Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo OPINIÃO - Decifra-me ou te devoro

Texugo

2023
Membro da Staff
Cultivador confiável
02/05/2019
1,377
10
18
Estava lendo as noticias e me deparei com este texto, acredito que vale a leitura para agregar informações e opiniões ao nosso universo de enteogenia.
Apesar de não ser informação direta sobre cogumelos ou mesmo algo cientifico, acredito que traga benefícios uma vez que tópicos relacionados a depressão/ansiedade são frequentes aqui.
Caso não seja o local adequado para esse tipo de postagem, peço que me instruam.

Autora:
SORAYA RODRIGUES DE ARAGÃO
Psicóloga, psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomatica e Psicologia da Saude. Escritora e palestrante.Estudante de Sexologia. Sócia da Sociedade Italiana de Neuropsicofarmacologia e membro da Sociedade Italiana de Neuropsicologia. Autora dos livros Fechamento de Ciclo e Renascimento, Supere desilusões amorosas e pertença a si mesmo e Liberte-se do Pânico e viva sem medo!


DECIFRA-ME OU TE DEVORO: A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO EM NOSSO PERCURSO EXISTENCIAL

O mito da esfinge de Tebas:


"Um antigo mito grego relata que a esfinge de Tebas estava sempre atenta aos viajantes que passavam naquela cidade. Esta abordava o transeunte com o seguinte enigma: " Qual o animal que de manha tem quatro patas, ao entardecer tem duas e ao anoitecer tem três patas"? Caso o enigma não fosse respondido corretamente pelo viajante, este era devorado pela esfinge. A resposta pontual era o "homem".

A humanidade, enquanto espécie, em sua caminhada existencial, sempre se questionou quem é, de onde veio, para onde vai. Muitas destas perguntas eram respondidas através de narrativas fantásticas, nascendo, assim, o mito. Tanto os fenômenos externos quanto seus processos internos eram explicados simbolicamente.

Em uma abordagem figurativa e mitológica, eram elucidados os questionamentos existenciais que os angustiavam, proporcionando, deste modo, alivio ou conforto psíquico para as perguntas que aturdiam os "enigmas" da vida de um modo geral e acerca das questões existenciais humanas. Este mesmo homem fez grandes progressos. Conseguiu compreender muito da essência de seres microscópicos e das leis da natureza, descobriu a existência de energias, mesmo aquelas invisíveis aos olhos humanos, bem como explorou o universo afora, motivado em encontrar vida em outros planetas. De fato, o homem é um explorador nato focado no mundo externo.


Esfinge de Tebas.png
Arte de Gustave Moreau - Edipo e a esfinge (1860)

Neste desejo continuo de conhecer o que está "fora de si" e condicionados às intempéries externas da vida prática em nome da sobrevivência de sua espécie, em sua historia filogenética, o homem foi se formando em sua complexidade como ser multi-determinado, mas esquecendo de perscutrar seus processos dinâmicos internos e desta forma, reforçando a estereotipia comportamental através do distanciamento da sua auto escuta, tendo em foco os apelos externos.

Este mesmo ser humano conhecedor de tantas ciências, contraditoriamente não aprofundou no conhecimento de sua própria essência, pois ainda não foi capaz de responder ao grande enigma do famoso "Conhece-te a ti mesmo", anexado no Templo de Delfos desde 650 a.C. Este enigma, o de "quem nós somos", uma vez não revelado, encontra-se diretamente relacionado a eufagia do próprio ser: somos constantemente aniquilados pela ignorância de não sabermos quem de fato somos.


Arte  de Brigo- Museu de Louvre-Paris.jpg
Arte de Brigo- Museu de Louvre- Paris

O que é autoconhecimento?

Para uma verdadeira transformação, o primeiro passo é se autoconhecer. Autoconhecimento ou conhecimento de si, em um sentido mais profundo não é absorção de informações. Este processo tem a função primordial de nos movimentarmos para um saber próprio, de modo a proporcionar construções e desconstruções. Deste modo, este conhecimento traz à luz muitas questões que muitas vezes passavam despercebidas (ou que não queríamos admitir), visto que na maioria das vezes, não desenvolvemos ainda um alto grau de intimidade conosco para alavancar nosso aprimoramento pessoal.

O autoconhecimento é um processo transformador, o maior investimento que podemos fazer por nós mesmos, pois quando nos conhecemos, não reagimos impulsivamente aos nossos processos internos e à vida, mas desenvolvemos uma conexão consciente com nosso "eu" e com o mundo externo.

Através deste processo, nos é permitido conhecer e trabalhar nossos conflitos e resistências, ou seja, as nossas sombras, bem como conhecer e desenvolver os nossos recursos, possibilidades e potencialidades, aumentando, desta forma nossa autoestima, nos tornando mais fortes para encarar as adversidades da vida, gerando sentimento de autossatisfação, que é condição sine qua non para nossa felicidade e autorrealização profunda, o que é muito diferente do sentimento de euforia que o mundo nos oferece. Em outras palavras, através do autoconhecimento, "nos encontramos e nos acolhemos na unicidade e complexidade que nos é própria, para a partir deste ponto de partida ser oportunizada a conscientização e consciencialização dos conteúdos subjacentes aos nossos estados afetivos e emocionais"; para rever valores e crenças e consequentemente nos posicionarmos como pessoas ativas e responsáveis diante de nós e da vida.

