, e ele começou a crescer rapido até, tava tudo bem, até que eu, na minha imensa burrice esqueci o terrario destampado por 1 dia, eles tavam meio caidinhos e agora apareceu uma coloração verde leve neles, eu notei que os caules tão bem duros ainda, e o chapéu também, mas to preocupado que essa esposição tenha infectado ele, eu passei um pouco de Lisoforme bem de leve pra ver se resolve, queria verificar com vocês se isso é normal durante o crescimento ou se tá infectado mesmo.(Eles tão meio caidinhos tbm porque o terrario improvisado que eu fiz deixava eles meio espremidos, não tinham espaço, agora já troquei pra um maior.A última foto é de como ele tava antes de eu fazer a burrada de esquecer abert.Agradeço a atenção desde já.

To pensando em tirar os cogus, tentar reihidratar os bolos num pote com água por alguns dias e tentar novamente, rezando para que o mofo suma, talvez seja a melhor opção no momento.
 

Anexos

  • 119928394_3390425391005352_3967103114118717229_n.jpg
    119928394_3390425391005352_3967103114118717229_n.jpg
    273.5 KB · Visualizações: 75
  • 119965078_3307666946007311_7850103719308293263_n.jpg
    119965078_3307666946007311_7850103719308293263_n.jpg
    291.6 KB · Visualizações: 73
  • 119979818_344860913380559_5405238268732760788_n.jpg
    119979818_344860913380559_5405238268732760788_n.jpg
    334.8 KB · Visualizações: 68
  • 119775069_530202404472311_2098605758099740651_n.jpg
    119775069_530202404472311_2098605758099740651_n.jpg
    240.8 KB · Visualizações: 68
Poxa...sinto muito amigo...espero que consiga salvar algo, estavam muito bonitos! Vamos em frente, se não rolar agora, com certeza vai rolar na próxima! Abraço!
 
Upvote 0
Poxa...sinto muito amigo...espero que consiga salvar algo, estavam muito bonitos! Vamos em frente, se não rolar agora, com certeza vai rolar na próxima! Abraço!
Valeu cara, pelo menos serviu como aprendizado, vou tentar cortar fora o mofo, rehidratar pra ver se da pra aproveitar, pelo menos dessa vez comprei borbulhador e termostato.
 
Upvote 0
Teus cogus estão normais, eles só estão amassados e muito úmidos, esse azulamento é deles, não ta contaminando, achei errado foi ter passado lysoform.

Com certeza depois do lysoform ficou mais escuro ainda... Colhe esses, ventila mais esse terrário que tá muito umido e segue que ta tudo bem.
Confesso que não encontrei nenhum "verde" e creio que o azulamento se deu pela própria força do cogumelo que exerceu contra a tampa e/ou quando tentou retornar o crescimento para cima quando deixou aberto, concordo em relação a umidade estar alta, e também sobre ter errado em jogar o lysoform, inclusive não sei se isso também afetaria o consumo desses cogus que absorveram lysoform, creio que afete e não deveria ser consumido, se fosse apenas no micelio tudo bem, mas creio que eles devem ter absorvido lysoform, achei que o tópico tinha se dado por contaminado por conta da alta umidade nos cogus ser propício para bactérias nos cogus, mas aparentemente foi contaminado apenas lysoform.

Edit: Lysoform Perigo Químico: ingestão, inalação ou aspiração, contato com os olhos e contato com a pele.
 
Upvote 0
Confesso que não encontrei nenhum "verde" e creio que o azulamento se deu pela própria força do cogumelo que exerceu contra a tampa e/ou quando tentou retornar o crescimento para cima quando deixou aberto, concordo em relação a umidade estar alta, e também sobre ter errado em jogar o lysoform, inclusive não sei se isso também afetaria o consumo desses cogus que absorveram lysoform, creio que afete e não deveria ser consumido, se fosse apenas no micelio tudo bem, mas creio que eles devem ter absorvido lysoform, achei que o tópico tinha se dado por contaminado por conta da alta umidade nos cogus ser propício para bactérias nos cogus, mas aparentemente foi contaminado apenas lysoform.

