Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Micélio sufocado? - Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Olá amigos,

Seguindo os tutoriais básicos de cultivo, decidí por fazer utilizar a Tek do PF com um upgrade nos ingredientes: além da farinha de arroz integral nos meus bolos, eu resolvi adicionar também alguns grãos como cevada, aveia, linhaça, um pouco de painço e alpiste, numa proporção de 1 para arroz, 1 para os grãos, e 2 para vermiculita. Os grãos eu previamente os pré-cozi, mas notei um pequeno problema, notei que o bolo tinha ficado um tanto quanto grudento. Então achei que se adiciona-se um pouco mais de água à mistura ajudaria, mas não, piorou, então adicionei mais vermiculita, até que melhorou um pouco no ponto que eu julgava ser melhor.

Acho que o problema, aliado a isso, foi o fato de eu montar os copos com essa mistura. Achei que estava um pouco pesada, então usei um garfo para tentar "aerar" mais a mistura, mas sem perceber eu estava era compactando o material nos copos. Fiz 5 copos. Quando eu percebi já era tarde, apenas os últimos 2 copos eu pús a mistura sem compactar, todas com o selo de vermiculita, etc.

Fiz a esterilização na panela de pressão, quando eu abri até tive uma surpresa: em alguns copos a mistura tinha espandido tanto que a tampa de alumínio até tinha saído, até mesmo um pouco do selo. Fiquei pensando se ia funcionar, e com muito cuidado, sempre usando álcool e lisoform, esterilizei, fechei novamente e inoculei os esporos com uma seringa de 5ml, mas como não tinha muita habilidade, não consegui fazer as 4 inoculações uniformes em cada copo, 3 em 3 copos, e 2 nos outros dois. Isso dia 17/03. Com o tempo fui acompanhando o crescimento dos micélios. No copo que estava mais compactado, acho que inoculei uma boa carga de esporos e ví cresceu bem mais rápido que nos outros, mas acho que meio irregular, porque nos outros o branco estava bem mais denso, e neste, o branco estava bem fino, como uma penugem, mas dava para notar que não conseguia espaço no meio do substrato compactado; no último copo que eu montei e inoculei primeiro, eu vi que cresceu bem mais denso, e em algumas partes até rizomórfico. Teve um bolo que está bem compactado também e está pouco compactado. Os que estão para terminar a colonização acho q conseguem em pouco tempo, agora, os que faltam muito que são dois, não sei quanto tempo levaria, ou se eu teria o rísco de perdê-los nessa tentativa.

Minha ideia era fazer um casing com os bolos, e o recomendado era eu tirar os bolos dos copos somente quando tivessem completamente colonizados, mas devido a situação, gostaria de saber, se com muito cuidado eu conseguiria tirá-los, e com muito cuidado de esterilização eu pude-se encuba-los mais confortavelmente até o casing, ou os que estão "sufocados". Será que seria possível? Contando-se o dia da inoculação até o dia de hoje, 05/04, competam-se 18 dias de incubação, este seria um tempo rasoável, ou estaria demorando? Quanto tempo a mais este micélio sufocado aguenta? Tem um sufocado que "colonizou" completamente, e um que não colonizou nem metade, acho que esse não recebeu boa carga de esporos... Ou será que eu poderia utilizar só o micélio, já e descartar o resto do substrato não colonizado... Hmm... várias dúvidas... A minha situação é a seguinte: um copo está todo colonizado, o que está sufocado, 2 que já quase estão fechando o micélio, 1 que não está nem a metade e está bem sufocado, e outro que está mais ou menos sufocado e metade colonizado.

Estou postando as fotos dos bolos.

DSC03695.JPGDSC03696.JPGDSC03697.JPGDSC03699.JPGDSC03700.JPGDSC03701.JPGDSC03703.JPGDSC03704.JPGDSC03705.JPGDSC03706.JPGDSC03707.JPGDSC03708.JPGDSC03709.JPGDSC03710.JPGDSC03711.JPG

Paz e luz.

Abraços.
 
