Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo P6 + Transkey

Diário de cultivo completo.
Preparo do Substrato :

P6 - Trigo com casca, previamente escolhido e separado, em seguida foi fervida uma certa quantidade de agua e jogada por cima do trigo, onde ficou de molho hidratando por 01 dia.

No dia seguinte o trigo foi fervido até abrir o grão e logo em seguida foi devidamente colocado nos potes de PP(5) e levados ao microondas para esterilização em potência 8 por 8 minutos, ciclos de 4/4 minutos e intervalo de resfriamento de 1 minuto.

Após esse procedimento os potes de trigo ficaram mais algumas horas esfriando até o momento de serrem realizados os procedimentos de raspagem dos esporos.

afarm3.static.flickr.com_2064_2482969661_6844c13c5a_m.jpg

TK - Milho Pipoca seguindo um excelente tutorial aqui do CM.
https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/


E também após esfriarem os potes foi repetido o proceimento de raspagem dos esporos.

Os Potes:
Potes de Polipropileno com tampa e de capacidade para 1 litro. A intenção foi usar os mesmos potes para todo o processo, desde a inoculação, colonização e por fim a frutificação.

Os Esporos:

Foram escolhidos dois carimbos para este projeto, porém não foi usado nem 1/4 deles na prdução dos potes.

O print foi minimamente aberto em ambiente limpo(glove box) e esteril, em seguida com um bisturi n°4 e lâmina n°22 procedi a raspagem de um pouco de esporos, em seguida e muito rapidamente o conteudo foi despejado sobre o substrato, o pote foi fechado, levemente agitado e depositado na incubadora. Este procedimento foi repetido nos 4 potes !

afarm3.static.flickr.com_2309_2443989726_f912afbe61_m.jpgafarm3.static.flickr.com_2146_2483797510_18817c8a27_m.jpg

O Mix:

Após a colonização de 100% do substrato, foi preparado um mix para ser colocado em cima do substrato colonizado.
Ingredientes: Vermiculita, Pó de côco, Pó de conchas e Turfa.

afarm4.static.flickr.com_3012_2482967759_75db6574b1_m.jpg

O terrario:

Realizamos algumas mudanças necessárias no terrario, dentre elas a inclinação do vidro da tampa, o que já estava passando da hora de ser feito e a adição de um controlador de temperatura, muito desejado e finalmente instalado e um timer ciclico para a luz.

afarm3.static.flickr.com_2051_2483002093_c6801d3ee9_m.jpg

Assim que o micélio deu as caras no topo do Mix foi realizado um cold shock nos potes e em seguida foram colocados no terrario.

afarm4.static.flickr.com_3143_2482989931_65378080bb_m.jpgafarm3.static.flickr.com_2215_2450724270_985dbc7f9b_m.jpg

Pinagem:

Durante os dias para pinar, foi adotado um ciclo de 12/12h de incidencia da luz, a oxigenação foi mantida por 24/24h e a temperatura se manteve nos seus 20°C.

Foram de 7 a 8 dias esperando pelos pins, porém eles surgiram e o resultado dos potes com P6 está sendo muito mais rentável que os TK

afarm4.static.flickr.com_3293_2483046569_fd599def19_m.jpgafarm3.static.flickr.com_2084_2483860772_f3ccec1343_m.jpg

A Frutificação:

Na fase da frutificação o timer da luz foi regulado para operar de 2 em 2 horas durante 5 minutos, a temperatura foi estabilizada nos 24°C e a oxigenação permaneceu inalterada nas 24hrs seguidas.

Notei um melhor desenvolvimento dos frutos usando esses parametros de frutificação !

*Obs TK:
1) Notei um pin diferente do usual dos Transkey, ele era mais claro que os Tk que costumavam suargir aqui, alguns dias após ele aparecer notei que era diferente mesmo, meio mutante, cresceu com uma parte do chapéu presa e com um risco em seu "caule", após relatar tal fato ao cultivador do CM que me forneceu o carimbo, este me relatou que o carimbo era proveniente de seu 1° cultivo e que teria tido a presença do verticilium em seu cultivo.

Porém o cogumelo está aparentemente saudável tirando sua forma mutante e foi o maior expemplar de TK que já nasceu por essas bandas, acredito que não irei carimbar esses cogumelos suspeitos de verticilium, ou se carimbá-los certamente não irei repassar os carimbos com essa dúvida.

2) Um dos potes de Transkey estava aparentemente quieto no terrario, foi retirado e colocado na incubadora por mais dois dias e a surpresa é que ele pinou dentro da incubadora mesmo, sendo assim ele retorna ao terrario ainda hoje.

**Obs P6

1) Impresionou a escuridão dos pins no início, o micélio agressivo e uma frutificação muito boa, se tornaram minha segunda paixão, um dos potes pinou mais que o outro mas acredito que ambos terão um ótimo rendimento, a cara dos pins está ótima !

Palavras finais:

Este é um projeto em desenvolvimento e parceria com um irmão aqui do CM, o qual entrou com a experiencia nos cultivos e a técnica na elétrica/eletronica e assim juntos vamos levando esse barco mágico.

