Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possível experiência com/reflexão sobre a "Morte do Ego".

KoopaTroopa

Hifa
Cadastrado
22/03/2017
42
14
29
Saudações a todos! :feliz:

Gostaria de trazer para a discussão o que se chama de "Morte do Ego", experiência normalmente presente no nível 5 das experiências psicodélicas e enteógenas.

Pesquisando muito sobre o assunto, encontrei um canal do youtube, chamado "PsychedSubstance", e mais especificamente, o vídeo onde o dono do canal, "Adam", faz o uso da Changa (DMT) enquanto grava a si mesmo.


View: https://www.youtube.com/watch?v=OCuZWlx7JIo&t=436s


O vídeo recomenda aos usuários, assisti-lo enquanto estão sob forte efeito dos psicodélicos ou enteógenos, mais especificamente, quando os usuários estão experienciando a tão falada "Morte do Ego".
Ele funciona como uma forma de acalma-los, para que consigam direcionar-se para um caminho em que suas experiências serão de fato, proveitosas, reveladores e iluminadoras.

Vou traduzir algumas partes das falas do Adam no vídeo:

"Uma das, se não a experiencia mais intensa que um ser humano pode ter, é sentir a Morte do Ego.
Existem muitos psicodélicos que podem levar a essa experiência, mas não importando do caminho tomado, o destino é o mesmo.
A Morte do Ego é uma experiência belíssima, não precisa ser temida, e pode ser abraçada, aceita.
Uma das razões pelas quais muitas pessoas se sentem amedrontadas durante experiências psicodélicas,
é porque elas chegam a um ponto de sua experiência, onde não tem mais acesso a suas memórias, começam a esquecer quem são, as suas personalidades e o ambiente, começam a se tornar um só.
Durante essa experiência, seu percepção de existência simplesmente evapora no ar, e você literalmente se funde com tudo a sua volta. Esse é o momento que que define a verdadeira viajem psicodélica."​

***Adam faz o uso do DMT***

"Ultimamente o que você não pode realmente ver agora, é que você é quem está movendo as velas, está olhando para o navio.
Pelo medo, e pela vontade de se segurar ao seu ego, você está criando a tempestade. Você pode se soltar, é difícil, mas é que você deve fazer, pois assim que se soltar, deixará que as águas te levem.
Assim que se soltar, sentirá que é uma experiência maravilhosa, que pode lhe trazer muito retorno.
É um alívio não precisar lutar contra ela. Te prometo que voltará a si, e lembrará de quem você é novamente, só peço que dê uma olhada aonde vai dar este buraco do coelho.

O mais importante é se lembrar de que, tudo isso não passa de uma brincadeira, uma pegadinha cósmica!!
Não importa se você vai se segurar, ou se soltar, vamos acabar com baboseira e levar ao foco do discurso **risadas** é uma pegadinha galera!!
Como se todos saíssem de trás das costinas, das arvores, ou de baixo do sofá, e não importa o que você faça, a pegadinha é sempre com você!! Você pode se assustar, se é o que escolher fazer, pode se acalmar também, mas não importa que perspectiva você tenha.
Porque no final, são só caminhos diferentes, que levam ao mesmo final, a mesma conclusão, de que tudo não passa de uma pegadinha cósmica!!!

Isso o permitirá, olhar para a sua vida de uma maneira diferente, de uma maneira muito mais tranquila, menos julgadora, tomando um lugar de aceptabilidade. Algumas vezes, tudo o que você precisa fazer, é aceitar o que você é, o que está acontecendo com você, e deixar a experiência fazer o resto.
Você não precisa estar sempre no controle, pode se soltar, deixe levar, não lhe fará mal algum.
Digamos que a substancia psicodélica "Allan" me ama **risadas** "

ONDE EU QUERO CHEGAR COM ISSO ? :bigode::bigode:

O tema da "Morte do Ego", foi um dos, se não o que mais me despertou interesse, quando pesquisando pelos relatos de experiências psicodélicas, pela complexidade e dificuldade em de fato, explica-la, é muito mais simples apenas senti-la, e saber do que se trata.

Como o próprio Allan disse no vídeo, ele acredita que a Morte do Ego pode ocorrer com o uso de diversas substancias.

