Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Posso fazer agua destilada?

BlueMushroom

Hifa
Cadastrado
04/12/2021
69
6
28
Salve galera!
Estou com dificuldade de achar água destilada e agua mineral de copinho para o cultivo.
Posso seguir esse tutorial e produzir minha própria água?


Já li em algum lugar que poderia usar água mineral.
Achava que qualquer água mineral servia, mas pelo que venho estudando, vi que teria que ser essa de copinho por conta do processo de esterilização, confere?
 
Última edição:
Salve galera!
Estou com dificuldade de achar água destilada e agua mineral de copinho para o cultivo.
Posso seguir esse tutorial e produzir minha própria água?


Já li em algum lugar que poderia usar água mineral.
Achava que qualquer água mineral servia, mas pelo que venho estudando, vi que teria que ser essa de copinho por conta do processo de esterilização, confere?


Salve @BlueMushroom parece que só a de copinho mesmo é esterilizada. Essa semana eu comprei água destilada 250ml saiu por 4$ aqui em Curitiba.

Eu fui atrás dela pra fazer Cl com soro glicosado 5%
 
Consegui achar aqui a agua copinho!
Ta 80cents aqui.

Eu queria muito fazer a CL com soro glicosado tb, mas ess3 aí foi impossível encontrar.

Onde achou o soro, @Rico ?


Boaaaa @BlueMushroom Água de copinho as vz aqui acha fácil as vz em
Nenhum lugar.

Então aqui em Curitiba achei na Vitória régia. Uma loja que vende produtos hospitalares. O soro saiu por 6$ 250ml a água destilada 4$ 250ml. E dura muito. Vai 4ml de cada pra uma seringa de 10ml.

Fiz 5 seringas de Cl esperando resultado. Já fazem 3 dias.
 
eu nunca aconselho o uso de agua destilada para confecçao de seringas pois os esporos nao diluem legal. usa agua mineral de copinho mesmo, o interior do copo é esteril por norma ABNT de envasamento de agua mineral.
só limpa bem o copo antes de puxar a agua, faz uma seringa bem escura, injeta de volta e vc terá 250 ml de soluçao de esporos. venho utilizando este método a 15 anos com sucesso.

sobre cl com soro 5%, é muito. pode diluir pra até 1%, a cl se desenvolve muito melhor em menores taxas de nutrientes. o micélio se espalha mais pra procurar comida e nao dá chances tbm pra contaminantes.
 
eu nunca aconselho o uso de agua destilada para confecçao de seringas pois os esporos nao diluem legal. usa agua mineral de copinho mesmo, o interior do copo é esteril por norma ABNT de envasamento de agua mineral.
só limpa bem o copo antes de puxar a agua, faz uma seringa bem escura, injeta de volta e vc terá 250 ml de soluçao de esporos. venho utilizando este método a 15 anos com sucesso.

sobre cl com soro 5%, é muito. pode diluir pra até 1%, a cl se desenvolve muito melhor em menores taxas de nutrientes. o micélio se espalha mais pra procurar comida e nao dá chances tbm pra contaminantes.
Estudei com um cara top aí, sobre as propriedades tensoativas que faltam na água destilada, por isso melhor a agua do copinho.

Sobre o soro, faz total sentido. A questão pra mim tá sendo encontrar qualquer tipo de soro glicosado kkkk

Valeu pela força, Mortan!
 
eu nunca aconselho o uso de agua destilada para confecçao de seringas pois os esporos nao diluem legal. usa agua mineral de copinho mesmo, o interior do copo é esteril por norma ABNT de envasamento de agua mineral.
só limpa bem o copo antes de puxar a agua, faz uma seringa bem escura, injeta de volta e vc terá 250 ml de soluçao de esporos. venho utilizando este método a 15 anos com sucesso.

sobre cl com soro 5%, é muito. pode diluir pra até 1%, a cl se desenvolve muito melhor em menores taxas de nutrientes. o micélio se espalha mais pra procurar comida e nao dá chances tbm pra contaminantes.


Bom saber @Mortandello eu vi uma tek aqui no teo.

4ml de soro glicosado 5%,
4ml de água esterilizada e
1ml de seringa muito esporos.

Acha que mesmo assim fica muito ? Diluir mais ainda ? Elas estão a 3 dias na incubadora. Ainda nem sinal do micélio.
 
esporos costumam levar até 5 dias pra germinar. sobre a diluiçao eu nao estou lembrando a conta aqui certinho.

edit- lembrei:

Expressões da concentração de uma solução
  1. M = Número de mol do soluto / volume da solução (L)
  2. % em massa = (massa do soluto / massa da solução) x 100%
  3. % em volume = (volume do soluto / volume da solução) x 100%
  4. % em massa/volume = (massa do soluto/ volume da solução) x 100%
  5. 1649079743328.png1649079696442.png

Bom saber @Mortandello eu vi uma tek aqui no teo.