Nos resta vê-los crescer e aguardar por futuros flush's, bem como agradecer ao CM por nos fornecer o material didático, retirar nossas dúvidas, ensinar e assim nos guiar para onde desejamos.


Abraços a todos com muita Paz e Luz sempre !!!
SL380097 (1024 x 768).jpgSL380095 (1024 x 768).jpgS3010038.JPGS3010043 (800 x 600).jpgSL380093 (1024 x 768).jpgDSC01079.JPGDSC01075.JPG
 
irado oregon!

só a nivel de curiosidade, qual foi a quantidade total de substrato (gramas),a quantidade dentro de cada recipiente e quanto demorou pra colonizar 100% (sem o mix e depois com mix).

esse tipo de cultivo parece ser bem pratico !
mas o tempo de pinagem é o normal ou vc achou meio demorado?
 
irado oregon!

só a nivel de curiosidade, qual foi a quantidade total de substrato (gramas),a quantidade dentro de cada recipiente e quanto demorou pra colonizar 100% (sem o mix e depois com mix).

esse tipo de cultivo parece ser bem pratico !
mas o tempo de pinagem é o normal ou vc achou meio demorado?

A Quantidade de trigo por pote não foi medida em gramas, foi em "zoiamas", mas deve ter sido algo em torno de 150 gramas por pote e total não passa de 600 gramas !!!

Para obter uma colonização do substrato 100% foram de 12 a 15 dias, variando de strain para strain, e a colonização do mix não passou de 3 dias, foi bem rápida !

Esse projeto de cultivo foi realizado com o intuito da praticidade mesmo e até o momento ele está tendo um bom resultado.

Mesmo nunca tendo cultivado os P6 achei que a pinagem está dentro dos padrões normais, não demorou muito e não foi tão rápida, esse tempo pode variar em virtude de N fatores né ! Substrato, fotoexposição, temperatura e etc, mas para mim 7/8 dias é uma espera justa !

Vlw ai guri !
 
É um trabalho de encher os olhos.
Muito bem planejado e executado.

Noutro post um colega perguntou sobre uma tek que não utilizasse seringa, pois não era fácil comprar no Japão. Bem aqui está a tek.

A raspagem de esporos, diretamente sobre o substrato esterilizado, é mais uma tek para nossa biblioteca.
 
Agradeço as nobres palavras Nomade !!!

Realmente a tek de raspagem de esporos diretamente no substrato(esteril) colonizado funcionou muito bem, é uma pena eu não ter as fotos dessa parte do processo, como esse procedimento exige uma assepsia muito severa, evitei ao máximo a demora na raspagem, portanto tirar as fotos neste momento poderia prejudicar a "limpeza" do processo.

Colheita do 1º Flush do Transkey

** O segundo pote de TK, que estava na "Gelaincubator" voltou ao terrario e apresenta vários pins, vamos aguardar o crescimento dos cogumelos !

Foto do casing P6 que promete um bom rendimento:
DSC01098.JPGDSC01100.JPGDSC01102.JPGDSC01103.JPGDSC01104.JPGDSC01105.JPGDSC01106.JPGDSC01108.JPGDSC01107.JPGDSC01101.JPG
 
Projeto muito massa e realmente muito útil para os irmãos, parabéns pelos esforços e estudo.
Mais uma ótima contribuição!:):pos:

Paz e luz a você Irmão!!
 
Um ótimo trabalho, Cia. Oregon!!

Técnica inovadora, facilitando muito o cultivo:pos:

Pra quem trabalha com grãos, é uma ótima sacada.

O laboratório maluco está crescendo:)

good vibes, paz e muita luz
 
Show de bola, ou show de técnica, coisa de profissa, parabéns!!! daqui saem ótimas vibes pra vc, vc merece, abraços e muita luz na sua jornada
 
Projeto muito massa e realmente muito útil para os irmãos, parabéns pelos esforços e estudo.
Mais uma ótima contribuição!:):pos:

Paz e luz a você Irmão!!

Obrigado pelas palavras Figurinha !!!
Para mim este cultivo veio em um excelente momento.
Paz irmão !!!

Um ótimo trabalho, Cia. Oregon!!

Técnica inovadora, facilitando muito o cultivo:pos:

Pra quem trabalha com grãos, é uma ótima sacada.

O laboratório maluco está crescendo:)

good vibes, paz e muita luz

Grande Muilok !!!

Sua presença por essas bandas nos alegra muito !

Um dos objetivos da tek é facilitar e ou simplificar um pouco as coisas, eliminando algumas partes usuais do cultivo em casing/potes/quentinhas...!

Hehe, é vero, o laboratório está crescendo e se adaptando ao gosto dos fregueses, afinal evoluir é muito importante !!!

Muito agradecido pelas palavras e pelas vibes.....Um forte abraço guri !

Em anexo a foto do casing "Xodó" de p6 e o de tk já devidamente rapelado !!!

Abração a todos !!!

Show de bola, ou show de técnica, coisa de profissa, parabéns!!! daqui saem ótimas vibes pra vc, vc merece, abraços e muita luz na sua jornada

Brigadão Miguel fi !!!

