Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Painço - Técnica sem preparação *Experimental

Texugo

2023
Membro da Staff
Cultivador confiável
02/05/2019
1,378
10
18
Técnica originalmente publicada por Crackatoa no fórum gringo. (Utilizando White Feed Millet).
Estou utilizando nosso painço comum/nacional e sem problemas por enquanto.
Para quem não conhece, é utilizado na alimentação de pássaros.
Também tem versões para consumo humano.

-------------------------------------------------------------------------------

1- Ter painço (Pago R$16,00 no mercado e R$10,00 em agro por kg).​

Estou utilizando esse, sendo painço serve.

WhatsApp Image 2021-08-02 at 23.39.25.jpeg

2- Ter potes para ir na panela de pressão (Pode ser de pp5 ou copos mesmo).​


WhatsApp Image 2021-08-02 at 23.44.33.jpeg

3- Medir o painço conforme o volume do pote​

No meu caso, os potes tem 600ml.
Coloco 200ml de painço seco, direto do saco.
Pois ele incha depois da panela, pelo menos 2x.

1kg de painço equivale a +/- 1,4l em volume.

Se for utilizar g2g ou agar é melhor colocar menos, para ter mais espaço.

CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR.

WhatsApp Image 2021-08-21 at 23.41.10 (6).jpeg

4- Medir a agua conforme o painço​

A medida é metade do volume que utilizou do painço.
Eu utilizei 200ml de painço, então coloco 100ml de agua dentro do copo com o painço.
Não precisa chacoalhar, só colocar no copo.

CUIDADO, NÃO UTILIZAR MAIS AGUA DO QUE 50% DO VOLUME.
MELHOR MENOS DO QUE MAIS.


WhatsApp Image 2021-08-21 at 23.41.10 (5).jpeg


5- Fechar o pote com a tampa (ou alumínio, se for copo)​

Não rosquear a tampa totalmente e não selar o alumínio.
A esterilização por vapor úmido depende do vapor circular dentro do pote.
Também para não correr o risco de estourar o alumínio.

WhatsApp Image 2021-08-21 at 23.41.10 (3).jpeg


6- Levar a panela de pressão por 120 minutos após pegar pressão.​



WhatsApp Image 2021-08-21 at 23.41.10 (2).jpeg

7- Desligar a panela e esperar esfriar naturalmente​

Eu prefiro não deixar a noite toda esfriando.
Espera sair toda a pressão naturalmente, e após 1-2 eu retiro da panela ainda quente, chacoalho para distribuir a umidade e deixo dentro da still air box ate o dia seguinte.

8- Tirar os potes da panela​

Nessa hora que você rosqueia as tampas ou passa a fita no aluminio.

9- Inocular​

O mais recomendado é utilizar g2g, agar ou cultura liquida.
Porém, pode utilizar multiesporos (multiesporos provavelmente vai contaminar parte dos copos)


Copo com a quantidade certa de painço após crescer:
Eu acabei chacoalhando esse copo na hora errada, então os grãos umidos grudaram na parte de cima (isso é péssimo para contaminantes).
No meu caso, o micelio está colonizando esses grãos soltos também.

WhatsApp Image 2021-08-02 at 20.24.08.jpeg


Esse copo eu enchi 50% com painço seco, quase ultrapassou o volume do copo.


WhatsApp Image 2021-08-02 at 20.51.30.jpeg

Esses copos tem 2 semanas, com a temperatura variando entre -2C e 15C.
Não estava mantendo aquecido.

Na temperatura ideal, será muito mais rápido sua colonização.
Se usar g2g ou cl então, será muito melhor.

10- Desenvolvimento​

WhatsApp Image 2021-08-21 at 23.42.33.jpeg

11- Após a colonização​

Você pode utilizar pra G2G (grain to grain), para GLI (Grain liquid inoculant) ou spawn direto.

Minha GLC:
WhatsApp Image 2021-08-21 at 23.43.21.jpegWhatsApp Image 2021-08-21 at 23.41.10.jpeg


Spawn após 2 dias (400ml de painço para 1200ml de pó de coco (Fiz o spawn com os grãos que utilize para GLI, que não poderiam ficar armazenados ou contaminariam, então ficou fino o substrato)
WhatsApp Image 2021-08-21 at 23.41.10 (1).jpeg


IMG_20211204_133816.jpg
Caixa de cima: 500ml painço e 1l pó de coco
Caixa de baixo: 1l de painço para 2l pó de coco

Se não tem noção de spawn pra bulk/casing é melhor iniciar com PFTEK.

