Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Por que existem substancias psicoativas?

illustrati

Primórdia
Cadastrado
16/12/2011
31
33
33
Lendo bastante o fórum pude ver muitos tópicos interessantes principalmente aqui na área da perspectivas multidimensionais... :)
Mas não achei um com esse tema em especifico, então criei esse tópico.

Uma duvida me ocorreu nesses tempos, por que sera que existem substancias que mudam e agem na percepção do ser humano?
Capazes de mudar a compreensão e até mesmo a forma de viver de seres conscientes...
Como plantas, fungos(geralmente são) que são seres que não tem consciência(parece pelo menos), podem interferir dramaticamente em seres conscientes até mesmo mudando a forma dessa consciência.

Não lembro onde li a respeito desse assunto(vou procurar), onde dizia que nos só sentimos o efeito dessas substancias porque possuímos receptores para elas, a questão é, porque temos receptores para essas substancias?
E se temos, não seria mais certo ativá-las com mais frequência?

Até mais alem!
 
Por acaso... (ou quase)

Temos receptores para outras coisas, que por acaso são ativados por essas substâncias... Assim como muitas outras, várias delas sintéticas, criadas com exatamente esse propósito. A diferença é que nos casos das substâncias psicoativas, a dose disponível é maior do que a da substância endógena (produzida pelo nosso próprio corpo).

A substãncia psicoativa funciona porque é farmacologicamente parecida com outras que existem no nosso corpo e em outros seres vivos na natureza. Há substâncias parecidas em nós e em outros seres (mesmo plantas e fungos) porque nós temos algum ancestral comum lá atrás (quando éramos apenas células), e também porque como dizem, "você é aquilo que come".

Em alguns casos as substãncias são mecanismos de defesa, com objetivo de distrair, paralizar ou até matar o predador. Em outros, é coincidência. No caso dos cogumelos, creio que seja as duas coisas, porque nós não somos exatamente os maiores predadores dos fungos. Somente alguns são psicoativos, a maioria apenas faz mal, uns poucos são comestíveis, e há um ou outro que nos matam com certeza,
 
Psicoativos existem por existir, ou por determinação Divina, ou conforme for a sua crença sobre o Universo. Por que eu digo isso? Porque pra um materialista-evolucionista, os psicoativos não existem para abrir as portas da nossa percepção - eles simplesmente existem e, por um acaso da interação química da molécula com nosso cérebro, nos dão efeitos psicodélicos. E por aí vai, conforme a crença de cada um - seja metafísica ou não, ou nem uma nem outra.

No meu entendimento, eu vejo uma Ordem Amorosa no Universo. Sem maiores detalhes de onde ela vem - se ela é uma Lei Natural decorrente da atração entre os corpos, ou uma Lei Divina decorrente da atitude sábia de uma divindade, ou se ela sequer existe e é imaginação minha - mas minha visão a enxerga atuando em tudo com muita luz e força. E essa crença me faz ser melhor e mais feliz, de dentro pra fora, sem esforços, quando observo essa lei.

Os psicoativos simplesmente existem nessa ordem amorosa e, por acaso ou vontade de uma força superior, em nosso planeta - supondo que há moléculas psicoativas em outros planetas para eventuais espécies inteligentes com um órgão "tipo cérebro" capaz de gerar psicodelia - as substâncias psicodélicas podem então ser aproveitadas para a melhoria individual e coletiva. Claro, eventual abuso significa uma saída dessa ordem amorosa do Universo, e a perda dos efeitos positivos da substância.

Por outro lado, em minha posição pessoal, não acredito em puro acaso. Dentro da ordem amorosa, as substâncias psicoativas foram feitas para nos ajudar. Mas dizer isso seria muito simplismo, porque não existe relação de causa-efeito quando se pensa em toda a existência dos múltiplos Universos dentro um único ponto no tempo. Não há "ser criado para" pois tudo "existe junto". Só que aí já é abstração demais, irrelevante pro tópico. :D
 
Obrigado pelas respostas pessoal!
Se mais alguém quiser mostrar sua opinião fiquem a vontade. :)
Até mais além...
 
Creio que por nosso cérebro ser um sistema bioquímico em constante interação com substâncias e circunstâncias exógenas é natural que algumas estruturas moleculares tenham esse efeito causador de "panes" no funcionamento "normal" do cérebro. Você produz, por exemplo, hormônios que te tiram o sono (tais hormônios fazem parte da evolução da adaptabilidade e interação com o meio ambiente), uma substância exógena de estrutura molecular semelhante se ingerida vai interagir de forma parecida com seus receptores neurais tirando o seu sono. Da mesma forma temos substâncias endógenas que aceleram nossas sinapses...Moléculas químicas que se assemelhem a estas substâncias endógenas se consumidas em determinadas doses podem acelerar suas sinapses ao ponto de causar uma espécie de pane que fará sua mente sair totalmente do seu funcionamento regular. Mas sou um leigo em neurociência e posso estar falando bobagem...Hehehehehe.
 