As suas vibes serão devidamente recebidas e absorvidas no cultivo, essa tek e experiência foi desenvolvida em prol de todos nós !!!

Um fortíssimo abraço a você !
DSC01109.JPG
 
Passeio findi de molho e quando volto em plena segunda já dou de cara com esse ótimo trabalho.
Belos frutos meu irmão!
Parabéns!

Paz e Luz!
 
Passeio findi de molho e quando volto em plena segunda já dou de cara com esse ótimo trabalho.
Belos frutos meu irmão!
Parabéns!

Paz e Luz!

Fala Tiwana !!!

O trabalho foi feito com muito carinho e dedicação, o resultado está sendo bem satisfatório,

sem sombra de dúvidas esses potes estão sendo os melhores casing que já tivemos por aqui !

Obrigado pelos elogios irmão !

Fiquei surpreso com seu terrário, fino! Nesse meu próximo cultivo estarei com um terrário bem melhor!

Mr. Lango !

Fiquei muito satisfeito com os resultados das alterações no terrario, a automação do sistema auxilia em muito o cultivo.

Ficarei emanando as good vibes para vc ai e que seu terrario também supere as suas espectativas.

Paz e muita luz !

Hoje bem cedinho foi o momento de colher o 1° Flush de um dos potes de P6.

Os maiores e mais retos foram selecionados para retirada de prints.

Abaixo o segundo pote de P6 ainda em crescimento.

Paz e muita Luz a todos !!!
DSC01110.JPGDSC01111.JPGDSC01112.JPGDSC01114.JPGDSC01118.JPGDSC01119.JPGDSC01120.JPGDSC01115.JPG
 
Coisa linda meu irmão! Não tomei café hoje e confesso a você que fiquei imaginando os PE6 no mel.:D
Parabéns pelos frutos!
Paz e Luz!
 
Obrigado pelas palavras Tiwanaku !!!

Colheita do 1º Flush do 2º pote de P6 !

Achei uma utilidade para as placas de petri de acrilico que estavam paradas aqui em casa, uma boa assepsia nelas e serviram como uma luva para abrigar os prints...!

Paz e muita Luz a todos !!!
DSC01122.JPGDSC01123.JPGDSC01124.JPGDSC01125.JPGDSC01126.JPGDSC01127.JPGDSC01128.JPGDSC01129.JPGDSC01130.JPG
 
Adoro quando subestimo uma strain, e ela me surpreende, de uma strain "defeituosa", hoje a vejo como uma strain super produtiva e adaptavel, sem dúvidas está strain foi muito bem produzida, me surpreende e fico adimirado com isto, ainda mais crescendo nas mãos dos irmãos, Parabéns Cia Oregon!!:D:pos:

Muito lindo estes Flushs, são os primeiros penisEnvy6 que vejo nascendo "retos" e com aparencia física "normal" CLONE JÁ!!!

Paz e Luz para você e seus garotos(micélios)!
 
Obrigado pelos parabéns e pelos elogios em relaçao a esse cultivo !!!

Eu não subestimo mais strain nenhuma, da última vez que fiz isso(no início do ano) foi exatamente com os P6 e secos, tomei um "bambu" ou surra fortíssima dela. hehehehe...!!!

Prefiro respeitá-las !!!

**A clonagem já estava em meus planos e será feita hj a noite sem dúvida !!!

Um forte abraço figuraça !
 
\Cara li e reli esse seu cultivo 300 vezes e na acho UM PASSO ERRAD SIQUER.
tatudo lindo tudo de parabens e olha vou te dizer PE6 é a melhor strain que eu ja experimentei.
adorei a velocidade dasubida, adorei asliçoesadorei o visual e a clareza de pensamentos.
a dica é consumilos frescos.
 
Obrigado pelos elogios Ecuador !

\Cara li e reli esse seu cultivo 300 vezes e na acho UM PASSO ERRAD SIQUER.
tatudo lindo tudo de parabens e olha vou te dizer PE6 é a melhor strain que eu ja experimentei.
adorei a velocidade dasubida, adorei asliçoesadorei o visual e a clareza de pensamentos.
a dica é consumilos frescos.

É Mortandello, só tenho a agradecer, seja pelas vibes de vcs, seja pela escolha da strain ou pelo trabalho que realizamos por aqui.

Pretendo experimentá-los frescos desta vez para sentir uma trip diferente !

Agora a 1ª colheita do outro casing de Transkey, esses TK não estão rendendo muito e ambos os potes sairam uns deformados, mas faz parte do cultivo, nem tudo sai como planejamos, porém estou satisfeito de maneira geral com a experiencia que ele vem me proporcionando !

Um abração a todos...!
DSC01141.JPGDSC01142.JPGDSC01144.JPGDSC01146.JPG
 
O segundo flush dos potes de Transkey está vindo bem mais animado e sem frutos deformados...

Carimbos com certeza !!!
afarm4.static.flickr.com_3213_2505571514_60ec6f9c05.jpg

Os potes com P6 pinaram novamente e assim que estiverem maiores postarei as fotos para registro !!!

Um forte abraço a todos !
 
Back
Top