Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Outdoor em sampa - tarde demais?

Opiwarã

Cogumelo maduro
Cadastrado
24/01/2011
44
41
Bom, esse tópico se direciona mais ao pessoal que está ciente de como anda o clima aqui na capital paulista. Mas, pra quem não mora por aqui, basta saber que desde quarta começou a esfriar, com as temperaturas pela noite chegando aos 15, 13 graus celsius.

A minha ansiedade em fazer um out é que penso que pode ser uma forma de corrigir um erro bastante idiota que eu fiz. Resolvi testar o tal "coco coir" que os gringos tanto falam, e meio que assumi que isso aí fosse fibra de coco. Três semanas depois de spawnar alguns bolos para certa quantidade de fibra de coco pasteurizada, e observando que a colonização ainda distava dos 100%, acabei descobrindo meio por acaso que "coco coir" na real é pó de coco, e essa fibra que eu usei eles chamam em inglês de "coco fiber", e recomendam expressamente NÃO usá-la para o cultivo.

Pois bem, desde então já consegui obter o substrato correto, e me perguntei se não seria possível salvar esse projeto fazendo uma cama outdoor usando a fibra semi-colonizada misturando com pó de coco pasteurizado. A razão de eu querer fazer isso "na natureza" é o medo de que as partes não colonizadas da fibra contaminem se eu começar a mexer muito nesse container.

E aí, o que recomendam vocês, cultivadores experientes?

Desde já agradeço!
 
eu recomendo que siga com o cultivo normalmente.
fibra de coco tambem eh colonizavel, se tiver bonito, manda ver.
 
Umas fotos e maiores detalhes dos seus planos iam ajudar pra seguirmos com algumas orientações.

Estamos falando de p. cubensis?
 
se quiser pode acrescentar po de coco pasteurizado que vai na boa, pessoalmente eu ja usei fibra de coco e deu certim por aqui...
 
Conhecendo o clima maravilhoso de SP e as enormes variações de temperatura, pode acabar estragando ao inves de ajudar. Dá mais um tempo pra ver o que acontece, e tira umas fotos. :)
 
Sim, são cubensis - Thai Koh Samui super strain, para ser mais específico. Seguem algumas fotos de um dos containeres (eu decidi testar vários tipos, baldes e tupperwares) que eu estou utilizando (a situação é parecida em todos):

aimg827.imageshack.us_img827_747_mic1.jpg aimg593.imageshack.us_img593_3636_mic2.jpg

Já se passaram 24 dias da inoculação - e, como vocês podem ver, ainda restam muitas áreas que o micélio não consegue colonizar.
 
Deixa eu ver se entendi.
Você havia inoculado Thai Koh Samui super strain em um substrato (qual foi ? )
Depois fez spawn em fibra de coco pasteurizada.
Ai viu que a colonização estava meio parada e trasferiu ou acrescentou pó de fibra de coco.
E não fez nenhum outdoor, e acabou colocando nesses potes? da foto?

Já se passaram 24 dias da inoculação
Inoculação ou 24h se passaram desde que misturou?
 
Perdão, usei o termo "inoculação" por falta de uma palavra em português para o inglês "to spawn". Vou descrever o processo inteiro, para não restar confusão:

Inoculei alguns copos, contendo a mistura PF clássica (farinha de arroz integral+vermiculita), com esporos de TKSss. Quando os bolos estavam 100% colonizados, pasteurizei a fibra de coco e misturei tudo. Aí, eu peguei o balde com a mistura de fibra de coco+micélio e dividi o conteúdo em vários potes menores, para poder testar diferentes tipos de câmara de frutificação.

Foi essa última etapa que eu digo que ocorreu há 24 dias atrás - ou seja, faz todo esse tempo que o micélio tá colonizando a fibra, sendo que, pelo que ouço, a colonização de um substrato bulk costuma levar de 10 a 14 dias.

Eu ainda não misturei/acrescentei pó de coco nem fiz um cultivo outdoor - essas são as opções que eu imaginei para tentar salvar esse cultivo.
 
Hum...

Pode ser que você tenha compactado demais esse substrato, pelo que me parece. Isso pode ter atrasado um pouco a colonização, mas ela está em vias de fato! Eu deixaria o micélio fazer a parte dele.

