Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Minha primeira colheita

Tamba

Esporo
Cadastrado
23/02/2020
12
2
58
Rio de Janeiro
Então, pessoal! Foi mais rápido do que imaginei. Cheguei em casa, estava na hora de colher. Tomei um bom banho, protegi o rosto, calcei luvas esterilizadas e mãos à obra.
A dúvida agora é como secar e armazenar. Resolvi colocar num saquinho de pano perfurado e prender na frente do ventilador. Fiz certo? Vou deixar até ficar crocante e ensacar com sílica atóxica. Depois, botar na geladeira e monitorar pra não umidecer.
Estou certo? Alguma sugestão dos mais experientes?
 

Anexos

  • IMG_20200305_194505.jpg
    IMG_20200305_194505.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 26
Olá!

Para colher (ou qualquer outra manutenção do terrário durante a frutificação) não é necessário esse cuidado todo.
O cuidado que eu tenho é arregaçar as mangas, lavar bem as mãos e o braço até ao cotovelo e depois usar umas pingas do álcool 70%, esfrego as mãos com ele e espero uns segundos para evaporar e pronto, está pronto para mexer no terrário. Os bolos depois de completamente colonizados estão muito mais imunes a contaminações, tanto que o terrário está exposto a um ambiente que não é esterilizado.
No meu caso:
Os bolos são "afundados" (dunking) com água que pode ser da torneira e ficam por 24h no frigorífico, que não é esterilizado.
Borrifo com água mineral engarrafada, abano com a tampa do terrário 2 a 3 vezes por dia, etc.

Resumindo, lavar bem as mãos até ao cotovelo e passar um pouco de álcool 70% nessas partes, depois de evaporar está perfeito.

Nunca tive nenhum problema sem outros cuidados (e mesmo nesses às vezes existe um descuido ou outro).


Quanto à secagem, primeiro eu deixo em frente ao ventilador durante cerca de 16h (ou mais, dependendo da minha disponibilidade).
Depois coloco num recipiente estanque com sílica laranja atóxica (eu tinha 1kg de silica então coloquei neste 600gr) durante 48h a 72h.
No final desse período, movo-os para outro recipiente estanque também com sílica (as restantes 400g) onde ficam armazenados indefinidamente (já tive armazenados mais de 2 anos sem problemas). Nunca coloquei no frigorífico, deixo apenas nesse recipiente com a sílica, dentro de um saco escuro para não estar exposto à luz e coloco depois dentro de um armário em local seco (guarda-roupa, armário da sala, etc).
Para mexer em ambos esses recipientes repito o mesmo processo de higiene que descrevi na colheita.

Não é preciso mais nada para além do que descrevi, testado e aprovado ao longo de vários cultivos durante 4 anos.
 
Que excelente dica!

E quanto ao casing após a colheita? Tem uns pinos bem pequenos. Fui aconselhado a tirá-los e cobrir o casing com uma camada úmida de vermiculita para obter futuro flush. Procede ou tem outra dica quente?
Mindfulness, vc teria uma foto desses potes herméticos?
 
Última edição:
São caixas comuns mesmo, que tenham uma tampa que vede bem para não deixar passar o ar/liquidos.

Fotos de uma (abrir para ver maior)

Vista exterior:
20200306_220950.jpg

No interior (levantei as folhas de papel para se ver a sílica na fotografia, normalmente faz uma base):
20200306_221121.jpg
Os sacos são apenas para dividir as diferentes strain, caso tenhas só uma não é obrigatório - também não os fecho por completo.


Existem também caixas rectangulares e funciona igual, o importante é que sejam boas a vedar.
Recomendo comprar uma relativamente grande (pelo menos do tamanho desta)
 
Potes de azeitona e de palmito são herméticos. Potes de biscoito da vovó são herméticos. Normalmente, há uma borracha na tampa, ou entre a tampa e o pote.

Você pode testar colocando água e virando o pote. Se não sair água, também não haverá troca de ar.
 
Última edição:
Back
Top