Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Para você, O que é a vida??

illustrati

Primórdia
Cadastrado
16/12/2011
31
33
33
Eai galerinha!!
Me deparei com um video de um professor de filosofia sendo questionado pela mesma pergunta que faço a vcs.
Como sei q a galera aqui do CM sempre tem um ponto de vista interessante, ta ai a pergunta então!

Vou deixar o video no link abaixo, pra quem nao viu, vale apena dar uma conferida.


Confesso que antes nunca havia me feito essa pergunta ou pelo menos não a tinha levado tao a serio, e agora considero uma das mais complexas a ser respondida...

PS: caso esse tópico já tenha sido criado, moderador por favor faça oq achar melhor.
 
Última edição:
Eu tentei.
Eu juro.
Mas a tentativa de defini-la em um número limitado de palavras me causa aflição.

Se você quer uma resposta à sério, acho que é mais fácil você tomar um cházinho mágico :coffee: hauhauha

''Unfortunately, no one can be told what the Matrix is. You have to see it for yourself.'' :whistle:
 
Eu tentei.
Eu juro.
Mas a tentativa de defini-la em um número limitado de palavras me causa aflição.

Se você quer uma resposta à sério, acho que é mais fácil você tomar um cházinho mágico :coffee: hauhauha

''Unfortunately, no one can be told what the Matrix is. You have to see it for yourself.'' :whistle:

HAHAHAHAHA.... poise, mas ja tomei varios...
bom, mas no proximo q tomar, ja vou com a pergunta certa ;) hehe
 
AS veces cuando as perguntas que fazemos nao tem respostas.. e porque ainda elas esta por chegar ...o importante e PERGUNTARSE..!!
Boas Respostas amigo!
Paz
Gteach:cool:
 
A vida é ter consiencia de que só iremos desvenda-la depois desse plano materialista, que por sinal tem um encanto maravilhoso, imaginem o outro lado ?!
 
A vida é uma piada. Explicar é estragá-la. - Alan Watts
 
Vamo estragar um pouquinho então:

Vida é o eterno vir a ser, é o tao, é o cogumelo que nasce, é a grama que cresce, é um átomo, uma molécula, são milhões de partículas, é um espermatozóide que chega em seu destino.. É o inspirar, expirar.. É o fôlego, é suor.. É o brilho nos olhos, é o coração pulsando, é a terra respirando..

"É pau, é pedra, é o fim do caminho, é o resto de toco, é um pouco sozinho.."
"O que será? O que será?"

A vida é infinita!
 
Última edição:
vida no sentido de viver é um sofrimento que todos nascem no caminho da morte
tanto vegetal e animal
mineral e o reino dos insetos é diferente, não vive mas esta infinito nessa realidade finita
vida no sentido de sentir sensações é o mesmo que querer ver as arvores olhando pra floresta
 
vida no sentido de viver é um sofrimento que todos nascem no caminho da morte
tanto vegetal e animal
mineral e o reino dos insetos é diferente, não vive mas esta infinito nessa realidade finita
vida no sentido de sentir sensações é o mesmo que querer ver as arvores olhando pra floresta

Na minha concepção na vida nada se perde, tudo se transforma, segundo Lavoisier..

E na roda de samsara a vida não deixa de ser vida, em todos os reinos: humano, animal, vegetal e mineral..

O que os insetos têm de diferente? Por acaso são alienígenas?
 
Última edição:
A vida é um monte de eventos aleatórios acontecendo a todo instante, o tempo todo. Alguma coisa mais do que isso é balela na tentativa datada ao fracasso de explicar tais eventos aleatórios, muitas vezes dando um novo significado pra tais evento, outras vezes, mascarando e tornando-o um mantra.
 
A vida é um monte de eventos aleatórios acontecendo a todo instante....

Acho que isso se encaixaria mais na existência das coisas em si, no caso de eventos aleatórios estaria 100% correto.

Mas a Vida não me parece totalmente aleatória, é a onde começa o surgimento da ordem na verdade.

È só olhar para nós mesmos, desde nossas células, tecidos, órgãos, ate neurônios, organizados de certa forma que até a consciência surge de dentro de nos.

A vida por si só é incrível.


Carl Sagan - "Nós somos a forma do universo conhecer a si mesmo".
 
