Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Panaeolus Cyanescens & MDK - Esterco e Milho

Diário de cultivo problemático.
Comecei meus estudos de cultivo em outros tipos de Cogumelos. Escolhi começar pelos Panaeolus, em um cultivo paralelo a strain MDK.
Respectivamente-->
>Preparei a seringa.
>Preparei o meio: Esterco e Milho
>Apareceu uma bolha sinistra na minha mão enquanto eu dixavava o esterco :cautious:. Drenei ela e saiu um liquido amarelado. Até hoje ainda esta na minha mão. Quando vocês forem trabalhar com esterco recodem-se disso.
>Esterilizei tudo PP normal, Antes disso tratei o esterco. Pasteurizado usando essa tek >aqui<
>Inoculei.
______________________________________________________________________​

>18/04. Data do surgimento dos primeiros sinais de micélio. Cinco dias apos a inoculação.
>Nas imagens, 1 dia depois dos primeiros sinais de micélio.
10603042_582726271832861_1971792731_n.jpg 10647793_582726275166194_1551811270_n.jpg
>Em 15 dias tudo colonizado. Resolvi usar primeiramente só 2 potes. Eram 2/4.
>Melhorei meu terrário e mandei ver no casing. Eles tem cheirinho de Cubensis, só que mais adocicado :rolleyes:
>2 dias de casing incubando, eles subiram a superfície e eu corri com eles pro terrário :fome::fome::fome:
CfelPCzr.jpg p3RCcVuJ.jpg
 
>2 dias de casing incubando, eles subiram a superfície e eu corri com eles pro terráro

No próximo cultivo, não deixe os grãos expostos assim na superfície, pois são um belo atrativo para contaminantes. O conceito do casing é que a camada deve ter baixo valor nutritivo.

Boa sorte! :)
 
boa sorte amigo, estamos acompanhando. Esse aroma adocicado é um bom sinal !
 
Estou pouco esperançoso. Em dez dias de terrário, só no decimo dia surgiu um Pin. Hoje tive de ficar fora o dia todo e a circulação de ar feita pelo cooler não é eficaz. Ele não cresceu muito de ontem pra hoje...
 
Estou pouco esperançoso. Em dez dias de terrário, só no decimo dia surgiu um Pin. Hoje tive de ficar fora o dia todo e a circulação de ar feita pelo cooler não é eficaz. Ele não cresceu muito de ontem pra hoje...
Cultivo tem muito disso! Mano. Tem que tá sempre em cima produzindo enquanto tá com a mão na massa!
Não é para desanimar.:D:)
 
Tem que ficar atento se o cooler não ta tirando muita umidade! Eh isso ae companheiro! Pau na máquina!
 
Hoje tive de ficar fora o dia todo e a circulação de ar feita pelo cooler não é eficaz.

Como o @Psico_cyber citou acima, pode ser que o cooler está trocando o ar excessivamente, e com isso diminuindo a umidade relativa. Acho também que você pôs o bulk para frutificar antes do tempo. Nas fotos dá para ver que há rede micelial não está bem estabelecida.
 
Como o @Psico_cyber citou acima, pode ser que o cooler está trocando o ar excessivamente, e com isso diminuindo a umidade relativa. Acho também que você pôs o bulk para frutificar antes do tempo. Nas fotos dá para ver que há rede micelial não está bem estabelecida.

Então, pela foto não da para ver bem, mas a superfície quase toda da fibra de coco estava tomada pelo micelio. É porque ele e fino e raso e minha câmera e ruim, más eu re-fiz o casing com vermiculita e deixei colonizando, ele voltou denso e mais presente e agora esta no terreiro e eu esperando os pins :D
 
Boa sorte, vai precisar.
Pan cyan e esterco não são pra qualquer um. Estou torcendo pelo teu êxito.
Sobre o cheiro, eu diria que o micélio tem um cheiro semelhante ao de tinta. "Adocicado" costuma ser o cheiro das bactérias, se for um cheiro "frutoso", ou de fruta estragada por exemplo, costuma ser indício de bactérias. Elas são invisíveis, às vezes se a pasteurização não foi adequada pode acabar acontecendo isso, mesmo sem nenhum sinal visível de contaminação.
 
Boa sorte, vai precisar.
Pan cyan e esterco não são pra qualquer um. Estou torcendo pelo teu êxito.
Sobre o cheiro, eu diria que o micélio tem um cheiro semelhante ao de tinta. "Adocicado" costuma ser o cheiro das bactérias, se for um cheiro "frutoso", ou de fruta estragada por exemplo, costuma ser indício de bactérias. Elas são invisíveis, às vezes se a pasteurização não foi adequada pode acabar acontecendo isso, mesmo sem nenhum sinal visível de contaminação.

Eles cheiram igual ao micélio do Cubensis más um pouco diferente, mais doce eu diria. Estou pouco esperançoso com estes Pans...
 
Gostaria de alterar o status da etiqueta de 'em andamento' para 'problemático'.
O cultivo não vingou, e eu acho que errei em não usar a vermiculita desde o começo. Percebi de cara a diferença deles pros cubensis, não é uma especie muito difícil de cultivar, só achei bem mais sensível e delicada. As vantagens que eu percebi sçao good demais ! Coloniza muito muito rápido e não contaminou em nem um estagio do estudo, nem mesmo quando larguei no terrário (já tinha desistido). Não pude provar más acho que a trip deve ser DAS DOIDAS, fora que são menores e quado secos quase não existem !
Valeu galera
Grato aos desejos de boa sorte no cultivo, fiquem na paz e tudo de bom para nos !
 
Grato aos desejos de boa sorte no cultivo, fiquem na paz e tudo de bom para nos !

Não fique desanimado, acho que todo mundo aqui já teve ao menos um cultivo fail. Então bola para frente e volte sempre. Aguardamos o seu próximo diário. :)
 
Back
Top