Não recomendo para cultivo em sacos de polipropileno outro outro material.
Nesse caso, é melhor deixa ele inchar antes de levar a pp.


----------------------------------------------------

Consequência de alguém que exagerou na quantidade de painço:
950818246-A9E02EB6-9EB8-489E-9389-95F8BB758E37.jpg
 
Última edição:
Massa, vou tentar! Tentei utilizar o painço uma vez mas o micelio não desenvolveu. Vou tentar essa tek e ver se obtenho melhor resultado.
 
Top !!

Quando esse mesmo painço tava no mercado Atacadão eu compraba sem medo...
Ele e muito bom..

Lastima que deixaram de trazer...

Para Bulk ele e otimo e sempre teve boms resultados ja que sao mais pontos de contato no spawn.
Parabens por seu tutorial !
Abć
 
@Texugo bom demais?

Eu tentei esse método, e ai quando estava cerca de 40% colonizado o pote, eu chacoalhei ele e percebi dias depois que as partes colonizadas não haviam sido quebradas. Ou seja, os grãos colonizados ficaram todos grudados uns nos outros e o micélio não se espalhou por todo o pote para colonizar o resto. E pra mim eu tinha chacoalhado o suficiente. Sabe o que pode ter causado isso?

E uma coisa que eu percebi usando esses potes de vidro multiuso, é que não importa o quanto eu seco os grãos por fora antes de ir para a panela de pressão, o fato de ter que deixar a tampa frouxa nesses potes para o vidro não quebrar e também para não ficar muito difícil de abrir depois da esterilização (já que cria uma pressão mto grande), isso faz com que a umidade dentro do pote após a esterilização seja muito grande. A ponto de eu achar que nem vale a pena secar os grãos por tanto tempo, penso que só é vantajoso deixar eles numa peneira até o ponto de não cair mais gotas de água. Assim que parar de cair, já vale a pena colocar nos potes de vidro. Você também tem essa percepção?


Ah, eu até pensei em adicionar gesso nesse método, será que isso evitaria os grãos ficarem muito grudados?

Abração!
 
Ele forma alguns aglomerados mesmo.
Pra chacoalhar, precisa bater com um pouco de força na bunda do pote.
É um pouco mais bruto do que espalhar outros grãos.

Mas não tem problema, esses agrupamentos são colonizados normal, quem não quiser chacoalhar

Aqui não precisa secar o grão.
Só misturar e mandar direto.
A umidade já fica na medida. Pode inocular assim que sair da panela que não tem problema.

Mas em outros tipos de preparação é importante secar os grãos, principalmente o milho.


Só não pode exagerar na inoculação, se for MS.

Tem gente que usa gesso sim.
Na teoria, os grãos ficam mais soltos e mais sequinhos por fora.
Mas não testei ainda, por isso não adicionei.

Agora tô acabando de testar sem, depois testo com e adiciono se tiver algum benefício
Mas quem tiver em casa e quiser usar, é certo também.
 
Pode usar gesso tranquilo..
Ele deixa os graos mais soltos mesmo...
 
@Texugo , ok entendi como funciona, é força pelo visto.

É eu entendi isso sim, o seu método é o mais simples e prático que vi. Eu já vi aquele Willy Myco, um americano que tem canal no youtube, uma vez falando que era importante deixar de molho e depois ferver os grãos. Ele diz que isso é importante porque isso abre os poros dos grãos, o que facilita a sua limpeza por dentro.. não sei até que ponto isso é uma observação dele ou é científico mesmo. Mas essa forma que postou de fazer painço é perfeita. Eu até vi um canal de um cara ensinando a fazer painço em bags, exatamente dessa mesma maneira e diz que os grãos saem 100% das vezes perfeito. Se quiser dar uma olhada (se eu não puder postar me avisem pra apagar):

Pois é, nessa sua técnica acaba que eu posso misturar o gesso chacoalhando o pote depois, porque de fato ele vai ficar no fundo do pote depois que eu colocar junto com a água e o painço.


Valeuu!! abração
 
Boa @Texugo , eu já tentei com painço mas foi como teste de viabilidade de um carimbo de esporos com 5 anos guardados, que foi a época do meu último cultivo. Acabou não dando certo...
Mas estou programando o próximo ciclo e vou fazer com painço seguindo essa linha, valeu pela dica!
 
Boa !!!
Tou atrais de essa mesmas shoebox.. Essa medida da foto e otima..
Aqui nao tou conseguindo...
Conseguo de 6 lts mais sao mais largas...
Parabens por seu cultivo !!
 