Edit: Lysoform Perigo Químico: ingestão, inalação ou aspiração, contato com os olhos e contato com a pele.
O tópico está como "contaminando" pois o autor do tópico ao criar selecionou essa opção, não foi o fórum ou algum adm
 
Upvote 0
Nossa gente, não fazia ideia que estava úmido demais, vou tentar ventilar mais.
Eu infelizmente fiz a besteira de no outro bolo em que os cogus tavam caidinhos de jogar eles foram e raspar toda a parte verde escura dele, deixei num pote com agua pra rehidratar, mas nesse outro bolo eu não mexi, então essas manchas verdes escura são porque estão umidas demais?Vou tentar salvar o segundo bolo, diminui a quantidade de agua do terrario.
Mas o lisoforme foram so algumas gotas, não coloquei muito.Não vou mais fazer isso também.
Gente, antes eu tinha feito buracos no terrario e coloquei fita microporosa neles, agora tirei e deixei os buracos maiores pra poder passar mais ar, talvez seja isso.Vocês acham melhor com ou sem fita?
 

Anexos

  • cogu.jpg
    cogu.jpg
    206.6 KB · Visualizações: 28
  • cogu2.jpg
    cogu2.jpg
    74.9 KB · Visualizações: 26
Última edição:
Upvote 0
O tópico está como "contaminando" pois o autor do tópico ao criar selecionou essa opção, não foi o fórum ou algum adm
Quando foi criado não estava com a marcação em amarelo "contaminado" isso teve alteração depois.
Nossa gente, não fazia ideia que estava úmido demais, vou tentar ventilar mais.
Eu infelizmente fiz a besteira de no outro bolo em que os cogus tavam caidinhos de jogar eles foram e raspar toda a parte verde escura dele, deixei num pote com agua pra rehidratar, mas nesse outro bolo eu não mexi, então essas manchas verdes escura são porque estão umidas demais?Vou tentar salvar o segundo bolo, diminui a quantidade de agua do terrario.
Mas o lisoforme foram so algumas gotas, não coloquei muito.Não vou mais fazer isso também.
Gente, antes eu tinha feito buracos no terrario e coloquei fita microporosa neles, agora tirei e deixei os buracos maiores pra poder passar mais ar, talvez seja isso.Vocês acham melhor com ou sem fita?
Com fita micropore, tecido TNT, lá acrílica.
 
Upvote 0
Gente, antes eu tinha feito buracos no terrario e coloquei fita microporosa neles, agora tirei e deixei os buracos maiores pra poder passar mais ar, talvez seja isso.Vocês acham melhor com ou sem fita?
Esses furinhos na sua caixa são tão pequenos que pode deixar aberto, eu tenho uns terrários com furinhos abertos(sem micropore) e da tudo certo.

Realmente pelas fotos está com sinais de alta umidade, eles parecem que absorveram água e tão muito molhados.
Quando foi criado não estava com a marcação em amarelo "contaminado" isso teve alteração depois.
ahh não sabia, foi mal :)
 
Upvote 0
Você postou esse tópico duas vezes: Primeira tentativa

Se a Equipe quiser unir os tópicos... respondi alguma coisa lá.

Quando foi criado não estava com a marcação em amarelo "contaminado" isso teve alteração depois.

É que o outro tópico ele não marcou como "contaminado".
 
Upvote 0
O outro bolo que eu rehidratei está começando a dar novos cogus acho, tá naquele processo de ficar tipo uns polenzinhos brancos no bolo, depois que eu coloquei termostato e borbulhador de aquário no terrairo melhorou muito, deveria ter feito isso do começo, a dúvida que eu tenho é se nesse outro bolo eu colho eles agora ou deixo mais alguns dias, pois os chapéis estão abertos já, como é a minha primeira vez não tenho certeza ainda.
Essas coisinhas pretas no chapéu é no bolo são poléns né?
 

