Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Milho contaminado?

Guboo

Esporo
Cadastrado
13/10/2020
27
2
34
Gurizada, eu de novo aqui... Bem triste haha

Fiz um cultivo com milho de galinha seguindo um tutorial daqui do fórum. Tindalizei o milho por 3 dias seguidos, depois mandei para a panela de pressão (inclusive comprei uma panela nova mais potente e tal só pros cogus) e inoculei dentro de uma SAB (passei álcool por tudo, usei material estéril na hora de fazer a seringa) e de novo estou com problemas.

É o seguinte: acabou sobrando bastante milho, então eu guardei ele na geladeira e todo dia jogava um pouco no pátio pros passarinhos. Ai hoje fui abrir o pote e tinha um mofo branco nele e o cheiro era de coisa estragada (coloquei a foto, é a do pote opaco).

Só que aí me bateu uma desconfiança e eu comecei a olhar os potes que estavam na incubadora, e o branco é muito parecido com o que eu encontrei no milho que estava na geladeira. Agora Não sei agora se contaminou tudo ou se é micélio.
Nos potes inoculados esse branco começou a aparecer no 5º dia, e depois começou a crescer bem rápido (achei que era normal, pois vi que no milho o desenvolvimento é mais rápido mesmo). Só que em um dos potes já apareceu até alguns pontos verdes (a contaminação dos outros potes que fiz também foram verdes).

Não sei o que fazer agora, a minha casa é bem limpa, eu faço tudo dentro de uma SAB, de janela e porta fechada, usando luva e máscara, limpo tudo com álcool.
To até pensando que o carimbo que eu comprei possa ter vindo contaminado, ou que talvez eu possa ter contaminado ele ao fazer as seringas. É possível? Dos outros potes que fiz com esse carimbo, só um se salvou (aparentemente... deixei ele num terrário e estou esperando pra ver se vai nascer).

Não sei o que fazer. Chateado haha
 

Anexos

  • IMG_20201229_125058070.jpg
    IMG_20201229_125058070.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 31
  • IMG_20201229_125830721.jpg
    IMG_20201229_125830721.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 29
  • IMG_20201229_125844588.jpg
    IMG_20201229_125844588.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 27
  • IMG_20201229_125854987.jpg
    IMG_20201229_125854987.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 30
  • IMG_20201229_125913557.jpg
    IMG_20201229_125913557.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 33
  • IMG_20201229_125945987.jpg
    IMG_20201229_125945987.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 33
  • IMG_20201229_130038481.jpg
    IMG_20201229_130038481.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 33
Bom, também estou fazendo testes no milho de galinha, usei tindalização e panela de pressão. O que sobrou coloquei no congelador e recentemente descongelei na parte de baixo da geladeira pra fazer mais spawn(mais testando mesmo). Como a inoculação foi soluçao multi esporos faz sentido a diferença de colonização.
Segue fotos:

Mas com certeza 1 ponto que poderíamos melhorar é a secagem do milho. Aguardo fotos do desenvolvimento.
 

Anexos

  • 20201229_130257.jpg
    20201229_130257.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 35
  • IMG-20201229-WA0002.jpeg
    IMG-20201229-WA0002.jpeg
    284.3 KB · Visualizações: 34
Upvote 0
Tu acha que pode ter sido a umidade?
Eu notei há pouco que em algumas partes o branco parece mais firme, como micélio mesmo, e em outras partes parece mais um algodão, cheio de fiapinhos. Talvez seja os dois, micélio e contaminação.

Fiquei na cabeça com essa porcaria verde que continua aparecendo não importa o que eu faça. Vou até comprar uma cultura líquida e testar.
Se contaminar de novo, o problema sou eu mesmo haha
 
Upvote 0
Tu acha que pode ter sido a umidade?
Eu notei há pouco que em algumas partes o branco parece mais firme, como micélio mesmo, e em outras partes parece mais um algodão, cheio de fiapinhos. Talvez seja os dois, micélio e contaminação.

