Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PF TEK 250ml/un - TKSSS

Diário de cultivo completo.
Olá Galerinha, como vcs estão? :)


É com MUITA EMPOLGAÇÃO e ALEGRIA que anuncio meu retorno ao mundo dos cultivos indoor.
Depois de três anos afastado da cultura dos Cubensis, resolvi montar uma estrutura pequena aqui em Sampa, na residência que estou provisório.
A ideia inicial é trocar vida com um TKSSS que adquiri pela internet, mas que bem provavelmente siga com casing, dependendo do cenário que conseguirmos...

Enfim, bora lá!

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================


STRAIN: TKSSS
PROCEDÊNCIA: Online

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK ( 1 Vermiculita + 2,5 grão + Água )
+ Selo com Vermiculita


GRÃOS:
Arroz Integral

Levemente moído. Foram 200g de Arroz Integral, orgânico, para trabalhar com 04 potes PP5 de 250ml/un.


-------------------------------------------------
PREPARAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO:
Data 14/11/ 2018

-------------------------------------------------

Fiz uso do meu banheiro de visitas para os procedimentos.
Ambiente foi esterilizado com LYSOCLIN AEROSOL + Alcool 70º.
Portas, janela, bancada, chão e maçaneta foram limpos com A70º.
Maçaneta foi coberta com papel filme.
Fiz todo o procedimento apoiando tudo em mármore e fórmica lisa (pia e móvel, conforme imagens abaixo).



-------------------------------------------------
PREPARAÇÃO DOS BOLOS:
14/11/2018

-------------------------------------------------

Trabalhei a mistura no ambiente já controlado e estéril, usei uma colher para ajudar.
Misturei a vermiculita com a água, depois introduzi a FAI até misturar bem.
Já havia separado as medidas para que o volume coubesse de boa nos PPs, sem sobrar e nem faltar demais.
A mistura foi colocada nos potes, e estes foram fechados com suas respectivas tampas, sem selar com fita isolante.



-------------------------------------------------
ESTERILIZAÇÃO DOS BOLOS:
14/11/2018

-------------------------------------------------

Opotes foram colocados na panela de pressão da seguinte forma:
→ 1º Pote fechado apenas com sua tampa. Tampa intacta;
→ 2º Pote fechado apenas com sua tampa. Tampa com 04 furos e micropore;
→ 3º Pote lacrado com fita isolante. Tampa intacta;
→ 4º Pote lacrado com fita isolante. Tampa com 04 furos e micropore.

• Adicionei água filtrada até o volume de 04 dedos; (20:15)
• Fogo alto até dar pressão; (20:20)
• Fogo baixo por mais 01h25min.; (21:45)
• Desliguei o fogo e lá deixei por mais 25min.;
• Por volta de 22:10, retirei a panela do fogão e deixei reservada (ainda fechada) por mais 4h, do lado de fora de casa;
• Por volta das 02:05 do dia 15/11, levei a panela para o ambiente estéril.



-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO:
15/11/2018

-------------------------------------------------

→ Seringa de esporos;
Havia apenas 6ml para os 4 potes.

→ Garanti que estava tudo estéril, dando mais uma limpada com A70º.
Incluindo aí as folhas de alumínio, absolutamente tudo foi limpo com A70º.

→ Como não tenho uma Caixa de Luva, tratei de fazer todo o processo em volta de três velas.
Com mais duas velas nas extremidades do baneiro (uma na janela hermeticamente fechada e outra na porta).


• Copos 01 e 02 receberam 1,8ml da solução de esporos;
Três furos equidistantes com 0,6ml de solução em cada.

• Copos 03 e 04 receberam 1,2ml da solução de esporos;
Três furos equidistantes com 0,4ml de solução em cada.

Adicionei uma camada de papel alumínio todo furadinho por cima, para permitir aeração sem muita troca de calor.

Obs.:
• Potes 1 e 4 tiveram a seringa em contato com o fogo à cada introdução;
• Pote 2 teve a seringa em contato com o fogo apenas no início;
• Pote 3 teve a seringa e contato apenas com o A70º, a cada introdução.