Pelo que foi relatado no vídeo, e vendo a maneira como o Allan se comportou, assim como suas dicas sobre como lidar com a Morte do Ego pude me identificar muito com a maior experiência psicodélica que eu já tive na vida.
Ela ocorreu na virada do ano retrasado (2015~1016) durante um festival de cultura alternativa, misturei a Gota (LSD) com cristais de MD (MDMA), e me senti exatamente desta maneira, tive inclusive um flashback ao ver o vídeo, como se o Allan estivesse falando diretamente comigo, no estado em que eu já me encontrei, mesmo sem eu estar neste estado neste exato momento, faz sentido??! :facewall:

Acredito então já ter experienciado a Morte do Ego, porém usando uma substancia diferente da que o próprio Allan faz uso no vídeo, a Changa (DMT), e diferente da que é relatada por tantas outras pessoas como no uso dos Cogumelos (Psilocibina).
Senti-me como se tivesse descoberto o segredo da existência, como se eu fosse o nosso tão famoso Deus, não só eu, mas todos os que estavam a minha volta também eram este ser, todos eramos um só, todos estávamos conectados e pensávamos como um só!!!
A experiência chegou no seu ápice quando me dei conta de que todos os meus amigos, que estavam a minha volta, também tinham usado varias substancias psicodélicas, alguns as mesmas, outros usando diferentes substancias, mas todos estavam nesta mesma sintonia, eu me arrepiava a todo momento!!!
Por algum tempo, pude me comunicar com os outros sem o uso de palavras, pude prever em curtos períodos de tempo o que iria acontecer em seguida.
Era como se tudo já estivesse predestinado, como se todas as decisões anteriores que eu tomei na minha vida, me levaram para aquele momento específico, como se isso tivesse que acontecer, me senti no controle de tudo, mas ao mesmo tempo, como se não pudesse controlar nada.

Enfim ... as perguntas que não saem da minha cabeça! :coffee:

Será que varias substancias levam à mesma morte do ego??

Será que a experiência de Morte do Ego apresenta subníveis ?? Como uma morte sendo mais profunda do que a outra ? Mais complexa??

Ou será que existem diferentes tipos de Mortes do Ego, pela diferença entre a substancia utilizada, e pela pessoa que a utiliza. Não podendo assim, serem comparadas umas com as outras.

Por favor digam se vocês já tiveram esta experiência belíssima, e falem sobre ela, e no que ela se assemelha e difere da minha.
 
Última edição:
O vídeo recomenda aos usuários, assisti-lo enquanto estão sob forte efeito dos psicodélicos ou enteógenos, mais especificamente, quando os usuários estão experienciando a tão falada "Morte do Ego".


Duvido que consigam.



Será que varias substancias levam à mesma morte do ego??


Você pode assumir que sim. Mas aqui basicamente só discutimos as experiências com cogumelos. Então vamos manter o foco, por favor.
 
Você pode assumir que sim. Mas aqui basicamente só discutimos as experiências com cogumelos. Então vamos manter o foco, por favor.

Minha ideia com isso, era saber se eu voltaria a experienciar o que já senti com outras substancias, quando tiver minha primeira experiência com os cogumelos.

Como se quando eu estivesse novamente nesse estado, o universo me saudasse com um "Bem vindo de volta meu amigo" hahaha :LOL:

Ou se seria algo completamente diferente das experiências anteriores.

Estou me preparando psicologicamente, estudando muito sobre o assunto a fim de preparar o Set e o Setting para ingerir cerca de 2g, a no máximo 3g dos cogumelos de meu primeiro cultivo, completamente desidratados.

Por mais que o tópico tenha saído um pouco do assunto, minha intenção com ele era descobrir como os outros usuários mais experientes podem descrever suas experiências de Morte do Ego, sendo elas provenientes do uso de cogumelos do gênero Psilocybe Cubensis para eu comparar com o que já experienciei, e para me preparar para a nova experiência. :feliz::feliz:
 
Legal o debate iniciado.

O vídeo recomenda aos usuários, assisti-lo enquanto estão sob forte efeito dos psicodélicos ou enteógenos, mais especificamente, quando os usuários estão experienciando a tão falada "Morte do Ego".

Esse cara aí tá pedindo demais. Sob morte do ego não dá pra ver nada, por consequência natural, você não vai ter olhos pra ver, ou não vai estar no seu corpo, ou não vai lembrar de ver, enfim... :LOL:

Por mais que o tópico tenha saído um pouco do assunto, minha intenção com ele era descobrir como os outros usuários mais experientes podem descrever suas experiências de Morte do Ego, sendo elas provenientes do uso de cogumelos do gênero Psilocybe Cubensis para eu comparar com o que já experienciei, e para me preparar para a nova experiência. :feliz::feliz:

Mas então, vai na seção de relatos de experiências Místicas e você encontrará a maioria dos relatos que envolvem morte do ego.

Eu só tive até hoje duas experiências realmente arrebatadoras e que se aproximaram do conceito de perda do ego em algum sentido: A Igreja do Chamamento do Capeta e Arrebatado pela Luz.

Mas eu parei de buscar a perda do ego, na medida em que os cogumelos se tornaram mais religiosos pra mim.
 
