Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O GUIA DA BOA TRIP

Sigillvm Dei

Esporo
Membro Ativo
03/10/2022
72
4
41
Não sou um especialista.
Nunca serei um especialista.
Não posso querer ser um especialista.
À parte isso, tenho aqui tópicos do que é preciso saber para conhecer esse mundo.

Estes conselhos são baseado em nada mais que a minha própria experiência. Não quer dizer que estejam totalmente corretos ou tenham sido escrutinados por um grupo de cientistas, não foram, por isso são um conjunto de notas minhas e não a verdade absoluta.

O meu primeiro conselho: Não use cogumelos. Mas se pretender fazer, saiba que obteve mais informações que apenas este documento, que conhece bem os riscos e está fazendo de forma livre, informada e consciente.

Qual a melhor forma de obter cogumelos?
Sem dúvida, cultivando eles por sí próprio. Não será rápido e não será tão fácil. Dará tempo de pensar e entender como funcionam. Num paralelo ao processo de aprendizagem medieval, o processo de cultivo seria o trabalho necessário para a execução da grande obra e o acesso meritório aos segredos dos mestres. Tal jornada não é só enriquecedora do ponto de vista de conhecimento do processo como até mesmo do auto-conhecimento meditativo e contemplativo. Se pretender cultivar, poderá obter muitas informações que vão além deste guia. Palavra chave: PFTEK. Obs.: Guias de autocultivo são melhores que comprar os frutos, mas são menos meritórios que cultivar por sí próprio.

Também poderá apanhar os frutos in natura, mas desaconselho pois é preciso conhecer bem e diferenciar os frutos para não estar a consumir algo que poderá até ser letal.

Eu uso o termo frutos pois o cogumelo é um fruto. Os esporos que saem do chapéu seriam como "sementes" e o micélio o organismo.

Quando ouvir sobre dose, entenda que ela refere aos frutos em estado seco. Todo este guia está baseado no P. Cubensis, se por ventura estiver a tratar de outro cogumelo, tenha atenção que os valores são diferentes.

O cogumelo é feito de água, alias, como o ser humano. O ser humano é 70% água, os cogumelos 90%. Isso quer dizer que se estiver consumindo frescos, multiplique os valores apresentados por 9.

O uso do cogumelo é como ir para uma praia. Agora, no estado sóbrio você está na areia, cabe agora pensar na experiência que quer ter em contato com o mar.

Você pode só querer tirar os sapatos e colocar os pés na água, talvez entrar com água até o umbigo, ir até ficar apenas com a cabeça de fora ou mergulhar no oceano.

De modo geral: 1g seria apenas molhar os pés na água. 1,75g, terá água pela cintura. Aos 2,5g pelo peito. 3.5 já estaria apenas com a cabeça de fora, aos 5g estará a nadar sem pé. Acima disso,estará indo as profundezas do oceano...

Tenha atenção que existem algumas variáveis importantes, por exemplo, o seu peso corporal, potencia do fruto, processo de secagem, etc. Eu não quero me deter aos processos técnicos, e a razão de sugerir cultivar é tão simples para poder controlar todo o processo. O processo de secagem poderá ou não reduzir a potência. A armazenagem também. São muitos fatores que só são confiáveis se você fizer todo o processo. Para fim de exemplo, partimos do princípio que 1g de cogumelos secos terá 10mg de componente ativo (psilocibina).

Também é considerado que o seu peso é de 70kg, peso médio de uma pessoa adulta.

Vamos confiar que os frutos que você possui estão na média, e se estão na média, os valores que apresento são referentes a experiência que vai obter.

A primeira coisa que quero que você saiba é que um Cubensis é um Cubensis, não importa que nome de marca ele tenha. Da mesma forma que existem variedade de maças, existem variedade de cubensis. No fim uma maça é uma maça e um cubensis é um cubensis. Alguns podem ser mais potentes que outros. Mas o fator genético também é afetado pelo ambiente, logo, uma viariedade pode ser teoricamente mais forte, mas com a condicionante ambiental e do susbtrato tornar-se mais fraca que uma variedade média.