Última edição por um moderador:
... gostaria de saber, se com muito cuidado eu conseguiria tirá-los, e com muito cuidado de esterilização eu pude-se encuba-los mais confortavelmente até o casing, ou os que estão "sufocados". Será que seria possível? Contando-se o dia da inoculação até o dia de hoje, 05/04, competam-se 18 dias de incubação, este seria um tempo rasoável, ou estaria demorando? Quanto tempo a mais este micélio sufocado aguenta? Tem um sufocado que "colonizou" completamente, e um que não colonizou nem metade, acho que esse não recebeu boa carga de esporos... Ou será que eu poderia utilizar só o micélio, já e descartar o resto do substrato não colonizado... Hmm... várias dúvidas... A minha situação é a seguinte: um copo está todo colonizado, o que está sufocado, 2 que já quase estão fechando o micélio, 1 que não está nem a metade e está bem sufocado, e outro que está mais ou menos sufocado e metade colonizado. ...

Possível é, mas a produção será muito baixa. E 18 dias é muito pouco para um PF Tek, aguarde mais uns 10 dias. Quanto aos que já estão quase 100%, não há problema deixá-los na incubadora até que os outros fiquem completos.
 
mazrobe,

O problema nos bolos que estão colonizando mal quase certamente não é a carga de esporos, mas a compactação.

Incrível como você conseguiu fazer quase tudo certo mas foi inventar logo em um detalhe crucial para um novato.
 
É Ecuador...

Achei que a esterilização e limpeza seria difícil, e manter o ambiente o mais limpo possível: usei a porta do forno, bem limpa, e esterilizada pelo calor; na verdade até foi, mas consegui imaginar e fazer, porque tinha bem em mente, pois notei muita ênfase nos tutoriais sobre a esterilisação e limpeza do ambiente, e no manuseio de todo o processo, mas acho que não notei ou imaginei esse fato, talvez por não ter visto, entendido direito, ou algum tutorial que releva-se essa importância. Mas o que eu entendi de tudo foi que as proporções são só uma tentativa de normatizar, e mesmo assim não funcionar, como eu achei que fiz. O ponto é ter um substrato espaçado para o micélio crescer. Vi uma citação num tutorial que era melhor usar vermiculita mais grossa do que fina, mas não explicava o porquê... Bem... agora eu sei... ;)

Quanto eu disse confortável, disse para tirar o bolo compacto, dar uma folgada nele e voltar a encubá-lo talvez num copo ou recipiente maior. Iria correr o risco de contaminação, mas a questão maior seria: esse micélio iria sentir muito esse manuseio? Iria aceitar ou recusar? Será que correria o risco de estragar o micélio com o manuseio?
 
Quanto eu disse confortável, disse para tirar o bolo compacto, dar uma folgada nele e voltar a encubá-lo talvez num copo ou recipiente maior. Iria correr o risco de contaminação, mas a questão maior seria: esse micélio iria sentir muito esse manuseio? Iria aceitar ou recusar? Será que correria o risco de estragar o micélio com o manuseio?


É quase certa a contaminação.

E não há garantia nenhuma de que esse tratamento resultaria em alguma melhora, a essa altura da colonização.

É melhor continuar do jeito que está e ver se coloniza até o fim pelo menos a parte externa dos bolos. Depois você pode tentar a frutificação no estilo PF. Em último caso pode tentar um casing ou um outdoor, mas creio que os dois falhariam também.
 
vira eles de cabeca pra baixo e BATE FORTE\ ate cairem re a capa de aluminio, faz 2 furos com palito de fosforo e espere mais 5 dias que ele coloniza.(*deixe eles de cabeca p baixo pra escoar o co2 e entrar O2)
boa sorte.
ja tive cultivos que pararam, eu fiz assim e rolou normal.
 
Olá caros!!! Notícias até que boas desse cultivo!!!

Lamento não ter postado ultimamente, até já faz quase 2 meses desde apresentar este problema. (n)

Estive cuidando de vários assuntos na minha vida, troquei de emprego, etc, varias noticias boas, mas acabei ficando sem muito tempo para entrar no fórum. Na verdade entrei muito, não abandonei esse cultivo, está indo indo bem, mas resumi meu tempo agindo um pouco mais; não que eu não goste de conversar! :D

Bem, durante esse tempo eu segui esses conselhos a cerca dos bolos. Os 2 que faltavam colonizar, dentro de uma semana terminaram "normal". Os outros dois "tinhosos" eu dei uma surrinha e eles aprenderam a lição. ?

