Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo P.C. Peru (Garrafa pet )-PF Tek

Diário de cultivo completo.
Olá.
O objetivo inicial desse cultivo era isolar um fruto que parecia albino, proveniente de um cultivo feito a uns quatro meses.
100_46401.jpg
Colhi esse fruto antes que rompesse o véu, dividi em dois longitudinalmente e cortei quatro pedaços da parte interna da haste, duas da base e duas do topo ,próximo ao píleo.Coloquei essas amostras de tecido e 4 copos de centeio previamente preparado de acordo com os guias de preparo de substrato do Anatman e do PsychoEvie e esterilizado por 90 minutos.Mergulhei uma das amostras em peróxido de hidrogênio 3% como experimento e como garantia caso os outros contaminassem ,mas todos se desenvolveram normalmente.Quando terminou a colonização ,optei por tentar bulks com 50 %húmus +50% vermiculita pasteurizados por duas horas a 60 -70°C.
100_4662.JPG
Acabaram contaminando todos, mas antes de montar os bulks eu tirei um pedaço de cada micélio e transferi para 4 copos PF.
Receita: 2 partes de vermiculita +1 parte de água +1 parte de farinha de arroz integral orgânico.
Esterilização : Coloquei um pano no fundo da panela ,coloquei os copos com a mistura e enchi a panela com água até a metade dos copos.Esterilizei por 75 minutos.
Inoculação: G2G (centeio colonizado).
Os bolos pareciam ter estagnado a colonização e estavam pinando nos copos, por isso removi as partes não colonizadas com um bisturi e aniversariei.
Data da inoculação:22/06
Incubei os copos em uma caixa de isopor revestida por um saco de lixo preto e um pote de sorvete com um termostato de aquário dentro, mantendo a temperatura em 28° C.
100_4692.JPG 100_4697.JPG
Data do aniversário:20/07
Esterilizei e perlita e a vermiculita úmidas em duas quentinhas cobertas com papel alumínio no forno por 40 minutos a 270°.
100_4667.JPG 100_4664.JPG 100_4670.JPG
Depois de esfriar ,esterilizei meu banheiro com água sanitária e álcool 70 %.Esperei uns 40 minutos até sair o cheiro da água sanitaria ,montei os terrários com garrafas pet de 3 e 5 litros.Faço um corte transversal na parte de cima da garrafa ,que serve para abrir o terrário ,mas não corto até o final para que a garrafa se mantenha fechada sozinha, e só abra se eu puxar a parte de cima.Obs: depois de colocado o bolo dentro, passo fita isolante para evitar a entrada de contaminantes. Na frente eu corto um retângulo de mais ou menos 4cm de altura por 6cm de comprimento e cubro com micropore ,faço também quatro furos circulares na parte de baixo da garrafa ,também cobertos com micropore ,com aproximadamente o diâmetro de um lápis.
100_4700.JPG 100_4705.JPG 100_4699.JPG
Coloquei uma camada de 2 cm de perlita úmida ,uma tampa de copo de requeijão com vermiculita úmida ,fiz um roll ,double casing e coloquei pra frutificar.
Mantenho essa vermiculita úmida borrifando água destilada duas vezes por dia, com um borrifador de névoa fina.
A temperatura de frutificação fica em 26°C e é controlada por duas bacias.Uma com água e um termostato de aquário de 50W dentro,regulado para 32°C e a outra encima dela com os terrários e um termômetro ,obs: a regulagem do termostato só é exata na temperatura ambiente (25 °),como em minha cidade está fazendo por volta dos 10 °C de dia ,regulando em 32 a temperatura fica em 26) .
100_4696.JPG
Quando o primeiro bolo apresentou pins, surpresa! Não eram albinos :(,fazer o que né .Mas pelo menos frutificou legal .Os outros também já apresentaram pins ,mais ainda não os fotografei,apenas constatei que também não são albinos .

100_4683.JPG 100_4685.JPG
Carimbando:
100_4687.JPG 100_4689.JPG 100_4690.JPG
 
Última edição:
Parabéns pelo cultivo.
Vou fazer meu primeiro cultivo em breve, e também será em garrafa pet.
Vendo o seu dando frutos me
anima ainda mais.
 
