Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático O meu 2º Cultivo: Koh Samui @ PF-Tek

Diário de cultivo problemático.
Enquanto aguardo a frutificação do meu primeiro cultivo (ver tópico AQUI) resolvi iniciar outro, novamente com a técnica PF TEK para conciliar conhecimentos.
Ia esperar fazer a colheita do primeiro para iniciar outro mas arranjei uma seringa de cultura liquida que é vendida por uma loja online e fiquei curioso. Vou aqui deixar a descrição da loja sobre esta seringa "especial":
Shayana has released her own quality brand of mushroom syringes: Shayana's liquid culture syringes. These syringes contain a special formula that is different from the ordinary spore syringes we are used to. With Shayana's liquid culture syringes, your mushrooms will grow faster than they do with spore syringes, considerably reducing the risk of contamination. On top of that, Shayana’s syringes are easy to use: simply inject the content of the syringe into the growing medium.

Why are Shayana's syringes so different from traditional spore syringes?
Contrary to these spore syringes, that contain the “seed” of the mushroom, Shayana's syringes contain a cloned form of mycelium. So unlike spore syringes, that do not contain an active substance, Shayana's syringes actually contain “living” material, allowing you to skip the stage of spore development (than can take up to several weeks), and making you gain a lot of time. By using cloned mycelium, you know for sure you are dealing with one single species. Due to the rapid development of the cloned mycelium, you dramatically reduce the risk of contagion by a competing fungus species.

A raça é Koh Samui (de uma ilha Tailandesa, descoberta por John Allen) e foi esta apenas porque calhou... Dizem que tem uma boa potência e que é algo resistente a contaminações então "pode ser essa mesmo".
Queria Mazapatec, mas não consegui encontrar a tempo.

Então, o diário dos acontecimentos:


Inicio no Dia 10 Março 2016:
- Fiz os bolos PF TEK e coloquei 3 deles na panela de pressão para esterelizar. Tinha 6 frascos (5 de 300ml e 1 de 500ml) mas só cabiam 3 de cada vez então a outra metade ficou para o dia seguinte.
- Normalmente criaria também a seringa neste dia mas como já disse acima, esta já vem pronta:
20160310_180847.jpg

Mas havia algo estranho no interior da mesma que já tinha reparado quando a recebi, uma mancha meia acastanhada - o que será? Contaminação?
Ainda assim prossegui. Fica a foto:
20160310_180730.jpg

Dia 11:
- Abri a panela de pressão e coloquei os 3 primeiros frascos na Glove Box devidamente higienizada/desinfetada juntamente com a seringa (coloquei a agulha no fogo até ficar vermelha mesmo antes de colocar na caixa) e um lenço de papel embebido em álcool:
20160311_165142.jpg
- Inoculei os 3 frascos e voltei a colocar a folha de alumínio a tapar. Ia colocar fita micropore a tapar os buracos da agulha mas esqueci-me... No cultivo anterior também não o fiz e não deu problemas, espero que também não dê.
- Coloquei na Panela de Pressão os outros 3 frascos a esterilizar e após 50 minutos desliguei o lume.
- Inoculei os restantes 3 copos depois de deixar a panela fechada a arrefecer durante cerca de 6 horas - sei que o ideal seria até ao dia seguinte, mas tinha pressa para fazê-lo nesse mesmo dia.
- Fui dormir pois era tarde e deixei os 6 copos na Glove Box, ainda fechada.

Dia 12:
- Passei os 6 frascos para a Incubadora e tapei-a com um saco de plástico grande e preto.
É a mesma do primeiro cultivo mas desta vez não fiz o método tube-in-tube (caixa dentro de caixa com água e aquecedor por baixo) pois estou a utilizar o aquecedor de aquário no terrário.
- Coloquei um aquecedor a óleo na temperatura média por baixo da mesa onde está a incubadora (e o terrário do primeiro cultivo) fazendo assim com que o ar quente suba e aqueça a incubadora, assim como a divisão num todo. A temperatura no interior da incubadora tem estado à volta dos 28º.

O copo de 500ml eu fiz a receita PF-TEK à parte dos outros pois só no final é que decidi utilizá-lo, esta mistura ficou com bastante menos água que os mais pequenos, será problemático? Fica a fotografia do copo em questão:
20160313_163242.jpg
 
Uma bela colônia de bactérias :D

Não criaria tantas expectativas, mas... Quem sabe?

Pois, também acho que sim...
De qualquer forma, se for, mando fora as caixas pois são baratas e começo outro com um carimbo que aqui tenho... vou dando noticias :)
 
15 dias se passaram e nem sinal de micélio... Será que devo abandonar?

Ainda mais por se tratar de cultura liquida que é mais rapida do que multi-esporo.

Ainda ficou um resto de liquido na seringa? Porque o que ocorre comumente ao se usar cultura liquida é que o micélio se aglutina em algum canto da seringa e você acaba injetando apenas liquido no substrato. Por isso é importante antes de usar a seringa sacudi-la vigorosamente até desfragmentar todo o micélio aglutinado.
 
Não ficou nenhum resto na seringa, apenas aquele pedaço amarelado que ficou inteiro.
Antes de inocular agitei bastante para ver se desfazia o que se tinha formado mas pouco mudou. Cancelei ontem este cultivo.
Dos 6 potes, 4 não tinham qualquer sinal de vida (nem micélio nem contaminação) e 2 tinham cheiro azedo, foram directo para o lixo.

Entretanto foi-me reembolsado o valor na loja onde comprei pelo que irei encomendar outra seringa para testar.

Tópico Encerrado da minha parte :)


- Novo (terceiro) cultivo aqui: https://teonanacatl.org/threads/o-meu-3º-cultivo-b-akm-pf-tek.12391/#post-172666
 
Última edição:
Back
Top