Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micelio amarelado

fredson789

Esporo
Cadastrado
09/06/2018
2
1
24
Galera, é meu primeiro cultivo. Segui as instruções da forma mais higiênica possível, esterilizei, inoculei, e coloquei dentro de uma caixa de isopor. Após 6 dias, algumas manchas amarelas podem ser vistas... será que todos os bolos foram contaminados? li algo sobre excreção micelial, mas não consegui encontrar fotos de bolos numa situação parecida... oque pode estar causando isto, na que os mesmos deviam ser "brancos"(eu acho);
Usei vermiculita e arroz integral.
Gratidão,espero que me auxiliem. hehe
 

Anexos

  • IMG_20180629_230745_922.jpg
    IMG_20180629_230745_922.jpg
    204 KB · Visualizações: 27
  • IMG_20180629_230821_436.jpg
    IMG_20180629_230821_436.jpg
    256.6 KB · Visualizações: 24
  • IMG_20180629_231033_282.jpg
    IMG_20180629_231033_282.jpg
    282.4 KB · Visualizações: 25
Ta muito estranho. Não é excreção micelial com certeza. Pra ter excreção micelial primeiro precisa ter micélio.

Algo deu errado, amigo, sinto muito. Desejo melhor sorte da próxima vez. O melhor seria fazer um diário de cultivo detalhando os procedimentos efetuados para que nós possemos fazer uma análise melhor e lhe ajudar. Porém, não desanime. Acredite, é melhor falhar assim no início, do que depois que já se tem a ilusão do desenvolvimento. Perder um micélio que estava saudável até os 60, 70% de colonização é a pior coisa.
 
Upvote 0
Não bro , que isso !!! Deixa o post aqui !!
Desculpa , é q eu tava de Chico ontem!
6 dias é pouco tempo, desencana e deixa acontecer ,que VAI dar certo !!!
Goodvibes!!!
 
Upvote 0
Não é normal essa coloração no início, excreção micelial geralmente acontece quando já existe o micélio e ocorre muita variação de temperatura ou quem sabe o micélio brigando contra algum competidor...
No seu caso creio que se trata de uma contaminação mesmo.
Quando se usa fibra de coco como substrato ela pode soltar uma líquido meio amarelado também por conta da fibra, não sei se seja o caso.
Mas não desanima não, só repensar onde você pode ter cometido qualquer pequeno vacilo e tentar outro cultivo com mais cautela que é sucesso :)
 
Upvote 0
Back
Top