Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Por que existe vida?

Premonisom

Artífice esporulante
Contribuidor
24/11/2005
614
80
Osho,
Eu nunca fui capaz de encontrar resposta para uma pergunta.
É uma pergunta estúpida, mas mesmo assim eu queria muito saber a resposta.
Você poderia nos dizer qual é o propósito da criação? Por que a vida existe?
Por que todas as coisas existem? Eu não acredito em acidentes.



Prem Patrick,
A pergunta é certamente estúpida... Você está absolutamente certo a respeito disso. E a pergunta não é respondível. Qualquer pessoa que respondê-la irá somente criar alguns questionamentos a mais em você. Você não foi capaz de encontrar qualquer resposta porque não existe resposta. A vida é um mistério, por isso essa pergunta não pode ser respondida. Você não pode perguntar o porquê. Se o porquê for respondido, a vida deixa de ser um mistério.

Esse é todo o esforço da ciência: destruir o mistério da vida. E a maneira é encontrar respostas para todos os porquês. E a ciência acredita, naturalmente com arrogância e ignorância, que um dia ela será capaz de responder a todos os porquês. Isso não é possível. Mesmo se nós respondermos a todos os porquês, o último dos porquês permanecerá: por que a vida existe, afinal? Qual o significado da existência? Qual é o propósito de tudo isso? Essa pergunta é a última e ela não pode ser respondida.

Se alguém lhe der uma resposta, ela simplesmente irá criar um novo questionamento. E respostas já têm sido dadas... Algumas pessoas acreditam que Deus criou o mundo porque queria ajudar a humanidade. Agora, que tipo de resposta é essa? Ele criou a humanidade para ajudar a humanidade. Qual era a necessidade de criar? Alguns outros dizem que Deus criou o mundo porque ele estava se sentindo muito solitário. Se Deus estava se sentindo mal muito só, então não existe qualquer possibilidade de alguém se tornar um Buda.

E se Deus de repente começou a se sentir solitário, então o que ele estava fazendo antes de criar o mundo? Por toda a eternidade ele tem estado só... então de repente , num dia, numa manhã, ele ficou enlouquecido, ou o que? De repente ele começou a se sentir solitário depois do almoço. E qual era a necessidade de criar todo o mundo? Apenas uma mulher já teria sido o suficiente!

E agora, como ele está se sentindo hoje? Muito cheio de gente? Gente em demasia pelas ruas? Deve estar planejando destruir o mundo em breve. Sobre que tipo de Deus você está falando? O seu Deus é uma pessoa que pode se sentir solitário?
Todas essas são respostas tolas para perguntas tolas.

Então existem pessoas que dirão: isso é um jogo de Deus, a sua brincadeira. Ele não poderia ter ficado sentado em silêncio? Que espécie de jogo é esse? Adolf Hitler e Mussolini e Joseph Stalin e Mao-Tse-Tung, Gengis Khan, Tamurlaine, Nadir Shah... Brincadeira de Deus? Seis milhões de judeus assassinados por Adolf Hitler, e Deus está brincando com um jogo? Por que ele não vai jogar golfe? ou xadrês? Por que torturar pessoas? Tanta miséria no mundo e esses tolos seguem dizendo que isso é brincadeira de Deus? Crianças que nascem paralíticas, cegas, surdas, mudas... Brincadeira de Deus? Que espécie de Deus é esse? Ou ele não é Deus, ou pelo menos ele não é divino. Ele deve ser muito mau.

Essas perguntas não ajudam. Elas criam mais perguntas. Patrick, o máximo que eu posso dizer é que a vida não tem propósito algum, ela não pode ter qualquer propósito.

Todos os propósitos estão no meio da vida. Sim, um carro tem um propósito: ele pode levá-lo de um lugar ao outro. O alimento tem um propósito: ele pode nutri-lo, ele pode mantê-lo vivo. Uma casa tem um propósito: ela pode lhe dar abrigo quando está chovendo e quando está quente. As roupas têm propósito... Todos os propósitos estão dentro da vida, mas a vida em si mesma não pode ter qualquer propósito porque ela não é um meio para algum fim. Um carro é um meio, a casa é um meio.

