Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pote com tampa VERSUS Copo

pgmr

Primórdia
Membro Ativo
12/07/2012
56
29
São Paulo
Queria iniciar meu primeiro cultivo, e encontrei sem dificuldades aquecedores, bombas de ar, caixas, até vermiculita e perlita.Mas, curiosamente, não encontro os potes de vidro com tampa necessários para os bolos PF. Os que acho sempre têm a boca estreita demais para os bolos nascerem.

Vejo gente no fórum usando copos, usando papel alumínio e elástico como tampa. Mas contaminação é uma preocupação real e, se possível, não queria perder nenhum dos copos no meu primeiro cultivo, já que não disponho de um terrário muito grande.

E aí? Onde encontrar POTES? Ou, como usar COPOS com cautela?!
Aposto que muita gente já passou por esse dilema por aqui.
 
Mas, curiosamente, não encontro os potes de vidro com tampa necessários para os bolos PF. Os que acho sempre têm a boca estreita demais para os bolos nascerem.


Quer dizer, boca muito estreita para tirar os bolos inteiros?

Potes de vidro com boca larga e tampas adequadas à técnica PF são raros aqui no Brasil. E caros.

Use potes de polipropileno (veja no glossário).

Ou a tampa de alumínio mesmo, mas não com elástico, é claro. Você escolheu os exemplos errados. O mais indicado é fixar a tampa de alumínio com fita crepe ou esparadrapo.
 
Compra os copos q vem com milho mano deixa nhem nhem o segredo e ferve tudo e manda ver
e boa sorte no cultivo não esquece de abri um diario frmz.
 
A probabilidade de você não perder nenhum copo , ainda mais no primeiro cultivo é bem pequena! boa sorte... :)
 
Quer dizer, boca muito estreita para tirar os bolos inteiros?


Use potes de polipropileno (veja no glossário).

:eek:h: Não sabia que potes de polipropileno resistem ao calor da panela de pressão! Perfeito...

Copos de polipropileno de requeijão são exccelentes.

Verdade, mas o problema é que a vedação vai ter que ser feita com papel alumínio e não com as tampas dos recipientes (que não possuem uma vedação perfeita, suspeito eu)...

Vendo o cultivo do Indio, que usou quatro copos de requeijão, é possível notar que a vedação não é impecável - ele perdeu 75% dos bolos pra contaminações... (Em compensação, "el sobrevivente" rendeu lindos frutos, falsos albinos) e acho que o processo de assepsia foi executado corretamente por ele.

Enfim, não confio muito nas tampas de papel alumínio. Mas pesquisarei sobre potes de polipropileno e quiçá obterei boas alternativas!!!

Obrigado, postem mais ideias!
 
Verdade, mas o problema é que a vedação vai ter que ser feita com papel alumínio e não com as tampas dos recipientes (que não possuem uma vedação perfeita, suspeito eu)...



Não tem problema algum vedar com papel aluminio.
O tampão fica somente apertado sobre a boca do copo durante a esterilização.
Quando tirar da panela passe fita adesiva imediatamente.

As tampas dos copos de requeijão podem ir na panela, mas não feche, deixe solta.
Os copos não devem ter contato com a água na panela, senão contorcem.


Vendo o cultivo do Indio, que usou quatro copos de requeijão, é possível notar que a vedação não é impecável - ele perdeu 75% dos bolos pra contaminações... (Em compensação, "el sobrevivente" rendeu lindos frutos, falsos albinos) e acho que o processo de assepsia foi executado corretamente por ele.

Enfim, não confio muito nas tampas de papel alumínio. Mas pesquisarei sobre potes de polipropileno e quiçá obterei boas alternativas!!!

Obrigado, postem mais ideias!


Folha tripla de alumínio é excelente, deixe esfriar totalmente antes de abrir a panela e passe fita imediatamente.
 
Verdade, mas o problema é que a vedação vai ter que ser feita com papel alumínio e não com as tampas dos recipientes (que não possuem uma vedação perfeita, suspeito eu)...