-------------------------------------------------
INCUBAÇÃO:
15/11/2018

-------------------------------------------------

Caixa de isopor pequena. Fiz um furo para colocar uma sonda de Termo-higrômetro dentro.
Como não consegui manter a temperadura estável e tenho um terrário novo parado, só aguardandopara ser suado, resolvi manter o bercário dentro dele.
Em meu quadro de temperatura conseguimos o seguinte:


DIA - HORA // TEMP - UMIDADE

15/11 - 02:40 // 28,1º - 83%
15/11 - 11:50 // 27,4º - 75%

16/11 - 00:10 // 27,0º - 75%
16/11 - 16:35 // 27,4º - 73%

17/11 - 08:40 // 27,1º - 74%
17/11 - 14:40 // 27,4 - 75%
.
.
.
______________


Aguardarei até o dia 30/11 para primeira contemplada.
Por hora é isso, pessoal.
Toda ajuda e observação é de graaande valia por aqui, psiconautas.

Bora somar! :D:greyalien:
 

Anexos

  • 6a9c2c8f-b19d-41ce-9bad-a530e9e46fb8.jpg
    6a9c2c8f-b19d-41ce-9bad-a530e9e46fb8.jpg
    59.2 KB · Visualizações: 41
  • 277d5d46-c8dd-4987-abb9-217200eb1aac.jpg
    277d5d46-c8dd-4987-abb9-217200eb1aac.jpg
    66.1 KB · Visualizações: 39
  • 538f8f71-8bea-4e6c-a656-a6cc3d9aa6ca.jpg
    538f8f71-8bea-4e6c-a656-a6cc3d9aa6ca.jpg
    62.1 KB · Visualizações: 38
  • b936c9aa-8456-4a20-9e31-f53f13938227.jpg
    b936c9aa-8456-4a20-9e31-f53f13938227.jpg
    30.9 KB · Visualizações: 37
  • fc355047-1b47-4d7c-9247-9951a2614c0d.jpg
    fc355047-1b47-4d7c-9247-9951a2614c0d.jpg
    41.7 KB · Visualizações: 37
Última edição:
Hora de atualizar. :ler:

Hoje é dia 29/11/18 - 03:03.
Já se passaram 14 dias desde a incubação e chegou a hora de uma primeira avaliação...


TEMPERATURA MÉDIA:
Como fico fora por muito tempo, foi um problema manter a temperatura na casa dos ± 29ºC.
Sempre que visito a incubadora, coloco uma garrafa metálica com água quente. Mas como isso ocorre com pouca frequência, ao voltar, a temperatura está na faixa dos 24ºC - 26ºC.
Isso nos deu uma temperatura média de aproximadamente 26,8ºC, mas com variações entre 24,4ºC até 31.8ºC.
Talvez esse seja um dos responsáveis pelos resultados que compartilho abaixo.


DESENVOLVIMENTO:
• Potes de nº1 e nº4 apresentam algum sinal de vida:
1) a2f98e9a-70eb-48e0-951c-6a1fa9cb574e.jpg
4) cd2a6907-195a-4b5e-b985-858fcdd31efc.jpg

Percebo o desenvolvimento do nº1 de forma OK (ou não?).
Já para o nº4, ainda é cedo para dizer qualquer coisa, não é mesmo!?

• Potes nº2 e nº3 ainda não apresentam nenhum sinal de atividade.

_____________________

Amigos, sou como um 'marinheiro de primeira viagem' (perceptível pelo volume de detalhes - quase - irrelevantes hehe)
Gostaria de ajuda... comentem qualquer coisa que acham que possa agregar.
"Ah, mas isso parece mais um CobWeb do que o micélio do Cubensis" entre outros comentário do tipo só vão AGREGAR!
Solta o verbo! hehehe


Gratidão! :D
 
Última edição por um moderador:
O que eu posso dizer é que tá devagar o avanço desse micélio e quase de certeza tem algo haver com a oscilação da temperatura ou a temperatura amena demais.

O próprio micélio em desenvolvimento gera calor, embora o seu ainda não esteja com grande desenvoltura, mas, como você não consegue ter um controle razoável da temperatura, tenta deixar do jeito que tá sem colocar garrafa com água quente. Creio que nessas temperaturas que você citou o micélio irá desenvolver também, embora mais devagar do que na faixa dos 28-30graus.

Já pensou em usar o termostato dentro da incubadora :?::eba:
 
O que eu posso dizer é que tá devagar o avanço desse micélio e quase de certeza tem algo haver com a oscilação da temperatura ou a temperatura amena demais.

O próprio micélio em desenvolvimento gera calor, embora o seu ainda não esteja com grande desenvoltura, mas, como você não consegue ter um controle razoável da temperatura, tenta deixar do jeito que tá sem colocar garrafa com água quente. Creio que nessas temperaturas que você citou o micélio irá desenvolver também, embora mais devagar do que na faixa dos 28-30graus.

