Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Perlita vs Argila Expandida

coguosho

Cogumelo maduro
Membro Ativo
13/11/2016
315
40
Olá pessoal,

Eu já usei no meu terrário tanto perlita quanto argila expandida. Na minha opinião e de acordo com as pesquisas que fiz, a perlita é melhor para manter a umidade e mais simples de usar, mas eu gostaria de saber o que vocês acham, principalmente porque vejo que muita gente vê diário de cultivo com argila expandida e logo pensa que se é o que todo mundo usa, deve ser a melhor opção. Alguém já fez algum tipo de teste para comparar?

Vou listar alguns prós e contras que já ouvi de cada. Me digam o que vocês acham.

Prós da Perlita (e contras da argila expandida).
  • A perlita não necessita de água parada no terrário (inclusive o meu tem furos na parte de baixo e não vaza água alguma).
  • Não é necessário usar um borbulhador com a perlita. Isso é bom porque não amarro o terrário a uma tomada.
  • A perlita tem maior superfície que a argila expandida, o que muitos afirmam que faz com que ela seja superior para manter a umidade.
  • Por ser menor, é mais fácil de fazer uma superfície reta e manter os bolos em pé e no nível.
Prós da argila expandida (e contras da perlita):
  • A argila é mais limpa para se trabalhar. A perlita faz mais sujeira que a argila expandida. (É o que alguns dizem, eu nunca tive problema com isso. Para colocar a perlita no terrário eu pego um pouco com um escorredor de macarrão, jogo água em cima até ficar bem molhado, dou uma sacudida para escorrer e quando a água não tá mais pingando jogo no terrário.)
  • Duração mais longa da argila expandida. A perlita começa a esfarelar ao longo do tempo.
  • Preço mais em conta da argila expandida. No momento encontro sacos de argila expandida por 10 reais e o equivalente de perlita por 20 na minha cidade. Se a compra é pela internet o preço é similar.
  • Fácil acesso à argila expandida. A perlita é mais difícil de encontrar do que a argila expandida. (Algumas pessoas só conseguem comprar na internet.)
E para terminar, um argumento de autoridade. O que o RogerRabbit postou sobre o assunto:

"A Perlita é de longe a melhor opção. Ela tem 200 vezes a superfície da argila expandida."

E aí, o que vocês acham?
 
Última edição:
Separa a lista de prós e contras em duas listas, que tudo assim junto ficou meio confuso. :) :D :geek: - Valeu.

-----

Então, eu sempre quis tentar a perlite, e o principal argumento é porque é mais fácil apoiar os bolos em cima dela. Mas a argila expandida é mais acessível, e faz o serviço bem feito de manutenção da umidade nos meus cultivos.

Outro fator que me faz escolher a argila expandida, além da acessibilidade de ter em qualquer loja de jardinagem por aqui, é que acho mais fácil lidar com ela - apesar de nunca ter usado perlite pessoalmente. Pelo que sei, a perlite tem que encharcar antes de botar no terrário. Já com a argila expandida, no fundo das Pets, eu apenas encho o fundo da garrafa com água oxigenada até certo nível das argilas e pronto. Me parece mais prático neste aspecto. :coffee:
 
Última edição:
Editei para tentar deixar mais claro.

Outra pergunta. Como vocês fariam para testar a diferença? Eu imagino que o ideal seria ter 2 terrários idênticos e utilizar uma seleção bem feita para não ter variação genética e testar lado a lado uns 6 bolos de cada.
 
Vocês já responderam tudo :D

A argila se acha até em supermercado por um preço baixo (R$ 10), pode reutilizar à vontade e sem cuidado (basta ferver), e é só colocar água no fundo e esquecer lá. E a argila não precisa de borbulhador, funciona apenas por evaporação assim como a perlita.

Creio que seria bem difícil testar a diferença... Ambas tem a capacidade de deixar o ar do terrário com 100% de umidade, então salvo testes em laboratórios, a única forma prática seria colocar 2 terrários idênticos lado a lado, observar quanto tempo demora para evaporar toda a água e comparar a condensação na tampa e laterais, para ter algum "resultado" empírico.

Nesse caso não precisaria nem dos bolos, só das caixas, os dois materiais e tempo.

O objetivo seria observar isso:
condensação.jpg

No caso esse é um terrário com argila expandida, praticamente chove dentro.
 
Já usei ambas. No primeiro cultivo foi argila expandida pois não havia encontrado perlite. Correu bem, rendeu cogumelos muito bons.

Entretanto encontrei perlite e comprei, também correram bem, não notei diferença.

Actualmente tenho o terrario com perlite e, quando esta lotado de bolos, coloco garrafões de água com a argila a fazer de terrario. Funciona igual, à primeira vista.

A maior diferença para mim é mesmo na altura da limpeza do terrario: A perlite é mais difícil de lidar, sobretudo se fizerem "roll" com vermiculite aos bolos. Acaba sempre por sair vermiculite dos bolos para a perlite e torna-se muito difícil (até impossível na totalidade) separar ambas. Essa para mim é a grande vantagem da argila expandida.

Mas gostava de ter a certeza da diferenças através de um teste rigoroso, talvez até científico ;)
 
Back
Top