A vida não tem qualquer objetivo, a vida não está indo para lugar algum. A vida está simplesmente aqui! Ela nunca foi criada. Esqueça essa idéia de criação. Isso cria muitas perguntas estúpidas na mente. Ela nunca foi criada, ela sempre esteve aqui e ela sempre estará aqui. Com formas diferentes, de maneiras diferentes, a dança continuará. Ela é eterna. Ais dhammo sanantano - assim é a lei última.

Não há qualquer propósito e essa é a beleza da vida. Se houvesse alguns propósitos, então a vida não seria tão bonita, então haveria uma motivação, então ela seria como um negócio, então ela seria muito séria. Olhe para as rosas, para as flores de lótus, para os lírios. Qual o propósito? O lótus de manhã cedo, o sol nascendo, o cuco começando a cantar...Qual o propósito? Isso não é intrinsecamente lindo? Todas as coisas precisam de propósitos fora de si mesmas?

A vida é intrinsecamente linda. Ela não tem qualquer propósito extrínseco. Ela não é propositada. Ela é exatamente como uma canção de um pássaro na escuridão da noite, ou o som da água, ou o som do vento passando através dos pinheiros...

O homem é voltado para objetivos. E porque a sua mente é voltada para objetivos, ela cria perguntas como esta: "Qual o objetivo da vida? Deve haver algum objetivo." Mas se alguém disser, "esse é o objetivo da vida", então você irá perguntar: "Qual o objetivo desse objetivo? Por que nós devemos alcançá-lo? A que propósito ele irá servir?" E se alguma outra pessoa disser "Esse é o objetivo desse objetivo", as mesmas perguntas irão surgir novamente e você vai voltar ao mesmo ponto, ad infinitum.
Você me pergunta: "Você poderia nos dizer qual é o propósito da criação?"

O mundo nunca foi criado. A palavra "criação" não é correta. O mundo sempre esteve aqui, ele é eterno. Não existe criador. Deus não é o criador do mundo. Deus é a própria energia criativa da existência. É mais criatividade do que um criador. Ele não é o poeta, mas sim a poesia; não o dançarino, mas a dança; não a flor, mas a fragrância.

Você me pergunta: "Por que a vida existe?"
Essas perguntas parecem muito filosóficas, e podem torturá-lo muito, mas elas são absurdas. É como perguntar "Qual o sabor da cor verde?" Isso é irrelevante. A cor verde não tem qualquer sabor. Cor e sabor não estão relacionados absolutamente. "Por que a vida existe?" Veja que as palavras "vida" e "existência" significam a mesma coisa. Isso é tautologia. Você está perguntando: "Por que a vida é vida?" Assim fica mais claro para você. Mas quando você pergunta "Por que a vida existe?", as palavras enganam você.
Você está perguntando "Por que a vida é vida?".

Você está perguntando "Por que uma rosa é uma rosa?" Você ficaria satisfeito se uma rosa fosse uma margarida? Então você poderia perguntar "Por que uma margarida é uma margarida?" De que maneira você fica mais satisfeito?

Se a vida não existir, você ficará mais satisfeito? Simplesmente imagine você mesmo sem o corpo, sem a mente, um fantasma perguntando "Por que a vida não existe? O que aconteceu com a vida? Por que ela desapareceu?". Essas perguntas sempre irão persistir e perseguir você.

A vida é um mistério. Não existe qualquer porquê, qualquer propósito, qualquer razão. Ela está simplesmente aqui. Aproveite-a ou abandone-a, mas ela está simplesmente aqui. E estando ela aqui, por que não aproveitá-la? Por que desperdiçar seu tempo filosofando? Por que não dançar, cantar, amar e meditar? Por que não se aprofundar mais e mais nessa coisa chamada "vida"? Talvez no centro mais profundo você irá saber a resposta. Mas a resposta vem de uma tal maneira que ela não pode ser expressada. É como um homem mudo que experimenta açúcar. É doce, ele sabe que é doce, mas ele não consegue falar.

Os Budas sabem, mas eles não conseguem dizer. E os idiotas não sabem e seguem falando, seguem dando respostas a você. Os idiotas são muito espertos nesse sentido de encontrar, de fabricar, de manufaturar respostas. Faça qualquer pergunta e eles terão uma resposta para você.