Moléculas químicas que se assemelhem a estas substâncias endógenas se consumidas em determinadas doses podem acelerar suas sinapses ao ponto de causar uma espécie de pane que fará sua mente sair totalmente do seu funcionamento regular.

Por vezes, isso abre um vazio onde antes havia uma tendência patogênica nas sinapses. Essa desconstrução do que havia antes permite uma nova construção neurológica, só que mais saudável. Assim, é possível superar aspectos traumáticos da personalidade até então "pesados demais".
 
Existe muito concreto, metal, aço, e vidro em nossas vidas. Os psicoativos existem para nos tornar mais orgânicos, sensíveis, e também para diminuir o nosso desejo de comprar coisas, objetos que não precisamos e que aprisionam a nossa psiquê.

Seus modos de uso são manifestações de uma profunda negociação entre nossas mentes e a realidade. No início dos tempos, existia uma outra relação dos humanos com as substâncias psicodélicas. Mas com a invenção de ferramentas, o surgimento da metalurgia, tudo mudou drasticamente. Acho que depois do neolítico, alguma coisa se perdeu, mas encontra-se retida nestas estruturas mais antigas, estruturas psicodélicas que nos reconectam de certa forma com algo mais importante e necessário. Algo que precisa ser preservado se almejamos nos livrar do atual estágio em que a civilização humana se encontra.

Eles existem para mostrar que não estamos no controle. Nunca estivemos!
 
Eu sou fã desse carinha aí, professor da USP:

Essas substâncias são as responsáveis pela evolução da consciência, e isso pode ser observado no decorrer da história..

Existe inclusive um peixe que tem DMT..
 
Acredito que seja um feliz acidente da natureza.
Um acidente que causa muitos impactos na sociedade humana e em vários setores. Positivos quando expandem a criatividade e a consciência humanas e negativos quando expandem o embotamento e o vício. Nós temos a cultura tecnológica atual que bebeu muito nessa fonte e temos os cartéis de coca na America do Sul. Temos os Rastafaris e a Permacultura e temos a crackolandia e a família Manson. Acho que os psioativos tem um papel importante no desenvolvimento individual e coletivo quando são usados com um contexto de autoconhecimento., simplesmente porque permitem uma mudança de perspectiva.
 
Última edição:
Lendo bastante o fórum pude ver muitos tópicos interessantes principalmente aqui na área da perspectivas multidimensionais... :)


Uma duvida me ocorreu nesses tempos, por que sera que existem substancias que mudam e agem na percepção do ser humano?
a substancia ja existe em vc, a percepcao que agem é o agente da gente mesmo
ela só encontra o recpetor e conecta em chave e fechadura e pra descobrir isso cabe a vc mesmo perceber e não terceiros em opiniões como essa minha
quando ter conhecimento dos seus receptores e pra que eles servem tudo muda, mesmo que já ta mudado, mas a compreensão nao esta dentro disso entao ela tenta sair, mas nao consegue, ela fica presa ate desprender, ai já foi
 
Ao meu ver, as substâncias são apenas substâncias.
"Psicotrópico" mesmo somos nós, que interagimos com elas.
 
Esses dias voltando da universidade, me deparei com esse pensamento também, diferentemente do álcool, éter, óxido nitroso, apesar de sua natureza, por sua toxicidade ao homem, claramente não foram feitas para "ingestão" humana, ao contrário disso, THC, Psilocibina, Mescalina, DMT, até a nicotina parecem que foram "criadas" exatamente para o uso humano, e inclusive o homem possui receptores neuroquímicos à alguma dessas substâncias. Curioso né? Seriam simplesmente (sub)metabólitos de plantas e fungos? Pelo que eu saiba, tais substâncias citadas anteriormente (apenas a nicotina, que eu saiba, têm efeito repelente à alguns insetos) não exercem nenhuma função essencial à estes seres. Mas quando nós as ingerimos.........

O que eu quero dizer, é que psicoativos parecem existir por outro motivo além de uma mera coincidência da natureza.
 
Acho que assim como existem plantas que são boas para diversas funções do nosso corpo (por exemplo couve tem muito ferro, previne anemia etc), existem também plantas boas para a mente e o espírito. É tão óbvio que as vezes é esquecido. Tudo que existe na Terra e no Universo tem uma função, uma finalidade, um propósito. Água serve pra nos hidratar, até porque somos compostos de 70% de água, tem plantas que são boas para o fígado, para o coração, para a circulação, para o pulmão, etc, e tem plantas para o espírito, como o ayahuasca, plantas para a mente, como os cogumelos e outras diversas.
 
