Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Pasteurizador

NANER

Cogumelo maduro
Membro Ativo
03/11/2010
69
78
São Paulo-SP
Salve Irmandade.

Depois de 2 anos do meu Primeiro cultivo pela PF TEK, estou me organizando para fazer um cultivo por BULK.

Já que o BULK requer uma pasteurização do substrato decidi criar um pausteurizador relativamente barato, estou compartilhando pois acredito que possa auxiliar outras pessoas que se interessem nesta técnica.
aa.jpeg

Lista de Materiais e custo aproximado

1 un.-Barrica/Bombona de 50 litros usada (USO NÃO QUÍMICO)-R$20,00
1 un.-Termostato/Controlador de Temperatura (eu já tinha o regulador usado para controlar a temperatura do terrário no primeiro cultivo) - No ML é possível encontrar a partir de R$40,00 básico com frete incluso (Atente-se à potencia e corrente elétrica da resistência para não ter uma surpresa desagradável).
1 un.-Bandeija/ Bacia Plástica para suporte da resistênica - Máximo R$5,00
1-un.-Resistência elétrica tubular de 110V 400 Watts- R$80,00 em uma loja de resistências (Pode-se comprar resistência elétrica para Banho-Maria ou até mesmo um ebulidor, porém quanto mais alta a potência maior será a corrente elétrica o que pode acarretar em tomadas e disjuntores mais potentes)
1-un.-Cabo elétrico para 10A - R$10,00 (adicionei os conectores para prender na resistência)

Custo Total aproximado : R$ 155,00 (São Paulo- Nesta Data)

-Montagem da resistência no suporte
WhatsApp Image 2018-07-17 at 18.55.43 (4).jpeg WhatsApp Image 2018-07-17 at 18.55.43 (3).jpeg WhatsApp Image 2018-07-17 at 18.55.44.jpeg

-Vista Interna do Pausteurizador (na segunda foto será como vou dispor o substrato - dentro de um saco alvejado)
WhatsApp Image 2018-07-17 at 18.55.43.jpeg WhatsApp Image 2018-07-17 at 18.55.43 (2).jpeg

Bem basicamente é isso, deixei o sistema em testes e funcionou perfeitamente, setei o termostato em 65ºC e a variação acima no corpo da barrica (onde circula o vapor) ficou por volta de 63~66ºC sendo que a temperatura da água ficou em média 10ºC mais alta.

Observações gerais:
-Como a potência da resistência é relativamente baixa o tempo para a temperatura chegar aos 65ºC foi bem alta por volta de 2 horas. Quando for fazer a pasteurização certamente aquecerei primeiro a água no fogo para só depois coloca-la no pausteurizador.
-:!:Cuidado não toque na água com o sistema ligado na rede elétrica,como os cabos elétricos estão em contato direto com a água certamente dará choque.:!:
 
Última edição:
Obrigado pelo tutorial!

Eu tenho uma pequena sugestão: destacar mais o risco de choque.
 
Bacana demais, obrigada por compartilhar!

Vou começar um cultivo de comestiveis, se der certo vou fazer uma pasteurizadora pra fazer em quantidades maiores.

Uma curiosidade, pq vc optou pelo aquecimento eletrico? Achou mais vantajoso?

Tava pesquisando e pensei em fazer com uma "bombona" de metal, com uma chama a gás embaixo (q esquentaria a agua q ficaria na parte de dentro da bombona... tipo um panelao a vapor)
 
Bacana demais, obrigada por compartilhar!

Vou começar um cultivo de comestiveis, se der certo vou fazer uma pasteurizadora pra fazer em quantidades maiores.

Uma curiosidade, pq vc optou pelo aquecimento eletrico? Achou mais vantajoso?

Tava pesquisando e pensei em fazer com uma "bombona" de metal, com uma chama a gás embaixo (q esquentaria a agua q ficaria na parte de dentro da bombona... tipo um panelao a vapor)

@Priscillocibina a opção pelo uso da resistência elétrica foi por conta de ser mais fácil para realizar o controle da temperatura no interior da bombona, deste modo posso esquecer o sistema funcionando durante várias horas sem me preocupar em ficar ligando e desligando o fogo. Muito embora seja possível realizar este controle de temperatura com um termostato à gás o custo e o trabalho seria bem mais alto.

Só uma observação : Segundo as informações obtidas aqui no TEO a pasteurização do substrato deve ser entre 60~70ºC, para que a microbiota do substrato continue ativa, então com gás ficaria muito difícil fazer esse controle e despenderia bastante tempo e observação.
 
Boooa! Não tinha pensado sobre isso.

Vou pesar direitinho esses prós e contras de cada um pra escolher, bom saber dessa opção :)
 
Salve Irmandade.

Depois de 2 anos do meu Primeiro cultivo pela PF TEK, estou me organizando para fazer um cultivo por BULK.

Já que o BULK requer uma pasteurização do substrato decidi criar um pausteurizador relativamente barato, estou compartilhando pois acredito que possa auxiliar outras pessoas que se interessem nesta técnica.
View attachment 102264

Lista de Materiais e custo aproximado

1 un.-Barrica/Bombona de 50 litros usada (USO NÃO QUÍMICO)-R$20,00
1 un.-Termostato/Controlador de Temperatura (eu já tinha o regulador usado para controlar a temperatura do terrário no primeiro cultivo) - No ML é possível encontrar a partir de R$40,00 básico com frete incluso (Atente-se à potencia e corrente elétrica da resistência para não ter uma surpresa desagradável).
1 un.-Bandeija/ Bacia Plástica para suporte da resistênica - Máximo R$5,00
1-un.-Resistência elétrica tubular de 110V 400 Watts- R$80,00 em uma loja de resistências (Pode-se comprar resistência elétrica para Banho-Maria ou até mesmo um ebulidor, porém quanto mais alta a potência maior será a corrente elétrica o que pode acarretar em tomadas e disjuntores mais potentes)
1-un.-Cabo elétrico para 10A - R$10,00 (adicionei os conectores para prender na resistência)

Custo Total aproximado : R$ 155,00 (São Paulo- Nesta Data)

-Montagem da resistência no suporte
View attachment 102267 View attachment 102268 View attachment 102269

-Vista Interna do Pausteurizador (na segunda foto será como vou dispor o substrato - dentro de um saco alvejado)
View attachment 102265 View attachment 102266

Bem basicamente é isso, deixei o sistema em testes e funcionou perfeitamente, setei o termostato em 65ºC e a variação acima no corpo da barrica (onde circula o vapor) ficou por volta de 63~66ºC sendo que a temperatura da água ficou em média 10ºC mais alta.

Observações gerais:
-Como a potência da resistência é relativamente baixa o tempo para a temperatura chegar aos 65ºC foi bem alta por volta de 2 horas. Quando for fazer a pasteurização certamente aquecerei primeiro a água no fogo para só depois coloca-la no pausteurizador.
-:!:Cuidado não toque na água com o sistema ligado na rede elétrica,como os cabos elétricos estão em contato direto com a água certamente dará choque.:!:

Não dá curto circuito?
 
Não dá curto circuito?
curto circuito não, mas eu não enfiaria a mão ai, tem que ter tampa pra não acontecerem acidentes durante o processo de pasteurização. Pasteurizadores assim são muito usados em pequenas produtoras de cogumelos.

-:!:Cuidado não toque na água com o sistema ligado na rede elétrica,como os cabos elétricos estão em contato direto com a água certamente dará choque.:!:
 
Back
Top