Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micélio contaminado

baratex

Esporo
Cadastrado
09/01/2020
2
2
27
Boa.

Sobre micélio contaminado: queria saber se na fase da incubadora, o micélio, quando pouco contaminado, ainda pode ser usado?

Na maioria dos guias de cultivo que pesquisei dizem para jogar fora quando encontrado algum sinal de contaminação do bolo, mas me surgiu dúvidas de o porquê de o fungo não conseguir frutificar ou de infeccionar o cogumelo e fazer mal, já que na natureza os fungos competem entre si.

Valeu.
 
Dizem pra jogar fora porque muitos contaminantes esporulam e por isso além de poder causar doenças como aspergilose também podem contaminar o resto do cultivo ou cultivos futuros.

Se quer manter o que está contaminado é tranquilo, só é recomendado abrir o pote onde tenha ventilação e que fique longe de onde tu cultivas normalmente.
 
Upvote 0
Contaminações pequenas que surgem quando o micélio já está grande podem ser totalmente suprimidas pelo micélio, mas são raras.

Às vezes a contaminação estimula a pinagem, pelo fim do substrato; as vezes a impede.

Colher cogumelos de bolos contaminados não é problema, se não for tirar carimbos. Na dúvida, faça secagem e chá para eliminar algum alcalóide do contaminante. Mas normalmente secar já basta pra maioria.

Eu boto meus contaminados no outdoor incidental, enterro eles, quando contaminam já com bolo avançado. Se derem cogumelo, serão consumidos... se não derem, pelo menos tirei de perto do cultivo um vetor de contaminação.
 
Upvote 0
Mais uma questão é: e se eu remover a parte contaminada do bolo (por exemplo: se apenas o fundo do copo estivesse contaminado) resolveria o problema ou ainda teria riscos?

@Ankardo @Poeiraviva @ExPoro obrigado pelas dicas e observações.

Retirar a parte visivelmente contaminada não vai fazer com que você retire todo o contaminante, porque estamos falando de uma guerra microscópica.

Geralmente se coloca o que contaminou em vasos de plantas e coisas assim, pois dessa forma com mais competição, ou seja, mais contaminantes, existe uma possibilidade de que nenhum contaminante ou o cubensis tome mais partes dos bolo, o que geralmente faz com que o cubensis desista da briga e frutifique.
 
Upvote 0
Mais uma questão é: e se eu remover a parte contaminada do bolo (por exemplo: se apenas o fundo do copo estivesse contaminado) resolveria o problema ou ainda teria riscos?

@Ankardo @Poeiraviva @ExPoro obrigado pelas dicas e observações.
Então mano, já tentei cirurgiar um bolo antes e não deu mto certo, apesar de ter usado ambiente asseptico e materiais esterilizados. Hoje em dia se noto que não está colonizando alguma parte por mais de 30 dias, já é um sinal de que as coisas nao vão bem. Abrass
 
Upvote 0
Back
Top