Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micetismo e Micotoxicose

Agricola

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2009
154
76
Estava me lembrando de um trabalho que fiz na faculdade. Segundo Lehninger, no seu livro Princípios de Bioquímica, o Amanita Phalloides é mortal pois inibe a síntese de RNAm.

Me lembrando disso agora, fui pesquisar mais sobre o assunto e encontrei o seguinte site:
http://www.farmaciacentralbp.com.br/news_materias.asp?codigo=717&id_tipo_noticia=24

A atividade hepatoprotetora da silimarina foi demonstrada por vários pesquisadores utilizando modelos de hepatectomia e modelos de toxicidade induzida por paracetamol, tetracloreto de carbono, etanol, D-galactosamina e Amanita phalloides. A síntese dos resultados está descritos a seguir:

E mais abaixo:

7. Amanita phalloides: em camundongos, a silimarina foi 100% efetiva em prevenir a toxicidade hepática, em forma de pré-tratamento ou após 10 minutos do envenenamento por Amanita phalloides.
Outros trabalhos demonstram que a silimarina foi efetiva em proteger as células hepáticas contra injúrias promovidas por isquemia, radiação e hepatite viral.

Poderia ser então essa silimarina um "antídoto" para intoxicação com A. Phalloides?
Logo mais abaixo:

3. Envenenamento por cogumelo (Amanita phalloides- fungo tóxico muito comum na Europa e América do Norte): não existem trabalhos controlados e randomizados para se verificar a eficácia do tratamento de envenenamento. No entanto, relatos de casos indicam que ou a sibilina na dose de 20 a 50 mg/Kg/dia por via endovenosa em tratamento conjunto com benzilpenicilina demonstraram eficácia contra o envenenamento por Amanita phalloides;

A silimarina é uma substância utilizada na medicina para "proteger o fígado". E é extraída do fruto da Carduus marianus.

Outra coisa muito interessante a se dar uma olhada é esse que fala sobre intocação especialmente de espécies alucinógenas: http://br.geocities.com/ceueterra3/micmicotox20032.pdf
 
Back
Top