Fiz por esse método por causa da simplicidade e rapidez.
Realmente acho que fazer com sacos deve ser melhor do que com potes. Tentarei na próxima.
Em busca do método mais fácil, simples e eficiente.
 
Com vários copos/potes feitos e colonizados, consigo fazer algumas recomendações:

Multi esporos é muita loteria para grãos, com painço não é diferente
Fiz 12 potes PP com multiesporos, desses 3 contaminados (mais aparentes):
WhatsApp Image 2021-10-02 at 22.27.03.jpeg

Por que acontece? Porque é um substrato muito nutritivo, qualquer resquício de contaminante tem espaço para eclodir, então fica dividido entre o cubensis e o contaminante.

Fiz 9 potes de vidro (maiores) utilizando cultura liquida, nenhum contaminou, esses são os mais avançados (12 dias):
WhatsApp Image 2021-10-02 at 22.23.22.jpeg

Esses potes de plastico estavam empilhados, da pra notar que o que estava em cima está mais "bonito", os dois embaixo com umidade demais no pote, que não consegue "fugir" por estar com outro pote tampando a saída.
Não vou mais empilhar

(Dá até para ver um grãos que parece contaminação na foto, mas é só o painço grudado na lateral, não é contaminação).

Sendo assim, para poder utilizar multiesporos precisa ter feito uma coleta de carimbo muito limpa, com muito cuidado e no ambiente certo.
 
Abri alguns copos e estavam contaminados.

Vou fazer mais alguns testes com 1kg de painço que tenho e maior tempo na PP (por ser 12psi).
Assim como encomendei o painço branco, que é o utilizado na técnica original.
O que deixaria a TEK mais cara, já que é R$24,00 reais o /kg mais frete, já que é mais difícil de encontrar. contra R$10/kg do painço nacional comum, que tem até no mercado.

Fiquei um pouco decepcionado, alguns copos ficam lindos e vigorosos, mas acaba não valendo a pena, se for uma baixa taxa de sucesso.
Sendo assim, não recomendo a TEK por enquanto.
Apesar de ser simples, pode acabar tomando mais tempo para obter spawn saudável.

Também vou testar uma TEK de aveia (mais garantida/mais trabalhosa) para poder trazer como forma de me redimir por uma tek imprevisível.
 
Pelo que eu vejo, essa tek so funciona bem com Grain to grain e Agar to grain. Cultura liquida ou Multisporos geralmente da Bacillus ou outro contaminante.

Cultura líquida bem feita é menos arriscada do que grain to grain.

Tô testando ainda, mas acredito que o problema esteja no tempo na panela de pressão.

O padrão na gringa é de 15-20psi.
Aqui a maioria é de 80kpa - 11,2 psi.
As mais fortes que achei só vão até 90kpa.

Não sei se é cultural ou o preço da panela que fica mais cara para aguentar mais pressão, mas não consegui encontrar nenhuma aqui.

Tem uma tabelinha aqui no fórum de "conversão" de pressão.
Teoricamente, eu precisaria deixar 3,5 horas na pressão 11psi para atingir o mesmo efeito que 1,5 horas na de 15psi.

Achei uma da rochedo - turbo pro.
Só ela

Vou testar para não colocar a culpa no grão.
Preciso comprar um botijão só para o cultivo :ROFLMAO:
 
Última edição:
Cultura líquida bem feita é menos arriscada do que grain to grain.

Tô testando ainda, mas acredito que o problema esteja no tempo na panela de pressão.

O padrão na gringa é de 15-20psi.
Aqui a maioria é de 80kpa - 11,2 psi.
As mais fortes que achei só vão até 90kpa.

Não sei se é cultural ou o preço da panela que fica mais cara para aguentar mais pressão, mas não consegui encontrar nenhuma aqui.

Tem uma tabelinha aqui no fórum de "conversão" de pressão.
Teoricamente, eu precisaria deixar 3,5 horas na pressão 11psi para atingir o mesmo efeito que 1,5 horas na de 15psi.

Achei uma da rochedo - turbo pro.
Só ela

Vou testar para não colocar a culpa no grão.
Preciso comprar um botijão só para o cultivo :ROFLMAO:
Po a minha primeira tentativa foi multi esporos com grão, havia deixado na panela por 3 horas, contaminou com bacillus. 🤣 mas é aquela parada não me tire como exemplo pq sou novato e não tive sucesso ate agora
 
Back
Top