Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Modelo de pedido de identificação

Status
Não está aberto para novas respostas.

shroower

Artífice esporulante
Cultivador confiável
17/11/2005
815
80
Por favor sigam esse modelo antes de pedir uma identificação. A temporada de chuvas começou aqui pelo Brasil, vários aí já mandaram umas fotos pedindo para identificar os cogumelos, mas é quase IMPOSSÍVEL identificar sem esses dados.

Por que?
A identificação quando macroscópica é feita seguindo algumas características como cor do carimbo de esporos, cor das lâminas quando o cogumelo ainda é jovem e depois de maduro, cor do chapéu quando jovem, quando maduro, quando molhado, quando seco, características do talo (tamanho, cor, textura, mudanças de cor, etc), características do chapéu(tamanho, cor, textura, mudanças de cor, etc), local exato onde estava crescendo (musgos, pedaços de madeira, esterco, diretamente do solo, etc), entre outras coisas.

Isso é taxonomia! Não existe uma maneira simples de pegar a foto do cogumelo que você colheu, colocar num reconhecedor de cogumelos e saber a espécie, então peço que não envie uma foto sem nenhum dado complementar pedindo identificação se quiser mesmo uma resposta.

Obrigado!
:)

Modelo do Shroomer, bastante usado em identificação de espécies de cogumelos.

Usem:
- Uma espécie por foto.
- Enumere as espécies.
- Pegue um carimbo de esporos numa folha branca (ou preta, dependendo do cogumelo, IMPORTANTE!!!)
- Diga a área onde foi encontrado (dizer somente a cidade e estado - Ecuador)

Exemplo:

Espécie 1#

Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamente do esterco.
Lâminas (Lamelas, Gills): De branco para cinza ou preto. Anexas para adnatas fechadas.
Estipe (Talo, Stem): 40-200mm de altura, 5-15mm de largura. Curvado na base, sólido e um pouco torcido, todo branco. Superfície lisa para rugosa no topo.
Píleo (Chapeu, Cap): 4-10 cm de diâmetro. Hemisférico para convexo. Branco, amarelado com a idade. Liso para rugoso/esburacado.
Cor do carimbo de esporos: Pretos em grande quantidade.
Mudança de cor: Não há.
Local (se possível colocar município e estado - Ecuador): Interior de São Paulo.

Com a descrição rapidamente encontramos Panaeolus antillarum. Inativo. Supostamente comestível.

Para ajudar nos termos, as figuras relativas a eles:

Formato do chapéu:
c1.jpg
c2.jpg
c3.jpg
c4.jpg

Posicionamento das lâminas em relação ao talo (em corte):
c5.jpg
c6.jpg
c7.jpg
c8.jpg

Morfologia geral:
c9.jpg
c10.jpg
c11.jpg
c12.jpg
c13.jpg
c14.jpg
É bom que a identificação seja feita desse modo pois não existe só Psilocbe cubensis no Brasil e muitas devem passar despercebidas. Mas também é bom para não ocorrer engano na identificação do P. cubensis, que apesar de bem fácil de identificar ainda ocorre. Por exemplo, encontrei alguns Panaeolus tropicalis há 3 quadras daqui num monte de esterco de cavalo que havia sido jogado num canteiro vazio. Já encontrei Panaeolus subbalteatus num outro local mais distante onde umas vacas passaram um tempo num terreno baldio. Ambos ativos.

Uma foto diz muita coisa, mas não quando o cogumelo tem vários outros semelhantes que mudam para m cores diferentes e tem esporos de n cores diferentes e nasce em p lugares diferentes. É fácil identificar com uma foto se é ou não é um P. cubensis que aparece azulando e cheio de esporos roxos no anel, difícil é identificar com uma única foto qual cogumelo é, sem o restante da descrição, caso não seja um P. cubensis.

Alguém pode fixar? Por favor, usem. Pegar alguns cogumelos de amostra não vai levar a espécie até a extinção, vai levar os esporos para longe (coisa que o vento já faz), e não vai matar o resto do fungo.

