Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PF TEK - TNM - Cultivo automatizado

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, se eu tivesse postado este diário deste seu real início no tempo, ele provavelmente teria se perdido quando da inatividade do fórum, não obstante também estaria em andamento há muito tempo, então decidi postar agora porque estou em vias de finalizar este cultivo, portanto compartilharei com a comunidade tudo o que aprendi aqui em resumidas imagens. O processo de manufatura está em tópico próprio. Abraço a todos e obrigado.

Quis de um cultivo que tivesse que intervir o mínimo, então procurei uma strain na rede mundial de computadores. Mandei entregar no mato e fui lá buscar.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================


STRAIN: Thai Na Muang
PROCEDÊNCIA: QUALQUER CONEXÃO TUNELIZADA COM VÁRIAS CAMADAS DE CRIPTOGRAFIA EM QUALQUER SERVIDOR IP SITUADO EM QUALQUER TERRA DISTANTE UNIVERSO AFORA, NÃO POSSO GARANTIR, É TUDO OU NADA.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( ) Sim (x) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
PP (Panela de pressão) 50 minutos.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 08 / 06 / 18
-------------------------------------------------

Cultura Líquida, GloverBox desajeitada que vou trocar em breve.
Substrato 100% colonizado fazia tempo na incubadora, uns até secaram.

Comecei inoculando na glovebox o substrato esterilizado. Segui as regras todas..

08/06/2018:
01.jpg

20/06/2018:
02.jpg
03.jpg

Crescimento lento na incubação, processo atrasado e os bolos secaram um pouco. Tinha um monte deles, já perdi a conta, desculpem eventuais excessos ou imprecisões nos tratos com os prazos, não servindo este diário no todo como parâmetro de tempo, visto muitos 50 dias de incubação

04.jpg

Mais de 60 horas de dunk, e ainda casing (fibra de palmeira - mais 10 dias para o micélio tomar cota e aparecerem os pins) e roll de vermiculita noutro bolo que não deu em nada, só abortos. Fui fazendo vários testes, tinha muitos bolos inoculados. Estraguei vários, descartei-os devidamente.

Aniversariei depois de vários dias no dunk.

---------------------
CASING
---------------------


11/09/2018:
05.jpg

17/09/2018:
06.jpg

22/09/2018
16.jpg

23/09/2018
17.jpg

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------


24/09/2018:
07.jpg

Temperatura do Terrário 25°c mantidos por termostatos. Mantive um terrário com argila expandida, só que o quesito umidade estava parcialmente prejudicado, eu sem pressa nem higrostato e conversando com os atenciosos amigos da comunidade no tópico dos terrários acabei por colocar o nebulizador. Este chegou dois dias depois de aniversariados os bolos, quando do casing.

Bastante umidade, nebulizador ligado junto com o cooler de troca de ar, ambos ligados em um temporizador com capacidade para 20 programações, usei todas, até demais, ligava de hora em hora por 8 a 20 minutos.

24/09/2018:
08.jpg

25/09/2018:
18.jpg10.jpg11.jpg

26/09/2018:
09.jpg12.jpg

Luz de 12 em 12 horas. Talvez eu diminua para intervalos de hora em hora também para economizar, ou melhor, trocar a lâmpada por fita de led, que poderei ligar na fonte do terrário (pensando em economizar.

Fiz então carimbo de esporos utilizando o cuidados com esterilização. Achei por bem fazer suspensão estéril de esporos, com água esterilizada no fogo, esfriada pelo ambiente. Processo feito em canequinha de alumínio, que coubesse dentro da glovebo. Espirrada água nas folhas de alumínio, deu bastante, parece que tá firmeza isso aí, veremos ..

13.jpg 14.jpg

27/09/2018:
19.jpg15.jpg

Enfim, 3 frutificaram. 1 foi com formato de bolo mesmo, fiz casing de fibra de palmeira (era tudo o que eu tinha), 2 quebrei os bolos, casing da mesma fibra, sento que estes apresentaram crescimento mais lento. Fase atual: dunk de casing. 3 primeiros flush completos.

Acredito que a intervenção do nebulizador tenha feito alguma diferença. A temperatura do sistema está tininda. Amanhã dois bolos voltarão ao terrário, e 1 vai ao dunk.

Abraço, que todos estejam bem.
 
Última edição por um moderador:
Muito massa essa foto:

Qual é o esquema do seu terrário? É automatizado? Se sim ele controla temperatura umidade e luz?

Parabéns aí, mandou bem!

Tem ideia de qntos gramas rendeu?

Krl, tinha aparecido erro e agr foi 2x a mensgaem hsauhae
 

Anexos

  • 103272-934b8485efb1ff7da780b8c2f1535873.jpg
    103272-934b8485efb1ff7da780b8c2f1535873.jpg
    4.5 KB · Visualizações: 10
Última edição por um moderador:
Bom dia, Wanderer! Tudo em paz?

Sim man, montei este terrário para que fosse tudo automático :cautious:. Do projeto inicial, apenas uma alteração importante: umidade.
Enquanto isso: luz, ar, temperatura e troca gasosa, tudo rolando sozinho (tiro a maior pira nessa simulação de pasto).

Estou muito satisfeito com o resultado :eba:. Contudo, não pesei nada, fui colhendo geral, e deixei no túnel de vento os santos.

Para a comunidade: estou devendo fotos e mais detalhes, frutificando o 2º e 3º flushes até agora, tudo me enchendo de satisfação e felicidade. Já são muitos cogus, como faço para parar? :rolleyes:

Que todos sejam felizes.
 
Back
Top