Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pós modernismo, redes sociais e tensões sociais

sankhara

Artífice esporulante
Membro Ativo
10/03/2009
178
80
Lusitania
Saudações a todos,

Já conheço o forum á bastante tempo, embora não seja muito activo nele. Por vezes venho e leio de rajada imensos posts dos participantes, outras participo em discussões e não menos importante, tiro imensas dicas de cultivo.

Já se passaram 12 anos desde que conheci o forum, e durante esse tempo a minha vida foi mudando, eu próprio fui mudando mas continuei sempre a cá vir. E com base neste pensamento, estive a refletir um pouco sobre.

Nesta época de tanta agitação social, de ódios declarados nas redes socais, a internet/ facebook a tornarem-se palco de guerras de teclado com base e cariz ideológico político, etno-racial, de tanto extremismo que me tem deixado completamente exausto de ouvir tanta gritaria ideológica.

E no meio de toda esta gritaria, vindo aqui ao forum, encontro um oasis (claro que há mais oasis) em que nunca vi ninguém faltar ao respeito ao outro, onde todos se interajudam e principalmente, onde todos se abrem ao mais profundo do seu ser, ao relatar as suas experiências psicadélicas como também as suas experiências pessoais de vida.

Quis deixar a todos o meu mais profundo abraço,

Abraço a todos os irmãos Brasileiros, Portugueses e a todos qeu falam português por aqui e obrigado por terem estado sintonizados todos estes anos.
 
Fraternais Saudações para ti ó nobre Sankhara ... estou a menos tempo por aqui e vejo o Teo semelhante a vc, e irmão, acho muito legal essa sua reflexão ... realmente, vivemos tempos de muitas incertezas, mas com a fé na Santa Psila é que logo mais tudo se reestabelece ...

É muito importante que enquanto isso nós nos dispusemos a cultivar, valores!!!

E no meio de toda essa gritaria o acaso nos atrai, estamos todos juntos nesse presente vida.
Viva o Equilibrio!!!
 
Saudações a todos,

Já conheço o forum á bastante tempo, embora não seja muito activo nele. Por vezes venho e leio de rajada imensos posts dos participantes, outras participo em discussões e não menos importante, tiro imensas dicas de cultivo.

Já se passaram 12 anos desde que conheci o forum, e durante esse tempo a minha vida foi mudando, eu próprio fui mudando mas continuei sempre a cá vir. E com base neste pensamento, estive a refletir um pouco sobre.

Nesta época de tanta agitação social, de ódios declarados nas redes socais, a internet/ facebook a tornarem-se palco de guerras de teclado com base e cariz ideológico político, etno-racial, de tanto extremismo que me tem deixado completamente exausto de ouvir tanta gritaria ideológica.

E no meio de toda esta gritaria, vindo aqui ao forum, encontro um oasis (claro que há mais oasis) em que nunca vi ninguém faltar ao respeito ao outro, onde todos se interajudam e principalmente, onde todos se abrem ao mais profundo do seu ser, ao relatar as suas experiências psicadélicas como também as suas experiências pessoais de vida.

Quis deixar a todos o meu mais profundo abraço,

Abraço a todos os irmãos Brasileiros, Portugueses e a todos qeu falam português por aqui e obrigado por terem estado sintonizados todos estes anos.

Boa noite, @sankhara

A unidade humana é um mito, sempre houveram divisões e conflitos internos.
Porém, agora todos podem xingar, denegrir, ofender, sem receber consequências (famoso machão de internet).

Eu moro em uma cidade cosmopolita com mais de 81 etnias diferentes, as propagandas da cidade sempre foi: o local que não existe preconceito, que todos se dão bem.
A realidade: árabes tratam brasileiras como putas, brasileiros tratam árabes como enganadores, ambos falam que os chineses são mal-educados, chamam os paraguaios de falsificados, os argentinos de metidos, os monges budistas de mendigos, os indianos de sujos, todos esses tratam mal os haitianos refugiados, os árabes sunitas discutem com o xiitas, assim como os evangélicos discutem com as outras religiões
O convívio é pacifico, porém, a tensão existe.

Pessoalmente, atribuo tudo isso a forma de criação dos adultos atuais e a próxima geração.
Se você observar, a maioria dos pais trata os filhos como reis, que até certo ponto é importante o cuidado.
Mas notando mais detalhadamente, os pais ensinam que o filho é mais importante do que toda a sociedade, que ele merece ser melhor que todos os outros.
O que para mim, aumenta o egocentrismo, a divisão, exclusão.

A maioria das pessoas não tem a capacidade do debate, pois essa forma de criação faz com que se sintam mal quando são confrontados com ideias opostas, quando estão errados e preferem acreditar e afirmar o erro, do que acreditar que não são perfeitos, que outra pessoa sabe mais do que ele.

Tem uma frase que me incomoda muito: "Religião, politica e futebol não se discutem".
Ora bolas, são as coisas mais incertas, que não tem uma resposta concreta e as pessoas chegam a ofender, terminar amizades, brigar fisicamente quando conversam sobre esses assuntos.
Discussão é diferente de ataque pessoal., mas nem sempre existe essa divisão.
 
Eu moro em uma cidade cosmopolita com mais de 81 etnias diferentes, as propagandas da cidade sempre foi: o local que não existe preconceito, que todos se dão bem.
A realidade: árabes tratam brasileiras como putas, brasileiros tratam árabes como enganadores, ambos falam que os chineses são mal-educados, chamam os paraguaios de falsificados, os argentinos de metidos, os monges budistas de mendigos, os indianos de sujos, todos esses tratam mal os haitianos refugiados, os árabes sunitas discutem com o xiitas, assim como os evangélicos discutem com as outras religiões
O convívio é pacifico, porém, a tensão existe.
Olá Texugo,

Fantástico o teu "insight". Estou de acordo com a tua linha de pensamento.

Os últimos 30 anos têm sido uma época de abundância sem precedentes no mundo. Obviamente que produzimos assimetrias, mas estatisticamente, nunca o mundo teve tanta abundância, menos conflitos armados e melhores cuidados de saúde e educação. Só tenho pena pela poluição criada.

Mas talvez tenha sido por a falta de dificuldades e falta de responsabilização durante o periodo de educação que produziu tamanha intolerância entre todos. Tal como afirmas-te. Educamos os filhos como reis e lhes dizemos qeu têm direito a tudo na vida. Quando não conseguem o que querem, temos adultos a fazer birras de forma destrutiva.

Assisto a uma tribalização sem precedentes. Provavelmente a tua cidade é o espelho do mundo. Em breve teremos toda a população a ser educada pela internet, a ser tribalizada com base no pigmento da sua pele e terminaremos com supremacistas negros a lutar com supremacistas brancos, evangélicos contra católicos, fascistas contra comunistas e por fim estupidos contra idiotas.

A psilocibina, pelo menos para mim, mostrou quão complexos psicologicamente nós somos. Foi no decorrer das minhas experiências que fui ler sobre Filosofia e Psicologia mais a fundo. Isso ajudou-me e ainda ajuda a ser um pouco mais critico e humilde quando observo o mundo e as interacções sociais. Contudo, é um trabalho duro qeu certamente o grosso da população não está preparada para fazer.

Forte abraço irmão
 
Back
Top