Anexos

  • imagem_2020-09-28_014422.png
    imagem_2020-09-28_014422.png
    1.9 MB · Visualizações: 19
  • 120156249_944899349332749_7001166132931453228_n.jpg
    120156249_944899349332749_7001166132931453228_n.jpg
    225.7 KB · Visualizações: 20
Upvote 0
O outro bolo que eu rehidratei está começando a dar novos cogus acho, tá naquele processo de ficar tipo uns polenzinhos brancos no bolo, depois que eu coloquei termostato e borbulhador de aquário no terrairo melhorou muito, deveria ter feito isso do começo, a dúvida que eu tenho é se nesse outro bolo eu colho eles agora ou deixo mais alguns dias, pois os chapéis estão abertos já, como é a minha primeira vez não tenho certeza ainda.
Essas coisinhas pretas no chapéu é no bolo são poléns né?
Sim já dá para fazer a colheita, não aconselho deixar mais alguns dias após a abertura dos chapéus, e além dos esporos (como o @ExPoro falou fungos não soltam/produzem pólem, e até sementes seriam um comparativo melhor em relação plantas/fungos em relação aos esporos dos cubensis, ou melhor ainda esporos (haploides) de plantas pteridófitas como a samambaia seja um bom comparativo (um pouco mais próximo) entre os ciclos reprodutivos) me parecem ter umas vermiculitas por cima também ou é impressão minha? (Nada fora do normal),
 
Upvote 0
Sim já dá para fazer a colheita, não aconselho deixar mais alguns dias após a abertura dos chapéus, e além dos esporos (como o @ExPoro falou fungos não soltam/produzem pólem, e até sementes seriam um comparativo melhor em relação plantas/fungos em relação aos esporos dos cubensis, ou melhor ainda esporos (haploides) de plantas pteridófitas como a samambaia seja um bom comparativo (um pouco mais próximo) entre os ciclos reprodutivos) me parecem ter umas vermiculitas por cima também ou é impressão minha? (Nada fora do normal),
Sim, é um pouco de vermiculita, então é bom sempre colher quando o chapéu ta aberto e colocar o bolo de volta?Ou é melhor rehidratar o bolo depois de colher?
Eu colhi os cogus, coloquei numa sacola com varios furinhos e deixei na frente do ventilador, vou deixar por umas 8 ou 10 horas e depois vo colocar num pote com silica por uns 5 dias.E o bolo coloquei num pote com agua pra rehidratar, vou deixar por 24 horas.Ta certo o procedimento?Vocês teriam algo a acrescentar?
Infelizmente a silica só vai chegar entre dia 5 e dia 8, tem problema depois eu deixar num pote de vidro no escuro sem silica por alguns dias até ela chegar?
 
Última edição:
Upvote 0
Sim, é um pouco de vermiculita, então é bom sempre colher quando o chapéu ta aberto e colocar o bolo de volta?Ou é melhor rehidratar o bolo depois de colher?
Eu colhi os cogus, coloquei numa sacola com varios furinhos e deixei na frente do ventilador, vou deixar por umas 8 ou 10 horas e depois vo colocar num pote com silica por uns 5 dias.E o bolo coloquei num pote com agua pra rehidratar, vou deixar por 24 horas.Ta certo o procedimento?Vocês teriam algo a acrescentar?
Infelizmente a silica só vai chegar entre dia 5 e dia 8, tem problema depois eu deixar num pote de vidro no escuro sem silica por alguns dias até ela chegar?
Sugiro um pano fino (lenços etc) no lugar da sacola eles não irão secar bem na sacola, é bom colher antes de começarem esporular para não cair esporos no bolo, não necessariamente é necessário tirar todos de uma vez, apenas se for fazer dunk ou se forem abortos (pins pequenos não tem necessidade),sugiro uso de anti-mofo neutro até a chegada da silica (eu particularmente uso até mesmo tendo silica para não saturar tanto a silica), ou fazer chá e armazenar o @ExPoro pode te falar melhor a respeito (não faço isso).
 
Upvote 0
fazer chá e armazenar o @ExPoro pode te falar melhor a respeito (não faço isso).

Eis o tópico principal sobre feitura de chás:
 
Upvote 0
Queria agradecer a atenção de vocês por terem me ajudado, to muito feliz com essa primeira experiência apesar dos erros, deu pra aprender bastante, estou mantendo os que colhi num pote de vidro no escuro com silica e estou produzindo o 2 ciclo.É impressão minha ou tá nascendo um cogu gigante aqui?
 

Anexos

  • cogu666.jpg
    cogu666.jpg
    106.8 KB · Visualizações: 12
Upvote 0
Queria agradecer a atenção de vocês por terem me ajudado, to muito feliz com essa primeira experiência apesar dos erros, deu pra aprender bastante, estou mantendo os que colhi num pote de vidro no escuro com silica e estou produzindo o 2 ciclo.É impressão minha ou tá nascendo um cogu gigante aqui?
Tem secado no vento antes de colocar na silica né?
 
Upvote 0
Back
Top