Muito criativo, parabéns pelo cultivo!
obrigado !
Parabéns pelo cultivo.
Vou fazer meu primeiro cultivo em breve, e também será em garrafa pet.
Vendo o seu dando frutos me
anima ainda mais.
Legal.Bom saber que o diário te animou.Um dos pontos positivos da garrafas pet para iniciantes ,é que não precisa ficar abrindo o terrário para troca gasosa, pois os furos dão conta disso, sem deixar que ele perca muita umidade.Pelo menos não tive problemas com isso até agora.Outro ponto ,é que se por acaso algum bolo contaminar ,eles já estão isolados,diminuindo a possibilidade de contaminar os outros. E se puder ajudar em alguma coisa, estamos aí !
 
Última edição:
Olá. Hoje tirei fotos dos outros bolos que faltavam :
100_4718.JPG

100_4714.JPG

100_4708.JPG
Fiquei meio confuso com o porquê das características do cogumelo usado para a clonagem não terem permanecido em nenhum dos bolos.Se alguém tiver ideia do que pode ter ocorrido, eu agradeço.:rolleyes:
 
O objetivo inicial desse cultivo era isolar um fruto que parecia albino

Se alguém tiver ideia do que pode ter ocorrido, eu agradeço.


O fenótipo - ou seja, a aparência e outras características que podem ser percebidas e medidas - é influenciado pela genética e pelo ambiente.

Mal comparando, é como uma pessoa ir para a praia e se bronzear. Não vai adiantar cloná-la e esperar que todos os clones nasçam com o mesmo bronzeado.

É difícil saber o que fez o seu cogumelo parecer albino, mas ao que parece não foi somente a genética.
 
Obrigado ,pela rapidez e pela clareza da explicação !;)
 
olá.
Aqueles pins que estavam nascendo nesses últimos três bolos ,amadureceram.Não foram tão abundantes em frutos ,mas o tamanho compensou.O que até pode parecer estranho,já que o fruto clonado além de branco era pequeno.Coisas da natureza.Até preparei umas placas de papelão com os frutos maiores.Segue abaixo as fotos:
Bolo 2:
100_4721.JPG 100_4722.JPG
Bolo 3 :
100_4723.JPG 100_4726.JPG
Bolo 4 :
100_4728.JPG 100_4729.JPG
Placas de petri com papelão :
100_4731.JPG
 
Boa noite .Domingo os bolos todos foram para o dunk/cold shock.Um deles já tinha alguns pins e tive que tomar cuidado para não machucá-los durante a imersão, pois decidi não arrancá-los.Pelo visto estão crescendo normalmente.Fotos:
100_4737.JPG 100_4743.JPG 100_4738.JPG
 
Um deles já tinha alguns pins e tive que tomar cuidado para não machucá-los durante a imersão, pois decidi não arrancá-los.

Acho que - em um dos bolos que fiz dunk com cold shock no meu segundo diário - esqueci alguns pins, o que me deixa preocupado, pois em outros diários já li que não é bom deixar pin pra fazer dunk. Mas parece que você decidiu deixar os pins, só não os machucando. Será que não teria problema? Acho que essa dúvida também lhe interessa.

Parabéns pelo cultivo, mesmo sendo tudo filho do vizinho :roflmao:, rendeu ;) bem :)!
 
Última edição:
Acho que - em um dos bolos que fiz dunk com cold shock no meu segundo diário - esqueci alguns pins, o que me deixa preocupado, pois em outros diários já li que não é bom deixar pin pra fazer dunk. Mas parece que você decidiu deixar os pins, só não os machucando. Será que não teria problema? Acho que essa dúvida também lhe interessa.

Parabéns pelo cultivo, mesmo sendo tudo filho do vizinho :roflmao:, rendeu ;) bem :)!
Obrigado amigo !Quanto a deixar os pins no bolo durante o dunk,eu também li que não era bom .Mas resolvi fazer o teste ,como já falei acima ,sendo o mais cauteloso possível para não machucá-los.Deixei 24 h em imersão usando água destilada.Essa foto foi tirada depois do processo :
100_4737.JPG
Parece que não houve problemas.Eles continuam crescendo normalmente ,com a diferença que o bolo não está com aquelas manchas azuis de ressecamento.Se alguém estiver afim de dar opiniões,serão bem vindas.
 