Olá amigo! Pensei o mesmo, quanto ao avanço singelo que vem ocorrendo. Talvez a oscilação de temperatura venha afetando mais do que uma temperatura amena, de forma constante. Acha possível? :bigode:
Não sei até onde o micélio se estressa (ou não), como ocorre com as plantas, suas folhas, raízes e radículas. Mas talvez siga um caminho semelhante nesse sentido...


Já pensou em usar o termostato dentro da incubadora :?::eba:
Já sim. Mas tenho apenas um de 100w, ele sozinho, é mais alto que minha incubadora de hoje. rsrs
Nas imagens acima é possível observá-lo dentro Terrário (em um pote de tampa amarela). E a incubadora, dentro, também.
Ele é mais alto... e tanto o comprimento, quanto o diâmetro dele, me impedem de deixá-lo dentro de uma garrafa que caiba na Incubadora, mesmo horizontalmente.
 
Talvez a oscilação de temperatura venha afetando mais do que uma temperatura amena, de forma constante. Acha possível? :bigode:
Acho muito provável. Deve ser melhor manter uma estabilidade do que ficar tentando manter a temperatura ideal e ficar nessa oscilação, acho que o micélio deve pensar "Esse cara quer que eu desenvolva ou estagne" :roflmao:

Sobre o termostato, você poderia tentar deixar os bolos na caixa organizadora mesmo, perto do termostato, caso conseguir manter uma temperatura ideal e estável. Eu não manjo muito desses aparatos, mas, sobre a incubadora, caixa de isopor é opcional, tem gente que deixa "incubando" até em uma pratilheira, em cima de uma mesa, etc... Dificilmente o bolo contaminará se você fez todo processo correto de maneira asséptica e se estiver bem vedado.
 
Salv salv meu caro...

lendo seu relato, vi que se assemelha ao outro diário de cultivo (1º cultivo tksss) que tb esta com baixa temperatura.

Assim repito:

“Uma boa dica eh colocar cada copo dentro de um saco plástico desses de frutas e fechar bem com nó (não é necessário troca de ar para micélio crescer).. após dentro de uma caixa de sapato(papelão) em cima da geladeira encostado na parede ao fundo..... o calor da serpentina e do motor da geladeira sobe... fazendo com que ajude aumentar a temperatura... ja vi alguns relatos de cultivos que foram feito desta forma e ocorreram mt bem...

Como informado, a baixa temperatura so vai fazer q cresça lentamente.”

Já que estas com problemas com seu termostato e aquecedor... eh algo bem simples e creio que vai lhe ajudar bastante.

Boa sorte em seu cultivo!
 

Anexos

  • 656C46EA-B85E-48D5-A225-9420EE47C9B9.jpeg
    656C46EA-B85E-48D5-A225-9420EE47C9B9.jpeg
    385 KB · Visualizações: 15
Última edição por um moderador:
Acho muito provável. Deve ser melhor manter uma estabilidade do que ficar tentando manter a temperatura ideal e ficar nessa oscilação, acho que o micélio deve pensar "Esse cara quer que eu desenvolva ou estagne" :roflmao:
"Esse cara quer fazer de mim, um super-micélio?" É mais apropriado! hahaha :roflmao:

Talvez o que o amigo comentou, seja uma boa alternativa:
“Uma boa dica eh colocar cada copo dentro de um saco plastico desses de frutas e fechar bem com nó

Vou proceder da seguinte forma:
→ Potes 1 e 3 deixarei dentro da incubadora, envoltos no saco (deixarei o termo-higrômetro dentro de um deles para comparar com o resultado que tenho);
→ Potes 2 e 4 deixarei fora da incubadora, junto ao termostato, coberto por alguma toalha ou algo assim (deixarei o outro termo-higrômetro junto).

E então daqui uns dois dias faço um comparativo entre as temperaturas máxima, mínima e média dos três cenários.

Edit: Mrrn, acompanhei seu diário, queria parabenizá-lo (com um sorriso que não cabe em mim) pelo seu resultado e, mais além, pelo seu progresso tão consistente. Não sei dizer ao certo o porquê, mas me passou uma sensação muito boa em seu intento e disposição. SUCESSO! :feliz:


Gratidão, amigos. :geek::)

Até breve!
 
Hora de atualizar. :ler:

Hoje é dia 01/12/18 - 14:55.