Mesmo entre frutos que surgem ao mesmo tempo, poderá existir variação. Temos 10 dedos na mão e nenhum deles é igual a outro.

Algumas pessoas querem logo uma dose alta, outros querem ser cautelosos. Mckenna definiu 5g como a dose heróica onde se percebe a completa dissolução do ego. Você pode entender que se é para viver a experiência, quer viver toda de uma vez, ou pode preferir ser cauteloso e ir conhecendo o mar e as marés. Seja o caminho que queira seguir.

A segunda coisa que quero que saiba é que essa experiência não é algo que só é possível fazer uma única vez, em outras palavras, não é a virgindade que você está perdendo e nunca mais recupera. É um sitio que você poderá visitar algumas vezes e em cada vez viverá novas nuânces e perspectivas.

Apenas para efeito de comparação, o estudo efetuado na Universidade Johns Hopkins sobre uso da psilocibina em pacientes com depressão, a dose estudada foi de 20 a 30 mg de psiclocibina. Em média o que se encontraria em 2,5g de cogumelos secos.

A terceira coisa que quero que você saiba é que quem embarca na experiência sem espectativas não vive desilusões. Não espere nada, assim vai aproveitar o máximo. Embora possa dirigir a experiência para focar num aspecto da sua vida que queira analisar, não tente forçar ou controlar a experiência.

Alias, viva a experiência sem se agarrar ou lutar contra. Deixe a experiência fluir. Lutar contra a experiência é lutar contra sí mesmo.

A quarta coisa que quero que você saiba é que tem de estar preparado. Da mesma forma que você se prepara para uma acampamento deve se preparar para a sua viagem. Quanto mais tiver preparado para isso, melhor vai vivenciar e curtir a experiência.

Sobre isso: a sua experiência vai durar de 4 a 6 horas. Isso não é negociável, uma vez iniciado o processo não é reversível. Por isso, esteja num lugar que você se sinta seguro e que não esteja exposto a pessoas ou situações inesperadas.

Você deve escolher um lugar protegido. Evite se colocar em risco como lugares propensos a quedas, escadas, lages, banheiras, piscinas, etc.

Os seus sentidos vão ficar mais apurados. Estímulos fortes de sons e luzes podem ser sentidos de forma avassaladora. Evite lugares com sons externos (obras, carros a passar, pessoas gritando, música exterior), tente manter-se num lugar calmo e com pouca luz.

Tenha especial atenção em guardar em lugar seguro facas e armas que você possa ter em sua casa. Esses itens tem de estar trancados numa divisão ou recipiente que possa ser fechado a chave e cuja chave esteja em outro local, por exemplo, no trabalho ou com outra pessoa. Isso inclui NÃO CONDUZIR nenhum veículo.

A decolagem entre a toma e os primeiros efeitos são em média em 30 minutos. Mas podem demorar até uma hora. Isso depende da forma como você faz a toma, peso corporal, conteúdo gástrico e capacidade de absorção a nível do sistema gástrico.
Você pode tomar os cogumelos frescos, secos ou em chá. Poderá ser apenas os cogumelos, ou com comida ou suco.

Para um melhor resultado, prepare-se com uma boa noite de sono. Nos dias anteriores mantenha-se bem hidratado. No dia beba água (sem excesso), faça uma refeição leve e tome os cogumelos 3 horas depois de comer.

Muitas pessoas reportam desconforto gástrico ou enjoo com os cogumelos. Isso é normal e dura mais ou menos 30 minutos.

A quinta coisa que quero que você saiba e que lembre-se durante todo o processo: Você não vai morrer e nem ficará assim para sempre.

"NÃO ENTRE EM PÂNICO"

Se quiser, pendure essa frase onde consiga ver.

A noção de tempo é perdida, horas podem parecer dias ou meses. Mas serão sempre 4 ou 6 horas.

Você pode levar consigo um "fio de Ariadne" para a sua experiência, neste caso, uma playlist. Quando se sentir perdido, poderá usar a playlist para saber onde está e quanto tempo está. Farei um post mais adiante apenas sobre preparar a playlist.