4ml de soro glicosado 5%,
4ml de água esterilizada e
1ml de seringa muito esporos.

Acha que mesmo assim fica muito ? Diluir mais ainda ? Elas estão a 3 dias na incubadora. Ainda nem sinal do micélio.
 
Última edição:
esporos costumam levar até 5 dias pra germinar. sobre a diluiçao eu nao estou lembrando a conta aqui certinho.

edit- lembrei:

Expressões da concentração de uma solução
  1. M = Número de mol do soluto / volume da solução (L)
  2. % em massa = (massa do soluto / massa da solução) x 100%
  3. % em volume = (volume do soluto / volume da solução) x 100%
  4. % em massa/volume = (massa do soluto/ volume da solução) x 100%
  5. View attachment 204185View attachment 204183


Caraka agora sim fundiu de vez meu cérebro. Vou ter que ir aos poucos.

Vou esperar essa solução aqui e ver no que vai dar. Se der certo continuarei. Senão vou ir pra Bda mesmo, e na próxima água de copinho com certeza.

Esse é o link dessa técnica do soro glicosado.

Tópico 'Cultura líquida rápida com soro glicosado'

 
Última edição:
faz uma seringa bem escura

Mas a seringa bem escura não é indispensável pra uma boa seringa, nobre @Mortandello (Uma Seringa de Esporos escura nem sempre é uma Seringa de "qualidade"). Inclusive com chances de muitas eclosões de genéticas incompatíveis e daí concorrência pelo substrato, de acordo com debates pelo fórum.

Pode explicar pq sugere a seringa escura? Pergunto para ter conhecimento mesmo da sua posição. Se trata de dps poder diluir a seringa em outras seringas?
 
Última edição:
Mas a seringa bem escura não é indispensável pra uma boa seringa, nobre @Mortandello (Uma Seringa de Esporos escura nem sempre é uma Seringa de "qualidade"). Inclusive com chances de muitas eclosões de genéticas incompatíveis e daí concorrência pelo substrato, de acordo com debates pelo fórum.

Pode explicar pq sugere a seringa escura? Pergunto para ter conhecimento mesmo da sua posição. Se trata de dps poder diluir a seringa em outras seringas?
caso vc nao tenha visto, disse uma seringa escura pra diluir nos 250 ml de agua mineral e transformar em 250 ml de soluçao menos concentrada de esporos.
 
caso vc nao tenha visto, disse uma seringa escura pra diluir nos 250 ml de agua mineral e transformar em 250 ml de soluçao menos concentrada de esporos.

As seringas já estão á 13duas na incubadora e nada do sinal do micélio. Vou baixar a quantidade do soro e ver a água de copinho e não a estéril.

Estranho que as seringas que fiz com a mesma água. Hoje fui ver os potes o micélio está crescendo, e as cl nada.

Então pra seringa multiesporos ela até é boa. Mas pra cl não foi.

Hoje vou comprar água de copinho pra cl.
 
As seringas já estão á 13duas na incubadora e nada do sinal do micélio. Vou baixar a quantidade do soro e ver a água de copinho e não a estéril.

Estranho que as seringas que fiz com a mesma água. Hoje fui ver os potes o micélio está crescendo, e as cl nada.

Então pra seringa multiesporos ela até é boa. Mas pra cl não foi.

Hoje vou comprar água de copinho pra cl.
a seringa nao é um lugar legal pra fazer CL viu, pode ter acabado o oxigenio da soluçao.
 
Pois é. Bora pros potinhos então. 👍
Fiz um bolo pf tek e injetei essa “cl” sem nada apenas a água destilada o soro e os esporos. Em 4 dias apareceu sinais de micélio já. Vai entender.

opa, com certeza, rolou que nao havia oxigenação no soro, se nao me engano é medida pra evitar o aparecimento de bacterias.
 
Bom saber @Mortandello Será que se eu aumentar apenas a oxigenação nessas seringas que estão prontas tem chance de dar boa ?
seringas não sao boa pra iniciar uma CL, quer iniciar fácil, inocule multi esporos em uma caixinha de agua de coco de 200 ml, aguarde 11 dias, agite (vede bem o furo e limpe bem a embalagem por fora antes) depois de agitar aguarde mais 24 horas e puxe as seringas de CL iniciais - não sao ideais para envio pois enferrujam em 10 dias apos a confecção porém sao otimas para inoculaçoes.
 
Back
Top