Vendo o cultivo do Indio, que usou quatro copos de requeijão, é possível notar que a vedação não é impecável - ele perdeu 75% dos bolos pra contaminações...


Use as tampas dos copos de requeijão, como o Mauricio indicou, e assim que tirar os copos frios da panela de pressão passe uma camada de fita crepe ou esparadrapo na área da junção copo/tampa. Isso deve resolver a vedação.

Você pode furar as tampas antes, seja copos de requeijão ou potes de polipropileno encontrados em lojas de descartáveis. Faça três ou quatro furos, conforme o número de pontos que quiser inocular. Após inocular coloque um micropore em cima do furo e pronto.
 
Copos de polipropileno de requeijão são exccelentes.

Tem gente que até compra 20 deles e dá requeijão até pra cachorra. :ROFLMAO:

Outro dia eu saí pra catar essas PF Jars, e acredita que andei em tudo que é lojinha e não encontrei nada. São raros mesmo aqui no Brasil, e caros, como disse o Ecuador.

Eu uso uns copos baratos, que se encontra em qualquer loja de produtos domésticos.
 
Um copo muito bom também é o de whisky =]

Eu usei (e quebrei) muitos copos de whisky nos meus primeiros cultivos.

Antes de conhecer o polipropileno eu costumava quebrar/trincar pelo menos 2/3 copos por rodada de esterilizações.
 
Um copo muito bom também é o de whisky =]

Eu usei (e quebrei) muitos copos de whisky nos meus primeiros cultivos.

Antes de conhecer o polipropileno eu costumava quebrar/trincar pelo menos 2/3 copos por rodada de esterilizações.

Achei copos de whisky a dois reál a peça. Vale a pena?

Quanto ao polipropileno...
Sabe aqueles baldinhos de alho que já vem amassados? Achei uns aqui perto de casa, em diversos tamanhos, tem até de meio quilo. Dava uns bolos bacanudos. E, sim, são resistentes e acho que a tampa até veda direitinho... Acho que meu lixo vai estar recheado de alho amanhã.
 
Como sendo teu primeiro cultivo, vai firme nos copos de requeijão ou uisque; a tampa de alumínio só será ineficiente se teu cuidado com ela também for; e nem pense em minimizar o risco de contaminação justo no primeiro cultivo - isso todos querem.
Os copos de uisque e os de requeijão são perfeitos e baratos; seleciona os que não tiverem nenhuma bolha de ar nas paredes [daí que surgem as trincas].
 
Achei os potes PERFEITOS.

Polipropileno (PP%5), com tapa que veda bem. 310ML cada, um pouco maior que um copo de uísque grande.
Eles são meio cônicos, mas não muito - devem sair com bastante facilidade.

Só espero que o fato de serem um pouco grandes não atrapalhe. Alguém já tentou bolos grandes com êxito??

Muitíssimo obrigado por todas as dicas, depois de procurar meses por copos de vidro perfeitos achei os potes de PP5 numa loja aqui do lado de casa.

Paguei R$ 7,00 no pacote com 24 unidades, com tampa. (!)
 
Uso potes de plástico, dá certo.
Mas plástico aquecido libera substâncias né?
Será que isso interfere?
 
Uso potes de plástico, dá certo.
Mas plástico aquecido libera substâncias né?
Será que isso interfere?

Depende o tipo de plástico, tempo e temperatura . Polipropileno que é o PP é mais resistente a altas temperaturas sendo 165 graus Celsius o seu ponto de fusão, teoricamente irá liberar substâncias se deformar.
 
Depende o tipo de plástico, tempo e temperatura . Polipropileno que é o PP é mais resistente a altas temperaturas sendo 165 graus Celsius o seu ponto de fusão, teoricamente irá liberar substâncias se deformar.
Será que a tinta daqueles copos de pp5 do Mc donalds sai no processo de esterilização ?
 
Será que a tinta daqueles copos de pp5 do Mc donalds sai no processo de esterilização ?

Só testando para saber, mas como não servem nada quente nesses copos é bem provável que saia.
 
Back
Top