Dois dias após minha ultima atualização constatando o desenvolvimento lento dos micélios.
Segue mais uma atualização, apenas para documentar que as dicas dos amigos já estão trazendo resultado.

Gratidão! :rolleyes:

TEMPERATURA MÉDIA:
• Potes 2 e 4: Consegui mantê-los fora da incubadora, envoltos em uma toalha. Deixei junto ao termostato/aquecedor;

A temperatura se estabilizou nos 28,5ºC desde então.
Cojunto Nov18 (7).jpg

• Potes 1 e 3: Mantive estes dois dentro do terrário, no esquema da dica do amigo Mrrn, dentro de sacos plásticos (deixei a sonda do termômetro dentro de um dos sacos);

A temperatura oscilou beeeem menos que antes (27,2º - 28,8ºC).

DESENVOLVIMENTO:

• Pote de nº1 começou a apresentar algum desenvolvimento do outro lado.
E agora está assim:
Pote 01 data 12-01 (3).jpg Pote 01 data 12-01 (4).jpg

• Pote de nº2 começou a apresentar algum desenvolvimento:
Pote 02 data 12-01 (3).jpg

• Pote de nº3 também começou a apresentar algum desenvolvimento (finalmente \o/):
Pote 03 data 12-01 (2).jpg

• Pote de nº4 começou a criar forças e se expandir, agora está assim:
Pote 04 data 12-01 (3).jpg
_____________________

Notei três dos bolos secos, mais do que de costume.
Introduzi 5ml de água filtrada no POTE 02, a fim de ver o quanto influenciará positiva ou negativamente no micélio que começou a surgir.
Minha referência será o POTE 03, já que ambos estão se desenvolvendo mais devagar, e com aparência bem semelhante.


Por enquanto é isso, psiconautas. :geek:
 
Última edição por um moderador:
Olá psiconautas! :alien:

Hora de atualizar. :ler:
Hoje é dia 11/12/18 - 18:20 e temos (algumas) novidades.
Por hora, sem fotografias. Em casa atualizo as ibagens. ^^


DESENVOLVIMENTO:

Pote de nº 1 está 90% colonizado. Saudável, com boa aparência.
Ainda não me decidi se este bolo será aniversariado, ou se usarei dele para colonizar outros bolos.
A ideia que me veio é de preparar a SPAWN na mesma técnica (adaptada) que uso para inocular Shiitake em Toras de Kunugi (Quercus acutissima).
Detalharei mais adiante o fiz no Pote de nº 4. :)
Pote 01 data 12-11 (3).jpg Pote 01 data 12-11 (2).jpg

Pote de nº 2 está uns 60% colonizado. Percebo 2-3 pontos que apresentam um amarelamento com cara de metabólitos.
Isolei o bolo em um saco, e assim venho mantendo ele há uns 5 dias.
Torcemos para que ele se mantenha saudável e consiga lidar de boa com essa possível contaminação que pode vir a se desenvolver.
Pote 02 data 12-11 (1).jpg Pote 02 data 12-11 (2).jpg

Pote de nº 3 está uns 80% colonizado. Apesar de ter começado ase desenvolver com certo 'dela', pegou forças e está com uma aparência boa.
Não é o micélio mas risomórfico da turma, mas ainda assim me agrada bastante! :rollees:
Pote 03 data 12-11 (2).jpg

Pote
de nº 4
se desenvolveu uns 90%, com aparência muito boa, e então dia 09/12/18 usei ele para o experimento que detalho abaixo. E ele já está se recuperando indamente
Pote 04 data 12-11 (2).jpg Pote 04 data 12-11 (1).jpg


__________


À fim de conseguir mais bolos com essa mesma cultura, eu desfiz esse bolo inteiro, dando uma leve esfarelada nele.
Preparei mais três TEKs de FAI+Vermiculita e então com elas devidamente esterilizadas, utilizei de um furador de côco para 'pegar a spawn' do Pote nº 4 e inocular nesses bolos novos. (se quiserem, posso detalhar um pouco mais o procedimento, ele é bem prático) ;)


upload_2018-12-11_18-21-47.png


________________


É isso...

Ainda decidindo se uso do Pote nº 1 para preparar um casing ou spawns, ou se simplesmente coloco para aniversariar do jeitinho que está, com sua massa relativamente pequena (Potes PP5 de 250ml tem essa vantagem E desvantagem. hehe).