Última edição:
Boa tarde.Pelo jeito não houve problemas com o bolo citado acima.Vamos as fotos(OBS:a data no canto das fotos esta errada.pois esqueci de acertar a data antes de tirar as fotos ):
Dunk:
100_4773.JPG
Bolo 1 :
100_4737.JPG 100_4748.JPG 100_4752.JPG 100_4754.JPG 100_4766.JPG 100_4767.JPG 100_4768.JPG
Bolo 2:
100_4757.JPG 100_4764.JPG 100_4765.JPG
Bolo 3:
100_4758.JPG 100_4770.JPG
Bolo 4:
 

Anexos

  • 100_4761.JPG
    100_4761.JPG
    169.2 KB · Visualizações: 49
Boa noite .Esse foi o segundo flush do bolo número quatro 4:
100_4761.JPG 100_4779.JPG
Todos os bolos foram para o dunk/cold shock após esse segundo flush,um deles já apresentou o terceiro,que foi colhido hoje ,desta vez não irão para o dunk.Tentarei hidratá-los somente borrifando água destilada ,como já estava fazendo simultaneamente a imersão.
100_4777.JPG 100_4784.JPG 100_4783.JPG 100_4781.JPG
Obs: Desconsiderem a data no canto da imagem ,ainda não configurei com a data certa ....:fumar: :facewall:
 
Última edição:
Poooxa irmão, é muito cogumelo para um bolo só hein??! Invejável!!! :)
 
Poooxa irmão, é muito cogumelo para um bolo só hein??! Invejável!!! :)
Obrigado amigo !Na verdade são quatro bolos .Mas gostei da quantidade ,vieram uns frutos bem carnudos ,diferentes da outras strains que cultivei (Australian ,South American e Pink Bufalo) .Os frutos parecem mais pesados que os outros .Agora , como diz o @Cosmik é só seca-los e depois jogar fora :D.
 
Eu entendi que são vários bolos, eu quis dizer que os bolos 1 e 4, tomados individualmente, deram muitos cogumelos de uma vez só. Também tenho um cultivo pf-tek com garrafa PET, adoraria receber um segundo flush enorme desses!! Rs. Bom proveito jogando os meninos fora! :roflmao:
 
Eu entendi que são vários bolos, eu quis dizer que os bolos 1 e 4, tomados individualmente, deram muitos cogumelos de uma vez só. Também tenho um cultivo pf-tek com garrafa PET, adoraria receber um segundo flush enorme desses!! Rs. Bom proveito jogando os meninos fora! :roflmao:
Uma coisa que parece que ajuda,é quando o bolo estiver colonizado ,antes de aniversariar ,deixo uns copos com a mistura pronta e esterilizada e corto um círculo demais ou menos do tamanho de uma moeda de 50 centavos de cada bolo ,selecionando sempre um setor que pareça mais rizomórfico e lacro os potes .Assim ,frutifico os bolos que acabaram de completar a colonização e os setores que foram colocados em outros copos ,normalmente continuam rizomórficos.Esse cultivo de Thai Pink Bufallo usei o mesmo método :https://teonanacatl.org/midia/thai-pink-bufalo.2097/ e acho que o dunk and roll junto com o double casing ajuda muito também ,pois nesse cultivo(peru) só fiz a imersão no primeiro flush e no segundo ,que foram mais abundantes .Agora eles ja estão com a aparencia ressecada (azulamento) ,mesmo com a rega diária e em quase todos os bolos os frutos estão nascendo solitários, além do que ,nos primeiros flushes do bolo 1 e 4 os pins nasceram todos onde o bolo estava em contato com a vermiculita úmida, ou seja ,na base e em cima do bolo.

As fotos, dos peruanos solitários :
Bolo 2:
100_4792.JPG
Bolo 3:
100_4794.JPG
Bolo 4:
100_4796.JPG
Dou este cultivo por encerrado, pois vou me mudar depois de amanhã e preciso liberar espaço para novos cultivos ,além do que ,não gosto de esperar que os bolos enfraqueçam muito e acabem contaminando ,pois são mais chances de contaminar futuros cultivos e antes do 3º flush ,normalmente não tenho tido problemas.Obrigado a todos que acompanharam este diário .Um grande abraço !
Obs: Desculpem por não postar as fotos na mensagem acima,sei que é errado postar duas mensagens com pouco tempo entre elas,mas não consegui postá-las lá.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top