Fique atento à possíveis contaminações, pois se o micélio estiver fraco, elas podem surgir com facilidade. Eu me concentraria na temperatura e na umidade, pode ser isso que esteja prejudicando o desenvolvimento do fungo. Porém isso pode ser complicado, levando em conta um possível outdoor que você deseja.

Eu simplesmente esperaria! ;)
 
É... bem com o RainSpirit falou, temos que esperar o micélio se desenvolver.
Está fechando os potes com a própria tampa?
 
Perdão pela demora na resposta, fiquei uns dias sem net

Então, não acho que o problema seja compactação do substrato... eu coloquei tudo bem de leve no tupperware, sem forçar nem nada. Tupy, estou fechando os potes com a própria tampa sim, mas de vez em quando dou uma abrida, pois li no shroomery que seria uma boa não deixar o CO2 acumular demais.
 
Perdão pela demora na resposta, fiquei uns dias sem net

Então, não acho que o problema seja compactação do substrato... eu coloquei tudo bem de leve no tupperware, sem forçar nem nada. Tupy, estou fechando os potes com a própria tampa sim, mas de vez em quando dou uma abrida, pois li no shroomery que seria uma boa não deixar o CO2 acumular demais.

sim é muito bom fazer esssa troca de ar.
 
Só pra dar um feedback quanto a este cultivo:

Após mais algumas semanas na qual a situação permaneceu praticamente igual à foto postada, decidi colocar pra frutificar mesmo sem a colonização 100%. Resultado: sucesso! Embora a maioria dos frutos tenha sido de pequeno porte, acredito que isto se deva mais às condições do terrário do que à colonização do substrato. O primeiro flush está quase terminado e não há sinais de contaminação até o momento.
 
Só pra dar um feedback quanto a este cultivo:

Após mais algumas semanas na qual a situação permaneceu praticamente igual à foto postada, decidi colocar pra frutificar mesmo sem a colonização 100%. Resultado: sucesso! Embora a maioria dos frutos tenha sido de pequeno porte, acredito que isto se deva mais às condições do terrário do que à colonização do substrato. O primeiro flush está quase terminado e não há sinais de contaminação até o momento.

Maravilha Ahlsendar! Nem sempre uma colonização completa, o micélio é capaz de gerar frutos. Muitas vezes esperamos demais o micélio colonizar todo o substrato e o mesmo acaba ficando "velho", e reduzindo ainda mais as chances de frutificação.

Mas é bom cuidar quando usamos um substrato não colonizado totalmente para não desenvolver contaminações nas áreas não-colonizadas.

Você espera outros flushes?
 
Ecuador: tenho fotos sim, mas como a câmera pertence a um amigo meu, preciso esperar que ele lembre de mandá-las pra eu postar. É foda depender de pessoas que não tem a memória de curto prazo muito afiada... se é que entendem... hehehe

Rain: Por enquanto o primeiro flush tá rendendo bem! Estou colhendo os cogus que param de crescer, mas até agora continuam nascendo mais, sempre. É óbvio que os próximos flushes também seriam muito benvindos... estava pensando em aplicar uma camada de casing assim que este terminar, justamente para proteger o substrato não-colonizado. Será que é uma boa ideia, ou seria melhor não mexer muito, já que tá funcionando desse jeito?

Obrigado pelos comentários, fotos em breve!
 
Só porque eu comentei, ele resolve me mandar as fotos... hehehe... aí vão:

Vista geral do baldinho:
aimg337.imageshack.us_img337_2198_cogu1.jpg

Um pouco mais perto:
aimg99.imageshack.us_img99_5103_cogu2.jpg

Foto da primeira colheita parcial... retiramos todos esses cogus que já estavam começando a se enrolar pra cima
aimg694.imageshack.us_img694_1278_cogu3.jpg

No mais, achei um resultado bastante razoável para um cultivo que eu não botava fé nenhuma. Alguém se aventura a dizer porque eles cresceram desse jeito caótico, ao invés de ficarem bonitinhos de pé? Será que vazou muita luz pelos lados?
 
não sei porque mais só de ver esse link imageshack.US eu não clico:eek:
 
É só o site de armazenamento de imagens... tentei inserir direto na página, mas não foi. A imagem aparece na pré-visualização, mas na hora de postar a mensagem vira um link
 
Back
Top