Anseio por opiniões, ideias, sugestões. Bora somar. <3

Gratidão amigos! E até breve. :geek:
 
Última edição por um moderador:
Pote
de nº 4
se desenvolveu uns 90%, com aparência muito boa, e então dia 09/12/18 usei ele para o experimento que detalho abaixo. E ele já está se recuperando indamente

To curiosa pra saber desse experimento!
Vc só escreveu a palavra ou tb mentalizou/mentaliza o sentimento de gratidão ao manipular o pote?
 
To curiosa pra saber desse experimento!

Oi Pri, pela noite eu descrevo com calma o procedimento, vou tentar simular ele com substrato e fotografar para rolar um entendimento legal ;):ler:

Vc só escreveu a palavra ou tb mentalizou/mentaliza o sentimento de gratidão ao manipular o pote?

Momentos ansiosos, de cabeça quente, de raiva, tristeza ou preguiça, chamam para mexer com terra.
Nunca toco nos fungos e nem em brotos ou frutos, quando estou em um desses estados. Primeiro me acalmo pitando uma Sta. Maria, ou mexendo em plantinhas com os pés na terra. E só depois dessa limpeza e descarrego, que trabalho com os pequeninos.
E eu converso com eles do começo ao fim. Mais doido que a 'velha dos gatos'... hehehehe :espiao::atrapalhado:

Aqui é uma história bem legal (do porquê de eu conversar com eles), e de certa forma, longa. Vou tentar resumir UMA PARTE dela... peço licença! <3

Desde que comecei uns estudos de Alquimia Espagírica, passei à estudar livros do Masaru Emoto, onde ele fotografa o processo de cristalização da água (faz experimentos espetaculares a cerca desse tema!!) a fim de trazer isso para o meio que eu estava trabalhando.

Parte das missões que trabalhamos nessa Alquimia lidam com corpos vivos: plantas, fungos, frutos, cogumelos e animais (nós, humanos).
E o maior veículo que temos em comum com quase toda matéria viva, é a água (75% do nosso corpo, por exemplo).
Partindo dos estudos do Mestre Emoto, e indo bem mais além com um sistema de eletrodos e sintetizadores nas plantas, pudemos observar os reflexos das palavras e intentos depositados nelas de outras formas para além do visual, para além do fato obvio do crescimento ou estagnação do fungo/vegetal/fruto, de acordo com as palavras (lê-se sentimentos hehe) expostas.
Devido aos sintetizadores estarem alinhados à algumas frequências específicas, pudemos perceber, através dos eletrodos, as frequências emanadas pelas plantas... em forma de sons!
O mais incrível de tudo, foi constatar o poder delas de decorar uma sinfonia inteira (com uns errinhos e ritmo um pouco distorcido), e reproduzi-la pelo dia todo. É INCRÍVEL!! :rolleyes:
Elas também reagem quando os companheiros humanos se aproximam, e mais ainda quando há contato com outras plantas através do solo.

E então, finalmente, desde então eu venho jogando para o universo e para os seres que interajo, muita gratidão e muito amor. A troca é instantânea. É sutil, mas é perceptível. :B

Considerando que eu machuquei o fungitto ao manipulá-lo daquela forma, o fiz cantarolando hinos do Daime, e jogando amor neles.
O resultado está ai nas imagens... em dois dias e já está tomando o pote todo novamente. :brincalhao:

É isso! :)
 
Hora de atualizar. :ler:

Hoje é dia 16/12/2018

Tivemos muitas novidades e os dias de ontem e hoje foram bem produtivos. Todos os procedimentos abaixo foram executados em glovebox OU ambiente preparado.

Vou tentar resumir um pouco. ;)


Pote de nº 1 colonizou muito bem.
Apareceram aglomerados de hifas bem agressivas. Aproveitando o dia de muita ação, resolvi aniversariá-lo. \o/
Aniversário 16-12-18 (12).jpeg Aniversário 16-12-18 (9).jpeg


Pote de nº 2 simplesmente estacionou. Foram mais ou menos 09 dias estático.

Como o pote nº 4 já havia sido usado para replicar outros três potes, e se desenvolveu muito bem após o procedimento, resolvi juntá-lo ao pote nº2.

Retirei a parte amarelada no micélio, retirei a camada de vermiculita, dei uma 'limpada' na região com excesso de umidade e então preparei um casing com estes dois potes.

Usei vermiculita para o preparo.

Como receio que haja alguma contaminação no pote nº2, este casing ficará incubado mais um pouco (isolado), e será aniversariado longe do resto.