Última edição:
também achei complicado de ver esse video enquanto está ocorrendo a viagem, a ideia parece meio sem sentido (pra mim)...quem sabe vendo antes da viagem ajude mais

quanto a "morte do ego" - eu tenho a impressão que essa expressão foi meio "banalizada" com essa segunda ascensão dos psicodélicos; já li vários relatos que afirmavam ter tido a tal morte, porém quando vc vai ver o conteúdo do relato em si parece apenas uma experiencia psicodélica normal (se é que podemos chamar alguma experiencia psicodélica assim!), com todas aquelas coisas incríveis que acontecem, mas sem nenhuma desintegração do indivíduo de fato (que normalmente ocorre com doses grandes de psicodélicos). Não que eu esteja querendo apontar o que foi ou não a viagem dos outros, mas me atendo só aos relatos (que é o que temos) me parece que as pessoas ficam tão encantadas com os psicodélicos e experienciam coisas tão incríveis que acabam achando que já chegaram à "morte do ego", quando na real tem muito mais chão ainda.

Eu mesma tenho lidado com uma ânsia pra alcançar certos estágios mais "evoluídos" (como a morte do ego) que no fundo isso me mostra o quanto na verdade ainda estou verde - é meu próprio ego que quer isso. Agora imagina o ego querendo sua própria morte, óbvio que vai dar bad né rsrsrs
Então acho que a melhor forma de lidar é deixar acontecer, só que pra mim isso é o mais difícil. Quando tenho psicodélicos me sinto tipo o Merlin kk, é muito difícil não criar expectativas...
 
Esse cara aí tá pedindo demais. Sob morte do ego não dá pra ver nada, por consequência natural, você não vai ter olhos pra ver, ou não vai estar no seu corpo, ou não vai lembrar de ver, enfim... :LOL:

Vendo vocês falando assim @ExPoro faz o total sentido

Apesar da intenção do cara ser boa, não deve ser possível mesmo. :(

Mas então, vai na seção de relatos de experiências Místicas e você encontrará a maioria dos relatos que envolvem morte do ego.

Eu só tive até hoje duas experiências realmente arrebatadoras e que se aproximaram do conceito de perda do ego em algum sentido: A Igreja do Chamamento do Capeta e Arrebatado pela Luz.

Era exatamente isso que eu estava buscando! Obrigado por compartilhar suas experiências colega, vou ler com muita calma ambas as experiências! :):)


quanto a "morte do ego" - eu tenho a impressão que essa expressão foi meio "banalizada" com essa segunda ascensão dos psicodélicos; já li vários relatos que afirmavam ter tido a tal morte, porém quando vc vai ver o conteúdo do relato em si parece apenas uma experiencia psicodélica normal (se é que podemos chamar alguma experiencia psicodélica assim!), com todas aquelas coisas incríveis que acontecem, mas sem nenhuma desintegração do indivíduo de fato (que normalmente ocorre com doses grandes de psicodélicos).

Então @gauche também tenho essa impressão, e tal fato dificulta muito aos que querem estudar mais sobre o assunto. :ler:

Também acredito que não devo forçar a Morte do Ego, pois ainda nem tive minha primeira experiência com os cogumelos, vou começar
com muita calma, com dosagens pequenas~médias, e ir aumentando aos poucos quando me sentir confortável e confiante para o mesmo.

Mas a tal Morte do Ego me fascinou, então antes mesmo de chegar perto de alcança-la, quero me informar o máximo possível.

Obrigado por participar da discussão! Todos os conhecimentos e opiniões são bem vindas!! :feliz:
 
Hoje em dia eu acho que a morte do ego é algo mais simples do que parece...

Muita gente tenta complicar, classificar, rotular, carimbar e selar, e esquece que tem que é se deixar ir, se quiser voar!

O que acontecerá se você ficar esperando a morte do ego para ver o vídeo, vai ser que você não vai chegar lá, porque vai ficar prestando atenção na hora certa de dar o "clique". Ou se a dose estiver muito forte, vai bater um medo na hora que sentir que está "indo", e assim talvez prejudicar a experiência. E no final não vai conseguir ver vídeo nenhum...

Será que varias substancias levam à mesma morte do ego??
Creio que não todas, apenas as psicodélicas. E a dosagem necessária para perda do ego com algumas substâncias pode levar também à morte física... Ou à de uns bons neurônios.

Será que a experiência de Morte do Ego apresenta subníveis ?? Como uma morte sendo mais profunda do que a outra ? Mais complexa??
Ou será que existem diferentes tipos de Mortes do Ego, pela diferença entre a substancia utilizada, e pela pessoa que a utiliza. Não podendo assim, serem comparadas umas com as outras.
Os efeitos de cada substância sendo ligeiramente diferentes, a experiência em si será um tanto diferente, mas isso é bem subjetivo. A diferença entre cogumelos com ou sem IMAO, por exemplo.

Cada experiência é única, e não há "níveis" claramente definidos. Como o ego morreu, não há um observador capaz de notar em que estágio a experiência está, primeiramente... E geralmente também não é possível ficar de pé, ou enxergar o mundo em volta, já que não há mais um corpo para tal.

No estado de morte do ego você deixa todos esses conceitos mundanos (corpo, mente, eu) para trás, e só vai lembrar deles quando voltar.
 
Back
Top