:)

Obs. da moderação: Use o seguinte tópico para fazer o pedido de identificação: https://teonanacatl.org/threads/identificando-seus-cogumelos.5834/
 
Última edição por um moderador:
E, show - muiiito shroower esse topico.

parabens, e um doritos pra voce campeão, só toma cuidado com as espinhas pq eu ja te mandei varios.
 
LEIA antes de pedir uma identificação!

:rolleyes:Ola caros amigos, ja li re-li e identifiquei, mas meu problema e o seguinte, conheço poucos pastos ferteis, nessa semana encontrei uma floresta de cogumelos todos eram parecidos ou identicos com cubbensis mas nenhum continha o anel sera que nesse local nascerao os real cogumelos magicos:confused:
 
LEIA antes de pedir uma identificação!

O que você escreveu não faz muito sentido. Como podem ser parecidos ou idênticos? Se fosse idêntico era P. cubensis. Parece que você não identificou muito bem. Sugiro que use a seção de identificação direito e mostre para nós o que você encontrou. Quanto a aparecer ou não P. cubensis no tal local, isso é impossível de responder.
 
LEIA antes de pedir uma identificação!

Só pra complementar,

algumas coisas básicas quanto os Cubensis:

1 - cubensis possuem LAMELAS (não poros, ou qualquer coisa q não sejam lamelas).

2 - cubensis possuem véu vestigial (isso é, o véu rasga e desaparece com o tempo)

3 - cubensis crescem diretamente no esterco ou vestígios de esterco

4 - cubensis possuem esporos escuros quando muito acumulados, as lamelas ficam com uma aparência escura ou marrom (os esporos não tem cor marrom! Esporos nas lamelas talvez). Se por acaso fizer um print em papel branco (na hora dá pra fazer tranquilamente!) os esporos vão ser escuros (quando muito acumulados) e/ou meio violeta (incerto isso, mas os esporos não são absolutamente PRETOS, então é difícil descrever exatamente, CERTAMENTE OS ESPOROS DE CUBENSIS NÂO TERÂO COR AMARELA,VERMELHA ou BRANCA (MARROM pode até confundir com o violeta e com o escuro, MAS OS ESPOROS DE CUBENSIS NÃO SÃO MARRONS)).


Se não atender a todas as 4 expectativas acima, já vai perdendo logo a esperança de ser cubensis.
 
LEIA antes de pedir uma identificação!

aproveitando este assunto: eu gostario de fazer meu TCC ( trabalho de conclusão de curso), com taxonomia.
percebi que você pode me dar uma forcinha....

vc pode me indicar algum livro bom??
existe chave dicotômica para os basidios?? homobasidios???? classe Hymenomycotina???

e desde já agradeço por estas informações do topico.:D
 
LEIA antes de pedir uma identificação!

aproveitando este assunto: eu gostario de fazer meu TCC ( trabalho de conclusão de curso), com taxonomia.
percebi que você pode me dar uma forcinha....

vc pode me indicar algum livro bom??
existe chave dicotômica para os basidios?? homobasidios???? classe Hymenomycotina???

e desde já agradeço por estas informações do topico.:D

bem, micologia tem alguns livros considerados padrão:

Dictionary of the fungi é considerado o livro top top top e quando sai uma edição nova toda a taxonomia fungica é atualizada.

Fundamentals of the fungi é legal pra teoria.

Esse aqui não é o tópico pra isso, peço ao moderador q ajuste esse thread pra manter só o q é relevante (digo esta resposta aqui mesmo pode ir embora).
 
Shroower / Cygnus X 1,

poderiam fazer indicação de alguma fonte nacional ?

Algum livro, algum autor?

Agradeço desde já! :pos:
 
Ué, nacional então vc tem q ir no CAPES (através de uma universidade) ou alguma associação nacional de micologia e checar por artigos publicados por brasileiros.

Fora isso eu não sei de nenhum livro renomado sobre fungos feito por brasileira.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top