Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mini Desidratador de Alimentos FunKitchen

CARAMBA!
depois da maquina de pão caseiro automatica que eu tanto desejo pro meu proximo aniversãrio essa eh a proxima coisa que eu comprarei!
muito louco.
nao só pra cubensis
abacaxi, HORTELÂ, etc...
:cool:
 
CARAMBA!
depois da maquina de pão caseiro automatica que eu tanto desejo pro meu proximo aniversãrio essa eh a proxima coisa que eu comprarei!
muito louco.
nao só pra cubensis
abacaxi, HORTELÂ, etc...
:cool:

Estou impressionado com esse desidratador!!! :eek: :eek: :eek:
Já estou usando e garanto que os cubbies ficam totalmente "Crack-n-Dry" sem precisar de NADINHA de silica!

Indicado pra Hortelã tbm, mas tem que tomar cuidado pra não secar demais e arruinar o sabor da sua safra especial de Jack Herer! :D
 
E quantos cogumelos você secou, Naked?
 
Putz, muito legal !!!
Quanto tempo demora para deixar os cogús no ponto ? Como ele desidrata, através de calor ? Não aqueçe demais ? Será que consome muita energia elétrica ?
 
O desidratador utiliza calor para retirar a água dos alimentos e calor não é um bom desidratante para cogumelos ativos, pois causa perda de potencia.

Não creio que seja vácuo pela aparencia do aparelho.
 
Pois é, também cresci o olho nesse aparelho.
Mas ele não trabalha que nem a silica trabalha.
Se gera calor para secar os alimentos não é uma boa opção mesmo.
 
Olha pessoal, deixa eu esclarecer melhor sobre esse Desidratador...

Realmente, ele funciona como um túnel de vento ligeiramente "aquecido".

Na base desse desidratador tem um ventilador com os difusores de ar em forma de espiral que faz o ar circular pelo aparelho e sair pela parte de cima. Porém nessa mesma base existe uma espécie de "resistência" que aquece esse ar.

Esse aquecimento é bem fraco! Não tive a oportunidade de medir a temperatura, mas acredito que dificilmente atinja os 35~40ºC! Deixo ele cerca de 16 horas secando (usando sempre a parte de cima que é mais fria) e posso dizer que ficam beeem sequinhos e crocantes!

Quanto à potencia... Será que temperaturas dessa escala (máximo 40ºC) podem realmente fazer com que os cogus percam uma quantidade de potência significativa? :eek:

Gostei bastante desse aparelho, é muito prático e deixa os cogumelos no estado ideal!

aimg193.imageshack.us_img193_9126_imagem032z.jpg
 
Quanto à potencia... Será que temperaturas dessa escala (máximo 40ºC) podem realmente fazer com que os cogus percam uma quantidade de potência significativa? :eek:


Se a temperatura for mesmo essa, ou um pouco superior, eu acho que haverá pouca ou nenhuma perda de potência.


Qual é o raio desse desidratador?
 
Big Desidratador de Alimentos

Achei esse link pesquisando sobre desidratadores no google:

http://alimentacaoviva.blogspot.com/2008/10/como-construir-un-desidratador-de.html

Pra quem não entendeu muito bem, a parte da frente dele (mais baixa) tem uma telinha que permite a entrada do ar. O ar passa pela lona preta de baixo e esquenta, já que a cor preta absorve os raios solares. Como o ar quente é mais leve que o ar frio, ele sobe pelas prateleiras (que também são de tela) e secam os alimentos. Chegando ao topo, tem uma pequena faixa de tela que permite a saída do ar quente. Todo o resto do desidratador é fechado com plástico transparente.

Será que uma versão menor dele também funciona?
 
Se a temperatura for mesmo essa, ou um pouco superior, eu acho que haverá pouca ou nenhuma perda de potência.

Qual é o raio desse desidratador?

Fala Ecuador!!!

Esse desidrator tem aprox 45cm de diametro... não é tão "mini" assim, pois ainda tem 5 bandejas de secagem empilhadas, área suficiente pra desidratar uma boooa quantidade de cubbies! :)

O ponto forte desse desidratador é mesmo a enorme praticidade, uma vez que os cubbies saem direto do terrário para o desidratador e de lá só saem quando estiverem "Shroom Chips", totalmente secos. :D

Andei lendo sobre o uso de desidratadores para secagem dos cubensis, inclusive dei uma passada na Shroomery onde tem uma grande discussão sobre o assunto. Porém o que não encontrei foi a temperatura de operação dos aparelhos "caseiros" que eles usam por lá!