WhatsApp Image 2018-12-16 at 23.11.22 (4).jpeg WhatsApp Image 2018-12-16 at 23.11.22 (2).jpeg


Pote de nº 3 estava quase 100%. Resolvi fazer algumas coisas com ele, entre elas: isolamento em pedaços de papelão, conserva do micélio em meio líquido e 'G2G' para copos de milho (lê-se G2G para G2G?? hehe).

→ Papelão:

Nunca tive nenhuma experiência com isolamento. Portanto resolvi começar uns experimentos a fim de aprender, experienciar e ter mais clareza dos meios. :ler:

Usei de placas de petri velhas, de plástico, que descolei com um amigo. Ele também me presenteou com uma de vidro, um pouco maior :feliz:

Hidratei o papelão com água filtrada, logo após uma lavada rápida e mais 10 minutos no microondas.
Para cada placa, coloquei um 'spawn' que tirei do pote. Fechei com sua tampa (toda torna e disforme) e film pvc.

WhatsApp Image 2018-12-16 at 23.11.57.jpeg

→ Meio líquido:

Com a chegada dos tubos de ensaio (21,5ml) que comprei para os carimbos que chegarão em breve, me veio uma dúvida:

Será que se eu colocar um pedacinho do PF-TEK em um meio, ele irá se desenvolver legal :?: :entendiado:
E então fiz o seguinte... preparei três tubos com cada uma das seguintes soluções: água mineral + Karo e água de coco de caixinha.

WhatsApp Image 2018-12-16 at 23.11.59 (2).jpeg WhatsApp Image 2018-12-16 at 23.11.58.jpeg

1) Água mineral + Karo:

Tubo 1: em 400 ml de água, adicionei 01 colher de sobremesa (rasa) de Karo.
Inoculei um pedaço do PF-TEK em 07ml e fechei.
Tubo 2: Nos 393ml restantes adicionei mais 3 gotas de Karo.
Inoculei outro pedaço, agora em 10ml e fechei.
Tubo 3: Nos 382ml restantes adicionei mais 3 gotas de Karo.
Inoculei outro pedaço, agora com 13ml.

2) Água de coco:

Inoculei dois tubos com pedaços do PF.
Inoculei um tubo com o resto da seringa de esporos.


→ "G2G":

Preparei aproximadamente 300g de milho. Hidratei por 12h - fogo alto por 30min. - mais 8h na água morna - 01 colher de café de H2O2 na água por mais 4h.

Lavei em abundância, aguardei mais 1 hora na água e fui para os procedimentos.

Foram 04 copos de grãos. Coloquei 2 - 3 pedaços de aproximadamente 0.5cm em cada copo.

WhatsApp Image 2018-12-16 at 23.11.20 (3).jpeg

__________

Já os três potes inoculados com o micélio do Pote nº4, estão tosdos bem, desenvolvendo rápido na incubadora.
WhatsApp Image 2018-12-16 at 23.11.21 (3).jpeg WhatsApp Image 2018-12-16 at 23.11.21 (3).jpeg WhatsApp Image 2018-12-16 at 23.11.21 (2).jpeg WhatsApp Image 2018-12-16 at 23.11.20.jpeg

__________

Aah,
* O pote nº3 continuou com mais de 70% de sua massa, então preenchi o espaço com vermiculita e mandeide volta para a incubadora.
* Todos os descartes da possíveis contaminações, bem como do 'recorde' do bolo nº03 foram para um bulk improvisado e está no quintal. vai que...hehe


É isso amigos... espero que dê em frutos, muito aprendizado e alguns flushs! hehe

Abraços! :)
 
Última edição:
Olá psiconautas!

As coisas estão fluindo bem. Estou começando a me sentir confiante.
Dispondo de mais tempo para os estudos, estou curtindo muito.
Com o Shiitake, eu simplesmente o fazia... separava em garrafas, deixava incubado um pouco e mandava para a geladeira, afinal meu processo era em toras, devagar e sempre.
Se contaminasse algo, identificava e simplesmente descartava, ou não.
Enfim. Não havia todo esse cuidado e preocupação com o estéril. E até meus cultivos de cubensis lá no sítio eram um processo simbiótico bem maluco e despretensioso. A 'micologia de armário' é algo bem divertido... estou me divertindo bastante!! :rolleyes:

Bora lá. Hoje é dia 20/12/2018

e...

