Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Preparando bolos de arroz

Amanita53

Hifa
Membro Ativo
18/10/2019
57
6
26
Vim compartilhar o modo como fasso meus bolos, atualmente to usando arroz puro então nesse tópico vou mostrar como preparo esse tipo de substrato.
Tem varias coisinhas opcionais que fui aprendendo no fórum e que me ajudam bastante a economizar tempo, bom vamos lá.

primeiro lavo bem os meus 5 copos, colher e uma travessa logo em seguida com um copo seco coloco um copo inteiro e mais ¼ de arroz, recomendo usar o integral para ver melhor o micelio.
quant total arroz.jpg
Em uma panela com agua previamente quente coloco o arroz e deicho em fogo medio por 5minutos, o ponto é quando você mastiga um pouco e sente ele durinho só no final, lavo em agua corrente para parar o cozimento e deicho escorrer bem, aqui demora 20minutos. Antes de encher os copos ja deicho a agua na panela esquentando junto com o pano para pressão pegar mais rápido, preencho os copos deichando 2 ou 3 dedos de ar, coloco o alumínio e fita crepe nas pontas para não rasgar o alumínio na inoculação e vedo as laterais com fita adesiva
.fita crepe para auxiliar o furo .jpgcopos na panela.jpg
Deicho na pressão por 40minutos, ja vou fazendo minha seringa e deicho a panela esfriar totalmente +/- 4 ou 5 hrs. Tiro os copos da panela e coloco no ambiente ja preparado, colo as fitas micropore rente as fitas crepe, para quando tirar a agulha já lacrar o furo rapidamente.copos prontos para receber fita micro.jpgcopos com fita micro .jpg
Agora deicho incubar até colonizar 100% e preparo monotubeu ou casing. Fotos com 6dias de incubação (nota: esses são outros copos que fiz um experimento colocando vermiculita no fundo mas não senti diferença)
copo 6d.jpgcopo 6dias .jpgcopo 6dias.jpg
É difícil a visualização porque esse arroz é do branco, mas estão colonizando bem rápido.
Obrigado por ler até aqui na frutificação eu atualizo esse tópico ✌️❤️☮️
 
Back
Top