Tem gente usando desidratadores semi-profissionais que fazem secagem ultra-rapida e chegam até 200ºC. Em casos como esse acho que é bem provável a perda de potência!

Vou fazer um pequeno teste colocando um termômetro dentro do desidratador para saber qual é a REAL temperatura de operação dele.

Valeu!!!! :cool:
 
UOU?!?!?!

Sonho de consumo!!!!rs

Abaixo os túneis de vento, geladeiras, microondas, forno de pizza, churrasqueira, aquecedores elétricos e ar condicionados!!!:D

Eu quero ummmm...ou dois!!!
 
Salve Naked...


Sei que já faz algum tempo que não acessa, mas como estou interessado neste equipamento, me diz aí:

Como anda o desidratador? Houve perda de Pontência? Acho que este é o melhor teste:D:pos:


Abç!
 
Salve Naked...


Sei que já faz algum tempo que não acessa, mas como estou interessado neste equipamento, me diz aí:

Como anda o desidratador? Houve perda de Pontência? Acho que este é o melhor teste:D:pos:


Abç!

Fala Azrael!!!

Olha, posso dizer que nao existe nada mais pratico que esse desidratador!!!

Já fiz alguns testes dissecando uns cubbies pelo desidratador, e outros por silica-gel... não notei nenhuma perda significativa de potência (se ela realmente existir, é muuuito pouca).

Acho que no geral, ainda continua sendo uma opção mais "profissional" para deixa-los crack-n-dry, no ponto ideal para transporte e armazenagem!

Continuo dissecando meus cubbies no desidratador, e adicionando Noz Moscada e Ginkgo Bilola para potencializá-los... hmmmmm... uma delícia! rsrsrs

Abs!!!
 
Graaaande Naked!

Muito obrigado pela resposta. Acabei de bater o martelo para comprar um ( pra patroa é pra desidratar abacaxi! :D:D:D)

Sempre namorei um destes mas como num conhecia ninguém que usava e esse papo de perder a potencia blablabla... sempre adiei.

Vou aproveitar agora que está por R$ 99,00 com frete grátis :D:D:D


Valew!!!!
 
Graaaande Naked!

Muito obrigado pela resposta. Acabei de bater o martelo para comprar um ( pra patroa é pra desidratar abacaxi! :D:D:D)

Sempre namorei um destes mas como num conhecia ninguém que usava e esse papo de perder a potencia blablabla... sempre adiei.

Vou aproveitar agora que está por R$ 99,00 com frete grátis :D:D:D


Valew!!!!

Tenho uma tecnica ótima...

Esse desidratador aquece mais um lado que o outro, isso pq a resistência que gera o calor não fica centralizada.

Por precaução, eu sempre coloco os cubbies na parte mais fria, e sempre com o respiro da tampa aberto. Deixe algumas horinhas e eles ficam perfeito para armazenagem!!!

Existem pessoas que acabam por desligar essa resistência... mas não acho necessário, além de que, ele perde completamente sua função e passa a atuar como um mero túnel de vento.

Boa sorte com o novo brinquedo!!! :D

e
 
Valeu pela dica novamente! :D:pos:

Só to aguardando o bitelo chegar :cool:

Acho que seria uma solução usá-lo sempre cheio... colocar nas partes mais quentes outras coisas como abacaxi ou tomates...


Quando chegar eu vou testar e colocarei os resultados!


Abç!
 
[sou iniciante, tenho um primeiro cultivo e tenho o desidratador, depois de desidratado pode-se fazer o chá sem perder a potência, ou é melhor consumir diretamente.....:confused:
 
Se quando você for consumir houverem exemplares frescos, prefira estes. São superiores em potência e qualidade da experiência.

Mas não dá para ter cogumelos frescos à mão todo o tempo. Por isso a secagem.

Uma secagem bem feita conserva a maior parte da potência e da qualidade.

Secos crocantes guardados no freezer em uma vasilha hermeticamente fechada com um pouco de sílica gel duram anos.
 
Experimentei o desidratador e o achei muito bom! Ficaram sequinhos e crocantes em 14 horas e a perda de potência, se houve, não foi significativa. Vamos ver com a armazenagem o que ocorre. Achei o preço acessível e é facílimo de se usar! Se puder conservá-los assim em potes com sílica gel, conforme já mencionaram, por bastante tempo, o problema de tê-los à mão para quando surgir um momento oportuno estará resolvido!
 
Back
Top