Quando Gautama Buda costumava viajar por este país de um lugar a outro, alguns poucos discípulos iam à frente e anunciavam na cidade: "Buda está chegando, mas por favor não façam aquelas onze perguntas". E uma daquelas onze perguntas era "Por que a vida existe?". Uma outra era "Quem criou o mundo?" Naquelas onze perguntas, toda a filosofia estava contida. Na verdade, se você abandonar aquelas onze perguntas, nada sobra para ser perguntado.

Buda costumava dizer que essas eram perguntas inúteis. Elas não eram respondíveis, não porque ninguém soubesse a resposta. Elas eram irrespondíveis pela própria natureza das coisas.
Um grande filósofo, Maulingaputta, veio até Buda e começou a fazer algumas perguntas... Perguntas após perguntas. Buda ouviu silenciosamente por meia hora. Maulingaputta começou a se sentir um pouco embaraçado porque Buda não estava respondendo, ele estava simplesmente sentado ali, sorrindo, como se nada tivesse acontecido, e ele havia formulado perguntas tão importantes, tão significativas.

Finalmente Buda disse: "Você realmente quer saber a resposta?"
Maulingaputta disse: "Se eu não quisesse, por que eu teria vindo até você? Eu viajei pelo menos mil milhas para vê-lo"..."Por que eu teria vindo de tão longe? Foi um longo sofrimento. Parece que eu estive viajando por toda a minha vida! E você está perguntando se eu realmente quero saber a resposta?"
Buda disse: "Eu estou perguntando de novo: você realmente quer a resposta? Diga sim ou não, porque irá depender muito disso".
Maulingaputta disse "Sim!"
Então Buda disse: "Por dois anos sente-se silenciosamente ao meu lado, não pergunte, não questione, não converse, simplesmente sente-se silenciosamente por dois anos ao meu lado. E após dois anos você poderá perguntar o que você quiser e eu prometo que irei respondê-lo."
Um discípulo, um grande discípulo de Buda, Manjusri, que estava sentado na sombra de uma outra árvore, começou a rir muito alto e começou a rolar pelo chão. Maulingaputta disse: "O que aconteceu com esse homem? Você está falando comigo, você não dirigiu uma simples palavra a ele, ninguém disse nada para ele... Estará ele contando piadas para si mesmo?"
Buda disse: "Vá lá e pergunte a ele".

Ele perguntou a Manjusri. Manjusri disse"Senhor, se você quiser realmente fazer a pergunta, faça-a agora. Essa é a maneira dele enganar as pessoas. Ele me enganou. Eu costumava ser um filósofo tolo, exatamente como você. A resposta dele foi a mesma quando eu cheguei. Você viajou mil milhas e eu havia viajado duas mil milhas."

Manjusri era certamente o maior filósofo, o mais conhecido do país. Ele tinha milhares de discípulos. Quando ele chegou, com ele vieram mil discípulos. Um grande filósofo chegando com seus seguidores.
E Buda disse, "Sente-se silenciosamente por dois anos." E eu me sentei silenciosamente por dois anos, mas então eu não podia fazer uma pergunta sequer. Aqueles dias de silêncio... Devagar, devagar, todas as perguntas foram se desfazendo. E uma coisa eu vou dizer a você: ele manteve sua promessa, ele é um homem de palavra. Após os exatos dois anos, eu tinha me esquecido completamente, eu tinha perdido a noção do tempo, por que quem vai se preocupar em lembrar? Na medida em que o silêncio ficou mais profundo, eu perdi toda a noção de tempo."

"Quando os dois anos se passaram, eu nem estava me dando conta disso. Eu estava curtindo o silêncio e a presença dele. Eu estava bebendo a presença dele. E isso foi tão incrível. Na verdade, no fundo do meu coração eu não queria nunca que aqueles dois anos fossem concluídos, porque uma vez que eles se concluíssem, ele iria dizer: "Agora ceda o lugar para alguma outra pessoa sentar ao meu lado, e você afaste-se um pouco. Agora você já é capaz de estar só, você não precisa tanto de mim. Exatamente como uma mãe afasta a criança quando ela pode comer e digerir por si mesma e não precisa mais se alimentar do peito materno. Assim, Manjusri disse, eu estava esperando que ele se esquecesse de toda essa história a respeito dos dois anos, mas ele se lembrou. Exatamente após os dois anos, ele me disse: "Manjusri, agora você pode formular as suas perguntas". Eu olhei para dentro de mim e não havia nenhuma pergunta, nem ninguém para formular perguntas, era um silêncio total. Eu ri, ele riu, ele deu um tapinha nas minhas costas e disse, "Agora, afaste-se um pouco."

