Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PF-Tek thailand pink e borra de café

Diário de cultivo completo.
Olá, boa noite a todos!:D

Irmãos, iniciei meu PF-tek basicão com um carimbo de esporos Thailand pink buffalo(comprei o carimbo em um site).:)
e de quebra estou fazendo uma experiencia com borra de café...

Preparo das seringas com esporos:


Usei seringas de 5ml comum para colocar os esporos com água ja fervida (lógico q esperei esfriar antes de colocar os esporos do carimbo:roflmao:), depois as coloquei enrolada no papel laminado e botei na geladeira para dar a boa e velha hidratada nos esporos.

---PF-Tek---


Substrato:

Como substrato usei a medida padrão(medi com os próprios copos de vidro):

-2 partes - vermiculita
-1 parte - água
-1 parte - arroz integral(achei melhor colocar o grão inteiro)

Na hora da mistura é muito importante que você misture primeiro a vermiculita com a água e por ultimo adicionar o arroz integral :pare: (sério isso é muito importante), a mistura fica homogênea mais rapidamente e não uma papa.:bigode:

Preparação dos copos:

Depois coloquei nos 5 copos a mistura do substrato, fechei com 2 pedaços de papel laminado e selado com fita isolante;)

Na panela de pressão, coloquei um pano no fundo (para não rachar os copos com o contato direto com a panela) e enchi de água a 30% da altura dos copos. Deixei pegar pressão depois baixei um pouco o fogo e deixei mais 40 min e então... deixei esfriar.
IMG_4513.JPG

"Glovebox"/encubadora:

Comprei uma caixa organizadora, fiz uns furos na tampa e cobri dos dois lados com fita microporo.
(essa caixa organizadora será minha futura encubadora) IMG_4512.JPG

Inoculação:
DATA: 22/02/2017


Inoculei 2 ml em cada furo e fiz 2 furos paralelos com uma distancia razoável de 3 dedos entre eles (só usei isso porque são aqueles copinhos de bar de cento e poucos ml)

Depois da inoculação cobri com a fita microporo e mais uma camada de papel laminado(devidamente limpo com álcool) e prendi com a microporo também.

coloquei eles na caixa organizadora., hoje fui dar aquela conferida da curiosidade e olha só... 2 copos ja estão colonizando, não sei se vai dar para ver pela foto:fotos:. IMG_4516.JPG

esse é o orgulho do pai:cool:(não sei se vai dar para ver pela foto)IMG_4514.JPG

bom pessoal... por enquanto do PF-Tek é isso...

---Experiência com borra de café---

Bom... ja tinha feito a inoculação de esporos de um golden teacher em borra de café :blackalien: mas...
não funcionou, o micélio nem se desenvolveu. :drepessivo:

Sou Brasileiro e não desisto

No mesmo dia que fiz a inoculação dos copos, fiz esse experimento com a borra.

Fui dar uma pesquisada e li com um de meus irmão a inviabilidade do café como substrato, por conta do seu ph ser baixo, deixar o substrato ácido.... Isso me fez pensar: -se o ph é muito baixo, tenho que adicionar algo para dar uma normalizada no ph, para dar aquela equilibrada... a solução que saiu da cachola foi adicionar perlita!

Preparo do substrato:


Fervi água, perlita e a borra, depois coei, coloquei em um saco preto de lixo e um saco comum.

"Esporo para dentro"

Dei um jato de 5 ml da seringa direto na mistura do substrato experimental, e olha só, adivinhem? :LOL::)
Funcionou!:eba: pelo menos no primeiro momento, ja vi o micélio querendo se desenvolver.

Tirei uma foto mas vou ficar um tempo sem abrir o saco, me parece mais fácil de contaminar.

Mais uma vez não sei se da para ver muito bem, na foto ficou meio acinzentado mas o micélio tá branquinho, aparência de saudável.
IMG_4517.JPG (canto inferior direito, eis o micélio)

Muito obrigado e estou muito ansioso tanto pelo experimento quanto pelos meus bolinhos :unhas:

Galera, examinando melhor os copos, achei eles meio secos, como posso ter certeza que devo dar uma inoculada com água destilada neles?
 
Última edição:
Galera, examinando melhor os copos, achei eles meio secos, como posso ter certeza que devo dar uma inoculada com água destilada neles?

Você não consegue saber se estão secos ou não só no olho. Se seguiu a receita padrão está tudo certo. Se você mudar algo só corre o risco de cometer erros.
 
seria o contrário neh, PH baixo / + ácido

sobre o café sei que serve pra suplementar nitrogenio...ele tem nutrientes tbm?

Isso amigo, muito obrigado, me confundi com o lance do PH, já editei :fumar:

Cara o que me levou a fazer essa experiência com a borra de café foram uns post que li em outros blogs sobre a produção sustentável de cogumelos gourmet.

E sim, a borra de café é cheia de nutrientes, porém quando começa a se decompor fica carente em nitrogênio.

Acredito que adicionando um suplemento líquido que contenha fósforo, nitrogênio e potássio, deixe melhor o substrato.