É hora de atualizar. :ler:



• Pote de nº 1
Foram 04 dias no terrário, recebendo carinho e umas musicas especiais, de vez em quando. hahaha
Como resultado parcial, temos ainda mais spikys. Parece que ele vai para o Hangar 110, curtir um Blind Pigs, ou sei lá. hehehe (não sei se se irão pegar a referência, desculpa se boiou... segue o baile ^^).
Hoje, coisa de dez ou vinte minutos atrás, fui dar um oi para o fungitto. E para minha surpresa, vejam só...
3a2389e7-dec8-4e65-baed-f60e37a26cc8.jpg b583cb47-72d8-42de-94ab-50c1fe5101d0.jpg d833d6d7-add7-45b4-a0ad-136fc37f3732.jpg
Aparentemente temos nós e primórdias anywere.


Casing: Está na incubadora, quietinho. Final de semana darei uma olhadinha e veremos como seguir...
*Fiz quatro furos no film que cobre o casing, com micropore por cima.


• Pote de nº 3 Já está muito forte novamente. Se recuperou bem dos processos e aparentemente não contamino.
Final de semana pode acabar em casing para ele e os outros 03 potes que preparei com a primeira clonagem (11/12).


→ Papelão:

Dos 04 preparos:
*01 e 03 estão se desenvolvendo bem;
*02 está se desenvolvendo mais rapidamente e parece bem simpático:
5484087f-d999-4dd6-abd6-dfb79d9ae7a5.jpg
*04 (placa de vidro) está com uma aparência bem estranha, e um cheiro diferente. Já separei de tudo e provavelmente eu descarte assim que se desenvolver mais (quero entender melhor o que está rolando com ele).


→ Meio líquido:


1) Água mineral + Karo:

Tubos estão conservando o micélio, mas ainda não vejo muito progresso.

2) Água de coco:

Os tubos com pedaços do PF estão semelhantes aos com solução de Karo;
O tubo com esporos já está com uma nuvem e micélio bem sutil. :)

→ "G2G":

Dois dos quatro copos com clones estão com a colonização 'bem boa'. hehe
Outros dois estão colonizando com menos pressa.
Segue uma referência dos 04 dias de incubação:
fe488063-8988-47c3-8a0c-2cf60efd61b0.jpg 662f09db-ed00-44a9-b7ca-c0695e25ff10.jpg

Já já vem um balanço com amor. :whistle:

__________


Por hoje é isso. Final de semana provavelmente teremos novidades por aqui. :geek:

E gratidão ADMs pelo toque das miniaturas! hehehe

Abraços cogumelísticos à todxs <3
 
Última edição:
Olá à todos!
Hoje é Natal, e...
É hora de atualizar. :ler:

...

• Pote de nº 1
Hoje é seu oitavo dia no Terrário. Desde o dia que postei os aéreos, venho tentando controlar melhor a troca gasosa.
Como resultado, melhorei a oxigenação, mas piorei a umidade.
Aparentemente isso estava sendo a solução correta, uma vez que haviam muitos pins se desenvolvendo:
acef0e7b-ddfb-40bc-b08e-feb912e926f6.jpg (fotografia do dia 23/12)

Mas então no dia seguinte tive uma ingrata surpresa. Alguns pins começaram à escurecer.
60c5543c-6df0-4bac-9fe5-be720268f04d.jpg (fotografia do dia 24/12)

E hoje fica mais visível a diferença, já é possível identificar alguns (muitos) abortos:
5e5f9cb9-2cf0-4597-ab22-ed122d59e916.jpg (fotografia do dia 25/12) :notworthy:

Ainda assim temos muitos pins saudáveis para crescer, tanto na parte superior do bolo, quanto em sua base. Aguardemos... :)

Casing: Pote nº2 + parte do Pote nº4: Acabei de aniversariá-lo. Está com um odor um pouco diferente. Mas nada que me assuste.
De qualquer forma, aniversariei distante do Pote nº1.

• Pote de nº 3 Tinha planos de juntá-lo aos três potes que fiz com spawn do nº4.
No momento que comecei o preparo, encontrei isso:
585d6217-3eed-408d-b005-beff47306c6a.jpg
Infelizmente tive que descartá-lo. Como a contaminação aparentava estar bem evoluída, descartei a possibilidade de um outdoor com ele.