Fiquei na cabeça com essa porcaria verde que continua aparecendo não importa o que eu faça. Vou até comprar uma cultura líquida e testar.
Se contaminar de novo, o problema sou eu mesmo haha
Certeza eu não tenho, amigo. Mesmo na hora de identificar contaminantes ainda sou muito leigo. Mas com certeza é algo que tentarei fazer nos próximos spawns. Tive problemas com mau cheiro devido a umidade(marmitinha pp5 somente com os furos da agulha de inoculação) em um Spawn de milho de pipoca, me apeguei a boa aparência do micelio e mesmo assim fiz um casing. Hoje usando o exaustor do terrário que está servindo de incubadora percebi que o cheiro azedo sumiu. E essas tem sido minhas experiências com milho😅😁
 
Última edição:
Upvote 0
Com certeza o excesso de água influenciou na contaminação. Nunca usei milhos, mais quando estamos usando grãos, não podemos deixar eles estourar. A ideia é so hidrata-los. Se estourar como nas suas fotos, pode começar o processo de novo!

É muito importante não passar do ponto com grãos. Injetando muito esporos pode fazer com os grãos passe do ponto por causa do excesso d'água injetado junto com os esporos. Esse excesso d'água acumula no fundo dos potes e estoura os grãos, abrindo espaço para contaminação. Geralmente 1 mL é o suficiente!

Ontem eu escrevi aqui um tutorial de como usar grãos de arroz integral aonde você não precisa nem de panela de pressão. Super simples e fácil, se quiser tentar segue o guia:

Broke Boy Tek - Arroz Integral

Broke Boy Tek - Arroz Integral

Introdução Apresento a vocês a técnica "Broke Boy Tek", a maneira mais fácil de cultivar com grãos sem panela de pressão! Autor: u/unemployedemt Fotos: @gldtn Esta técnica vem sendo utilizada desde 2018. A técnica original é preparar e usar somente grãos de arroz integral sem utilizar panela de...

Abraços
 
Última edição:
Upvote 0
Certeza eu não tenho, amigo. Mesmo na hora de identificar contaminantes ainda sou muito leigo. Mas com certeza é algo que tentarei fazer nos próximos spawns. Tive problemas com mau cheiro devido a umidade(marmitinha pp5 somente com os furos da agulha de inoculação) em um Spawn de milho de pipoca, me apeguei a boa aparência do micelio e mesmo assim fiz um casing. Hoje usando o exaustor do terrário que está servindo de incubadora percebi que o cheiro azedo sumiu. E essas tem sido minhas experiências com milho😅😁

Eta, cheiro de azedo acho que não é bom sinal não haha
Mas vou continuar aqui com o milho no cantinho dele e ver qual vai ser.

Brigadão pela resposta, meu velho!

Com certeza o excesso de água influenciou na contaminação. Nunca usei milhos, mais quando estamos usando grãos, não podemos deixar eles estourar. A ideia é so hidrata-los. Se estourar como nas suas fotos, pode começar o processo de novo!

É muito importante não passar do ponto com grãos. Injetando muito esporos pode fazer com os grãos passe do ponto por causa do excesso d'água injetado junto com os esporos. Esse excesso d'água acumula no fundo dos potes e estoura os grãos, abrindo espaço para contaminação. Geralmente 1 mL é o suficiente!

Ontem eu escrevi aqui um tutorial de como usar grãos de arroz integral aonde você não precisa nem de panela de pressão. Super simples e fácil, se quiser tentar segue o guia:

Broke Boy Tek - Arroz Integral

Broke Boy Tek - Arroz Integral

Introdução Apresento a vocês a técnica "Broke Boy Tek", a maneira mais fácil de cultivar com grãos sem panela de pressão! Autor: u/unemployedemt Fotos: @gldtn Esta técnica vem sendo utilizada desde 2018. A técnica original é preparar e usar somente grãos de arroz integral sem utilizar panela de...

Abraços

Ah, não sabia desses detalhes. Deixei o mais seco que consegui, até apertei um pouco no papel toalha, mas realmente alguns milhos estouraram durante a tindalização (e depois ainda foram para a PP). Acho que daria pra tirar os milhos estourados antes, né?