"Assim, Maulingaputta, é por isso que eu comecei a rir, porque agora ele está de novo aplicando o mesmo golpe. E esse pobre Maulingaputta vai se sentar por dois anos silenciosamente e vai se perder para sempre, nunca mais será capaz de formular uma pergunta sequer. Por isso, Maulingaputta, eu insisto: se você quer realmente perguntar, pergunte agora!"
Mas, Buda disse: "Minhas condições têm que ser atendidas."

Então, Patrick, a minha resposta para você é a mesma: atenda às minhas condições, medite, sente-se silenciosamente, simplesmente esteja aqui e todas as perguntas irão desaparecer. Eu não estou interessado em respondê-lo. Eu estou interessado em dissolver as suas perguntas. E quando todas as perguntas desaparecerem, aquele que pergunta também desaparecerá, ele não pode existir sem as perguntas. Quando nenhuma pergunta mais existir, nem aquele que pergunta... quantas bênçãos, quanto êxtase! Neste exato momento, você nem pode imaginar, você nem pode sonhar, você nem pode compreender. Então, todo o mistério da vida se abrirá, mistérios e mais mistérios... e isso não tem fim.



OSHO - The Book of the Books - Discourse n. 10 - 2nd question (Tradução: Sw. Bodhi Champak)
fonte:
http://www.oshobrasil.com.br/conexaotexto8.htm
 
Não há misterio para a existencia até certo ponto.

Tudo que podemos conhecer existe por mero escarnio de alguma coisa, um ser inominado.

E é simples assim
 
Não propósito nem porquê para a vida, porque nada há fora da vida.

Só existe VIDA!
 
TUDO
Sempre diferente....Sempre!
As portas se abrem e o que eu sinto e vejo é o que eu sinto e vejo.
(im)possível....(in)imaginável.
 
Esta é a INCOGNITA CHAVE do universo...
 
a vida existe porque sem ela,
a materia nao poderia se perguntar o porque da sua existencia
e tambem pra ficar tudo mais divertido :)
 
A vida é só um acidente... por acidente nosso planeta tinha todas as matérias e condições de abrigar a vida, ela surgiu, evoluiu e aqui estamos nós... perguntando como surgimos.
Na verdade podemos comparar a vida na terra com um espermatozóide... já imaginou quantos espermatozóides não são liberados por ejaculação? mas apenas 1 consegue chegar ao útero e se desenvolver... as mesmas chances do nosso planeta BEM antigamente. haha
Nossa existência não passa de sorte.
 
Discordo plenamente delirium... nada foi feito por acaso... tudo segue uma dinâmica enigmática e perfeita... Abra os olhos... O segredo disso tudo??? é intrínseco de cada um...
 
A vida é só um acidente... por acidente nosso planeta tinha todas as matérias e condições de abrigar a vida, ela surgiu, evoluiu e aqui estamos nós... perguntando como surgimos.
Na verdade podemos comparar a vida na terra com um espermatozóide... já imaginou quantos espermatozóides não são liberados por ejaculação? mas apenas 1 consegue chegar ao útero e se desenvolver... as mesmas chances do nosso planeta BEM antigamente. haha
Nossa existência não passa de sorte.

COncordo plenamente delirium.
Porem cada um eh um universo desse inteiro.
ae que mora a incognita.
como existe essa interacao entre cada um de nos?
porque aqui e agora, e porque FINITAMENTE?
:)
Eu sou o universo consciente de si proprio, tentando se entender melhor.
 
Isso vai da crença de cada um, não acredito que tenha uma razão especial para a vida.
 
Aí eu fecho contigo delirium... vai da crença de cada um!!! É que eu fico fascinado estudando física, química, biologia, dinâmicas, sistemas... logo, vejo que, tem uma mão muito especial nisso tudo... não consigo engolir que foi por acaso... tudo é fascinante demais!
 
