Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Novo Cultivo Cambodian Gold

Diário de cultivo problemático.
Salve galera, já faz um tempo que cultivei os cogumelos pela primeira vez, aprendi muita coisa com os moderadores e participantes do forum, pretendo iniciar meu terceiro cultivo com um carimbo enviado pela @Priscillocibina em 2018, espero que ainda estejam bons rs, galera gostaria de saber se teve algum avanço na PF-TEK, na época eu bati arroz integral no liquidificador e misturei com água e vermiculita nas proporções certas, usei copo de vidro e forrei com uma camada de vermiculita por cima e por baixo, vcs estão usando algo melhor que o arroz integral ? To na dúvida na hora de esterilizar tb, eu tinha colocado o copo com um alumínio por cima apenas, tem algum outro esquema melhor ? Agradeço muito a ajuda :giggle: (aceito dicas rs)
 

Anexos

  • IMG_20200403_104745487.jpg
    IMG_20200403_104745487.jpg
    4.9 MB · Visualizações: 19
Pftek continua igual.

Eu utilizo uma camada de alumínio só, mas tem gente que usa duas.

Eu não gosto de forrar o fundo com vermiculita, apenas o selo mesmo.
e me diz uma coisa, na hora de esterilizar o copo, se ta deixando o alumínio solto ou ta prendendo com a fita ?
 
Eu deixava solto por causa dos princípios teóricos da esterilização a vapor (agora uso pote com tampa).
Mas tem gente que usa preso e não tem problemas, apesar de ter o risco de estourar.

Tudo realmente depende do seu gosto :ROFLMAO:
De qualquer maneira, eu recomendaria prender apenas após sair da panela de pressão.
 
Eu deixava solto por causa dos princípios teóricos da esterilização a vapor (agora uso pote com tampa).
Mas tem gente que usa preso e não tem problemas, apesar de ter o risco de estourar.

Tudo realmente depende do seu gosto :ROFLMAO:
De qualquer maneira, eu recomendaria prender apenas após sair da panela de pressão.
Funciona prender com a fita e fazer uns furinhos no alumínio ?
 
Legal o diário e o carimbo doado pela nobre @Priscillocibina. É sempre bom ver os frutos da união da comunidade.

e me diz uma coisa, na hora de esterilizar o copo, se ta deixando o alumínio solto ou ta prendendo com a fita ?

Eu deixo selado...

Funciona prender com a fita e fazer uns furinhos no alumínio ?

... inclusive sem furo.

Nunca rasgou.

Isso reduz as chances de contaminação na movimentação da PP até a superfície de inocular, e com o corte da etapa de selar antes de inocular.

Pode-se dizer que desde 2016 a necessidade de deixar furos ou colocar furo com micropore já foi superada como etapa necessária no progresso da PF Tek. Mas ainda é muito feito porque os tutoriais do fórum ainda não foram atualizados.
 
Legal o diário e o carimbo doado pela nobre @Priscillocibina. É sempre bom ver os frutos da união da comunidade.



Eu deixo selado...



... inclusive sem furo.

Nunca rasgou.

Isso reduz as chances de contaminação na movimentação da PP até a superfície de inocular, e com o corte da etapa de selar antes de inocular.

Pode-se dizer que desde 2016 a necessidade de deixar furos ou colocar furo com micropore já foi superada como etapa necessária no progresso da PF Tek. Mas ainda é muito feito porque os tutoriais do fórum ainda não foram atualizados.
Fiquei com essa dúvida porque das últimas vezes, mesmo deixando os copos justos dentro da PP, acabou dando uma tombada, selado acredito que proteja melhor, e me diz uma coisa, na hora de preparar as seringas, glovebox ou aquele esquema do circulo de velas ? Pergunto o mesmo para o caro @Texugo.
 
Glovebox é a melhor opção sempre.
Circulo de velas tá mais pra mandinga do que pra técnica de verdade. A "potencia" que uma vela tem pra fazer o ar ir pra cima é mínima e o raio de ação minusculo. Fazer na boca do forno mais ser muito mais confiável na falta de uma glovebox.

Como meio termo você pode pegar qualquer caixa plástica e passar plástico filme na parte aberta deixando uma abertura de alguns centimetros embaixo pro seu braço entrar. Você já tem um lugar onde poucos contaminantes vão entrar se não tiver fluxo de ar.
 
Fiquei com essa dúvida porque das últimas vezes, mesmo deixando os copos justos dentro da PP, acabou dando uma tombada, selado acredito que proteja melhor, e me diz uma coisa, na hora de preparar as seringas, glovebox ou aquele esquema do circulo de velas ? Pergunto o mesmo para o caro @Texugo.

Você está colocando um pano no fundo da panela?

Colocar mais água do que o necessário faz borbulhar muito e pode deslocar os copos.

Você também pode colocar mais um pano nos cantos, ou de alguma forma que mantenha os copos firmes.


Eu faço minhas seringas dentro de um armário.
Borrifo água pra "afundar" os contaminantes que possam estar no ar.

Todos meus cultivos eu fiz a seringa assim, e posso dizer que desde o meu 2 cultivo, nunca mais tive contaminação.

Já inoculei mais de 50 copos e nenhum contaminou.
Minha última leva foram 24 copos, 3 seringas e carimbos diferentes.
Todos frutificaram.

Eu acho que a still air box é necessária só pra trabalhar com ágar.

E eu sou preguiçoso, se do jeito simples da certo, não tento do jeito que dê mais trabalho.

O que você pode fazer também é comprar potes de PP5 com tampa.
Você fura a tampa, um ou dois furos, e tampa com micropore.
Assim foi o melhor jeito que testei até agora.
Não precisa ficar colocando alumínio e passando fita.




IMG_20200222_171631.jpgWhatsApp Image 2020-04-12 at 15.08.22.jpegIMG_20200412_151845.jpg
Obs: esse pote amarelo não serve pra pftek, mas tem o da prafesta, que funcionam bem e da pra reutilizar.

Nesse aí eu tava testando com e sem furo, e o sem furo se saiu muito melhor.
Tive que cortar o pote pra tirar o bolo :sleep:
 
Última edição:
Acompanhando aqui! Estava com dúvidas parecidas quanto aos furos... logo menos abro um Diário assim que chegar meu carimbo
 
Back
Top