Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O que há de errado?

Matus

Primórdia
Membro Ativo
21/05/2016
182
33
52
Olá, boa noite!
Alguém sabe identificar o que há de errado com esse bolo?
• não é cubensis?
• está desidratado?
• contaminou?
 

Anexos

  • P_20210306_205905.jpg
    P_20210306_205905.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 30
  • P_20210306_205911.jpg
    P_20210306_205911.jpg
    4.5 MB · Visualizações: 28
  • P_20210306_205831.jpg
    P_20210306_205831.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 25
voce consegue identificar o cheiro do micélio?
Quando tiro a parte de cima da pet e sinto o cheiro, está misturado com o da água oxigenada no fundo. Mas ja senti com ele fora do terrário, mais precisamente nessa parte 'algodão' que cobre a vermiculita e lembra cubensis. MAs não sei dizer se estou mesmo sentindo o cheiro de cubensis. Quais odores devem ser considerados como estranhos?
 
Upvote 0
Fala @Matus ... estava quase indo dormir quando resolvi olhar a incubadora e notei que após 5 dias de nóculo um dos meus bolos está vindo com um alaranjado que me lembrou um pouco esse bolo seu ... claro situações diferentes até pq o meu ainda é um recem nascidokkkk (que pena talvez perdi, aguardar um pouco mais).

Mas nessa situação sua talvez não está contaminado pq senão você saberia kkkk ... o cheiro é ruim e foge do natural ... bom pelo menos pelo pouco que eu sei eu acho que é isso ....

Será que tem contaminante que cheira menos? ou melhor, inodoro???
 
Upvote 0
E aew, @NoMuS ! Um dos quatro bolos que inoculei tinha muita mancha alaranjada. Parecia uma tintura. Claro...enterrei no quintal, junto com os outros dois bolos, também contaminados.
Esse é a esperança...a última que morre rsrsrs ele ao está alaranjado. É um amarelado clarinho que não parece se espalhar como um contaminante. Penso se não é a estrutura do substrato aparec não por baixo do micelio...(?) Ou então um pouco ressecado? Descartei a possibilidade de estar ressecado porque está formando esse micelio algodoado que dizem ser por excesso de umidade. Não consegui encontrar perlon/lã acrílica para por no lugar da tampa da pet, então usei micropore. Mas parece que não está oxigenando o suficiente. Bombeio esse mecanismo da pet várias vezes por dia. Assim, tá sempre 'suadinho' ou embaçado por dentro. Daí concluo que está ok a umidade. Mas não sei...
O cheiro não parece debolor comum. Em algumas partes ele é até meio doce. Seguem anexas duas fotos de agora!
 

Anexos

  • 16152537545798734565115191161050.jpg
    16152537545798734565115191161050.jpg
    4 MB · Visualizações: 8
  • 16152538081894971966682665813806.jpg
    16152538081894971966682665813806.jpg
    4.3 MB · Visualizações: 8
Upvote 0
Salve @Matus ...

Puts
Um dos quatro bolos que inoculei tinha muita mancha alaranjada. Parecia uma tintura. Claro...enterrei no quintal, junto com os outros dois bolos, também contaminados.
Então ao que tudo indica o meu tb está contaminado ... da ultima vez que olhei no começo da semana estava com essa caracteristica ... tintura laranja ... caramba hein devem ser os neutrinos ... só pode estar radioativos por essa temporada. rs ...

Penso se não é a estrutura do substrato aparec não por baixo do micelio...(?)

Me veio a mente isso mas estou com cismas dessa água oxigenada e se bem que está dando uma grande impressão de falta de oxigenação tb ... embora se estivesse estragado voce ja saberia .... parece estar bom ainda

Mas como os outros estragaram cedo, fica a dúvida. Está esse seguindo pelo mesmo caminho?
E ai, ja se passaram alguns dias ... como esta, vingou?
 
Upvote 0
Salve @Matus ...

