Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Os sagrados Panaeolus cyanescens

figurinha

Amor decompositor
Contribuidor
01/05/2006
1,285
88
Ao caminhar tranquilamente por uma estrada, observei um pequeno grupo de cogumelos crescendo. Pequenos, brancos com uma coloração levemente amarelo-creme no topo do chapéu, simpáticos e muito unidos, resolvi fotografar, E em pouco tempo eu já estava me socializando com eles, ao ponto de querer levar alguns deles para conhecer a morada. E assim foi feito.

Destes espécimes, foram colhidos dois, escolhi os que me pareceram mais maduros para fazer uma observação no retorno da caminhada.
Inicialmente não foi possivel perceber algum azulamento no talo onde foi manejado ou na vulva logo que foram colhidos. O cheiro deles era de certo maneira "comum", cheiro agradavel e suave(?), muito semelhante ao cheiro dos Panaeolus subbalteatus.
O cheiro "provocante" me deu uma certeza interna de que estes, eram um aperitivo DAQUELES.

Retornei para casa pensando no porque não azulavam afinal, preparei uma mesa para eles e sentei-me a observa-los, principalmente na região da vulva onde ainda continha micélio e um pequeno pin, ainda sim, nenhuma mudança de colocaração ocorria ali, então resolvi cutucar a vulva o cogumelo, com a finalidade de danificar levemente a região. Mas novamente nada parecia acontecer, como de costume com os cubensis que azulam só de segurar, deixei os deitados por um tempo, e olhei aqui e ali e nada, quer dizer quase nada, porque o pequeno pin estava apresentando uma coloração diferente, enfim o azul surgiu!! E o sorrizo ficou estampado mentalmente em mim, meu faro está ótimo afinal! hehe

Separei os chapéus dos talos, e fiz algumas fotos do relativamente lento azulamento no talo destes cogumelos.
Estão sendo carimbados para uma possivel ajuda na identificação, e talvez algumas experiências malucas/azuis.
Os talos foram armazenados na geladeira, para um futuro(nada longe) "aperitivo" junto dos "chapérs".

Amanhã voltarei a observar os exemplares encontrados no pasto para acompanhar o ciclo de vida deles, OU NÃO.

Óbviamente não tenho como confirmar a espécie com 100% de certeza, mesmo porque são poucas as espécies mágiacas que conheço neste pais. Porém posso afirmar com alguma boa porcentagem de que se tratam de Panaeolus contendo psilocibina.

É a primeira vez que observo estes cogumelos, raros cogumelos por sinal. Parecem com outras espécies comumente encontradas de Pan(ex: Pan. antillarum) pelas colorações, e pelo "geitão cresce como alguns Pan subbalteatus(pelas caracteristicas de desenvolvimento, bem agrupados etc).
A minha sugestão é Pan. cyanescens ou tropicalis(para mim são muito parecidos afinal), e a sua, qual é?

:teo_apontar_direita: foto1: Vista de cima
:seta: foto2: Pan mágicos, sociaveis
:seta: foto3: Pan mágicos, sociaveis
:seta: foto4: Pan mágicos, sociaveis
:seta: foto5: Os escolhidos
:seta: foto6: Pin
:seta: foto7: "ranhuras" no talo próximo ao chapéu.
:seta: foto8: idem
:seta: foto9: Opa! os smurfs resolveram sair de casa!!
:seta: foto10 : Opa! os smurfs resolveram sair de casa!!
:seta: foto11: Opa! os smurfs resolveram sair de casa!!
:seta: foto12: Opa! os smurfs resolveram sair de casa!!
:seta: foto13: Opa! os smurfs resolveram sair de casa!!
:seta: foto14: corte azulado
:seta: foto15: sequencia, azulamento
:seta: foto16: Azul
:seta: foto17: Preparo de carimbada
:seta: foto18: Abraço dos camaradas!
S6307903.JPGS6307892.JPGS6307894.JPGS6307896.JPGS6307905.JPGS6307907.JPGS6307908.JPGS6307912a.jpgS6307919.JPGS6307920.JPGS6307921.JPGS6307922.JPGS6307923.JPGS6307936a.jpgCM2009.jpgS6307942.JPGS6307953.JPGS6307904.JPG
 
Última edição por um moderador:
NAO EH QUE TU ACHASTE-OS!!!
VOto por tropical pela coloracao fraca (os CYAN mesmo ficam azuis marinho quase preto ao mais leve toque.)
Masdefinitivamente sao pans e ativos e MUITO mais fortes que cubensis, uma moita dessas seria uma dose ideal pra duas pessoas.
abracao figura sou seu fan!
 
Uiaaaaaaaaaaaa! Belo achado figura!
 
Estes danados só estão crescendo em um local apenas, caminhei bastante, mas só os encontro na beirinha da estrada mesmo, em uma única bostona.

Hoje, colhi mais um porque mais deles haviam surgido lindamente, este era mais novo e estava mais escondido na palha, e possuia uma estípie mais comprida e grossa se comparada aos anteriores, fui muito delicado ao colhe-lo, mas rapidamente notei o rapido azulamento na estípie e no micélio encontrado na vulva, o que para mim, foi uma surpreza.

A esporulada dos cogumelos anteriores, ficaram muito fortes, de cor muito escura.