Em alguns casos, poderá ocorrer uma sensação de loop. Ou seja, que você está vivendo a mesma coisa vez, após vez, após vez.... neste caso, ajudr concentrar-se um pouco na playlist para parar esse efeito. No geral, o efeito de loop acontece mais quando estamos com cansaço acumulado, má noite de sono ou viagem após o horário normal de dormir.

É REALMENTE ACONSELHADO TER UMA PESSOA SÓBRIA A ACOMPANHAR A SUA VIAGEM. tem de ser uma pessoa de sua confiança e saiba sobre a sua experiência. Essa pessoa poderá acalmar ou te ajudar num caso de bad trip.

A sexta coisa que quero que você saiba é que a experiência é arrebatadora. Não vou explicar por palavras aquilo que é impossível explicar por palavras, mas...

Evite ter acesso a celulares e redes sociais durante e logo após a experiência. Você poderá ter revelações no momento, mas se calhar as pessoas não estão preparadas para ouvir, sobretudo se não for alguém que seja muito íntimo, aguarde.

A sétima coisa que quero que você saiba é que após a experiência, as semanas e os meses a seguir são para processar e integrar a experiência. Isso leva tempo, não assuma que trás todas as respostas e epifânias nas horas seguintes, se a sua experiência for realmente arrebatadora, isso levará muito tempo para ser integrado.

Existe um efeito cumulativo, se tomar uma dose igual a primeira num período inferior a 15 dias, não obterá o mesmo efeito da primeira. A verdade éque nem é aconselhável fazer. Você viveu a sua experiência, precisa integrar e isso, como disse, leva tempo.

Boa viagem.
 
Evite lugares com sons externos (obras, carros a passar, pessoas gritando, música exterior), tente manter-se num lugar calmo e com pouca luz.

Fez eu lembrar de uma das minhas primeiras trips.
Dose heroica, madrugada e minha irmã me liga por urgência médica para levar ela no hospital.
Deveria fazer umas 2h que tinha tomado meu chá.

Dirigindo até o hospital, furando semáforos pela pressa de urgência. Ficar 2 horas na sala de espera, no mesmo momento que tinha uma criança que chegou com a perna quebrada e o médico estava "ajeitando" enquanto ela gritava e chorava.

Fica a aprovação da dica de evitar gritos...

Isso inclui NÃO CONDUZIR nenhum veículo.
Concordo em gênero número e grau.
E acrescento: não ficar responsável por ninguém se vai tomar cogumelos.

Se tua filha, irmã ou cachorro tiver apenas você pra buscar ajuda, evite.

É REALMENTE ACONSELHADO TER UMA PESSOA SÓBRIA A ACOMPANHAR A SUA VIAGEM. tem de ser uma pessoa de sua confiança e saiba sobre a sua experiência. Essa pessoa poderá acalmar ou te ajudar num caso de bad trip.
Ou essa mesma pessoa pode ser um para raio de bad trip.
Minha dica aqui seria estar na mesma casa/local, mas não interagindo.

Você poderá ter revelações no momento, mas se calhar as pessoas não estão preparadas para ouvir
Ou você pode realmente estar falando asneira.
Minha namorada, agora esposa, não ficou feliz as vezes que liguei pra ela de madrugada para contar o que eu descobri sobre a tribo isolada do Amazonas que eu li ontem no jornal.

Você pode levar consigo um "fio de Ariadne"

Vou roubei essa expressão fio de Ariadne.

NÃO ENTRE EM PÂNICO"

Se quiser, pendure essa frase onde consiga ver.
Ou você vai ler "ENTRE EM PÂNICO" durante a trip.
Acho que é a única coisa do guia que eu não faria.


Ou seja, que você está vivendo a mesma coisa vez, após vez, após vez
E as vezes você tá mesmo.
Se estiver.. pare.
Parece bobo, mas é verdade. Pra que se preocupar se algo está sendo repetido, só senta e curte a música.
Não tem como você fazer cagada e estiver sentado ou deitado quietinho.

Na pior das hipóteses... Você só vai cagar na cama mesmo. Depois resolve.
O único cuidado essencial na trip é cuidar para não ter ações que tenham repercussão fora dali.
Não se machucar, não machucar ninguém, não destruir nada.