Puts

Então ao que tudo indica o meu tb está contaminado ... da ultima vez que olhei no começo da semana estava com essa caracteristica ... tintura laranja ... caramba hein devem ser os neutrinos ... só pode estar radioativos por essa temporada. rs ...



Me veio a mente isso mas estou com cismas dessa água oxigenada e se bem que está dando uma grande impressão de falta de oxigenação tb ... embora se estivesse estragado voce ja saberia .... parece estar bom ainda

Mas como os outros estragaram cedo, fica a dúvida. Está esse seguindo pelo mesmo caminho?
E ai, ja se passaram alguns dias ... como esta, vingou?
Boa noite, @NoMuS ! Tô achando que é falta de oxigenação mesmo, mas não tenho certeza. Caso seja sabe o que pode ser feito? Será que pode fazer buracos na pet? Ou será que é porque no lugar do perlon botei micropore? Segue umas fotos anexas de agora...
Será que posso tirar a parte superior da pet e deixar ele um tempo aberto pegando ar? Será que contamina? Se já não está .. =( tem umas bolinhas laranja num micelio na base em uma das fotos. Não sei se é aquele tal de 'mijo' que dizem...
E vc, esse é seu primeiro cultivo?
 

Anexos

  • 1615601976942468859724776921397.jpg
    1615601976942468859724776921397.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 9
  • 16156020496023275247811507504798.jpg
    16156020496023275247811507504798.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 8
  • 1615602100989815157640284018557.jpg
    1615602100989815157640284018557.jpg
    2.1 MB · Visualizações: 7
  • 16156021990274330099151026300400.jpg
    16156021990274330099151026300400.jpg
    3 MB · Visualizações: 8
Upvote 0
E aí Matus, tudo bem?
Se eu fosse você, já providenciaria um novo cultivo. Não parece que vai frutificar...Acho que pode até manter para observar e quem sabe....mas, se não quiser perder muito tempo, já dá para ir inoculando uma nova leva. Sorte aí!
 
Upvote 1
E aí Matus, tudo bem?
Se eu fosse você, já providenciaria um novo cultivo. Não parece que vai frutificar...Acho que pode até manter para observar e quem sabe....mas, se não quiser perder muito tempo, já dá para ir inoculando uma nova leva. Sorte aí!
Tudo fluindo...e vc? Pow valeu, cara! Mas vc sabe dizer por quê? Não é micelio de cubensis?
Sabe o que penso, por trás de tudo isso? Esses esporos são direto de selvagens... =S
Creio que não seja o mesmo que um carimbo de cultivo indoor.
 
Upvote 0
@Matus, boa noite irmão ....

... então, já ouvi falarem a respeito de stress ... penso eu que para o sucesso em um ambiente adverso tipo esse na garrafa ... talvez as condições externas devem ser mais propicias tb ... considerando que os outros estragaram ... é muito provável que esse siga pelo mesmo caminho mesmo assim, uma vez que não cheira mal vale a pena aguardar ... pq não? Experimente colocá-lo dentro de um balde que é um espaço maior .... coloque a argila e algum apoio para que ele não fique muito no fundo caso o balde não seja raso ... pode deixar uns 20 cm abaixo da borda ... nem precisa furar ... borrife um pouco e abane 3 vezes no dia e Santo Gnomo que estais nos céus ... Olhai por esse bolo agora .... rsrsrs

Boa sorte ai ... e não deixe de postar o resultado aqui ... mesmo que descarte ...



"Esses esporos são direto de selvagens... ?????

edit.: tampe a boca do balde com um plastico furado
 
Última edição:
Upvote 0
Tudo fluindo...e vc? Pow valeu, cara! Mas vc sabe dizer por quê? Não é micelio de cubensis?
Sabe o que penso, por trás de tudo isso? Esses esporos são direto de selvagens... =S
Creio que não seja o mesmo que um carimbo de cultivo indoor.
Tudo tranquilo, valeu.
Pela cor pode ser contaminação bacteriana, não sei dizer ao certo mas o bolo não está com aspecto saudável, parece duro e “cascudo” na parte amarelada. Essa quantidade de secreção, pode ser indicação de que está combatendo algo e/ou está sob forte estresse, e se ele estiver combatendo qualquer coisa, pode ser que não tenha condições suficientes para frutificar.

