Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Muita demora no final da colonização é normal? :cabecada:

DEEPer

Hifa
Cadastrado
16/05/2020
13
8
28
Então galera, ja faz anos que eu cultivo uma espécie de TKSSS (comprada na net). Mas quando eu comparo o tempo que demora para os meus bolos colonizarem eles demora muito mais do que os guias dizem. Na real ele desenvolve muito bem até o dia 21, depois fica muito lento, cerca de 1 cm a cada 4~5 dias. Eu não ligo pro tempo, mas o problema é que essa demora para a colonização acaba por dar muito tempo para que outros organismos tomem conta da parte não colonizada, e eu acabo por perder alguma parte dos bolos que eu faço.
Eu deixo ele enrolados em um cobertor, dentro de uma caixa térmica. Então eles ficam no escuro e com uma temperatura muito estável ( cerca de 26ºC)
Eu queria saber é:
- É normal essa freada no desenvolvimento? e se for normal, porque ocorre?
- Tem como acelerar esse processo final para evitar a contaminação?
- Não seria o caso da espécie que eu uso ser muito lenta? Se for, tem alguma dica de strain mais ágil?

(Esse da foto tem 25 dias, eu estimo mais uns 10, 15 com base no meu "normal")
 

Anexos

  • 033d0dfd-6373-45c6-9909-c07ce27dabef.jpg
    033d0dfd-6373-45c6-9909-c07ce27dabef.jpg
    258.3 KB · Visualizações: 9
Solução
normal essa freada no desenvolvimento? e se for normal, porque ocorre?

Os meus reduzem a velocidade, se não chacoalho (grãos).
Imagino que seja pela distancia que o micélio precisa se "esticar"
Quando os pontos são separados, fica tudo mais próximo.

Mas no caso de PFTEK pode ser sustrato um pouco mais compactado ou mesmo local já contaminado. (esse último também em grãos)
Se você fizer PFTEK maiores conseguirá perceber isso, cultivei sem problemas até 400ml.
Tentar fazer com 1l ou mais é sempre contaminação, mesmo utilizando a mesma seringa que dá certo em substratos menores, porque deixa maior o tempo que o contaminante tem para desenvolver.
O que quis dizer com isso? Seringas de esporos não contem apenas cubensis, mas o...
normal essa freada no desenvolvimento? e se for normal, porque ocorre?

Os meus reduzem a velocidade, se não chacoalho (grãos).
Imagino que seja pela distancia que o micélio precisa se "esticar"
Quando os pontos são separados, fica tudo mais próximo.

Mas no caso de PFTEK pode ser sustrato um pouco mais compactado ou mesmo local já contaminado. (esse último também em grãos)
Se você fizer PFTEK maiores conseguirá perceber isso, cultivei sem problemas até 400ml.
Tentar fazer com 1l ou mais é sempre contaminação, mesmo utilizando a mesma seringa que dá certo em substratos menores, porque deixa maior o tempo que o contaminante tem para desenvolver.
O que quis dizer com isso? Seringas de esporos não contem apenas cubensis, mas o tamanho do pote permite que ele colonize antes de outros nesse substrato. Se ele demorar mais do que o padrão, não vai conseguir dominar. (no seu caso, não é o tamanho, mas a lógica é a mesma)

em como acelerar esse processo final para evitar a contaminação?
Bater bem o arroz, para não fica grãos inteiros, utilizar vermiculita grossa para evitar compactação

ão seria o caso da espécie que eu uso ser muito lenta? Se for, tem alguma dica de strain mais ágil?
A espécia é a mesma, a maioria é praticamente igual.
As únicas que são um pouquinho diferente são aos mais instaveis, como penis envy ou derivadas da enigma.

essa demora para a colonização acaba por dar muito tempo para que outros organismos tomem conta da parte não colonizada, e eu acabo por perder alguma parte dos bolos que eu faço.
Pode ser o contrário, outros organismos já estavam presentes e colonizaram ali (nem todos são visiveis cedo).

A melhor solução é trocar para cultura liquida, fazer tua matriz e utilizar dela.
Assim tua chance de sucesso aumenta muito e diminui drasticamente a chance de contaminar e o tempo de colonização.
A cultura liquida é limpa de contaminantes, quando feita corretamente, além de ser micelio e não esporo
 
Upvote 0
Solução
Back
Top