Se sentiu estranho, deita e fica quieto.
Aguenta um pouco que já passa. Sempre passa.

---

Hehe, só pra contribuir mesmo.
Informações básicas que todos precisam saber.
Mais fácil aprender essas dicas lendo aqui do que na prática
 
Não sou um especialista.
Nunca serei um especialista.
Não posso querer ser um especialista.
À parte isso, tenho aqui tópicos do que é preciso saber para conhecer esse mundo.

Estes conselhos são baseado em nada mais que a minha própria experiência. Não quer dizer que estejam totalmente corretos ou tenham sido escrutinados por um grupo de cientistas, não foram, por isso são um conjunto de notas minhas e não a verdade absoluta.

O meu primeiro conselho: Não use cogumelos. Mas se pretender fazer, saiba que obteve mais informações que apenas este documento, que conhece bem os riscos e está fazendo de forma livre, informada e consciente.

Qual a melhor forma de obter cogumelos?
Sem dúvida, cultivando eles por sí próprio. Não será rápido e não será tão fácil. Dará tempo de pensar e entender como funcionam. Num paralelo ao processo de aprendizagem medieval, o processo de cultivo seria o trabalho necessário para a execução da grande obra e o acesso meritório aos segredos dos mestres. Tal jornada não é só enriquecedora do ponto de vista de conhecimento do processo como até mesmo do auto-conhecimento meditativo e contemplativo. Se pretender cultivar, poderá obter muitas informações que vão além deste guia. Palavra chave: PFTEK. Obs.: Guias de autocultivo são melhores que comprar os frutos, mas são menos meritórios que cultivar por sí próprio.

Também poderá apanhar os frutos in natura, mas desaconselho pois é preciso conhecer bem e diferenciar os frutos para não estar a consumir algo que poderá até ser letal.

Eu uso o termo frutos pois o cogumelo é um fruto. Os esporos que saem do chapéu seriam como "sementes" e o micélio o organismo.

Quando ouvir sobre dose, entenda que ela refere aos frutos em estado seco. Todo este guia está baseado no P. Cubensis, se por ventura estiver a tratar de outro cogumelo, tenha atenção que os valores são diferentes.

O cogumelo é feito de água, alias, como o ser humano. O ser humano é 70% água, os cogumelos 90%. Isso quer dizer que se estiver consumindo frescos, multiplique os valores apresentados por 9.

O uso do cogumelo é como ir para uma praia. Agora, no estado sóbrio você está na areia, cabe agora pensar na experiência que quer ter em contato com o mar.

Você pode só querer tirar os sapatos e colocar os pés na água, talvez entrar com água até o umbigo, ir até ficar apenas com a cabeça de fora ou mergulhar no oceano.

De modo geral: 1g seria apenas molhar os pés na água. 1,75g, terá água pela cintura. Aos 2,5g pelo peito. 3.5 já estaria apenas com a cabeça de fora, aos 5g estará a nadar sem pé. Acima disso,estará indo as profundezas do oceano...

Tenha atenção que existem algumas variáveis importantes, por exemplo, o seu peso corporal, potencia do fruto, processo de secagem, etc. Eu não quero me deter aos processos técnicos, e a razão de sugerir cultivar é tão simples para poder controlar todo o processo. O processo de secagem poderá ou não reduzir a potência. A armazenagem também. São muitos fatores que só são confiáveis se você fizer todo o processo. Para fim de exemplo, partimos do princípio que 1g de cogumelos secos terá 10mg de componente ativo (psilocibina).

Também é considerado que o seu peso é de 70kg, peso médio de uma pessoa adulta.

Vamos confiar que os frutos que você possui estão na média, e se estão na média, os valores que apresento são referentes a experiência que vai obter.

A primeira coisa que quero que você saiba é que um Cubensis é um Cubensis, não importa que nome de marca ele tenha. Da mesma forma que existem variedade de maças, existem variedade de cubensis. No fim uma maça é uma maça e um cubensis é um cubensis. Alguns podem ser mais potentes que outros. Mas o fator genético também é afetado pelo ambiente, logo, uma viariedade pode ser teoricamente mais forte, mas com a condicionante ambiental e do susbtrato tornar-se mais fraca que uma variedade média.