Eu não cultivei selvagens ainda, mas de tudo que já pesquisei aqui no fórum e em livros, a chance de cultivar um selvagem limpo é bem baixa. O ideal é primeiro inocular e isolar um setor saudável em placa de petri e depois transferir para uma CL ou grãos, etc...

Aprendi que é sempre bom ter um plano b em curso para diminuir o tempo de entressafra se algo der errado e não ficar sem estoque de cogumelos, então o ideal seria ter começado a aprender a fazer as placas ao mesmo tempo da inoculação dos bolos, usando até mesmo a mesma seringa (aliás, lembro do caso do seu carimbo fraco).
 
Última edição:
Upvote 0
Tudo tranquilo, valeu.
Pela cor pode ser contaminação bacteriana, não sei dizer ao certo mas o bolo não está com aspecto saudável, parece duro e “cascudo” na parte amarelada. Essa quantidade de secreção, pode ser indicação de que está combatendo algo ou está sob forte estresse, e se ele estiver combatendo qualquer coisa, pode ser que não tenha condições suficientes para frutificar.

Eu não cultivei selvagens ainda, mas de tudo que já pesquisei aqui no fórum e em livros, a chance de cultivar um selvagem limpo é bem baixa. O ideal é primeiro inocular e isolar um setor saudável em placa de petri e depois transferir para uma CL ou grãos, etc...

Aprendi que é sempre bom ter um plano b em curso para diminuir o tempo de entressafra se algo der errado e não ficar sem estoque de cogumelos, então o ideal seria ter começado a aprender a fazer as placas ao mesmo tempo da inoculação dos bolos, usando até mesmo a mesma seringa (aliás, lembro do caso do seu carimbo fraco).
'e não ficar sem estoque de cogumelos...'
Exatamente! rsrsrs
Um amigo pegou carimbos mais decentes, mas também de selvagens. Não sei se teria um resultado diferente...
E realmente, exatamente isso....o bolo está cascudo. Não está aquele micelio vivo, branquinho, bonito... Tipo chantilly. Está duro e seco =[
Vou pesquisar sobre essa placa Petri. Mas também vou solicitar um carimbo pela internet.
 
Upvote 0
'e não ficar sem estoque de cogumelos...'
Exatamente! rsrsrs
Um amigo pegou carimbos mais decentes, mas também de selvagens. Não sei se teria um resultado diferente...
E realmente, exatamente isso....o bolo está cascudo. Não está aquele micelio vivo, branquinho, bonito... Tipo chantilly. Está duro e seco =[
Vou pesquisar sobre essa placa Petri. Mas também vou solicitar um carimbo pela internet.
Sugiro que dê uma olhada no “Compartilhando & Trocando”, melhor pedir por aqui mesmo, tipo, você pode fazer uma contribuição para o fórum (não obrigatória) e deixar de alimentar o mercado, uma ideia para pensar aí...
 
Upvote 0
Sugiro que dê uma olhada no “Compartilhando & Trocando”, melhor pedir por aqui mesmo, tipo, você pode fazer uma contribuição para o fórum (não obrigatória) e deixar de alimentar o mercado, uma ideia para pensar aí...
Muito legal! Obrigado...e tem tudo lá, como funciona. Caso participe da contribuição, como funciona o frete de quem vai doar carimbo, etc...
E pode doar apenas carimbos e esporos ou pode doar também cogus já secos?
 
Upvote 0
Quando tiro a parte de cima da pet e sinto o cheiro, está misturado com o da água oxigenada no fundo. Mas ja senti com ele fora do terrário, mais precisamente nessa parte 'algodão' que cobre a vermiculita e lembra cubensis. MAs não sei dizer se estou mesmo sentindo o cheiro de cubensis. Quais odores devem ser considerados como estranhos?

