Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pleurotus ostreatus - Potes de vidro e Saco de PP

Diário de cultivo completo.
Mandando ver!!!
Pelo visto a cultura liquida se mostrou bem promissora. Gostou dos resultados obtidos com a cultura liquida?
 
Mandando ver!!!
Pelo visto a cultura liquida se mostrou bem promissora. Gostou dos resultados obtidos com a cultura liquida?
Cara, eu gostei muito.É muito prático pq é só cortar um setor bom da placa e por na cultura liquida, da uma chacoalhada e já está pronto pra uso !
 
O correto do álcool é aplicar no minimo 10 minutos antes de iniciar as atividades.
Lysol ou cloro é mais eficiente a curto prazo!!!
 
Muito bom, nessa técnica realmente parece produzir maior número de frutificações.
Parabéns mano. Os meus ainda vão demorar um pouco...
 
I ai @cubensisdedread quando é que vai rolar um Shitake pra fazem uma sopinha quentinha :fome: :?:
Fala mano, blz !? Então, eu estou me mudando, pretendo começar logo um cultivo de shitake. Mas pelo q vi estou me mudando pra um local bem pequeno, talvez dificulte um pouco, mas nada que impossibilite de fazer pelo menos um mini cultivo.
 
Poooorrraa mano ficou muito lindo isso aí. Deve ter sido uma experiencia deliciosa :D
 
Uma dúvida: qual melhor momento para colher os shimejis? Vocês colhem antes deles liberarem os esporos?
 
Esse é meu primeiro cultivo de cogumelos. Essa foto é do 5º dia de frutificação. Eles me parecem não estar crescendo com um volume bom. Alguém saberia olhar a foto e identificar o problema? Hoje eu colhi um que estava bem grande, mas só com um chapéu e ele não chegou a abrir. Eu estou cultivando em um isopor de 120l. Coloco uma pet com gelo e uma luz fluorescente de 15w 3 horas por dia. A temperatura se mantem entre 10 e 20ºC, nunca acima e nem abaixo disso. A noite deixo uma fresta aberta no isopor para trocar o ar.
 

Anexos

  • 2014-09-30 17.44.38.jpg
    2014-09-30 17.44.38.jpg
    137.8 KB · Visualizações: 57
Esse é meu primeiro cultivo de cogumelos. Essa foto é do 5º dia de frutificação. Eles me parecem não estar crescendo com um volume bom. Alguém saberia olhar a foto e identificar o problema? Hoje eu colhi um que estava bem grande, mas só com um chapéu e ele não chegou a abrir. Eu estou cultivando em um isopor de 120l. Coloco uma pet com gelo e uma luz fluorescente de 15w 3 horas por dia. A temperatura se mantem entre 10 e 20ºC, nunca acima e nem abaixo disso. A noite deixo uma fresta aberta no isopor para trocar o ar.
Boa noite Andre. A colheita depende do cogumelo que vc está cultivando se for o hiratake ele é colhido quando esta todo aberto sem nem uma dobra no píleo. Se vc for colher ele como shimeji em pencas vc colhe antes das dobras do pileo se abrirem. Oque pode explicar a pouca quantidade de cogumelos é a falta de hidratação desse substrato, já que ele está no copo e nao pode ser submerso em água. Um jeito de matar essa duvida é vc enrolar um pano em um dos potes e quebrar o vidro comum martelo, com cuidado pra nao se machucar. Ai vc pega o substrato e deixa submerso por 12 horas. Eu ia fazer esse teste nos meus, só q eu me mudei e nao tive esse tempo. Logo eu vou retomar o cultivo com eles. Mas com ctza submergir o substrato é sempre necessário pra dar bastante frutos. A luz está tudo ok, a temperatura creio que 10ºc seja u pouco frio. se tiver como manter de 18° a 23° ficaria melhor. Ele só tem entrada de ar quando vc abre uma fresta no isopor ? Os shimejis NECESSITAM de muito oxigenio, seria bom vc colocar um cvompressor de ar de aquario nesse isopor, ou abrir uns buracos nele e vedar com alguma proteção contra contaminantes. ai pelo fórum tem muitas dicas :D.
 
Back
Top