Mesmo entre frutos que surgem ao mesmo tempo, poderá existir variação. Temos 10 dedos na mão e nenhum deles é igual a outro.

Algumas pessoas querem logo uma dose alta, outros querem ser cautelosos. Mckenna definiu 5g como a dose heróica onde se percebe a completa dissolução do ego. Você pode entender que se é para viver a experiência, quer viver toda de uma vez, ou pode preferir ser cauteloso e ir conhecendo o mar e as marés. Seja o caminho que queira seguir.

A segunda coisa que quero que saiba é que essa experiência não é algo que só é possível fazer uma única vez, em outras palavras, não é a virgindade que você está perdendo e nunca mais recupera. É um sitio que você poderá visitar algumas vezes e em cada vez viverá novas nuânces e perspectivas.

Apenas para efeito de comparação, o estudo efetuado na Universidade Johns Hopkins sobre uso da psilocibina em pacientes com depressão, a dose estudada foi de 20 a 30 mg de psiclocibina. Em média o que se encontraria em 2,5g de cogumelos secos.

A terceira coisa que quero que você saiba é que quem embarca na experiência sem espectativas não vive desilusões. Não espere nada, assim vai aproveitar o máximo. Embora possa dirigir a experiência para focar num aspecto da sua vida que queira analisar, não tente forçar ou controlar a experiência.

Alias, viva a experiência sem se agarrar ou lutar contra. Deixe a experiência fluir. Lutar contra a experiência é lutar contra sí mesmo.

A quarta coisa que quero que você saiba é que tem de estar preparado. Da mesma forma que você se prepara para uma acampamento deve se preparar para a sua viagem. Quanto mais tiver preparado para isso, melhor vai vivenciar e curtir a experiência.

Sobre isso: a sua experiência vai durar de 4 a 6 horas. Isso não é negociável, uma vez iniciado o processo não é reversível. Por isso, esteja num lugar que você se sinta seguro e que não esteja exposto a pessoas ou situações inesperadas.

Você deve escolher um lugar protegido. Evite se colocar em risco como lugares propensos a quedas, escadas, lages, banheiras, piscinas, etc.

Os seus sentidos vão ficar mais apurados. Estímulos fortes de sons e luzes podem ser sentidos de forma avassaladora. Evite lugares com sons externos (obras, carros a passar, pessoas gritando, música exterior), tente manter-se num lugar calmo e com pouca luz.

Tenha especial atenção em guardar em lugar seguro facas e armas que você possa ter em sua casa. Esses itens tem de estar trancados numa divisão ou recipiente que possa ser fechado a chave e cuja chave esteja em outro local, por exemplo, no trabalho ou com outra pessoa. Isso inclui NÃO CONDUZIR nenhum veículo.

A decolagem entre a toma e os primeiros efeitos são em média em 30 minutos. Mas podem demorar até uma hora. Isso depende da forma como você faz a toma, peso corporal, conteúdo gástrico e capacidade de absorção a nível do sistema gástrico.
Você pode tomar os cogumelos frescos, secos ou em chá. Poderá ser apenas os cogumelos, ou com comida ou suco.

Para um melhor resultado, prepare-se com uma boa noite de sono. Nos dias anteriores mantenha-se bem hidratado. No dia beba água (sem excesso), faça uma refeição leve e tome os cogumelos 3 horas depois de comer.

Muitas pessoas reportam desconforto gástrico ou enjoo com os cogumelos. Isso é normal e dura mais ou menos 30 minutos.

A quinta coisa que quero que você saiba e que lembre-se durante todo o processo: Você não vai morrer e nem ficará assim para sempre.

"NÃO ENTRE EM PÂNICO"

Se quiser, pendure essa frase onde consiga ver.

A noção de tempo é perdida, horas podem parecer dias ou meses. Mas serão sempre 4 ou 6 horas.

Você pode levar consigo um "fio de Ariadne" para a sua experiência, neste caso, uma playlist. Quando se sentir perdido, poderá usar a playlist para saber onde está e quanto tempo está. Farei um post mais adiante apenas sobre preparar a playlist.