Tudo que existe na Terra e no Universo tem uma função, uma finalidade, um propósito.
Discordo bastante. E este tópico aparentemente está voltado para essa ideia, por isso nem quis participar no começo da discussão, mas o que custa registrar minha opinião né?

Eu creio que há uma inversão dos fatos no seu raciocínio... A água não existe porque nós existimos. Mas nós existimos porque a água existe... Me parece uma visão muito antropocêntrica essa sua.

Se nós interagimos com outros seres vivos de forma tão harmônica as vezes como um "encaixe perfeito" é por que evoluimos pelas mesmas regras estruturais da química organica. Essas seguem combinações limitadas e claro que semelhanças irão surgir.

Quantas outras combinações quimicas devem ter surgido nos ancestrais dos cubensis aleatóriamente, até que veio a psilocibina que casou coincidentemente com nossos receptores de serotonina?
 
Eu creio que há uma inversão dos fatos no seu raciocínio... A água não existe porque nós existimos. Mas nós existimos porque a água existe... Me parece uma visão muito antropocêntrica essa sua.

Se nós interagimos com outros seres vivos de forma tão harmônica as vezes como um "encaixe perfeito" é por que evoluimos pelas mesmas regras estruturais da química organica. Essas seguem combinações limitadas e claro que semelhanças irão surgir.

Quantas outras combinações quimicas devem ter surgido nos ancestrais dos cubensis aleatóriamente, até que veio a psilocibina que casou coincidentemente com nossos receptores de serotonina?
Então, eu achco que me expliquei mal, mas falando de substâncias psicoativas não vejo como não ser antropocêntrico, pois não creio que animais a não ser talvez um golfinho possam processar a experiência psicodélica, mas claro podem se beneficiar de seus efeitos medicinais. A não ser que esteja falando de seres inteligentes extraterrestres, mas acho que se encaixa também.
Eu entendo que nós existimos porque a água existe, eu disse que ela serve para nos hidratar, nós e todos os outros seres. Assim como ovo é uma fonte de proteína e etc.
 
Então, eu achco que me expliquei mal, mas falando de substâncias psicoativas não vejo como não ser antropocêntrico, pois não creio que animais a não ser talvez um golfinho possam processar a experiência psicodélica
Você está supondo que apenas homens e golfinhos têm seus sentidos alterados por substancias psicodélicas? Ou que outros possuem mas apenas o homem e golfinhos podem ter um "entendimento superior" dessa experiencia?
To achando seu raciocinio meio confuso ainda.

Eu entendo que nós existimos porque a água existe, eu disse que ela serve para nos hidratar, nós e todos os outros seres. Assim como ovo é uma fonte de proteína e etc.
É... nesse ponto você ainda não entendeu. Sobre a estruturação quimica limitada que eu falei acima, eu quis dizer que a quimica organica, baseada no carbono que dá vida a todos os seres é algo comum a todos esses seres. Então obvio que haverá uma correlação entre si. Os aminoácidos essenciais para a vida estão em todos os seres. Tudo é formado da mesma base.

Agora, se pensarmos numa estrutura quimica diferente da estrutura quimica que surgiu aqui na terra com o Carbono como base, ai sim tudo seria diferente. Talvez o unico substituto viavel ao carbono para criar estruturas quimicas complexas importante para a formação da vida, seria o silicio. Ai sim poderiamos ver uma incompatibilidade. A proteína do ovo que nos faz bem certamente não faria bem a um ser que tem sua estrutura organica formada por Silicio.
Exemplo de uma matéria sobre isso que falei: Porque Alienígenas de Silício Iriam Preferir Comer Nossas Cidades a Nós

Então o que quero dizer com isso tudo é simples... É facil encontrar uma relação entre seres que possuem a mesma origem e que são constituidos da mesma máteria. E não quer dizer necessariamente que o ovo existe para te servir de fonte de proteína. Mas que a sua demanda por proteína existe pois há proteína disponivel.
E consequentemente não quer dizer que a psilocibina existe para nos causar um efeito psicoativo. Assim como o efeito do catnip não existe para causar efeitos psicoativos em gatos.
E que PRINCIPALMENTE, é de se esperar que na natureza se encontre substancias parecidas com a serotonina, já que a serotonina é criada por processos quimicos comum a todas as substancias orgânicas.

Desculpa se fui longo demais, é que hoje estou com muita vontade de conversar. :(
 
Não discordo de você, mas essa coincidência química é muito linda. Principalmente quando entre entre muitas outras substâncias orgânicas nitrogenadas que um ser poderia produzir, ele produz algo como a psilocibina.
 