Agora o que se dizia completo, mas estava sufocado, depois de qse duas semanas p a colonização dos outros 2 (queria desenformar tds na mesma leva), este começou a ficar amarelo, umas manchas marrons nalguns pontos; devia ter tirado umas fotos. Dai no dia de desenformar até dei uma de locão, fiz um buraco superficial no meu quintal e cubri c grama seca num esperançoso outdoor; tenho a mania de querer aproveitar td. Fez sol, choveu, ventou, passarinho piou, n vi nda!... Mas blz...

Os outros 4 colonizados eu fiz casing com eles, dois em cada marmitona, coberto c fibra de côco e pinus.

De novo parece q "compactei" o casing um poco devido ao pinus; é que triturei td... Parece q tenho a mão pesada, hehe. Mas no final, bem agora estou vendo o milagre da frutificação!!! ?

Tenho algumas dúvidas quanto a essa empreitada toda: qndo fiz o casing, deixei encubar por 1 semana e meia. Até ai tudo bem; até começar a aparece micélio na superfície do casing, como dizia o tutorial; mas não no casing inteiro, só um pouquinho, só uns brotinhos. Então eu coloquei as marmitonas na frutificadora. Ai é que vem a minha dúvida: segundo o tutorial demoraria 1 semana até aparecerem os primeiros pins, mas só agora, quase um mês depois é que foram aparecer... está normal isso? N sei se isso deve um pouco a transição de verão p outono, se o organismo sentiu essa mudança de temperatura... Isso pq nas primeiras semanas a temperatura estava mais variável entre mais quente e mais frio. Agora no final de maio já está mais estável, mesmo embora mais frio.
Já colhi o primeiro flushizinho de uma marmitona, daí que reparei que veio muitos e muitos abortos, e na segunda marmitona, me parece que veio ainda mais que na 1ª marmitona, nesse 1º flush da 2ª marmitona. Isso tbm é normal??? Lí no manual de cultivo que se deve retirar os abortos; deu um pouquinho de trabalho p fazer a cirurgia tda, pq olhando, as vezes n tenho certeza se um pin pequeno ainda vai se tornar um cogu suficiente e satisfatório, e pq até tem uns pins bons c outros ruins, tds bem próximos e difíceis de ser manejados os ruins entre os possíveis bons.

Bem, é isso.

Não sei se esse meu prosseguimento desvirtua um pouco minha dúvida inicial e já transforma esse tópico num diário de cultivo, hehe... ?

Segue umas fotos da colheita...

Logo mais vais ter a festa junina p comemorar, hehehehehe

Ahh.... e a foto da marmitona com esse meio flush, já é esse colhido. Essa outra ralinha é o primeirinho flush por vir.


flush1.JPG marmita meio flush.JPG marmita 1o flush.JPG
 
Putz... estou mto feliz, agora estou entendendo um bocado de coisas a olhar p os cogus!

A segunda marmitona q está demorando mais p vir o flush, os cogus estão pegando mais força, parece q estão crescendo mais, mas estão demorando mais p se desenvolver, vai ver pq eu fiz a camada de casing mais consistente e fiz um apoio c casing no fundo, com o micélio no meio, como um sandwich. Na primeira q já está vindo frutos, os frutos estão menos consistentes, mas estão vindo mais rápidos.

Outro ponto q reparei sobre os cubensis... N sei se tds são assim, ou alguém pode me explicar... Eles estão com um aroma e cheiro frutado suave bem agradável. Na natureza utilizam insetos para "polinizar" (hehe), esporulizar o reinado das vaquinhas? (que por onde passam deixam rastro de bosta)... utilizando dessa artimanha do cheiro? hehe...

Vamos ver se os próximos flushs vão me surpreender...

Estão azulando absurdos!
 