Em alguns casos, poderá ocorrer uma sensação de loop. Ou seja, que você está vivendo a mesma coisa vez, após vez, após vez.... neste caso, ajudr concentrar-se um pouco na playlist para parar esse efeito. No geral, o efeito de loop acontece mais quando estamos com cansaço acumulado, má noite de sono ou viagem após o horário normal de dormir.

É REALMENTE ACONSELHADO TER UMA PESSOA SÓBRIA A ACOMPANHAR A SUA VIAGEM. tem de ser uma pessoa de sua confiança e saiba sobre a sua experiência. Essa pessoa poderá acalmar ou te ajudar num caso de bad trip.

A sexta coisa que quero que você saiba é que a experiência é arrebatadora. Não vou explicar por palavras aquilo que é impossível explicar por palavras, mas...

Evite ter acesso a celulares e redes sociais durante e logo após a experiência. Você poderá ter revelações no momento, mas se calhar as pessoas não estão preparadas para ouvir, sobretudo se não for alguém que seja muito íntimo, aguarde.

A sétima coisa que quero que você saiba é que após a experiência, as semanas e os meses a seguir são para processar e integrar a experiência. Isso leva tempo, não assuma que trás todas as respostas e epifânias nas horas seguintes, se a sua experiência for realmente arrebatadora, isso levará muito tempo para ser integrado.

Existe um efeito cumulativo, se tomar uma dose igual a primeira num período inferior a 15 dias, não obterá o mesmo efeito da primeira. A verdade éque nem é aconselhável fazer. Você viveu a sua experiência, precisa integrar e isso, como disse, leva tempo.

Boa viagem.
Gratidão! Ainda não consagrei cogumelos, mas estou a um bom tempo estudando sobre, e encontrei esse post confirmando muito do que eu já imaginava que deveria fazer, mas é sempre bom ter detalhes e informações que são cruciais para uma boa trip.

Eu consagrei a medicina da Ayahuasca 13 vezes nos últimos 2 anos e meio mas dei um tempo e através dessas, um amigo me falou que os cogumelos eram perfeitos pra mim e decidi descobrir mais a respeito, e desde então fiquei apaixonada, pois sou muito espiritualizada e tenho forte contato com energias cósmicas mas já faz tempo que os cogumelos me chamam, mas fico presa na intenção de estar no lugar perfeito e no momento perfeito para estar sozinha e ter a minha primeira TripFungi, pois quero estar num ambiente tranquilo em meio a natureza e onde eu possa estar sozinha, dessa forma me sinto muito mais a vontade para Ser eu mesma e não tenho medo de ter essa experiência sozinha por ter vivido um período de 2 anos de ''fritasseira'' com viagens boas e ruins com bala e Md já vi muitas bad trips de amigos cabulosas, e até a minha própria eu tirei de letra por sempre ter uma conexão universal forte mesmo nos momentos mais sombrios até mesmo distante dessa vibe de raves, em cerimônias da medicina minhas peias eu aguentei firme para compreender os aprendizados.

Sei que pode ser muito diferente, mas os cogumelos que vem até mim, mesmo quando paro de estuda-los, eles voltam a me chamar. Estou entusiasmada e feliz com a mente aberta e cuidando pra não criar expectativas, minha única questão esta sendo o local, quero estar na natureza.
 
post confirmando muito do que eu já imaginava que deveria fazer,
Informação é poder, mas por mais que a gente pense que esta preparada, as vezes não estamos rsrsr
Meu grãozinho de areia;
Não entre de cabeça em doses muito forte, vá pouco a pouco.
Tenha um sitter, alguém sóbrio que cuide de vc.
Não se asuste, não fuja de nada que vc veja, se entregue. (é dificil as vezes, mas...)
E o mais importante, se prepare para o depois, vc pode ficar confusa, é normal, se pensamentos negativos aparecem e forem muito intensos ,procure ajuda, esses sentimentos vão passar, integração é a parte mais importante de todas as trips ;)

Mush love 🍄🍄
 
Back
Top