Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PF TEK Segundo cultivo( brasil e F albino)

Diário de cultivo problemático.
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
STRAIN: Brasil e F Albino
PROCEDÊNCIA: Os esporos da strain "brasil " vêm do meu cultivo anterior que por sua vez vieram do banco de esporos FSRE (FREE SPORE RING EARTH) que envia para todo o mundo de forma gratuita.
Os esporos da strain "F albino" vêm do irmão KODA que me enviou do brasil para portugal em 2016.

Ambos os carimbos são de 2016!

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
( x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( x ) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Preparei o substato como ja indiquei em cima, primeiro vermiculite, depois água e por fim farinha de arroz integral.
Depois de tudo muito bem misturado, enchi os frascos! Em seguida calquei ligeiramente, limpei o rebordo dos frascos e enchi o espaço restante com vermiculite seca!
Depois dos frascos preparados tapei os 4 furos que já estavam feitos de antemao com fita microporosa e adicionei uma folha de papel de aluminium para dar uma proteção extra e levei os frascos a panela de pressão durante uma hora e 10 minutos.


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO:
Brazil:
Data 08/12/2018

F albino
18/12/2018
-------------------------------------------------
( x ) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( x ) Sim ( ) Não

No meu primeiro cultivo não usei glove box e correu tudo as mil maravilhas (podem ver o diario aqui : Completo - Primeiro cultivo, p. Cubensis Brasil. Pf tek. ) mas entretanto tentei outro e a maior parte dos frascos contaminaram, por isso desta vez fiz uma glove box para ver como corria e para ja está a correr muito bem!

Vou deixar alguma fotos!

Glove box:
20181207_002837.jpg

Inocução:
20181207_234647.jpg

Incubadora:
received_1566704120093208.jpeg received_1566704113426542.jpeg received_1571623426267944.jpeg
Na incubadora, como aqui em portugal é inverno, para aquecer o ambiente estou a usar 2 termostatos de aquário dentro de garrafas PET para manter a temperatura de 27/29 graus.

Micélio a crescer com força (14 dias apos a inoculação):
20181222_222700.jpg
Inoculei 10 frascos de 250 mls!
Os 4 frascos,á esquerda, são os esporos da strain F ALBINO ( inoculados dia 18/12, ) com 4 dias começam agora a apresentar sinais de micélio.
Os frascos da esquerda são os BRASIL que já vão a cerca de 70%.

Entretanto estou a montar um terrário bem maior que no culttivo.

novo/ antigo:
received_1571624369601183.jpeg

Para este terrário vou usar 3 bombas de aquário para bombear ar "novo" para o terrário:
received_1574552745975012.jpeg

Promenores das mangueiras que levam o ar para o terrário:
received_1574552665975020.jpeg
Em cada um dos lados existe uma mangueira a injetar ar novo.

Para manter a umidade, neste cultivo, irei utilizar perlite ( no meu primeiro cultivo usei argila expandida desda vez vou exprimentar perlite) apesar de achar que a perlite é suficiente vou usar tambem uma pedra porosa dentro de um copo com água para ajudar:
received_1574552582641695.jpeg

Para manter a temperatura vou usar 2 termostatos em garrafas PET:
received_1574552695975017.jpeg received_1574552455975041.jpeg received_1574552709308349.jpeg

Quando aniversariar os bolos atualizo o diário!!
Desejem- me sorte!!
Um abraço e bons cultivos,

Dingo!
 
Última edição:
pessoal este cultivo correu muito mal. os frascos contaminaram todos. vou comecar outro cultivo e vou iniciar um novo diario.
abc
 
pessoal este cultivo correu muito mal. os frascos contaminaram todos. vou comecar outro cultivo e vou iniciar um novo diario.
abc
Poxa cara que pena, os frascos estavam muito bonitos, o que você acha que pode ter acontecido?
 
Poxa cara que pena, os frascos estavam muito bonitos, o que você acha que pode ter acontecido?
nao sei ao certo, pensei que tinha feito tudo bem .. o micelio na primeira semana e mea cresceu muito rapido e com otimo aspeto.. entretanto etagnou... deixei na incubadora quase 2 meses........ 3 deles estavam contaminados.. os outros simplesmente pararam de crescer por volta do 65/ 70%... o carimbo tinha quase 3 anos.. mas eu guardo os carimbos sempre muito bem em siica gel dentro de um frasco hermetico.. nao sei mesmo :(
 
Back
Top