Última edição por um moderador:
Putz... estou mto feliz, agora estou entendendo um bocado de coisas a olhar p os cogus!
A segunda marmitona q está demorando mais p vir o flush, os cogus estão pegando mais força, parece q estão crescendo mais, mas estão demorando mais p se desenvolver, vai ver pq eu fiz a camada de casing mais consistente e fiz um apoio c casing no fundo, com o micélio no meio, como um sandwich. Na primeira q já está vindo frutos, os frutos estão menos consistentes, mas estão vindo mais rápidos.

Outro ponto q reparei sobre os cubensis... N sei se tds são assim, ou alguém pode me explicar... Eles estão com um aroma e cheiro frutado suave bem agradável. Na natureza utilizam insetos para "polinizar" (hehe), esporulizar o reinado das vaquinhas? (que por onde passam deixam rastro de bosta)... utilizando dessa artimanha do cheiro? hehe...

Vamos ver se os próximos flushs vão me surpreender...

Estão azulando absurdos!


Olá mazrobe, alguns cogumelos realmente são "polinizados" por insetos, mas geralmente exalam cheiros fortes, semelhantes a algo podre, pois costumam a atrair besouros e moscas. O próprio Psilocybe cubensis (pelo menos os de pasto) tem um cheiro distinto, que as vezes se assemelha a peixe, ACREDITO EU que esse cheiro atrai besouros ou moscas, pois se você notar entre as lamelas, algumas vezes verá larvas de inseto. Sendo que é totalmente possível, porque o ovo de mosca eclode e vira larva em 24hrs, após a postura! ISTO É PARA OS COGUMELOS DE PASTO!

Mas o cheiro doce também atrai outros insetos sem dúvida!! E como estou cultivando pela primeira vez e ainda não colhi, não sei como é o cheiro dos cultivados!! =)))))

Paz e Luz!!!
 
E como estou cultivando pela primeira vez e ainda não colhi, não sei como é o cheiro dos cultivados!! =)))))

Um amigo meu falou que é uma delícia, lembra o aroma adocicado do mel.
 
Meu primeiro cultivo com o B+ foi excelente! Agora estou tendo problemas com o MDK Que não aparecem nos meus potes Já há dez dias! Outros potes até mais dias. Já fiz com milho e arroz Mas não está aparecendo nada Até agora!
 
Meu primeiro cultivo com o B+ foi excelente! Agora estou tendo problemas com o MDK Que não aparecem nos meus potes Já há dez dias! Outros potes até mais dias. Já fiz com milho e arroz Mas não está aparecendo nada Até agora!
ja ha 10 dias !
 
Meu primeiro cultivo com o B+ foi excelente! Agora estou tendo problemas com o MDK Que não aparecem nos meus potes Já há dez dias! Outros potes até mais dias. Já fiz com milho e arroz Mas não está aparecendo nada Até agora!

Como eu lhe disse Barcellonn, você não pode alterar a receita de PF de uma maneira tão drástica como fez. Siga à risca que com certeza vai dar certo! :)
 
Galera, quero aproveitar o tópico para tentar esclarecer uma duvida !

Estou com vários potes com milho na incubadora. Os que inoculei com esporos da variedade Xapuri até hoje não deram nem um sinal de vida (Inoculei, passaram se 15 dias e inoculei de novo, agora são 24 dias e nada de micélio. Já em outros potes inoculei Cabodians e esta colonizando legal, bem como os copos com TKSS. Eu já chacoalhei os copos, alem de ter re-inoculado e nada. A seringa esta 'no ponto' com vários pontinhos pretos esporulosos hehe.
Eu sei que devo esperar pacientemente por tempos para ver os resultados, más oque me assusta é que quando eu chacoalho os potes, sinto muito bem um cheiro de podre, um azedo-amargo que sai pelos furinhos tampados com esparadrapo.Não existe contaminações más meu medo é que o milho possa estragar ou alguma coisa do tipo e o micélio chegar tarde demais ?
 
Última edição por um moderador:
Galera, quero aproveitar o tópico para tentar esclarecer uma duvida !



24 dias sem micélio e ainda por cima cheiro de podre?

Esse potes se foram. Cuide bem dos Cambodians e do TKSS.

Tente inocular substrato novo com essa seringa de Xapuri, mas se não colonizar os esporos devem estar inviáveis.
 
Back
Top