Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pergunta

Kaedere

Hifa
Cadastrado
30/07/2020
48
9
22
Galera, eu posso usar bolos PFtek, que já tiveram seus flushs, pra colonizar um bulk ou case?

Ou seja, o micélio continua vivo e ativo?

Se caso sim, e se caso o problema seja a perda de nutrientes do arroz, há alguma técnica de repor esses nutrientes?
Exemplo, adicionar milho à mistura... etc.
 
Fala @Jezu , acredito que poder você até pode, mas te garanto que tem muito mais chance de contaminar do que dar certo.
Primeiro motivo é que o micélio após dar frutos, entrou em estado de frutificação, ou seja, saiu do vegetativo que é o estado em que ele busca alimento e expansão.
Segundo motivo é que o micélio já foi totalmente exposto a contaminantes do ar e já está mais fraco, aumentando drasticamente o risco de dar errado, mas assim, sinceramente, quer testar? Teste, aprender com os testes e erros é necessário, mas depois faça um bolo novo e use esse pra preparar um bulk ou casing :)
 
Galera, eu posso usar bolos PFtek, que já tiveram seus flushs, pra colonizar um bulk ou case?

Ou seja, o micélio continua vivo e ativo?

Se caso sim, e se caso o problema seja a perda de nutrientes do arroz, há alguma técnica de repor esses nutrientes?
Exemplo, adicionar milho à mistura... etc.

Ainda ninguém desenvolveu uma tek que fizesse um bolo quase sem nutrientes restantes colonizar um novo substrato e tornar à plenitude da juventude.

Mas, veja bem, ainda.

Com a vênia para discordar do amigo acima...

O micélio depois que entra em frutificação, pode vir a voltar ao crescimento vegetativo. É assim que funciona a clonagem, inclusive. Você pega um pedaço do cogumelo (micélio terciário) e o coloca em um meio em que o micélio dele irá voltar ao estado vegetativo (micélio secundário).

Mas ninguém sabe como fazer com bolos inteiros. E provavelmente, as primeiras dezenas/centenas de tentativas deverão contaminar, como dito pelo nobre @Cebolo. No fim é melhor reiniciar o ciclo de cultivo, ou fazer uma clonagem, inocular a clonagem, deixar colonizar e usar esse bolo de clonagem pro bulk ou case. Ele irá produzir muito mais, por ter apenas genéticas compatíveis. O tempo a mais que irá demorar será compensado na produção do micélio.
 
Vim para o feedback.
De fato não rolou muito bem, não contaminou nada, mas também não frutificou horrores... O bolo que enterrei na vermiculita praticamente se manteve estável sem frutificar, Já a vermiculita começou a desenvolver e inclusive frutificou. Com certeza não foi a melhor coisa a se fazer, mas toda experiência é bem vinda.
 
Vim para o feedback.
De fato não rolou muito bem, não contaminou nada, mas também não frutificou horrores... O bolo que enterrei na vermiculita praticamente se manteve estável sem frutificar, Já a vermiculita começou a desenvolver e inclusive frutificou. Com certeza não foi a melhor coisa a se fazer, mas toda experiência é bem vinda.

Primeiro, vê se lá dentro da vermiculita não tem cogumelo também. :)

Bem... Você fez um casing de um bolo inteiro. Só frutifica bem ou aceitavelmente em certas condições, como essa (cogumelo primogênito maduro e maior já colhido antes da foto):
16003227521173330470315652040865.jpg ==> se enterrado "de pé", em recipiente de preferência transparente para estimular a pinagem ao longo de todo o comprimento do micélio. A pinagem ocorrerá muitas vezes a partir do bolo, mas a maioria das vezes a partir da vermiculita colonizada.

Particularmente este primeiro bolo na verdade faz parte de um próximo passo nessa experiência, que é a verificação da formação do casing mais intenso por bolos que não esperaram consolidar. Isso aceleraria pra fazer um terrário-in-vitro. Mas essa de fato não é uma das melhores condições pra frutificação.

Meu objetivo é criar um "casaco de casing" na base no bolo micelial, para, após o primeiro flush, virar ele de cabeça pra baixo e criar uma variação de terrário-in-vitro que aí então me proporcionaria bons flushes a partir do segundo. Já verifiquei um aumento exponencial da frutificação nos flushes seguintes com essa tek nos meus dois últimos cultivos:
16003233036875795532434414037866.jpg ==> exemplo de uma variação de terrário-in-vitro, como chamo essa tek em desenvolvimento. É criado um ambiente de terrário que fica isolado pelo próprio micélio em casing na superfície (é ao mesmo tempo in vitro e terrário, por isso o nome), o que possibilita em tese oxigenação (externa + interna) e umidade (interna + externa) ideais. É preciso usar fibra de coco (preferencialmente por ser mais fácil de fazer isso nessa etapa) ou adicionar vermiculita depois da segunda frutificação (ou primeira frutificação no terrário-in-vitro) para fazer a "semi-vedação" das laterais para retenção da umidade pela redução do volume do bolo micelial, que irá colonizar ela.

Enfim... ainda tô longe de criar os passos ideais pra essa tek antes de fazer um tutorial (caso um dia ela mereça ter tutorial), pois ela adiciona uma etapa a mais de casing e frutificação antes de chegar na frutificação desejada, mas ela é muito robusta em maximizar os frutos de um único bolo a partir do segundo flush. Se for verdade que os últimos flushes são os mais potentes, então essa tek seria de muita valia em produzir cogumelos com mais psilocibina. Senão, de toda forma me parece ser eficiente em extrair o máximo de flushes e frutos do bolo de toda forma, como acabei de dizer.
 
Última edição:
Back
Top