Os três outros viraram um Casing:
99b6bb5e-f22a-4237-8615-da6a326c83b9.jpg
be78537c-d95f-42d8-965b-5547829aa5a3.jpg
Haviam alguns grãos que não aparentavam estar totalmente colonizados. Descartei alguns, e tentei não deixá-los na cama superior.

→ Papelão:
Fiz um primeiro repique com as placas.
Selecionei a parte mais riso que encontrei em cada placa e separei.
Espero fazer isso mais algumas vezes até conseguir algo com uma aparência que me convença de que isolei/melhorei algo de fato. hehe
Estou dando uma boa estudada para ter maior entendimento.
652ccdbc-8caa-4d14-8aae-faae0e979ddf.jpg

→ Meios de cultura:

1) Água mineral + Karo:
Continuam se muito progresso. Mas estão conservando o micélio, pelo menos.

2) Água de coco:
Os tubos com pedaços do PF estão semelhantes aos com solução de Karo;
O tubo com esporos já já estará denso o bastante para ir pra geladeira:
911c2e88-8f00-4893-83bd-48ef2ec21a01.jpg

→ "G2G":
Dos quatro copos com clones, três deles estão ok, e já deram uma chacoalhada. rsrs
Todos estão parecidos com esse:
671f2c0c-db90-4bd0-9711-4e62266bfc53.jpg

O copo nº4 está úmido demais, sem desenvolvimento aparente, e com odor estranho. Foi descartado:
99da8964-34e8-4596-89e8-9391d10773e4.jpg

______________

Algumas dúvidas que talvez alguém possa sanar à tempo:

→ Considerando que a troca gasosa de fato não foi a ideal, é normal ocorrer essa quantidade significativa de abortos?

→ Mais alguém ficou em dúvida se essa Strain é, de fato, TKSSS?
Estou achando o desenvolvimento bem diferente do que costumo ver para essa Strain. (comprei a seringa multiesporos dele, pela internê)

Qualquer outra dica e sugestão será de graaande valia, amigos! ;)
Ótimo final de ano aos que ainda estão por aqui.
 
Olá amigo, também estou cultivando essa strain. Como anda o cultivo?
Vc esterilizou a água de coco que foi pro tubo de ensaio? Também estava com a ideia de fazer esse processo, mas parece que o desenvolvimento é muito lento.
 
Última edição:
Salve! O cultivo está fluindo bem. :)

Como usei água de coco de caixinha, pasteurizada, esterilizei apenas os tubos. Adicionei o meio e então o spawn ou esporo.
Os tubos com spawn estão bem devagar. Já o tubo com multiesporos irá pra geladeira amanhã, já está bem bom :)
 
Olá galera!
É hora de atualizar. :ler:
Hoje já é início da segunda semana de 2019. E temos coisas para atualizar.

O PF que está no terrário já teve sua primeira colheita. Foram 3.8g secas.
4b0a36ee-85e9-4b4d-bdc0-5d8be7b41e8b.jpg

Mandei um dunk maroto nele, voltei para o terrário e agora está com seu segundo flush assim:
8b91449f-24cd-414d-b079-6eb5b15facfa.jpg

Os casings que preparei com os outros bolos CONTAMINARAM.

→ O primeiro casing (que estava sendo aniversariado), contaminou um bocado. Na imagem abaixo é possível ver pelo menos três contaminações:
4062feae-bde0-43cc-b793-52f8394c2417.jpg
Vou dar uma estudada nos processos, para tentar identificar onde que vacilei.
Ocorre que eu não esterilizei a vermiculita, além de ter feito uma troca gasosa abanando.Talvez daí o problema.

→ O segundo casing, feito com os três potes clonados, contaminou com Cobweb, antes mesmo de aniversariar. Mandei para outdoor, mas sem muuuitas esperanças.


As CLs e os clones em Papelão estão ok. Repiquei mais uma vez aqueles que estavam desenvolvendo bem. E ontem foram para um bolo. Vamos ver como se desenvolverá...
Também preparei um bolo com a CL de Multi Esporos que preparei com Água de Coco, para ver como será o desenvolvimento. :D

G2G:

Dos três copos, dois estão 90%, mas aparentam estar bem devagar.
O terceiro está mais lento desde que chacoalhei. Confesso que não curti muito essa TEK.
Talvez por serem micélio clonado, não sei... depois de quebra-los, ficaram um pouco mais lentos.
________

É isso. Estou só aguardando para preparar um bulk ou casing com os grãos. Vou para a tek dos baldes com esses clones. :)

Saudações, psiconautas!
Inté breve.
 
Back
Top