Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

PF Tek com Finalização dupla da Camada

RainSpirit, O azulamento tem alguma relação com a Psilocib ?
Pergunto isso pois em fungos fixadores de fosforo que usamos na faculdade, geramos um extress hidrico (Cortando a agua) ou de nutrientes (esperando o micelio se degradar por completo) o que força o fungo a gerar esporos pois sente que "esta morrendo", será que ai não esta acontecendo a mesma coisa ? Porém na tentativa de produzir cogs eles se esforçam produzindo mais Psilocib ?
Ou o azulamento é diferente do que ocorre com a quebra do cog ?
 
Belo trabalho rain.

Eae rain estou com um bolo solitario no terrario ainda não pinou sera q eu não ter colocado vermiculita
nem pó de coco atrapalhou a pinagem? ou demora mais a pinagem o bolo pode ficar sem pinar?
 
Última edição por um moderador:
Hum, pode ser umidade baixa, bolo! O LamelaAzul estava conversando comigo, estava com baixa pinagem. Quando ele aumentou a umidade do ambiente, surgiram diversos pins!
 
Realmente isso foi fato. Segunda-feira eu ví o primeiro pin, e na terça tinha mais um, porém achei que tava baixa a pinagem. Aí RainSpirit me deu a dica de aumentar a umidade, e na Terça-feira (ontem) tinha um total de 7 pins =))))))))))))))) Hoje acordei e os pins estão crescendo muito bem, o primeiro já é um cogumelo, só falta crescer agora mais um pouco. Impressionante!!!

Magia total, desde o início do cultivo até a própria experiência!! Mal posso esperar pra experimentar os mágicos provenientes do meu carinho e cuidado!

Paz e Luz!!!!
 
ta mas daqui 48h abaixa essa umidade, senao os cogus ficam muito umidos.


Se você for carimbar, então.

Nessas condições as lamelas ficam quase coladas entre si de tanta umidade.
 
Se você for carimbar, então.

Nessas condições as lamelas ficam quase coladas entre si de tanta umidade.
nao sei se fica bem claro isto aqui no forum, mas entre a fase da pinagem e a fase final da colheita tem que reduzir BEM a umidade dentro do terrario e maximizar a aeracao do interior.
em 3 ou 4 dias passa de rh99% - 21 graus pra rh 70% - 26 graus (se conseguir simular esta situacao se da a frutificacao otimizada pra carimbos!)
 
Para mim pode ficar em 26º C o tempo inteiro, e só precisa diminuir mesmo a umidade.
 
Para mim pode ficar em 26º C o tempo inteiro, e só precisa diminuir mesmo a umidade.

essa é uma discussão interessante. Sempre quis saber qual seria a temperatura ideal para pinagem.
Já vi bastante gente falando pra manter em 21 C e aumentar pra 26 após a pinagem, porém, também já vi bastante gente dizendo pra deixar em 26 C constantes.

Qual seria o mais recomendável?? Existe alguma "literatura" sobre o assunto??

Os parâmetros pra casing e PF tek são os mesmos??
 
Qual seria o mais recomendável?? Existe alguma "literatura" sobre o assunto??


The Mushroom Cultivator, do Stamets. Nunca consultou ou leu?

Por algum motivo antigamente algumas pessoas aqui no CM recomendavam a temperatura de 18 a 21º C como a ideal para a pinagem. Não corresponde à literatura nem ao que vi na prática. O ideal é um pouco mais alto, de 23 a 26º C, como está aqui: https://teonanacatl.org/threads/quais-as-condições-ideais-para-a-formação-de-pins.188/.

E a faixa é a mesma para bolos e casings.
 
The Mushroom Cultivator, do Stamets. Nunca consultou ou leu?
Sim, já o li inteiro...
Me referia algum material que confrontasse as duas informações. Se a temperatura de 18 C a 21 C foi tão recomendada aqui no forum deve haver algum motivo.

E a faixa é a mesma para bolos e casings.
Aqui eu me confundi um pouco. Me referia a bolos e Bulk. Pergunto porque os substratos bulks normalmente tem vermiculita o que já fornece uma certa umidade.
 
The Mushroom Cultivator, do Stamets. Nunca consultou ou leu?

Por algum motivo antigamente algumas pessoas aqui no CM recomendavam a temperatura de 18 a 21º C como a ideal para a pinagem. Não corresponde à literatura nem ao que vi na prática. O ideal é um pouco mais alto, de 23 a 26º C, como está aqui: https://teonanacatl.org/threads/quais-as-condições-ideais-para-a-formação-de-pins.188/.

E a faixa é a mesma para bolos e casings.
Talvez o motivo seja a observacao local de alguns usuarios, incluindo eu.
na regiao onde eu vivia os pins comecavam a surgir nas pastagens quando a media de temperatura atingia 21 graus, com chuva.
Hoje em dia entendo que o brasil eh um pais de dimensoes continentais, e que o fungo se adapta a cada uma das situacoes.
Aqui no sul por exemplo eles pinam ate aos 14 - 15 graus, e demoram ate 10 dias pra ficarem "maduros".
o ideal seria esse meio termo - de 21-26 graus, para poder escolher o TEMPO DE FRUTIFICACAO que melhor se adeque as suas necessidades.
quanto menor a temperatura, mais tempo demora pro pin esporular, quanto maior ... menos tempo.
 
Talvez o motivo seja a observacao local de alguns usuarios, incluindo eu.
na regiao onde eu vivia os pins comecavam a surgir nas pastagens quando a media de temperatura atingia 21 graus, com chuva.
Hoje em dia entendo que o brasil eh um pais de dimensoes continentais, e que o fungo se adapta a cada uma das situacoes.
Aqui no sul por exemplo eles pinam ate aos 14 - 15 graus, e demoram ate 10 dias pra ficarem "maduros".
o ideal seria esse meio termo - de 21-26 graus, para poder escolher o TEMPO DE FRUTIFICACAO que melhor se adeque as suas necessidades.
quanto menor a temperatura, mais tempo demora pro pin esporular, quanto maior ... menos tempo.


tava pensando nisso porque não são as condições menos favoráveis ao crescimento do micélio que estimulam o micélio a frutificar??

nesse caso a temperatura de 21 C seria menos favorável que 26 C.
 
tava pensando nisso porque não são as condições menos favoráveis ao crescimento do micélio que estimulam o micélio a frutificar??

nesse caso a temperatura de 21 C seria menos favorável que 26 C.
tem mais a ver com ocupacao do substrato/aeracao e velocidade metabolica mesmo.
:)
 
Back
Top