Mais algumas fotos:

:seta:foto 1: Esporulada
:seta:foto 2: por cima
:seta:foto3: trio
:seta:foto 4:trio
:seta:foto 5:trio
:seta:foto 6:trio(dependendo da luminosidade que se observa a coloração fica mais pálida.)
:seta:foto 7:trio(dependendo da luminosidade que se observa a coloração fica mais pálida.)
:seta:foto 8: adolescencia
:seta:foto 9: detalhe azul no chapéu
:seta:foto 10: detalhe azul no chapéu
:seta:foto 11: detalhe azulamento na região da vulva.
:seta:foto 12: o colhido(colhido muito suavemente)
:seta:foto 13: Observando o azulamento ocorrido.
:seta:foto 14: Observando o azulamento ocorrido.
:seta:foto 15: Observando o azulamento ocorrido.
:seta:foto 16: Os dois que ficaram carimbando de ontem para hoje apresentaram manchas azul escuro.
:seta:foto 17: AZUL
S6307955.JPGS6307973.JPGS6307964.JPGS6307965.JPGS6307967.JPGS6307996.JPGS6307998.JPGS6308000.JPGS6308005.JPGS6308007.JPGS6308008.JPGS6308009.JPGS6308012.JPGS6308015.JPGS6308016.JPGS6308048.JPGS6308025.JPG
 
Guardou um carimbinho?
 
Praticamente um ano após, em condições muito semelhantes á anterior reencontro os Copelândias!

:teo_seta_direita: Foto 1, 2, 3 e 4 copelândias do dia 31/12/2010 (tempo de sol).
S6302735.JPGS6302732.JPGS6302733.JPGS6302734.JPGS6302738.JPG

:teo_seta_direita: Foto 4 em diante são copelândias de hoje (tempo nublado)
S6302742.JPGS6302746.JPGS6302731.JPGS6302665.JPGS6302662.JPGS6302658.JPGS6302664.JPG
 
Você cultivou os esporos do ano passado do pans? teve êxito? pergunto isso porque parece ser concenso, aqui, que cultivar os selvagens quase sempre é certa a contaminação no primeiro cultivo.
 
Você cultivou os esporos do ano passado do pans? teve êxito? pergunto isso porque parece ser concenso, aqui, que cultivar os selvagens quase sempre é certa a contaminação no primeiro cultivo.

Dá pra rolar, mas dá um trabalhão legal!!!!rs
 
Você cultivou os esporos do ano passado do pans? teve êxito? pergunto isso porque parece ser concenso, aqui, que cultivar os selvagens quase sempre é certa a contaminação no primeiro cultivo.

Ano passado estive muito ocupado e não pude iniciar a domesticação do copelândia em questão limitei a dedicar-me apenas aos trabalhos com o já domesticado "Psi-cub1", este ano com os novos esporos de copelândia obtidos estou dando inicio aos primeiros experimentos, contaminando ou não, cedo ou tarde teremos os esporos limpos.
 
manda bala velho...
estou na torcida,que obtenha o mesmo sucesso de outrora...
 
Salve galera...
cacei por aqui dosagens pra fazer o chá ou igerir o P.Cyan. não achei nada se puder ajudar com o link do topico ou com a informação de dosagem agradeço desde já!
Abraços e paz
 
Galera, voces sabem dizer se o micélio dos Copelandia são brancos tbm como o de Cubensis? Eu estou com umas bostas de vaca aqui com um micelio rizomorfico fazendo umas experiências enquanto nao começo um cultivo mais sério; começaram a surgir uns cogus bem parecidos com os que vi neste post e na biblioteca (e azularam).

Vou postar umas fotos mas desculpa que a qualidade ta ruim demais. Eu queria saber a questão do micelio do Panaeolus cyanescens, ele é branco tbm? Tem uma foto que da pra ver o Pin surgindo bem em cima do micélio.

Na primeira foto está parecendo que o chapeu é estriado mas nao é não, ele é liso, está daquele jeito por que eu quebrei um pedacinho. A segunda foto é um pedaço de bosta que eu coloquei num terrario de garrafa pet (sem assepsia nenhuma, só pra testar a idéia deste terrario) mas as bostas que tao brotando esses cogus sao outras maiores que estão na sombra em cima de terra vejetal umida.
Micélio de Copelândia é branco? Se alguem puder clarear um pouco as idéias deste humilde calango (verde ainda:roflmao:) ficarei muito grato.

Abraços!
040411140054-01.jpg040411140241-01.jpg090411080911-01.jpg090411080955-01.jpg090411081007-01.jpg
 
Sim micélio de Copelândia também é branco, assim como o de muitas outras espécies!

Se estes cogumelos passaram por um processo de azulamento provavelmente são mágicos.
 
Valeu Figurinha! Eu fiz o teste domingo, comi tres mas nao bateu (só uma dilatação da pupila) talvez por que eram pequeninos.
Reparei que os que colhi mais novos azularam masi rapido do que o que eu colhi mais velho, para poder colher todos juntos.
Agora se vierem mais eu vou ir secando e juntar uns.

Valeu a resposta aí!
 
Calango da Serra,
não sei se vai ajudar muito, mas se você reparar nos "ciclos" de crescimento do pans cyans desta foto, veja o círculo vermelho: ali é um pin.

E se der para ampliar a foto, examine a "base" da estipe dos cog´s da foto: ali dá para ter uma pequena idéia de como é o micélio dos Panaelous.


pancyans.jpg
 
Beleza Caverna, ajudou sim bastante. Deu mais uma luz deu pra ver legal nessa foto aí sao esses mesmo que apareceram aqui. Só que vieram aos poucos, tou esperando pra ver se vem mais uns. De qualquer forma só alegria, valeu a luz.
 
Estes são copelandias, sem dúvida.

Encontrei nos arredores da minha cidade muitos pans, são muitos,e parecidos com os confundíveis P. tropicalis que ainda não foram encontrados no Brasil.

confira as figuras lá na sessão fotografias (cogumelos na natureza)

https://teonanacatl.org/threads/cogumelos-na-natureza.5990/
 
Back
Top