Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possível contaminação em Agar!

sankhara

Artífice esporulante
Membro Ativo
10/03/2009
178
80
Lusitania
Amigos!

Estou a ter estás dezenas de formações, pequenos pontos brancos a crescer, ao longo de algumas das minhas caixas de Petri.

Será que é cob web? Estão contaminados?

O primeiro foi de um tecido vivo (Djamour), o outro de um pouco de agar que salvei.

Contudo estou a ter o mesmo noutras caixas de Petri.

Qual a vossa experiência? Contaminação?

Abraço
IMG-20210502-WA0008.jpeg16199831328636223913511719126282.jpgIMG-20210502-WA0010.jpeg
 
Usei "nutritional yeast" na receita de Agar para as caixas de Petri.

Esterelizei durante 45' na panela de pressão.

Será que é o fermento (nutritional yeast) a crescer?

Abraço
 
Olha, isso com certeza é contaminação, a levedura nutricional que você colocou na receita é geralmente levedura mesmo mas morta, ela não cresceria. Além do que levedura em ágar é uma mancha aquosa que parece bactéria.
Qual técnica sanitária você usou nas inoculações?
 
Qual técnica sanitária você usou nas inoculações?
Olá Imb,

Esterelizei a solução de agar numa panela de pressão a 15psi por 45'.

Usei caixas de Petri já previamente esterelizada e inoculei tudo dentro de uma caixa fechada (still air box) e com uma chama acesa dentro.

Não tive quaisquer outras contaminações a não ser está que refiro no post.
 
Olá Imb,

Esterelizei a solução de agar numa panela de pressão a 15psi por 45'.

Usei caixas de Petri já previamente esterelizada e inoculei tudo dentro de uma caixa fechada (still air box) e com uma chama acesa dentro.

Não tive quaisquer outras contaminações a não ser está que refiro no post.
Talvez a contaminação tenha surgido durante a secagem da placa de petri (?). Não sei, eu uso apenas uma SAB e já é suficiente para evitar contaminação. Talvez a chama cause correntes de ar indesejáveis. (Não tenho mais certeza estou apenas levantando hipóteses para tentar dar uma luz aí)
 
Talvez a contaminação tenha surgido durante a secagem da placa de petri (?). Não sei, eu uso apenas uma SAB e já é suficiente para evitar contaminação. Talvez a chama cause correntes de ar indesejáveis. (Não tenho mais certeza estou apenas levantando hipóteses para tentar dar uma luz aí)
Olá, o que é "uma SAB" ?
 
Back
Top