Última edição:
Principalmente quando entre entre muitas outras substâncias orgânicas nitrogenadas que um ser poderia produzir, ele produz algo como a psilocibina.

E quantas outras substancias orgânicas nitrogenadas já foram produzidas por outros seres no lugar da psilocibina? Essa é a questão...
 
É... nesse ponto você ainda não entendeu. Sobre a estruturação quimica limitada que eu falei acima, eu quis dizer que a quimica organica, baseada no carbono que dá vida a todos os seres é algo comum a todos esses seres. Então obvio que haverá uma correlação entre si. Os aminoácidos essenciais para a vida estão em todos os seres. Tudo é formado da mesma base.

Agora, se pensarmos numa estrutura quimica diferente da estrutura quimica que surgiu aqui na terra com o Carbono como base, ai sim tudo seria diferente. Talvez o unico substituto viavel ao carbono para criar estruturas quimicas complexas importante para a formação da vida, seria o silicio. Ai sim poderiamos ver uma incompatibilidade. A proteína do ovo que nos faz bem certamente não faria bem a um ser que tem sua estrutura organica formada por Silicio.
Exemplo de uma matéria sobre isso que falei: Porque Alienígenas de Silício Iriam Preferir Comer Nossas Cidades a Nós

Então o que quero dizer com isso tudo é simples... É facil encontrar uma relação entre seres que possuem a mesma origem e que são constituidos da mesma máteria. E não quer dizer necessariamente que o ovo existe para te servir de fonte de proteína. Mas que a sua demanda por proteína existe pois há proteína disponivel.
E consequentemente não quer dizer que a psilocibina existe para nos causar um efeito psicoativo. Assim como o efeito do catnip não existe para causar efeitos psicoativos em gatos.
E que PRINCIPALMENTE, é de se esperar que na natureza se encontre substancias parecidas com a serotonina, já que a serotonina é criada por processos quimicos comum a todas as substancias orgânicas.
concordo , pois todos os organismos , se voce for olhar a fundo , possuem "a base de tudo" igual , todos usamos os mesmo sais minerais(mesmo que em proporções diferentes) , todos temos dna semelhante(todos os DNA's são formados por 5 nucleotideos combinados) , todos usamos agua , e todos usamos ATP como fonte de energia.

Na "essência orgânica" somos todos iguais , então não me surpreende que do mesmo jeito que todos os organismos sintetizam o ATP para energia , muitas plantas fungos e animais produzam triptaminas , já que a base de produção dessas substancias é semelhante. Então pode-se dizer que temos aí uma coincidência.

Mais na minha opinião , não se trata só de uma coincidência... Não acho que há uma ordem maior ou energia que traz os psicoativos para nós, sou cético em relação a isso , só quero dizer que pode haver muitas e muitas razões hipotéticas... no caso dos magicos por exemplo, pode ser que a psilocibina afaste alguns insetos ou até mesmo alguns micro-organismos , ou pode ser que os ancestrais dos cogumelos usavam a substancia como defesa , pode ser até mesmo que a psilocibina afaste outros fungos dos quais não temos conhecimento.

Lembro que vi em algum lugar que há mais de 4 mil substancias psicoativas naturais , com certeza muitas são coincidências , outras são benéficas para os organismo, outras são simplesmente metabólitos , ou simplesmente hormônios vegetais.
 
Desculpe reviver o tópico, mas caso possa interessar a alguém...

Eu já tive 2 insights diferentes sobre os cogumelos alucinógenos.

Nos 2 insights, quem "trouxe" os cogumelos para terra não foi a seleção natural, e sim a "seleção inteligente", isto é, seres inteligentes de outro planeta vieram até aqui e por algum motivo "implantaram" essa espécie no nosso meio.

No primeiro insight o motivo dessa introdução seria para evolução, o macaco ao comer os cogumelos mudou sua capacidade mental e sua química corporal, e como toda informação de tudo que acontece com cada espécie fica gravada no DNA, gradativamente o macaco se tornou o Homo Erectus ao consumir o cogumelo, e posteriormente a evolução continuou, e continuará através do consumo do cogumelo.

O outro insight também começa da mesma maneira, ET's trazendo o cogumelo pra terra, mas não pra evoluir o macaco. Mas para criar uma forma de comunicação extra dimensional sútil, entre eles e nós. Para evoluir nossa percepção extra dimensional e sensorial, ao ponto de sermos capazes de perceber a presença deles. Como se eles existissem em uma semi dimensão/outra dimensão, eles nos vêem, mas nós não os vemos, devido nossa baixa percepção sensorial/dimensional.

Mas isso é só achismo, nada científico, talvez eu apenas tenho tomado cogumelos de mais, ou de menos.
:roflmao:
 
Back
Top