Neste processo concluímos que não somos os papéis sociais que exercemos, nem a percepção das pessoas a nosso respeito. Do mesmo modo, não somos a identificação engessada que criamos de nós mesmos, o que geralmente tem função de máscara protetora e escudo de defesa para nos agarrarmos a uma imagem idealizada. Geralmente a imagem que idealizamos para nós não corresponde integralmente a quem de fato somos. Esta vem à tona diante de experiencias catalisadoras que nos colocam frente a comportamentos automáticos e emoções disfuncionais que precisam ser prontamente trabalhadas. O problema é que muitas vezes culpamos os outros e não admitimos que é uma questão nossa.

Autoconhecimento e sintomas:

O corpo apresenta seu discurso através dos sintomas. Estes falam muito de nós e através de nós. A compreensão da sintomatologia associada a compreensão das nossas emoções é a chave mestra para o portal do autoconhecimento, pois sintomas e estados emocionais estão intrincados em um mosaico. Existe uma linguagem corporal conflituosa que nos diz respeito através da sintomatologia apresentada e esta deve ser avaliada, compreendida e ressignificada. Isto porque conteúdos subjacentes "se encondem" nestes sintomas e que uma vez cronificados podem desenvolver quadros ansiosos e depressivos, bem como outros distúrbios psiquiátricos e doenças físicas. Sendo assim, a questão principal não é retirar o sintoma e sim deixar que este flua, para que seja trabalhado.

Infelizmente as pessoas não apresentam uma cultura preventiva. O que acontece é que elas procuram se autoconhecer diante de um estado de sofrimento significativo, seja por seus sintomas, seja em busca de respostas existenciais. Esta resistência advém do fato de que, embora se autoconhecer seja gratificante, é também um trabalho longo e doloroso, pois nem sempre estamos dispostos ou prontos a encarar nossas sombras, romper paradigmas, descontruir autoconceitos, mudar hábitos e rever condutas.


tea-rose-pinturas-de-richard-s-johnson.jpg
Arte de Richard Johnson

Em busca do próprio "eu":

Precisamos retirar as nossas mascaras configuradas pelos condicionamentos internalizados e visitarmos o nosso templo de Delfos, olhando no espelho da nossa própria consciência para trabalharmos nossos comportamentos disfuncionais.

É necessário conhecer o que há de melhor em nós, os nossos recursos, as nossas motivações, para desenvolvermos nossa autoestima. Da mesma forma, é necessário conhecer o que há de pior em nós, para que seja desconstruído e transformado.

Discutir nossos pensamentos, idéias e crenças é o primeiro passo para iniciarmos nosso processo de mudança interior. Mas de pouco ou nada adianta conhecer e não aceitar o conteúdo como seu; de pouco adianta se não nos propusermos ao trabalho mais profundo: encarar e compreender o porque dos nossos sentimentos e emoções.

Sofremos porque não nos conhecemos, porque não somos conscientes de como funcionamos. O sofrimento existencial é produto da ignorância, sendo nós mesmos os geradores destes mesmos sofrimentos que tanto desejamos nos desvencilhar e que nos seria poupado, caso nos conhecêssemos.

Sendo assim, não existe a possibilidade de fugirmos de nós mesmos, já que a verdadeira liberdade advém da própria conquista consciente do "eu".

A partir desta conquista, a maior de todas que podemos fazer, não buscaremos nos satisfazer nos prazeres e ilusões externas, nem tampouco precisaremos da incessante aprovação dos outros, visto que estaremos satisfeitos e preenchidos conosco. No entanto, para que este processo se inicie, é necessário coragem para sairmos da nossa zona de conforto, o que gera certo sofrimento e readaptação, ou seja, dispêndio de energia para encarar estados emocionais negativos; paciência e perseverança no processo de mudança de paradigmas e hábitos, mas que indubitavelmente valerão a pena.

Descontrole emocional e autoconhecimento:

O descontrole emocional é normalmente acompanhado por arrependimentos que muitas vezes são irremediáveis. Impossível voltar atrás no tempo do que foi dito ou feito. Ações impensadas e precipitadas podem desgastar ou mesmo arruinar nosso campo relacional, bem como a vida pessoal, afetiva, profissional e social. A tranquilidade, o discernimento, a tolerância e a paz de espirito são atributos que podem ser desenvolvidos através do autoconhecimento. Basta se propor a dar o primeiro passo para desenvolver competências individuais e relacionais. O resultado disto será uma vida mais gratificante e feliz.



Texto original: Obviousmag - TRANSMUTAÇÃO PSICOLÓGICA DO SER E ALQUIMIA DA VIDA
 
Back
Top