Vou dar uma pesquisada nos suplementos disponíveis no mercado e depois coloco aqui.:)

Muito obrigado a todos que estão participando do NOSSO diário:D
 
Olá amigos, boa tarde! :)

---PF-TEK---

Passada 1 semana desde que inoculei os esporos nos bolos, o micélio tem se desenvolvido bem e de forma saudável, estão muito bonitos :cr:
IMG_4541.JPG

Graças a Deus, nada de contaminação:alien::grealien::cclops::blackalien:

Por enquanto é só questão de paciência mesmo:coffee:.

---Experiência com borra de café---


Na borra de café me parece que o micélio está mais lento o desenvolvimento(ainda não adicionei aquele suplemento/fertilizante, estava meio sem tempo, mas nessa semana acredito que role:desculpa:)

Contudo, o micélio está se espalhando:
IMG_4550.JPG
vamos esperar para ver no que dá :D
 
Boa Noite amigos!

desculpe meu tempo de afastamento, é que não tinha se sucedido nada de iteressante, o micélio ia se desenvolvendo bem nos copos, porém.... parou de se desenvolver...:( não sei porque...

todos os caroços de arroz estão tomados mas ainda tem pontos de vermiculita sem serem colonizados.... não sei o que fazer... ja tem uns 5 dias na mesma, não sai do lugar, o que pode ser?

estou sem câmera para tirar foto, mas estou na correria, assim que arranjar tiro uma fotinha

ps: tem goticulas de água na parte de dentro do copo, isso é normal?

IMG_4912.JPG IMG_4911.JPG IMG_4910.JPG<------CONTAMINAÇÃO EM UM DOS COPOS :cry::cry::facewall:, ja está separado dos demais

(só por curiosidade, alguém sabe que tipo de contaminação é?, ela é preta:sick::facewall:)

Aí estão os bonitinhos :love:

IMG_4909.JPG IMG_4907.JPG IMG_4906.JPG IMG_4905.JPG IMG_4904.JPG IMG_4902.JPG IMG_4901.JPG
 
Última edição:
Boa Noite amigos!

desculpe meu tempo de afastamento, é que não tinha se sucedido nada de iteressante, o micélio ia se desenvolvendo bem nos copos, porém.... parou de se desenvolver...:( não sei porque...

todos os caroços de arroz estão tomados mas ainda tem pontos de vermiculita sem serem colonizados.... não sei o que fazer... ja tem uns 5 dias na mesma, não sai do lugar, o que pode ser?

estou sem câmera para tirar foto, mas estou na correria, assim que arranjar tiro uma fotinha

ps: tem goticulas de água na parte de dentro do copo, isso é normal?

O que importa é o arroz ser completamente colonizado. Ter pontos de vermiculita é normal. Isso provavelmente significa que você já está no estágio de consolidação do micélio e logo vai começar a aparecer pins in vitro.

Gotículas de água são normais, nada de errado com isso.
 
As fotos 5 e 7 parecem estar 100%. As outras eu esperaria mais tempo para ver o que acontece. Se começar a aparecer pins, então sabes que já pode fazer o dunk and roll.
 
devo aniversariá-lo?


Pelo que vi nas datas não faz nem um mês da inoculação, correto?

Como você está indeciso sobre o que está acontecendo é melhor esperar um pouco mais. Se pinar, como o coguosho disse, é um sinal inequívoco para aniversariar.

Se não pinar, espere mais um pouco. E mande fotos para outros cultivadores poderem opinar.
 
:pGalera, bom dia!!!:)

A ideia da borra de café n deu certo, acabou contaminada... Já coloquei em um vaso, para os nutrientes da borra serem aproveitados por uma planta... Valeu como Experiência... :D

Pf-tek

Fiquei curioso de como o micélio se desenvolve no esterco...:deolho:

comprei esterco bovino com fibra de côco e quebrei um bolo colonizado nele, depois cobri com capim seco e o coloquei debaixo de uma palmeira, com bastante sombra.

parece que deu certo, está colonizando e o clima chuvoso está ajudando.

Já os 3 bolos restantes...:coffee::velhinho::cr:

Ontem resolvi aniversaria-los, senti que estava estagnados, fiquei com medo de sufocarem, fora a ansiedade...

Bem... Como posso dizer?... Estão lindos, eu estou encantado!

image.jpg image.jpg image.jpg image.jpg

Me parece que já tem uns minúsculos pins em 2 deles, mas ainda estão muito pequenos para dizer.

Também coloquei uma pequena lâmpada para orientar o crescimento
image.jpg

Aquele copo que eu achei que estava contaminado... N tive coragem de me desfazer, são pontos pretos, n se espalharam e parece que o micélio "abraçou" todos esses pontos pretos...

Opiniões...

Se for contaminação, qual seria?

Se eu aniversaria-lo em um ambiente isolado, ele irá pinar?
:fotogenico:
image.jpg Essa parte marrom é a vermiculita que eu não devo ter misturado muito bem com o arroz

Pessoal, desde já, muito obrigado!!!
Estou muito satisfeito com os avanços

Muito ansioso para colher meus pequenos cogus
 
Se eu aniversaria-lo em um ambiente isolado, ele irá pinar?