Po, achei bem interessante essa Tek que tu postou. Vou tentar ela depois que eu descobrir de onde vem tanta contaminação nos meus substratos.
Pelo que eu entendi a parte da inoculação é só tirar a tampa e pronto, não tem os furos? E depois só se deixa a tampa um pouco aberta pro micélio respirar?

Eu to pra fazer umas portas de inoculação self-healing de silicone, mas tava batendo cabeça pra descobrir como faria pra ter a troca de gases (tava usando fita micropore, mas vi bastante gente falando que não funciona, então quero testar sem ela pra ver se a contaminação continua). Se dá pra deixar a tampa entreaberta já é uma resposta.
 
Upvote 0
Po, achei bem interessante essa Tek que tu postou. Vou tentar ela depois que eu descobrir de onde vem tanta contaminação nos meus substratos.
Pelo que eu entendi a parte da inoculação é só tirar a tampa e pronto, não tem os furos? E depois só se deixa a tampa um pouco aberta pro micélio respirar?
Sim, na broke boy tek é so abrir e injetar os esporos. Mais se você for fazer o self-healing port nem precisa abrir, com isso diminui as chances de contaminação. Neste caso é so remover o papel alumínio e injetar pelo self-healing e por o papel alumínio de volta com a tampa semi frouxa para permitir a respiração do micélio.


Eu to pra fazer umas portas de inoculação self-healing de silicone, mas tava batendo cabeça pra descobrir como faria pra ter a troca de gases (tava usando fita micropore, mas vi bastante gente falando que não funciona, então quero testar sem ela pra ver se a contaminação continua). Se dá pra deixar a tampa entreaberta já é uma resposta.
Isso, mais a fita micropore funciona e recomendo. Com o self-healing e a fita micropore, depois da esterilização você pode descartar o papel alumínio e fechar a tampa sem problemas. Coloque o self-healing e o furo com micropore e a única coisa que você tem que preocupar é a esterilização da ponta da agulha.
 
Última edição:
Upvote 0
Sim, na broke boy tek é so abrir e injetar os esporos. Mais se você for fazer o self-healing port nem precisa abrir, com isso diminui as chances de contaminação. Neste caso é so remover o papel alumínio e injetar pelo self-healing e por o papel alumínio de volta com a tampa semi frouxa para permitir a respiração do micélio.



Isso, mais a fita micropore funciona e recomendo. Com o self-healing e a fita micropore, depois da esterilização você pode descartar o papel alumínio e fechar a tampa sem problemas. Coloque o self-healing e o furo com micropore e a única coisa que você tem que preocupar é a esterilização da ponta da agulha.
Massa! Vou tentar uma leva dos dois jeitos então, ver se dá alguma diferença (metade com micropore e metade sem e com a tampa frouxa).
Muito obrigado pelas dicas, meu velho.

Abração e feliz ano novo pra vocês!
 
Upvote 0
Olha o que apareceu agora, acho que de ontem pra hoje. Apareceu em um dos potes vários pontinhos laranjas.
E agora, meus bons?
 

Anexos

  • IMG_20210101_115602.jpg
    IMG_20210101_115602.jpg
    706.7 KB · Visualizações: 18
Upvote 0
Esse laranja me lembra um casing que descartei hoje. O contexto foi o seguinte: Fiz um milho de pipoca com apenas tindalização(sem pp), mas o que acredito ter contribuído foi o excesso de umidade. Ainda com Spawn branco, cheiro tava bem azedo, mas ainda não tinha pontos laranjas. Fiz esse casing e no primeiro dia já tinha aparecido uma colonização bem agressiva, rápida. Não sei ao certo se é a mesma contaminação, nem ao menos sei o nome dela. Mas fica aí a foto e o contexto para comparação.
 

Anexos

  • 20210101_110301.jpg
    20210101_110301.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 21
Upvote 0
Parece ser a mesma coisa que apareceu no meu.
Dando uma olhada no Shroomery, vi alguns tópicos chamando de "metabolites" (metabólito?), que não entendi muito bem o que é, mas que parece não ser contaminação.
Criei um tópico lá e estou esperando a resposta. Assim que tiver, posto ela aqui.
 
Upvote 0
Back
Top