Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O que é a consciência?

Alexandre PFZ

Hifa
Cadastrado
02/09/2020
20
8
A consciência tem sido chamada de percepção da percepção e caracteriza-se por novas associações e conexões entre os vários dados da experiência. A consciência é como uma resposta imunológica superinespecífica. A chave para o funcionamento do sistema imunológico é a capacidade de uma substância química reconhecer, ter um relacionamento tipo chave-fechadura com outra. Assim, tanto o sistema imunológico quanto a consciência representam sistemas que aprendem, reconhecem e recordam.
Alguns filósofos dividem consciência em consciência fenomenal, que é a experiência propriamente dita, e consciência de acesso, que é o processamento das coisas que vivenciamos durante a experiência. Consciência fenomenal é o estado de estar ciente, tal como quando dizemos "estou ciente" e consciência de acesso se refere a estar ciente de algo ou alguma coisa, tal como quando dizemos "estou ciente destas palavras". Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, estar presente no aqui e agora, para isso, a intuição, a dedução e a indução tomam parte.
  1. Consciência pressupõe autoconsciência. Não há como alguém estar consciente de alguma coisa sem estar consciente de estar consciente dessa coisa.
  2. A autoconsciência é pré-reflexiva. Se a autoconsciência fosse o resultado da reflexão, então só teríamos autoconsciência após termos consciência de alguma coisa que fosse dada à reflexão. Mas isso não pode ser o caso, pois, como disse antes, consciência pressupõe autoconsciência. Logo, a autoconsciência é anterior à reflexão.
  3. Autoconsciência e consciência são distintas logicamente, mas funcionam de maneira unitária.
  4. O autoconhecimento, isto é, a consciência reflexiva ou consciência de segunda ordem pressupõe a consciência pré-reflexiva, isto é, a autoconsciência.
De acordo com o esquema acima, a autoconsciência é o elemento fundamental da consciência. Sem ela não há consciência nem reflexão sobre a consciência. Conhecer a consciência, portanto é o sentido da jornada rumo a compreensão de si mesmo, de todas as pessoas, criaturas, tudo que existe, tudo que não existe, de tudo que é, tudo que não é e muito significativamente, a compreensão de tudo aquilo que desconhecemos.
ZONAS DA CONSCIÊNCIA
Para compreensão da operacionalidade da experiência podemos dividi-la em três tipos de consciência, ou zonas de consciência:
1) Consciência do mundo exterior: Contato sensorial presente com objetos e acontecimentos. O que no momento vejo, escuto, cheiro, toco e sinto o sabor. Agora, por exemplo, vejo as palavras sendo escritas na tela enquanto sinto a suave maciez dos meus dedos ao teclado formando mais e mais palavras, ouço a música, o cheiro da fumaça, o fogo, o doce gosto dos morangos na boca.

2) Consciência do mundo interior: Contato sensorial presente com eventos interiores. O que sinto agora dentro da minha pele, cócegas, tensões musculares e movimentos, manifestações físicas de sentimentos e emoções, desconforto, bem-estar, etc.
As duas primeiras zonas da consciência englobam tudo que posso saber sobre a realidade presente da forma que a experiencio. Esta é a base sólida da minha experiência; são os fatos de minha existência aqui, no momento em que ocorrem. Não importa o que eu ou os outros pensamos ou sentimos sobre essa consciência, ela existe, e discutir, teorizar ou queixar-se não a tornará inexistente. A terceira zona da consciência é diferente, minha consciência de imagens, de coisas e fatos que não existem na realidade presente.

3) Consciência da atividade da fantasia: Isto inclui toda atividade mental, além da consciência presente da experiência em andamento. Todo o explicar, imaginar, interpretar, adivinhar, pensar, comparar, planejar, recordar o passado, antecipar o futuro, etc.
É difícil aceitar a percepção de que tudo existe no agora. O passado existe como parte da realidade presente – coisas e memórias do que eu penso serem “do passado”. A ideia de passado é, às vezes, útil, mas é uma ideia, uma fantasia que mantenho agora. Considere o seguinte problema: “ Prove-me que o mundo não foi criado há dois segundos atrás, completo, com artefatos e recordações”.
Nossa ideia de futuro é também irreal, embora às vezes seja útil. Nossa ideia de futuro, tal como nossa concepção de passado, é baseada na nossa compreensão do presente. Passado e futuro são nossos palpites sobre o que precede o momento presente e o que se seguirá a ele. E esses palpites ocorrem no presente.
 
Bem, baseado na abertura dada pela pergunta do título do tópico...

Consciência pra mim é o resultado de dada organização da energia que compõe o Universo, que quando encarnada se manifesta e se restringe no cérebro com os impulsos elétricos e químicos que ele possui. Após a morte, o corpo se vai, mas essa energia organizada se mantém e é retida inteiramente pela energia que compõe o resto do Universo. Seria como uma "gordura energética" que se retém/espalha na "grande gordura Universal", enquanto o resto do corpo é "água material" que retorna à "grande matéria Universal" e se decompõe/dilui, enquanto a Consciência se mantém inteira.

Claro, matéria é energia, e vice-versa, mas superemos isso em função de uma análise pragmática. Afinal, uma colher pode explodir um quarteirão se toda sua energia for liberada de uma vez, mas enquanto não explodir ele, continua sendo matéria com energia potencial.

Então, essa energia que chega num certo grau de organização começa a ter Consciência, que é a capacidade de perceber, pensar, unir-se, desunir-se, de saber que existe um Eu, ou então que existe um Eu-junto-ao-todo-que-é-só-um a depender do momento e da expansão dela. É algo que caminha em direção a algo, que cria intenção, que gera e processa sentimentos, que supera sentimentos. Enfim, o núcleo de todas as funções da Personalidade em Consciência tanto Ordinária (comum) quanto Extraordinária (estado alterados).

Algo assim... :p
 
Com certeza a consciencia é tudo isso e muito mais, assim como o sistema imunológico ela é a resposta adaptativa inespecífica autogerada a cada instante, regulando todo processo homeostático, promovendo o equilíbrio da totalidade, a cognição e a sanidade psíquica do individuo. Os animais e outras criaturas também são consciencia mas nos diferenciamos tanto a ponto de acreditarmos que somos a parte divinamente privilegiada do processo evolutivo.
 
Back
Top