Qualquer um que não seja (1) de cubensis ou (2) de nada.

No caso, pelo que disse somado à foto, não há contaminação.

Será que tem contaminante que cheira menos? ou melhor, inodoro???

A contaminação pode ser inodora, mas sempre deixará alguma alteração no bolo. Se o olfato e a visão não derem certeza, use o tato também, pois em caso de mofos o bolo se desfaz facilmente.

O tato também pode te indicar, com a prática, se o micélio é de cubensis ou se é de outro tipo, pela textura quando esfrega o dedo no algodoado.

porque está formando esse micelio algodoado que dizem ser por excesso de umidade.

Não, não, esse daí não é "algodoado"/almofadado (precisamos de uma palavra específica) do excesso de umidade não.

A vermiculita do roll estimulou a colonização em alguns pontos e o micélio foi bem agressivo. Mas se tem algo que a cor do bolo indica é talvez pouca umidade no terrário.

Veja se o bolo está duro nas áreas amareladas. Será confirmação de excesso de perda de umidade. Faça um dunk de 24 a 48 horas e refaça a Garrafa Pet conforme este tutorial: Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Feitura do Terrário de Garrafa Pet, se fez diferente. Abra e abane 3x ao dia, além de espargir água se não houver condensação nenhuma nas paredes da garrafa. Deixe o terrário em lugar com boa ventilação, que ajuda.

Espero que dê certo.
 
Upvote 0
Qualquer um que não seja (1) de cubensis ou (2) de nada.

No caso, pelo que disse somado à foto, não há contaminação.



A contaminação pode ser inodora, mas sempre deixará alguma alteração no bolo. Se o olfato e a visão não derem certeza, use o tato também, pois em caso de mofos o bolo se desfaz facilmente.

O tato também pode te indicar, com a prática, se o micélio é de cubensis ou se é de outro tipo, pela textura quando esfrega o dedo no algodoado.



Não, não, esse daí não é "algodoado"/almofadado (precisamos de uma palavra específica) do excesso de umidade não.

A vermiculita do roll estimulou a colonização em alguns pontos e o micélio foi bem agressivo. Mas se tem algo que a cor do bolo indica é talvez pouca umidade no terrário.

Veja se o bolo está duro nas áreas amareladas. Será confirmação de excesso de perda de umidade. Faça um dunk de 24 a 48 horas e refaça a Garrafa Pet conforme este tutorial: Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Feitura do Terrário de Garrafa Pet, se fez diferente. Abra e abane 3x ao dia, além de espargir água se não houver condensação nenhuma nas paredes da garrafa. Deixe o terrário em lugar com boa ventilação, que ajuda.

Espero que dê certo.
Muito obrigado! Eu já tinha desistido...o bolo está horrível e nojento. Já ia enterrar. Mas fico na dúvida se vale a pena raspar, algo assim. Será?
 
Upvote 0
Muito obrigado! Eu já tinha desistido...o bolo está horrível e nojento. Já ia enterrar. Mas fico na dúvida se vale a pena raspar, algo assim. Será?

Hmmm

Inicia seu próximo cultiva e continua com os cuidados com esse bolo.

Vai que ele te surpreende. :)
 
Upvote 0
Hmmm

Inicia seu próximo cultiva e continua com os cuidados com esse bolo.

Vai que ele te surpreende. :)
Segue uma foto dele. Me diz o que vc pensa sobre ele, por favor? rsrs fui tirar a foto...mas nossa Sra. Tem até contaminação agora. Agora já era mesmo... Vê só.
 

Anexos

  • 16176480447825221038241907209171.jpg
    16176480447825221038241907209171.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 6
  • 16176480808623202671357124528329.jpg
    16176480808623202671357124528329.jpg
    3.1 MB · Visualizações: 6
Upvote 0
Back
Top