Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pontos pretos em Micélio saudável

SrMatiaz

Hifa
Cadastrado
18/04/2020
12
5
24
Salve meus queridos, estou cultivando cubensis golden teacher diretamente no arroz integral para fazer um monotub mas me deparei com alguns pontos pretos no micélio…. Aparentemente o micélio apresenta estar saudável mas estou com medo de fazer o monotub e só jogar substrato no lixo….

Alguem teria alguma ideia do que pode ser ?
8C91ABDE-5B99-4939-A4C6-B24F71B58352.jpeg
 

Anexos

  • DBCAA623-3FFB-4611-AF45-2B283BDB0F96.jpeg
    DBCAA623-3FFB-4611-AF45-2B283BDB0F96.jpeg
    759 KB · Visualizações: 19
Boa tarde, blz?

Está 100% colonizado (por fora)? Se sim, há quanto tempo? A indicação é que se aguarde pelo menos uns 10 a 15 dias para ter a segurança de que todo o substrato tenha sido colonizado.

Se esses pontos escuros apareceram depois de os grãos estarem completamente colonizados, pode ser que sejam abortos. Às vezes abortos têm essa coloração mais escura, e são facilmente confundidos com algum mofo, por exemplo, o Aspergillus Nigro.

Pela foto, aparentemente não há secreção de metabólitos, nem aspecto "melado", o que é um bom sinal.

Eu montaria o monotub normalmente, mas ficaria atento na hora de transferir o spawn, principalmente quanto ao aspecto interno e odor diferente do normal.
Se internamente estiver escuro ou melado, ou estiver com odor estranho, daí é sinal de contaminação.

Se depois da colonização do monotub, o substrato estiver com o aspecto esperado (branco), então é só colocar para frutificar.
 
Upvote 0
Boa tarde, blz?

Está 100% colonizado (por fora)? Se sim, há quanto tempo? A indicação é que se aguarde pelo menos uns 10 a 15 dias para ter a segurança de que todo o substrato tenha sido colonizado.

Se esses pontos escuros apareceram depois de os grãos estarem completamente colonizados, pode ser que sejam abortos. Às vezes abortos têm essa coloração mais escura, e são facilmente confundidos com algum mofo, por exemplo, o Aspergillus Nigro.

Pela foto, aparentemente não há secreção de metabólitos, nem aspecto "melado", o que é um bom sinal.

Eu montaria o monotub normalmente, mas ficaria atento na hora de transferir o spawn, principalmente quanto ao aspecto interno e odor diferente do normal.
Se internamente estiver escuro ou melado, ou estiver com odor estranho, daí é sinal de contaminação.

Se depois da colonização do monotub, o substrato estiver com o aspecto esperado (branco), então é só colocar para frutificar.
Os pontos apareceram após +- 20 dias de colonização, não há secreção alguma no pote….vou esperar mais uma ou duas semanas para montar o monotub

Já eu acho que está contaminado.

Pela aparência do micelio não consigo ter certeza que o micelio branco é apenas de cubensis.

Esses prontos pretos distantes uns dos outros me parece problema no processo de esterilização.

Como você fez?
Esterilizei em panela de pressão por 1h após pegar pressão….para inserir os esporos usei uma seringa que eu mesmo fiz com um carimbo ….quando injetei os esporos desinfetei todo meu banheiro com álcool e água sanitária e utilizei a técnica das velas para inocular.

fiz outros e todos contaminaram, só restam 2 na fase final da colonização
 
Upvote 0
Back
Top