Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudável Micélio contaminado?

Sutaqueeeeeee

Hifa
Cadastrado
12/08/2018
5
12
24
Oi, este é meu primeiro cultivo, pf tek, e aconteceu algo que acredito não ser normal com meu micélio, algumas pequenas manchas azuis no micélio e ele tá meio algodoado, não muito, vou deixar algumas imagens, do cogumelo e do micélio e vocês dizem o que pode ser, porque não tenho muito conhecimento sobre
Talvez seja muita umidade?
Muito calor?
Posso come-los?
Meu termohigrômetro quebrou, então não tenho certeza da umidade, mas estou usando a bomba de ar de áquario e um copo com água dentro para aumentar a umidade
 

Anexos

  • aaa.jpg
    aaa.jpg
    96.8 KB · Visualizações: 69
  • aaaa.jpg
    aaaa.jpg
    53.9 KB · Visualizações: 72
  • 538c3350-13e1-4caf-9f8f-4942db8abaf5.jpg
    538c3350-13e1-4caf-9f8f-4942db8abaf5.jpg
    68 KB · Visualizações: 73
Saudável.

O azulado é próprio do micélio de cubensis quando fica machucado, afogado ou seco, azula como os cogumelos quando quebrados.
Tem certeza? Não duvidando de você, mas é que eu já tinha botado pra secar alguns da colheita anterior e eles ficaram com um bolor no final da secagem (coloquei primeiro no ventilador e depois no antimofo secar dentro de um pote)
E você diz que ele azula quando machucamos, seca, mas na parte de cima acredito q nem cheguei a tocar e tem um pouquinho de azul também
 

Anexos

  • IMG-20181012-WA0012.jpeg
    IMG-20181012-WA0012.jpeg
    323 KB · Visualizações: 35
Última edição:
Upvote 0
Apodrecer na secagem acontece se demorar para secar. Se contaminados quando frescos, os cogumelos ficam com um aspecto bem diferente, enrugados, retorcidos ou gosmentos. Os cogumelos do bolo e na sua mão estão normais.

Se cair um pingo d'água no micélio por exemplo, pode machucá-lo e ali ele fica azul.

Esses secos da última foto estão muito escuros.
 
Upvote 0
Back
Top