O universo é realmente fascinante.
 
eu tenho uma pergunta tambem amigos
por que questionar o motivo da vida existir?
 
resposta: pq nao existe resposta concretaq para responder a essa questao e pq nao precisamos dela

Tem algo MUITO errado na sua afirmacao.
1- Nao pense que todos sao exatamente iguais a voce.

porque?
eu preciso sim dessa resposta.
outras pessoas TALVEZ nao.
mas eu preciso.
 
Essa pergunta é uma das coisas que muitos gostariam de saber

mas que concerteza nenhum de nóis vai consseguir responde-lá

Eu simplismente vivo
 
Tem algo MUITO errado na sua afirmacao.
1- Nao pense que todos sao exatamente iguais a voce.

porque?
eu preciso sim dessa resposta.
outras pessoas TALVEZ nao.
mas eu preciso.

é verdade, eu deveria ter falado por mim apenas.
mas fiquei curioso meu querido amigo
pq vc presisa dessa resposta? vc nao sabe que nao pode te-la? ou tem?
acho q com toda sua experiencia se nao teve ela ainda é pq ela nao existe
 
Discordo plenamente delirium... nada foi feito por acaso... tudo segue uma dinâmica enigmática e perfeita... Abra os olhos... O segredo disso tudo??? é intrínseco de cada um...

Essa "dinâmica enigmática e perfeita" chama-se seleção natural. Não é mais enigmática, e nem pode ser classificada como perfeita, simplesmente é uma dinâmica que vai ajustando cada ser espécie ao longo do tempo e que, hoje, revela toda a diversidade da vida.

Mas ela, em si, explica somente como a vida chegou a se tornar o espetáculo que observamos hoje, não explica a origem, o "marco-zero". Ela é uma teoria elegante para explicar como as coisas se desenvolveram a partir do início, mas não explica a "singularidade" do primeiro passo.

... nao existe resposta concretaq para responder a essa questao e pq nao precisamos dela

O fato de não termos ainda uma resposta não significa que ela não exista. E, considerando que a origem da vida foi algo concreto, essa resposta deve existir sim, deve estar por aí em algum lugar esperando que algum curioso com mérito venha encontrá-la.

é verdade, eu deveria ter falado por mim apenas.
mas fiquei curioso meu querido amigo
pq vc presisa dessa resposta? vc nao sabe que nao pode te-la? ou tem?
acho q com toda sua experiencia se nao teve ela ainda é pq ela nao existe

Mas Druida, eu não sei um monte de coisa. Não sei, por exemplo, como funciona o envio de informações através do protocolo TCP/IP. Entretanto, como estou usando a internet para escrever nesse fórum, sei que ele existe, e que alguém no mundo deve saber como ele funciona. Ninguém no mundo tem obrigação de saber/descobrir tudo.

Para terminar, quando vejo alguém questionando a validade desse tipo de busca, a busca por nossas origens, gosto de lembrar das palavras de Carl Sagan:

"Das cinzas da alquimia estelar emergiu a consciência.
Nós somos o caminho para o cosmo conhecer a si mesmo.
Nós somos criaturas do cosmo e sempre quisemos conhecer nossas origens para compreender nossa conexão com o universo.
Como tudo surgiu?
Cada cultura no planeta inventou sua própria resposta para o enigma proposto pelo universo.
Cada cultura celebra os ciclos de vida e a natureza.
Há muitas formas distintas de ser humano.
Mas um visitante extraterrestre examinando as diferenças entre as sociedades humanas as acharia triviais comparadas às suas semelhanças.
Nós somos uma única espécie.
Somos matéria estelar, cultivando a luz das estrelas."


Talvez o mistério da origem da vida não seja descoberto em nossa época, mas isso não torna a busca menos válida. Todo conhecimento liberta o ser humano um pouco mais. Talvez um dia consigamos explicar como compostos orgânicos presentes em todo o Universo se organizaram para formar DNA, RNA, proteínas e tudo o mais, para culminar na consciência. E, quando isso acontecer, será com certeza a maior descoberta de toda a História Humana.

Abraços fraternos.
 
Back
Top