Mas a Vida não me parece totalmente aleatória...

Como assim? O que há de mais aleatório do que um ornitorrinco? Acho que ter consciência de tudo isso que você tem, como células, tecidos, órgãos... é só mais um resultado de eventos aleatórios, que teve como antecessor outros eventos aleatórios...
Enfim, acredito que toda essa nossa consciência é apenas fruto do acaso de eventos aleatórios, toda essa máquina complexa, desde a fabricação de serotonina até o ato de defecar em si, tudo teve milhões e bilhões de eventos aleatórios antes. Acho muito interessante termos consciência disso tudo, pois de certa forma ao meu ver, isso delimita quem tenta conceituar a vida, como você nesse momento tenta fazer. :)
 
A vida é uma brincadeira dos deuses.
 
Como assim? O que há de mais aleatório do que um ornitorrinco? Acho que ter consciência de tudo isso que você tem, como células, tecidos, órgãos... é só mais um resultado de eventos aleatórios, que teve como antecessor outros eventos aleatórios...
Enfim, acredito que toda essa nossa consciência é apenas fruto do acaso de eventos aleatórios, toda essa máquina complexa, desde a fabricação de serotonina até o ato de defecar em si, tudo teve milhões e bilhões de eventos aleatórios antes. Acho muito interessante termos consciência disso tudo, pois de certa forma ao meu ver, isso delimita quem tenta conceituar a vida, como você nesse momento tenta fazer. :)

Bom, tenho a impressão, de que talvez estamos falando de coisas diferentes, talvez a minha pergunta não esteje correta, mas enfim.

Também acredito que surgimos de eventos aleatórios, afinal o universo em si é um caos, com energia, radiação e matéria indo pra qualquer lado sem rumo algum.

Até ai tudo bem, o universo seria algo mais "simples" de se explicar, mas ai vai la no meio de todo o caos do universo, e aparece a vida.
No meio de toda a desordem e aleatoriedade surge algo que busca nada mais que a ordem e a serenidade, pelo menos a maioria dos seres vivos.

Nós que estamos vivos(e conscientes), simplesmente surgimos de algo não "vivo" e muito caótico, como o universo.
 
mas ai vai la no meio de todo o caos do universo, e aparece a vida.

A teoria do caos explica isso: "do caos vem a ordem"

No meio de toda a desordem e aleatoriedade surge algo que busca nada mais que a ordem e a serenidade

Isso de ordem e serenidade é muito relativo, não concordo.

Nós que estamos vivos(e conscientes)
Esse é o ponto chave de tudo, a consciência. Ela é quem nos confunde, nos faz imaginar mil e uma coisas, daí vai de cada um. Por mais que eu me espante pela capacidade de algo tão único ser capaz de existir, por outro lado não vejo como algo especial. Mas, a vida em si, sim.
 
acho que a vida simplesmente é....
não foi nem pretende ser algo,a vida existe e apesar de tentar mos dar um propósito a vida,acho que nao há nenhum prepósito,apenas é,existe e é para ser vivida de forma intensa,não existe proposito,intenção ou significado seja místico religioso ou fundamen tado na pura ciência..
é estranho,mas no meu ponto de vista ela existe e é o que é....
depen de das crensas de cada um se for católico acrdita que um dia Vai resuscitar e ser julgado e condenado ou absolvido,se for budista ou hinduista acredita no karma e que vai renascer incontáveis vezes ate atingir o samahdi...se for ateu ou acredita no evolucionismo e achac que somos fruto do acaso,um conjunto de químicos que se organizaram na forma e porporcao correcta e da dadas as condições ideais surgiram aminoácidos e bla ... Blá.
se for um filososo achaque a vida é...
agora pergunto eu.. O que é a vida??
 
Acho que pra responder o que é a vida a gente precisaria primeiro saber o que é a consciência. Analisamos o funcionamento da vida através da ciência e tentamos explicar suas causas com filosofia e religião, mas a consciência que cria tudo isso e ainda pergunta, permanece um mistério.
Já pensaram nisso? Cientificamente, pra que serve a consciencia e que papel desempenha (se é que desempenha algum papel) na vida?
Por que a vida mesmo, a gente percebe apenas como uma manifestção e enquanto não a explicamos permanece sagrada.
 
Back
Top