Mesmo contaminado, os bolos podem pinar sim, muitas vezes pinam. Inclusive contaminação é motivo de pinagem "prematura" de micélios, que logo querem espalhar seus esporos.

Só de fato o coloque pra frutificar em terrário em separado (como garrafa Pet) e não colha esporos dele.

Mas, pra ressalvar, o mais seguro é sempre descartar os bolos contaminados. Se não o fizer, recomendo sempre secar os cogumelos e fazer chá para ingerir, pois aumenta a chance de afastar os eventuais efeitos ruins que possam vir da ingestão do contaminante.
 
Galera, boa noite,
preciso de uma orientação. Apareceu nos bolos como se fosse algodão.

o que será? Contaminou?

E nada de pins até agora, está dentro da normalidade?

image.jpg
 
Apareceu nos bolos como se fosse algodão.
Oi amigo, parece ser falta de troca gasosa, na foto deu pra ver que eles estão em uma caixa organizadora. O micélio fica com esse aspecto de algodão quando a troca gasosa está insuficiente.

O uso de uma bombinha de aquário é interessante no seu caso, eu uso uma aqui na minha caixa organizadora, a bombinha fica constantemente mandando ar novo para dentro, auxiliando na troca, o CO² tende a subir escapando pelos furos no micropore da tampa. As abanadas diárias são obrigatórias também para você ajudar seu micélio, ele vai se recuperar, você só precisa abanar.

Se for usar a bombinha, não esquece que a mangueira dela tem que ir para dentro de um copo com água.
Sucesso ai. Na torcida.
 
Última edição:
galera, vou ver se providencio essa bombinha de aquário,

por enquanto vou dar as abanadas e observar, pq realmente n estava abanando :facepalm::facewall::facewall::facewall:

agora outra coisa que estava observando... não tenho termometro ainda, estou esperando chegar pelo correio, porém, a temperatura da minha cidade está na faixa do 27 graus a noite e 30 e pouco durante o dia... :deolho:

seria bom eu colocar uma garrafa de água congelada dentro do terrário? :coffee:


muito, muito, muito obrigado!
 
Última edição:
Primeiramente parabéns @MasterOfChi por ter chegado até esta etapa do cultivo !

agora outra coisa que estava observando... não tenho termometro ainda, estou esperando chegar pelo correio, porém, a temperatura da minha cidade está na faixa do 27 graus a noite e 30 e pouco durante o dia... :deolho:

seria bom eu colocar uma garrafa de água congelada dentro do terrário? :coffee:

Acredito que deva sim utilizar garrafas de água congelada, priorizando ainda mais suas trocas antes que descongelem, e utilização durante o dia.
É o que eu venho fazendo no meu cultivo pois as temperaturas também variam nessa faixa de 27 ~32 ºC. Devo dizer que ajudou bastante, pois a temperatura ideal para a frutificação dos cogumelos, é entre 23 ~26ºC.

Pude notar pelas fotos de seu terrário que utiliza um grande prato descartável de suporte para os três bolos, seria uma boa substituí-lo por pequenos pratinhos, um para cada bolo, de modo que deixe a água e pedrinhas de argila expandida do fundo do terrário mais expostas, pois quanto mais as pedrinhas estejam em contato com o ar, mais elas liberam umidade para o ambiente. :ler:

Boa sorte e que venham os queridos cogumelos hahah :feliz::feliz:
 
Boa noite,
:unhas::unhas::unhas:
Meu Deus, que demora para pinarem,estou muito contente e ansioso. :D:D:roflmao:

Demora assim mesmo?:coffee::velhinho:

ja os coloquei em pequenos pratinhos de vidro, e coloquei a garrafa com água congelada dentro, trocando 2 vezes ao dia.:cantar::cantar::cantar:
image.jpg
 
Última edição:
Agora ficou show esse terrário!! :):)

Dê algum tempo ao micélio, os pins tem até 2 semanas para começarem a aparecer, no meu caso demorou cerca de 10 dias.

Só comece a se preocupar se passar desse tempo. Mas relaxe, os bolos estão bonitos, branquinhos, o terrário está todo adaptado, se estiver abanando e borrifando água de vez em quando, é só uma questão de tempo até eles aparecerem!!

Tenha fé amigo! :feliz:
 
Bom dia galera!!!

Tenho 2 boas notícias!! :love:

Primeiro, o "algodão" que envolvia os bolos sumiram depois das abanadas diárias :fumar:(:

Ou seja, não era contaminação, era a falta de troca gasosa:D

Segundo... Mas n menos importante:whistle:

O esterco que estava no quintal pinou!:D:roflmao:

Mas eu n vi, então os cogumelos murcharam e eu os perdi:cartaovermelho::facewall::morto:

Como vi Uns pins pequenos e é uma grande quantidade de esterco, acredito que vai pinar por um longo e bom tempo.:cantar::feliz:

Nesse primeiro flush os cogus estavam finos e pequenos.

De olho ano segundo flush para colher:fumar::vesgo:
image.jpg image.jpg image.jpg

N sei se da para ver os talos murchos

Foi bem mais fácil assim!!!
Vou aproveitar meu quintal mágico
 
Back
Top